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Questões de Concursos Professor Matemática

Resolva questões de Professor Matemática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q899628 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Matemática, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC propõe um novo papel para a Matemática, que vai além dos cálculos, fórmulas e da interpretação quantitativa do mundo ao nosso redor. O foco está no letramento matemático dos estudantes.
Nesse contexto, analise as afirmações que seguem:

I. O letramento matemático envolve o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, representação, comunicação e argumentação, para que os alunospossam agir de maneira ativa em diferentes situações.
II. O letramento matemático inclui tanto expressar suas opiniões sobre uma questão específica quanto buscar meios de investigar possíveis soluções. A formação no Ensino Fundamental também prevê o uso de conceitos e ferramentas matemáticas para formular e resolver problemas, dentro e fora da escola.
III. Os processos matemáticos são considerados tanto como conteúdo quanto como método de ensino, possibilitando o desenvolvimento de competências específicas que a Base Nacional Comum Curricular estabelece como essenciais para todos os alunos.

Está CORRETO o que se afirma em:
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2Q899626 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor Matemática, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A Matemática é uma área do conhecimento que surgiu e evoluiu com base nos problemas que o ser humano enfrenta. Assim, sua essência está na resolução de problemas. Portanto, para ensiná-la, não basta apenas conhecer seu conteúdo; é fundamental incentivar a criatividade e envolver os alunos no processo de resolução.
Nesse contexto, considere as afirmativas apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) A resolução de problemas é um método eficaz tanto para desenvolver o raciocínio quanto para motivar os estudantes no aprendizado da Matemática. O ensino pode ser enriquecido por meio de desafios e problemas interessantes que possam ser explorados, e não apenas resolvidos de forma automática.
(__) Na aprendizagem da Matemática, problemas são essenciais, pois permitem ao aluno se confrontar com questionamentos e pensar por si mesmo, promovendo o raciocínio lógico ao invés do simples uso de regras memorizadas.
(__) Abordar conceitos, ideias e métodos pela perspectiva da resolução de problemas ainda é algo desconhecido por muitos. Quando aplicada na prática escolar, a abordagem da resolução de problemas é muitas vezes tratada de maneira isolada, como uma atividade paralela, baseada em listas de problemas cuja resolução depende principalmente da memorização de técnicas ou métodos.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
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3Q899627 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Matemática, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Os diferentes campos da Matemática estão organizados na Base Nacional Comum Curricular - BNCC por unidades temáticas. São elas: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística.
Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que:
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4Q1079257 | Informática, Editor de Textos, Professor Matemática, Prefeitura de Turuçu RS, OBJETIVA, 2024

No Word 2016, um usuário posiciona o cursor no meio da palavra “Salvar” e clica no botão de negrito. Qual será o resultado dessa ação?
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5Q1088883 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Professor Matemática, Prefeitura de Ibiraiaras RS, FUNDATEC, 2023

O ensino fundamental II de uma escola tem um total de 16 professores, sendo 4 de Matemática, 4 de Língua Portuguesa, 2 de Educação Física, 1 de História, 2 de Ciências, 1 de Música, 1 de Geografia e 1 de Educação Artística. Esses professores formarão uma comissão para auxiliar na organização da mostra científica da escola. Essa comissão deverá ser formada por 2 professores de Matemática, 2 de Língua Portuguesa, 1 de Ciências, 1 de História ou 1 de Geografia e 1 de Música ou 1 de Educação Artística. Quantas comissões diferentes podem ser formadas?
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6Q1088318 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Professor Matemática, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024

Em uma atividade de formação de palavras, os estudantes precisam reorganizar as letras da palavra "MARAVILHA" para criar novas palavras. A professora propôs o seguinte desafio: dequantas maneiras diferentes é possível reorganizar as letras da palavra "MARAVILHA" de modo que a palavra resultante comece e termine com a letra "A"?

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