Início Questões de Concursos Professor Licenciado em Pedagogia Resolva questões de Professor Licenciado em Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor Licenciado em Pedagogia Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q323281 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“Procedimentos de ensino são ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta, em função dos objetivos previstos’’. Considerando a efetividade do planejamento, os procedimentos de ensino devem: ✂️ a) ser repetitivos; ✂️ b) estar coerentes com os objetivos propostos; ✂️ c) ser estáticos; ✂️ d) servir de estímulo à execução do aluno no que se refere à reprodução do conteúdo; ✂️ e) evitar desafios. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q319682 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“André e Pedro são professores de História e estão elaborando o programa curricular das séries para as quais irão lecionar. Enquanto André se dedica a pensar ‘como’ vai ensinar a lista de conteúdos que elencou, Pedro o interrompe a todo momento, propondo que reflitam sobre por que ensinar tal conteúdo e não outro.” Sobre as possíveis concepções acerca do currículo escolar dos dois professores, analise as afirmativas a seguir. I. André se aproxima mais das teorias tradicionais do currículo, buscando formas de transmitir os conteúdos tidos como inquestionáveis. II. Pedro se aproxima mais das teorias críticas e pós-críticas do currículo, que estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder. III. André e Pedro traduzem concepção próxima às teorias tradicionais do currículo, preocupando-se com “o quê” ensinar. Está correto somente o que se afirma em: ✂️ a) I; ✂️ b) II; ✂️ c) III; ✂️ d) I e II; ✂️ e) I e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q322743 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“Em uma reunião pedagógica os professores do ensino fundamental estavam elaborando os planejamentos para o ano seguinte. Ao ver que muitos deles se dedicavam a escrever listas de conteúdos, a coordenadora pedagógica propôs que eles trocassem a questão ‘quais conteúdos devemos trabalhar’ para ‘quais competências devemos desenvolver’, ao planejarem.” Para trabalhar em uma organização curricular por competências, é necessário: ✂️ a) limitar drasticamente a quantidade de conhecimentos ensinados e exigidos; ✂️ b) priorizar conteúdos que possam ser memorizados; ✂️ c) privilegiar a transmissão de conhecimento; ✂️ d) promover a reflexão especulativa e idealista na elaboração dos currículos escolares; ✂️ e) definir os conhecimentos a serem ensinados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q389978 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“Os jesuítas lideraram as primeiras experiências de ensino no Brasil entre os séculos 16 e 18, quando...” A alternativa que completa adequadamente o trecho acima é: ✂️ a) foram convidados pelos portugueses para intensificar o método jesuíta de ensino na colônia; ✂️ b) iniciaram a reforma jesuíta na educação brasileira; ✂️ c) foram expulsos pela determinação do Marquês de Pombal; ✂️ d) seguindo a orientação portuguesa, modernizaram a educação na colônia; ✂️ e) criaram as aulas régias para modernizar a educação no Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q323072 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018Embora se reconheçam as dificuldades do estabelecimento de uma síntese das diferentes tendências pedagógicas, Libâneo as classifica em dois grupos: “liberais” e “progressistas”. Classifique cada uma das tendências pedagógicas abaixo como Liberal (L) ou Progressista (P). ( ) tradicional; ( ) libertadora; ( ) renovada progressivista; ( ) tecnicista; ( ) crítico-social dos conteúdos. A sequência correta é: ✂️ a) P - P - L - L - P; ✂️ b) P - P - L - L - L; ✂️ c) L - L - P - L - P; ✂️ d) L - P - P - P - L; ✂️ e) L- P - L - L - P. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q374627 | Português, Figura e Vícios de Linguagem, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“O conceito de escrever bem varia conforme o tempo. Segundo Carlos Drummond de Andrade, escrever bem é cortar palavras e, se observarmos certos contistas modernos, parece que Drummond tem razão: de fato, palavras em excesso são um pecado mortal”. (Redação em Construção, p. 20) O segmento abaixo que mostra o pecado de escrever com um pleonasmo vicioso é: ✂️ a) A minha própria opinião pessoal é bastante discutível; ✂️ b) O piloto informou que o voo para São Paulo seria transferido para o dia seguinte; ✂️ c) Os automóveis antigos ficam depositados em um museu; ✂️ d) As questões eram compostas por cinco opções de respostas; ✂️ e) Quem dá o que tem, a pedir vem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q326688 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018Associe cada estratégia de integração disciplinar à sua definição. I. multidisciplinaridade; II. interdisciplinaridade; III. transdisciplinaridade. ( ) Há uma relação entre os conteúdos de duas ou mais disciplinas para abordar um tema de maneira mais aprofundada. ( ) Um tema é abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta entre elas. ( ) É uma abordagem mais complexa, em que a divisão por disciplinas, hoje implantada nas escolas, deixa de existir. A ordem correta das associações é: ✂️ a) I – II – III; ✂️ b) II – I – III; ✂️ c) II – III – I; ✂️ d) III – I – II; ✂️ e) III – II – I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q326040 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“Há três anos, um apagão obrigou a população a racionar energia e o Brasil a buscar alternativas. A crise, mostrada à exaustão nos noticiários, passou a ser o centro das discussões nas salas de aula. Seis professoras do Colégio Santa Maria, de São Paulo, foram além e se reuniram em torno de um projeto interdisciplinar. Desde então, os alunos estudam fontes alternativas de energia, produzem aquecedores solares e ensinam a população a utilizálos. O sucesso do projeto se explica principalmente porque os conteúdos de Ciências, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa, História e Ensino Religioso foram colocados a serviço da resolução de um problema real, de forma integrada.” (Fonte: Revista Nova Escola, março de 2018) Considerando o exemplo acima, é possível destacar como principal característica de um trabalho pedagógico interdisciplinar: ✂️ a) os conteúdos das disciplinas são trabalhados isoladamente para a ampla compreensão do tema estudado; ✂️ b) para que ele aconteça é suficiente que cada disciplina fale sobre o mesmo assunto/tema; ✂️ c) a proposta dispensa planejamento e sistematização; ✂️ d) a interdisciplinaridade dá significado ao conteúdo da escola, reforçando a divisão hermética das disciplinas; ✂️ e) na interdisciplinaridade, duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q321186 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018Observe a situação abaixo, ocorrida em uma escola de Educação Infantil. “Clara é professora da turma de crianças de 5 anos, na Educação Infantil. Em sua reunião com a coordenadora, a professora disse estar preocupada, pois muitos de seus alunos estavam criando histórias onde objetos (como lápis, caderno...) ganhavam voz, acontecimentos... A coordenadora lhe explicou que, de acordo com Piaget...” A alternativa que completa adequadamente a explicação da coordenadora é: ✂️ a) o artificialismo (dar características humanas a objetos) é um sintoma de uma patologia infantil e merece atenção; ✂️ b) o animismo (dar características humanas a objetos) não é uma característica comum às crianças na educação infantil e o caso merece atenção; ✂️ c) o artificialismo (dar características humanas a objetos) é uma característica comum na fase sensório-motora, anterior ao estágio daqueles alunos; ✂️ d) o animismo (dar características humanas a objetos) é uma característica comum na fase pré-operatória (2 a 7 anos); ✂️ e) o animismo (dar características humanas a objetos) é uma característica comum na fase operatório-concreta, posterior ao estágio daqueles alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q325840 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“Cláudia, professora do 3º ano do ensino fundamental, resolveu trabalhar a partir de projetos esse semestre. Elaborou um projeto sobre os animais invertebrados, planejou o cronograma e todas as atividades a serem realizadas, escolheu materiais e deixou tudo pronto para as crianças trabalharem. Sua coordenadora, contudo, apontou que o trabalho com projetos tem algumas características essenciais que ela parecia desconhecer...” As alternativas abaixo apresentam características fundamentais do trabalho com projetos, que poderiam ser apontadas pela coordenadora de Cláudia, EXCETO: ✂️ a) um projeto é uma atividade espontânea; ✂️ b) num projeto, a responsabilidade e a autonomia dos alunos são essenciais; ✂️ c) a autenticidade é uma característica fundamental de um projeto; ✂️ d) um projeto envolve complexidade e resolução de problemas; ✂️ e) um projeto percorre várias fases. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q321562 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018Observe a seguir a fala da diretora de uma escola pública. “Na família que não tem uma estrutura, a criança não aprende, dá problema. Crianças de ‘famílias estruturadas’ não apresentam problemas na escola.” Essa fala nos remete a um problema recorrente na relação entre escola e família, apontado por vários autores atualmente, qual seja: ✂️ a) as famílias mudaram muito nos últimos anos; ✂️ b) as famílias não se interessam pela escolarização de seus filhos; ✂️ c) a falta de tempo dos pais para darem atenção aos filhos; ✂️ d) a falta de comunicação entre as famílias; ✂️ e) a escola tem uma visão estereotipada das famílias. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q374783 | Português, Sentido e significado da, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“As palavras andam apanhando muito, até mesmo na mão de quem devia saber o respeito que merecem. É como se fosse uma cabala contra a comunicação: o significado das palavras é depreciado, desprezado, trocado, ignorado”. (Luís Garcia, O Globo, 20/8/1992) A frase abaixo em que o significado da palavra sublinhada foi trocado é: ✂️ a) A inflação castiga prioritariamente os mais pobres; ✂️ b) Todos os turistas procederam com discrição; ✂️ c) A polícia infligiu pesado castigo aos marginais; ✂️ d) O perigo de desabamento do museu é iminente; ✂️ e) Nem todo emigrante chega a nosso país com saúde. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q319492 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“Clovis iniciou sua aula lendo um texto sobre o tema a ser trabalhado no dia. Em seguida, apresentou a seus alunos sua interpretação e comentou sobre semelhanças e diferenças deste com outros autores. Os alunos deveriam fazer suas anotações e, em seguida, responder aos exercícios sobre o texto.” A metodologia da aula de Clovis tem inspiração no modelo: ✂️ a) escolanovista; ✂️ b) jesuíta; ✂️ c) alemão; ✂️ d) construtivista; ✂️ e) experimental. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q374659 | Português, Sentido e significado da, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018A frase em que a troca de posição dos termos sublinhados NÃO provoca mudança de sentido é: ✂️ a) “Cada um é criador do próprio destino”; ✂️ b) “A estreita ligação do erro com a verdade nasce do fato de um erro simples ser inconcebível”; ✂️ c) “Em certos momentos, os homens são donos do próprio destino”; ✂️ d) “Para o homem complicado, quase tudo é uma nova complicação”; ✂️ e) “Um velho chapéu conhece mais a cabeça do dono”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q319986 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018A escola refletiu sempre o seu tempo e não podia deixar de refleti-lo; sempre esteve a serviço das necessidades de um regime social determinado e, se não fosse capaz disso, teria sido eliminada como um corpo estranho inútil. (Pistrak) Entre as definições da função social da escola apresentadas a seguir, a que mais se relaciona ao texto acima é: ✂️ a) ser histórica e contextualmente definida; ✂️ b) formar um cidadão que seja conhecedor da situação social na qual vive; ✂️ c) ter como aspecto central democratizar o conhecimento; ✂️ d) visar à apropriação do saber sistematizado; ✂️ e) garantir a igualdade de oportunidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q374570 | Português, Texto, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018A frase abaixo que NÃO mostra a presença de intertextualidade, ou seja, a alusão a um texto conhecido, é: ✂️ a) “Sinto vergonha, logo existo”; ✂️ b) “Às vezes, a alegria do dono do circo é ver o palhaço pegar fogo”; ✂️ c) “Grande sucesso é mais comum que grande capacidade”; ✂️ d) “De onde menos se espera é que não sai nada mesmo”; ✂️ e) “Cada um por si e nem sempre Deus por todos”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q374637 | Português, Estrutura das Palavras, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“O conceito de direitos humanos está sendo transformado num palavrão”. (Boris Casoy) Nessa frase, o vocábulo “palavrão”, formado com o sufixo -ão, perdeu o valor de aumentativo, passando a significar “palavra chula”. Indique a opção em que todas as palavras receberam um novo significado na forma aumentativa: ✂️ a) cartão – papelão – portão; ✂️ b) homenzarrão – garrafão – caixão; ✂️ c) panelão – colherão – facão; ✂️ d) jarrão – casarão – pratão; ✂️ e) pezão – cabeção – fardão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q322062 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“Os professores do 7º ano da escola Cantagalo estão reunidos em Conselho de Classe. Durante o tempo de reunião, para cada nome de aluno os professores dizem a nota alcançada na sua disciplina e concluem sobre a aprovação ou reprovação do aluno.” Sobre o tipo de avaliação presente na situação narrada, é correto afirmar que: ✂️ a) a avaliação da aprendizagem corresponde a uma postura de cooperação entre aluno e professor; ✂️ b) o processo avaliativo é abrangente; ✂️ c) muitas vezes os professores se atêm aos valores numéricos, tornando a avaliação sentenciosa e classificatória; ✂️ d) a avaliação envolve investigar as causas da não aprendizagem do aluno; ✂️ e) na avaliação, os professores refletem sobre suas práticas pedagógicas ao analisar os resultados dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q320535 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“Pedro, diretor escolar, resolveu assistir a uma aula de História no 9º ano do ensino fundamental de sua escola. Durante os 50 minutos, o professor leu e comentou o conteúdo, e os alunos, calados, apenas faziam anotações. Ao final da aula, Pedro comentou com o professor de História que havia percebido características de uma tendência liberal tradicional na sua aula.” Uma das características abaixo que poderia ter embasado a observação feita pelo diretor é: ✂️ a) o diálogo engaja ativamente ambos os sujeitos do ato de conhecer: educador-educando e educando-educador; ✂️ b) predomina a autoridade do professor, que exige atitude receptiva dos alunos; ✂️ c) o bom ensino depende de organizar eficientemente as condições estimuladoras; ✂️ d) o trabalho docente relaciona a prática vivida pelos alunos com os conteúdos propostos pelo professor; ✂️ e) propõe uma educação centrada no aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q319602 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“Beatriz leciona para o 2º ano do ensino fundamental. Em uma atividade em grupos que propôs a seus alunos percebeu que a maioria deles recorria à contagem de objetos para realizar adições simples. Assim, planejou para a aula seguinte uma atividade em que seus alunos seriam desafiados a operar a adição em um jogo sem o recurso de objetos.” Seguindo a concepção de Vygotsky sobre a aprendizagem, é correto afirmar que a professora: ✂️ a) deveria ter continuado trabalhando com objetos, na zona de desenvolvimento real das crianças; ✂️ b) deveria incentivar que os alunos trabalhassem individualmente; ✂️ c) agiu adequadamente, estimulando o conhecimento potencial dos alunos; ✂️ d) agiu adequadamente, reforçando que as crianças se mantenham no nível de conhecimento que apresentam; ✂️ e) não deveria intervir, uma vez que as crianças constroem sozinhas seu conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q323281 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“Procedimentos de ensino são ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta, em função dos objetivos previstos’’. Considerando a efetividade do planejamento, os procedimentos de ensino devem: ✂️ a) ser repetitivos; ✂️ b) estar coerentes com os objetivos propostos; ✂️ c) ser estáticos; ✂️ d) servir de estímulo à execução do aluno no que se refere à reprodução do conteúdo; ✂️ e) evitar desafios. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q319682 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“André e Pedro são professores de História e estão elaborando o programa curricular das séries para as quais irão lecionar. Enquanto André se dedica a pensar ‘como’ vai ensinar a lista de conteúdos que elencou, Pedro o interrompe a todo momento, propondo que reflitam sobre por que ensinar tal conteúdo e não outro.” Sobre as possíveis concepções acerca do currículo escolar dos dois professores, analise as afirmativas a seguir. I. André se aproxima mais das teorias tradicionais do currículo, buscando formas de transmitir os conteúdos tidos como inquestionáveis. II. Pedro se aproxima mais das teorias críticas e pós-críticas do currículo, que estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder. III. André e Pedro traduzem concepção próxima às teorias tradicionais do currículo, preocupando-se com “o quê” ensinar. Está correto somente o que se afirma em: ✂️ a) I; ✂️ b) II; ✂️ c) III; ✂️ d) I e II; ✂️ e) I e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q322743 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“Em uma reunião pedagógica os professores do ensino fundamental estavam elaborando os planejamentos para o ano seguinte. Ao ver que muitos deles se dedicavam a escrever listas de conteúdos, a coordenadora pedagógica propôs que eles trocassem a questão ‘quais conteúdos devemos trabalhar’ para ‘quais competências devemos desenvolver’, ao planejarem.” Para trabalhar em uma organização curricular por competências, é necessário: ✂️ a) limitar drasticamente a quantidade de conhecimentos ensinados e exigidos; ✂️ b) priorizar conteúdos que possam ser memorizados; ✂️ c) privilegiar a transmissão de conhecimento; ✂️ d) promover a reflexão especulativa e idealista na elaboração dos currículos escolares; ✂️ e) definir os conhecimentos a serem ensinados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q389978 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“Os jesuítas lideraram as primeiras experiências de ensino no Brasil entre os séculos 16 e 18, quando...” A alternativa que completa adequadamente o trecho acima é: ✂️ a) foram convidados pelos portugueses para intensificar o método jesuíta de ensino na colônia; ✂️ b) iniciaram a reforma jesuíta na educação brasileira; ✂️ c) foram expulsos pela determinação do Marquês de Pombal; ✂️ d) seguindo a orientação portuguesa, modernizaram a educação na colônia; ✂️ e) criaram as aulas régias para modernizar a educação no Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q323072 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018Embora se reconheçam as dificuldades do estabelecimento de uma síntese das diferentes tendências pedagógicas, Libâneo as classifica em dois grupos: “liberais” e “progressistas”. Classifique cada uma das tendências pedagógicas abaixo como Liberal (L) ou Progressista (P). ( ) tradicional; ( ) libertadora; ( ) renovada progressivista; ( ) tecnicista; ( ) crítico-social dos conteúdos. A sequência correta é: ✂️ a) P - P - L - L - P; ✂️ b) P - P - L - L - L; ✂️ c) L - L - P - L - P; ✂️ d) L - P - P - P - L; ✂️ e) L- P - L - L - P. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q374627 | Português, Figura e Vícios de Linguagem, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“O conceito de escrever bem varia conforme o tempo. Segundo Carlos Drummond de Andrade, escrever bem é cortar palavras e, se observarmos certos contistas modernos, parece que Drummond tem razão: de fato, palavras em excesso são um pecado mortal”. (Redação em Construção, p. 20) O segmento abaixo que mostra o pecado de escrever com um pleonasmo vicioso é: ✂️ a) A minha própria opinião pessoal é bastante discutível; ✂️ b) O piloto informou que o voo para São Paulo seria transferido para o dia seguinte; ✂️ c) Os automóveis antigos ficam depositados em um museu; ✂️ d) As questões eram compostas por cinco opções de respostas; ✂️ e) Quem dá o que tem, a pedir vem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q326688 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018Associe cada estratégia de integração disciplinar à sua definição. I. multidisciplinaridade; II. interdisciplinaridade; III. transdisciplinaridade. ( ) Há uma relação entre os conteúdos de duas ou mais disciplinas para abordar um tema de maneira mais aprofundada. ( ) Um tema é abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta entre elas. ( ) É uma abordagem mais complexa, em que a divisão por disciplinas, hoje implantada nas escolas, deixa de existir. A ordem correta das associações é: ✂️ a) I – II – III; ✂️ b) II – I – III; ✂️ c) II – III – I; ✂️ d) III – I – II; ✂️ e) III – II – I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q326040 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“Há três anos, um apagão obrigou a população a racionar energia e o Brasil a buscar alternativas. A crise, mostrada à exaustão nos noticiários, passou a ser o centro das discussões nas salas de aula. Seis professoras do Colégio Santa Maria, de São Paulo, foram além e se reuniram em torno de um projeto interdisciplinar. Desde então, os alunos estudam fontes alternativas de energia, produzem aquecedores solares e ensinam a população a utilizálos. O sucesso do projeto se explica principalmente porque os conteúdos de Ciências, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa, História e Ensino Religioso foram colocados a serviço da resolução de um problema real, de forma integrada.” (Fonte: Revista Nova Escola, março de 2018) Considerando o exemplo acima, é possível destacar como principal característica de um trabalho pedagógico interdisciplinar: ✂️ a) os conteúdos das disciplinas são trabalhados isoladamente para a ampla compreensão do tema estudado; ✂️ b) para que ele aconteça é suficiente que cada disciplina fale sobre o mesmo assunto/tema; ✂️ c) a proposta dispensa planejamento e sistematização; ✂️ d) a interdisciplinaridade dá significado ao conteúdo da escola, reforçando a divisão hermética das disciplinas; ✂️ e) na interdisciplinaridade, duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q321186 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018Observe a situação abaixo, ocorrida em uma escola de Educação Infantil. “Clara é professora da turma de crianças de 5 anos, na Educação Infantil. Em sua reunião com a coordenadora, a professora disse estar preocupada, pois muitos de seus alunos estavam criando histórias onde objetos (como lápis, caderno...) ganhavam voz, acontecimentos... A coordenadora lhe explicou que, de acordo com Piaget...” A alternativa que completa adequadamente a explicação da coordenadora é: ✂️ a) o artificialismo (dar características humanas a objetos) é um sintoma de uma patologia infantil e merece atenção; ✂️ b) o animismo (dar características humanas a objetos) não é uma característica comum às crianças na educação infantil e o caso merece atenção; ✂️ c) o artificialismo (dar características humanas a objetos) é uma característica comum na fase sensório-motora, anterior ao estágio daqueles alunos; ✂️ d) o animismo (dar características humanas a objetos) é uma característica comum na fase pré-operatória (2 a 7 anos); ✂️ e) o animismo (dar características humanas a objetos) é uma característica comum na fase operatório-concreta, posterior ao estágio daqueles alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q325840 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“Cláudia, professora do 3º ano do ensino fundamental, resolveu trabalhar a partir de projetos esse semestre. Elaborou um projeto sobre os animais invertebrados, planejou o cronograma e todas as atividades a serem realizadas, escolheu materiais e deixou tudo pronto para as crianças trabalharem. Sua coordenadora, contudo, apontou que o trabalho com projetos tem algumas características essenciais que ela parecia desconhecer...” As alternativas abaixo apresentam características fundamentais do trabalho com projetos, que poderiam ser apontadas pela coordenadora de Cláudia, EXCETO: ✂️ a) um projeto é uma atividade espontânea; ✂️ b) num projeto, a responsabilidade e a autonomia dos alunos são essenciais; ✂️ c) a autenticidade é uma característica fundamental de um projeto; ✂️ d) um projeto envolve complexidade e resolução de problemas; ✂️ e) um projeto percorre várias fases. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q321562 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018Observe a seguir a fala da diretora de uma escola pública. “Na família que não tem uma estrutura, a criança não aprende, dá problema. Crianças de ‘famílias estruturadas’ não apresentam problemas na escola.” Essa fala nos remete a um problema recorrente na relação entre escola e família, apontado por vários autores atualmente, qual seja: ✂️ a) as famílias mudaram muito nos últimos anos; ✂️ b) as famílias não se interessam pela escolarização de seus filhos; ✂️ c) a falta de tempo dos pais para darem atenção aos filhos; ✂️ d) a falta de comunicação entre as famílias; ✂️ e) a escola tem uma visão estereotipada das famílias. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q374783 | Português, Sentido e significado da, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“As palavras andam apanhando muito, até mesmo na mão de quem devia saber o respeito que merecem. É como se fosse uma cabala contra a comunicação: o significado das palavras é depreciado, desprezado, trocado, ignorado”. (Luís Garcia, O Globo, 20/8/1992) A frase abaixo em que o significado da palavra sublinhada foi trocado é: ✂️ a) A inflação castiga prioritariamente os mais pobres; ✂️ b) Todos os turistas procederam com discrição; ✂️ c) A polícia infligiu pesado castigo aos marginais; ✂️ d) O perigo de desabamento do museu é iminente; ✂️ e) Nem todo emigrante chega a nosso país com saúde. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q319492 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“Clovis iniciou sua aula lendo um texto sobre o tema a ser trabalhado no dia. Em seguida, apresentou a seus alunos sua interpretação e comentou sobre semelhanças e diferenças deste com outros autores. Os alunos deveriam fazer suas anotações e, em seguida, responder aos exercícios sobre o texto.” A metodologia da aula de Clovis tem inspiração no modelo: ✂️ a) escolanovista; ✂️ b) jesuíta; ✂️ c) alemão; ✂️ d) construtivista; ✂️ e) experimental. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q374659 | Português, Sentido e significado da, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018A frase em que a troca de posição dos termos sublinhados NÃO provoca mudança de sentido é: ✂️ a) “Cada um é criador do próprio destino”; ✂️ b) “A estreita ligação do erro com a verdade nasce do fato de um erro simples ser inconcebível”; ✂️ c) “Em certos momentos, os homens são donos do próprio destino”; ✂️ d) “Para o homem complicado, quase tudo é uma nova complicação”; ✂️ e) “Um velho chapéu conhece mais a cabeça do dono”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q319986 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018A escola refletiu sempre o seu tempo e não podia deixar de refleti-lo; sempre esteve a serviço das necessidades de um regime social determinado e, se não fosse capaz disso, teria sido eliminada como um corpo estranho inútil. (Pistrak) Entre as definições da função social da escola apresentadas a seguir, a que mais se relaciona ao texto acima é: ✂️ a) ser histórica e contextualmente definida; ✂️ b) formar um cidadão que seja conhecedor da situação social na qual vive; ✂️ c) ter como aspecto central democratizar o conhecimento; ✂️ d) visar à apropriação do saber sistematizado; ✂️ e) garantir a igualdade de oportunidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q374570 | Português, Texto, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018A frase abaixo que NÃO mostra a presença de intertextualidade, ou seja, a alusão a um texto conhecido, é: ✂️ a) “Sinto vergonha, logo existo”; ✂️ b) “Às vezes, a alegria do dono do circo é ver o palhaço pegar fogo”; ✂️ c) “Grande sucesso é mais comum que grande capacidade”; ✂️ d) “De onde menos se espera é que não sai nada mesmo”; ✂️ e) “Cada um por si e nem sempre Deus por todos”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q374637 | Português, Estrutura das Palavras, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“O conceito de direitos humanos está sendo transformado num palavrão”. (Boris Casoy) Nessa frase, o vocábulo “palavrão”, formado com o sufixo -ão, perdeu o valor de aumentativo, passando a significar “palavra chula”. Indique a opção em que todas as palavras receberam um novo significado na forma aumentativa: ✂️ a) cartão – papelão – portão; ✂️ b) homenzarrão – garrafão – caixão; ✂️ c) panelão – colherão – facão; ✂️ d) jarrão – casarão – pratão; ✂️ e) pezão – cabeção – fardão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q322062 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“Os professores do 7º ano da escola Cantagalo estão reunidos em Conselho de Classe. Durante o tempo de reunião, para cada nome de aluno os professores dizem a nota alcançada na sua disciplina e concluem sobre a aprovação ou reprovação do aluno.” Sobre o tipo de avaliação presente na situação narrada, é correto afirmar que: ✂️ a) a avaliação da aprendizagem corresponde a uma postura de cooperação entre aluno e professor; ✂️ b) o processo avaliativo é abrangente; ✂️ c) muitas vezes os professores se atêm aos valores numéricos, tornando a avaliação sentenciosa e classificatória; ✂️ d) a avaliação envolve investigar as causas da não aprendizagem do aluno; ✂️ e) na avaliação, os professores refletem sobre suas práticas pedagógicas ao analisar os resultados dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q320535 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“Pedro, diretor escolar, resolveu assistir a uma aula de História no 9º ano do ensino fundamental de sua escola. Durante os 50 minutos, o professor leu e comentou o conteúdo, e os alunos, calados, apenas faziam anotações. Ao final da aula, Pedro comentou com o professor de História que havia percebido características de uma tendência liberal tradicional na sua aula.” Uma das características abaixo que poderia ter embasado a observação feita pelo diretor é: ✂️ a) o diálogo engaja ativamente ambos os sujeitos do ato de conhecer: educador-educando e educando-educador; ✂️ b) predomina a autoridade do professor, que exige atitude receptiva dos alunos; ✂️ c) o bom ensino depende de organizar eficientemente as condições estimuladoras; ✂️ d) o trabalho docente relaciona a prática vivida pelos alunos com os conteúdos propostos pelo professor; ✂️ e) propõe uma educação centrada no aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q319602 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018“Beatriz leciona para o 2º ano do ensino fundamental. Em uma atividade em grupos que propôs a seus alunos percebeu que a maioria deles recorria à contagem de objetos para realizar adições simples. Assim, planejou para a aula seguinte uma atividade em que seus alunos seriam desafiados a operar a adição em um jogo sem o recurso de objetos.” Seguindo a concepção de Vygotsky sobre a aprendizagem, é correto afirmar que a professora: ✂️ a) deveria ter continuado trabalhando com objetos, na zona de desenvolvimento real das crianças; ✂️ b) deveria incentivar que os alunos trabalhassem individualmente; ✂️ c) agiu adequadamente, estimulando o conhecimento potencial dos alunos; ✂️ d) agiu adequadamente, reforçando que as crianças se mantenham no nível de conhecimento que apresentam; ✂️ e) não deveria intervir, uma vez que as crianças constroem sozinhas seu conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro