Início Questões de Concursos Professor N II Pedagogo 40H Resolva questões de Professor N II Pedagogo 40H comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor N II Pedagogo 40H Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q987019 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Acerca dos objetivos educacionais e conteúdos de aprendizagem, julgue as afirmativas abaixo: I. Os objetivos educacionais devem ser claros, específicos e mensuráveis, para que possam orientar efetivamente o planejamento curricular, a instrução e a avaliação. II. Uma abordagem única e uniforme dos conteúdos de aprendizagem pode não atender às necessidades diversificadas dos alunos e pode limitar seu engajamento e aprendizado. III. Os objetivos educacionais devem garantir uma progressão gradual e cumulativa no desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos ao longo do tempo. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) apenas a afirmativa II está correta; ✂️ b) apenas a afirmativa III está correta; ✂️ c) apenas as afirmativas I e II estão corretas; ✂️ d) apenas as afirmativas I e III estão corretas; ✂️ e) todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q987022 | Pedagogia, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no Brasil não impõe um modelo específico de escola que todas as instituições educacionais devem seguir. Em vez disso, ela: ✂️ a) deixa em aberto, para cada professor escolher o projeto político pedagógico que quer usar como guia; ✂️ b) não permite que a escola implemente projetos pedagógicos específicos ou programas extracurriculares, conforme considerar adequado; ✂️ c) desencoraja o desenvolvimento de práticas educacionais que atendam às necessidades e contextos locais; ✂️ d) reconhece a diversidade cultural, social, econômica e pedagógica existente no país; ✂️ e) não reconhece a importância da autonomia das escolas na tomada de decisões pedagógicas, administrativas e financeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q987024 | Pedagogia, Lei n 8069 de 1990, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que crianças e adolescentes têm direito à proteção integral. Isso quer dizer que: ✂️ a) as crianças possuem uma capacidade de se adaptar a situações difíceis, sendo muitas vezes subestimadas pelos adultos; ✂️ b) a proteção integral é apenas responsabilidade dos pais; ✂️ c) as crianças devem seguir as regras dos adultos sem ter direito à autonomia; ✂️ d) as crianças devem ser vistas sempre como versões diminuídas dos adultos; ✂️ e) o ECA não se limita a assegurar apenas aspectos básicos como alimentação, saúde e educação, mas também abrange aspectos emocionais, culturais, sociais e espirituais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q987016 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024A relação entre educação e sociedade no Brasil é complexa e multifacetada, refletindo os desafios históricos, culturais, econômicos e políticos enfrentados pelo país ao longo do tempo. Ao longo das últimas décadas, o Brasil tem implementado diversas políticas educacionais com o objetivo de promover a inclusão, a equidade e a qualidade na educação. Exemplos incluem o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), que tem como principal objetivo: ✂️ a) financiar exclusivamente o ensino superior; ✂️ b) incentivar a privatização das escolas públicas; ✂️ c) centralizar a gestão dos recursos educacionais; ✂️ d) promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação; ✂️ e) delegar toda a gestão da educação básica aos municípios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q987011 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Acerca das concepções de aprendizagem, aluno, ensino e professor em algumas das principais abordagens teóricas da educação, julgue as afirmativas abaixo: I. Na abordagem tradicional, o professor assume o papel de transmissor do conhecimento, utilizando métodos de ensino como aulas expositivas e repetição de exercícios. II. Na tendência libertadora, o ensino é centrado na discussão de temas sociais e políticos relevantes para a vida dos alunos, buscando promover a conscientização e ação transformadora. III. Na tendência libertária, o professora atua como mediador do diálogo, controlando a aprendizagem dos alunos. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) apenas a afirmativa I está correta; ✂️ b) apenas a afirmativa II está correta; ✂️ c) apenas as afirmativas I e II estão corretas; ✂️ d) apenas as afirmativas I e III estão corretas; ✂️ e) todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q987013 | Pedagogia, Principais Autores, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Ao longo da história, diversos pensadores contribuíram significativamente para o desenvolvimento das bases sociológicas da educação. A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) o Émile Durkheim argumentava que a escola não apenas fornecia conhecimentos e habilidades aos indivíduos, mas também os socializava, ou seja, os inseria nos valores, normas e tradições da sociedade em que viviam; ✂️ b) o Max Weber defendia a justiça social e a criação de uma sociedade mais igualitária e sem classes através de uma educação emancipatória; ✂️ c) o Carl Marx Weber destacou a importância das diferentes formas de autoridade na educação, como a autoridade tradicional, racional-legal e carismática; ✂️ d) o Pierre Bourdieu trouxe uma abordagem que valoriza mais o capital econômico do que o cultural, para o processo educacional; ✂️ e) segundo Freire, a educação é neutra e incapaz de refletir e reproduzir as relações de poder, as hierarquias sociais e as ideologias dominantes presentes na sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q987015 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024O provérbio africano “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” transmite uma profunda sabedoria sobre a educação. Ele reflete a ideia de que: ✂️ a) a educação é uma responsabilidade individual de cada família; ✂️ b) a educação se limita ao ambiente escolar; ✂️ c) a exposição a diferentes culturas dentro da comunidade dificulta o processo de criação de identidades; ✂️ d) crianças só aprendem observando os comportamentos das pessoas ao seu redor; ✂️ e) uma boa educação requer um esforço comunitário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q987021 | Direito Constitucional, Ordem Social, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024De acordo com a Constituição Federal, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente o direito à convivência familiar. Nesse contexto, é correto dizer que: ✂️ a) crianças institucionalizadas não têm direito à convivência familiar, sendo uma exceção à regra; ✂️ b) o Estado só se preocupa com a convivência familiar se a criança ou o adolescente estiverem em situação de vulnerabilidade extrema; ✂️ c) a convivência familiar é exclusivamente responsabilidade do Estado e não da sociedade; ✂️ d) a convivência não se limita apenas à família nuclear tradicional, mas também inclui outras formas de família, como famílias monoparentais, famílias extensas, famílias adotivas, entre outras; ✂️ e) se a criança ou adolescente não tem uma família biológica, ela não tem direito à convivência familiar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q987010 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024O pensamento pedagógico moderno abrange uma diversidade de tendências que refletem diferentes filosofias e abordagens educacionais. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente as características da tendência pedagógica Tecnicista? ✂️ a) O aluno é considerado um ser ativo e curioso, que aprende fazendo e valorizando a experimentação e a pesquisa; ✂️ b) O aluno é visto como um depositário passivo dos conhecimentos, que são acumulados na mente através de associações, com o professor atuando como especialista; ✂️ c) A educação é vinculada à luta e organização de classe do oprimido, com foco na transformação social através da elaboração da consciência crítica; ✂️ d) A escola tem o papel de formadora de atitudes, com ênfase na parte psicológica e na autoaprendizagem do aluno, sendo centralizada no aluno e não no conteúdo; ✂️ e) Enfoca a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário, com ênfase na livre expressão e no uso prático do saber sistematizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q987014 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024As práticas de cidadania na escola são fundamentais para a formação de indivíduos conscientes e responsáveis. A esse respeito, julgue as afirmativas abaixo: I. Integrar discussões sobre ética e moral no currículo é desnecessário, pois instiga os alunos a práticas racistas e intolerantes. II. Envolver os alunos em atividades de serviço comunitário é uma maneira prática de ensinar cidadania. III. Ensinar aos alunos seus direitos e deveres só deve ser estimulado no ensino médio. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) apenas a afirmativa I está correta; ✂️ b) apenas a afirmativa II está correta; ✂️ c) apenas as afirmativas I e II estão corretas; ✂️ d) apenas as afirmativas II e III estão corretas; ✂️ e) todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q987020 | Pedagogia, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024De acordo com as práticas mais atuais de avaliação no processo educacional, assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) a avaliação não deve ser vista como um evento pontual, mas sim como um processo contínuo que ocorre ao longo de todo o período educacional; ✂️ b) avaliações somativas são as que acontecem durante todo o processo de ensino e aprendizagem; ✂️ c) as avaliações formativas são realizadas ao final de um período específico para determinar o nível de realização dos objetivos de aprendizagem; ✂️ d) a inclusão não se estende ao ambiente de avaliação; ✂️ e) as modalidades de avaliação são invariáveis, independente do contexto educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q987023 | Pedagogia, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Acerca do disposto no Parecer 11/2010: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, acerca da Educação Especial, julgue as afirmações abaixo: I. O atendimento educacional especializado não substitui a escolarização regular, mas promove a autonomia dos alunos. II. O atendimento educacional especializado pode ser oferecido em salas de recursos multifuncionais na própria escola, em outras escolas ou em centros especializados. III. Professores e profissionais com formação especializada serão responsáveis pela implementação do atendimento educacional especializado. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) apenas a afirmativa I está correta; ✂️ b) apenas a afirmativa III está correta; ✂️ c) apenas as afirmativas I e II estão corretas; ✂️ d) apenas as afirmativas II e III estão corretas; ✂️ e) todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q987012 | Pedagogia, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Leia o texto e complete a lacuna: A __________ é uma abordagem que tem como foco garantir o acesso, a participação e o aprendizado de todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência, dificuldades de aprendizagem, altas habilidades/superdotação, transtornos do espectro autista (TEA), entre outras características individuais. Essa perspectiva reconhece e valoriza a diversidade humana, buscando promover uma sociedade mais justa e igualitária por meio da educação. ✂️ a) educação inclusiva; ✂️ b) tendência escolanovista; ✂️ c) pedagogia crítico-social dos conteúdos; ✂️ d) educação segregacionista; ✂️ e) integração instrucional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q987017 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Existem várias abordagens teóricas para entender a aprendizagem, cada uma enfatizando diferentes processos e fatores envolvidos no processo de aprendizagem, sendo uma delas o behaviorismo. A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) o comportamento humano é moldado principalmente por fatores genéticos; ✂️ b) na abordagem de B. F. Skinner, um dos principais representantes do behaviorismo, o comportamento é influenciado pelas consequências ou satisfação que ele gera; ✂️ c) a aprendizagem ocorre principalmente através de processos internos de pensamento; ✂️ d) hoje não encontramos mais práticas pedagógicas baseadas em princípios behavioristas, por terem sido superadas por outras tendências mais recentes; ✂️ e) na visão behaviorista, os comportamentos de caráter mental, como o sentir, ver ou ouvir, são considerados extremamente úteis para explicar a conduta humana. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q987018 | Pedagogia, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Investir no desenvolvimento cognitivo e afetivo dos alunos não apenas melhora seu desempenho acadêmico, mas também promove seu bem-estar emocional e os prepara para serem cidadãos responsáveis e bem-sucedidos na sociedade. Qual das seguintes situações exemplifica o desenvolvimento afetivo de uma pessoa? ✂️ a) Uma criança que desenvolve empatia e compaixão pelos outros, demonstrando preocupação e cuidado; ✂️ b) Um adolescente que aprimora a sua capacidade de memória, tanto de curto prazo, quanto de longo prazo; ✂️ c) Uma criança que aprende a usar ferramentas tecnológicas e computacionais; ✂️ d) Um adolescente que pratica esportes regularmente para melhorar sua resistência física; ✂️ e) Um adolescente que aprende a resolver problemas matemáticos complexos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q987019 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Acerca dos objetivos educacionais e conteúdos de aprendizagem, julgue as afirmativas abaixo: I. Os objetivos educacionais devem ser claros, específicos e mensuráveis, para que possam orientar efetivamente o planejamento curricular, a instrução e a avaliação. II. Uma abordagem única e uniforme dos conteúdos de aprendizagem pode não atender às necessidades diversificadas dos alunos e pode limitar seu engajamento e aprendizado. III. Os objetivos educacionais devem garantir uma progressão gradual e cumulativa no desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos ao longo do tempo. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) apenas a afirmativa II está correta; ✂️ b) apenas a afirmativa III está correta; ✂️ c) apenas as afirmativas I e II estão corretas; ✂️ d) apenas as afirmativas I e III estão corretas; ✂️ e) todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q987022 | Pedagogia, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no Brasil não impõe um modelo específico de escola que todas as instituições educacionais devem seguir. Em vez disso, ela: ✂️ a) deixa em aberto, para cada professor escolher o projeto político pedagógico que quer usar como guia; ✂️ b) não permite que a escola implemente projetos pedagógicos específicos ou programas extracurriculares, conforme considerar adequado; ✂️ c) desencoraja o desenvolvimento de práticas educacionais que atendam às necessidades e contextos locais; ✂️ d) reconhece a diversidade cultural, social, econômica e pedagógica existente no país; ✂️ e) não reconhece a importância da autonomia das escolas na tomada de decisões pedagógicas, administrativas e financeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q987024 | Pedagogia, Lei n 8069 de 1990, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que crianças e adolescentes têm direito à proteção integral. Isso quer dizer que: ✂️ a) as crianças possuem uma capacidade de se adaptar a situações difíceis, sendo muitas vezes subestimadas pelos adultos; ✂️ b) a proteção integral é apenas responsabilidade dos pais; ✂️ c) as crianças devem seguir as regras dos adultos sem ter direito à autonomia; ✂️ d) as crianças devem ser vistas sempre como versões diminuídas dos adultos; ✂️ e) o ECA não se limita a assegurar apenas aspectos básicos como alimentação, saúde e educação, mas também abrange aspectos emocionais, culturais, sociais e espirituais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q987016 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024A relação entre educação e sociedade no Brasil é complexa e multifacetada, refletindo os desafios históricos, culturais, econômicos e políticos enfrentados pelo país ao longo do tempo. Ao longo das últimas décadas, o Brasil tem implementado diversas políticas educacionais com o objetivo de promover a inclusão, a equidade e a qualidade na educação. Exemplos incluem o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), que tem como principal objetivo: ✂️ a) financiar exclusivamente o ensino superior; ✂️ b) incentivar a privatização das escolas públicas; ✂️ c) centralizar a gestão dos recursos educacionais; ✂️ d) promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação; ✂️ e) delegar toda a gestão da educação básica aos municípios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q987011 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Acerca das concepções de aprendizagem, aluno, ensino e professor em algumas das principais abordagens teóricas da educação, julgue as afirmativas abaixo: I. Na abordagem tradicional, o professor assume o papel de transmissor do conhecimento, utilizando métodos de ensino como aulas expositivas e repetição de exercícios. II. Na tendência libertadora, o ensino é centrado na discussão de temas sociais e políticos relevantes para a vida dos alunos, buscando promover a conscientização e ação transformadora. III. Na tendência libertária, o professora atua como mediador do diálogo, controlando a aprendizagem dos alunos. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) apenas a afirmativa I está correta; ✂️ b) apenas a afirmativa II está correta; ✂️ c) apenas as afirmativas I e II estão corretas; ✂️ d) apenas as afirmativas I e III estão corretas; ✂️ e) todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q987013 | Pedagogia, Principais Autores, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Ao longo da história, diversos pensadores contribuíram significativamente para o desenvolvimento das bases sociológicas da educação. A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) o Émile Durkheim argumentava que a escola não apenas fornecia conhecimentos e habilidades aos indivíduos, mas também os socializava, ou seja, os inseria nos valores, normas e tradições da sociedade em que viviam; ✂️ b) o Max Weber defendia a justiça social e a criação de uma sociedade mais igualitária e sem classes através de uma educação emancipatória; ✂️ c) o Carl Marx Weber destacou a importância das diferentes formas de autoridade na educação, como a autoridade tradicional, racional-legal e carismática; ✂️ d) o Pierre Bourdieu trouxe uma abordagem que valoriza mais o capital econômico do que o cultural, para o processo educacional; ✂️ e) segundo Freire, a educação é neutra e incapaz de refletir e reproduzir as relações de poder, as hierarquias sociais e as ideologias dominantes presentes na sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q987015 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024O provérbio africano “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” transmite uma profunda sabedoria sobre a educação. Ele reflete a ideia de que: ✂️ a) a educação é uma responsabilidade individual de cada família; ✂️ b) a educação se limita ao ambiente escolar; ✂️ c) a exposição a diferentes culturas dentro da comunidade dificulta o processo de criação de identidades; ✂️ d) crianças só aprendem observando os comportamentos das pessoas ao seu redor; ✂️ e) uma boa educação requer um esforço comunitário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q987021 | Direito Constitucional, Ordem Social, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024De acordo com a Constituição Federal, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente o direito à convivência familiar. Nesse contexto, é correto dizer que: ✂️ a) crianças institucionalizadas não têm direito à convivência familiar, sendo uma exceção à regra; ✂️ b) o Estado só se preocupa com a convivência familiar se a criança ou o adolescente estiverem em situação de vulnerabilidade extrema; ✂️ c) a convivência familiar é exclusivamente responsabilidade do Estado e não da sociedade; ✂️ d) a convivência não se limita apenas à família nuclear tradicional, mas também inclui outras formas de família, como famílias monoparentais, famílias extensas, famílias adotivas, entre outras; ✂️ e) se a criança ou adolescente não tem uma família biológica, ela não tem direito à convivência familiar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q987010 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024O pensamento pedagógico moderno abrange uma diversidade de tendências que refletem diferentes filosofias e abordagens educacionais. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente as características da tendência pedagógica Tecnicista? ✂️ a) O aluno é considerado um ser ativo e curioso, que aprende fazendo e valorizando a experimentação e a pesquisa; ✂️ b) O aluno é visto como um depositário passivo dos conhecimentos, que são acumulados na mente através de associações, com o professor atuando como especialista; ✂️ c) A educação é vinculada à luta e organização de classe do oprimido, com foco na transformação social através da elaboração da consciência crítica; ✂️ d) A escola tem o papel de formadora de atitudes, com ênfase na parte psicológica e na autoaprendizagem do aluno, sendo centralizada no aluno e não no conteúdo; ✂️ e) Enfoca a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário, com ênfase na livre expressão e no uso prático do saber sistematizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q987014 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024As práticas de cidadania na escola são fundamentais para a formação de indivíduos conscientes e responsáveis. A esse respeito, julgue as afirmativas abaixo: I. Integrar discussões sobre ética e moral no currículo é desnecessário, pois instiga os alunos a práticas racistas e intolerantes. II. Envolver os alunos em atividades de serviço comunitário é uma maneira prática de ensinar cidadania. III. Ensinar aos alunos seus direitos e deveres só deve ser estimulado no ensino médio. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) apenas a afirmativa I está correta; ✂️ b) apenas a afirmativa II está correta; ✂️ c) apenas as afirmativas I e II estão corretas; ✂️ d) apenas as afirmativas II e III estão corretas; ✂️ e) todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q987020 | Pedagogia, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024De acordo com as práticas mais atuais de avaliação no processo educacional, assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) a avaliação não deve ser vista como um evento pontual, mas sim como um processo contínuo que ocorre ao longo de todo o período educacional; ✂️ b) avaliações somativas são as que acontecem durante todo o processo de ensino e aprendizagem; ✂️ c) as avaliações formativas são realizadas ao final de um período específico para determinar o nível de realização dos objetivos de aprendizagem; ✂️ d) a inclusão não se estende ao ambiente de avaliação; ✂️ e) as modalidades de avaliação são invariáveis, independente do contexto educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q987023 | Pedagogia, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Acerca do disposto no Parecer 11/2010: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, acerca da Educação Especial, julgue as afirmações abaixo: I. O atendimento educacional especializado não substitui a escolarização regular, mas promove a autonomia dos alunos. II. O atendimento educacional especializado pode ser oferecido em salas de recursos multifuncionais na própria escola, em outras escolas ou em centros especializados. III. Professores e profissionais com formação especializada serão responsáveis pela implementação do atendimento educacional especializado. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) apenas a afirmativa I está correta; ✂️ b) apenas a afirmativa III está correta; ✂️ c) apenas as afirmativas I e II estão corretas; ✂️ d) apenas as afirmativas II e III estão corretas; ✂️ e) todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q987012 | Pedagogia, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Leia o texto e complete a lacuna: A __________ é uma abordagem que tem como foco garantir o acesso, a participação e o aprendizado de todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência, dificuldades de aprendizagem, altas habilidades/superdotação, transtornos do espectro autista (TEA), entre outras características individuais. Essa perspectiva reconhece e valoriza a diversidade humana, buscando promover uma sociedade mais justa e igualitária por meio da educação. ✂️ a) educação inclusiva; ✂️ b) tendência escolanovista; ✂️ c) pedagogia crítico-social dos conteúdos; ✂️ d) educação segregacionista; ✂️ e) integração instrucional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q987017 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Existem várias abordagens teóricas para entender a aprendizagem, cada uma enfatizando diferentes processos e fatores envolvidos no processo de aprendizagem, sendo uma delas o behaviorismo. A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) o comportamento humano é moldado principalmente por fatores genéticos; ✂️ b) na abordagem de B. F. Skinner, um dos principais representantes do behaviorismo, o comportamento é influenciado pelas consequências ou satisfação que ele gera; ✂️ c) a aprendizagem ocorre principalmente através de processos internos de pensamento; ✂️ d) hoje não encontramos mais práticas pedagógicas baseadas em princípios behavioristas, por terem sido superadas por outras tendências mais recentes; ✂️ e) na visão behaviorista, os comportamentos de caráter mental, como o sentir, ver ou ouvir, são considerados extremamente úteis para explicar a conduta humana. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q987018 | Pedagogia, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Investir no desenvolvimento cognitivo e afetivo dos alunos não apenas melhora seu desempenho acadêmico, mas também promove seu bem-estar emocional e os prepara para serem cidadãos responsáveis e bem-sucedidos na sociedade. Qual das seguintes situações exemplifica o desenvolvimento afetivo de uma pessoa? ✂️ a) Uma criança que desenvolve empatia e compaixão pelos outros, demonstrando preocupação e cuidado; ✂️ b) Um adolescente que aprimora a sua capacidade de memória, tanto de curto prazo, quanto de longo prazo; ✂️ c) Uma criança que aprende a usar ferramentas tecnológicas e computacionais; ✂️ d) Um adolescente que pratica esportes regularmente para melhorar sua resistência física; ✂️ e) Um adolescente que aprende a resolver problemas matemáticos complexos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro