Questões de Concursos Professor Nível PIII

Resolva questões de Professor Nível PIII comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q897357 | Pedagogia, Libâneo, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.
[...] a participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar.
LIBÂNEO, José Carlos Libâneo. Organização e gestão da escola. Goiânia: Alternativa, 2004.

Diante disso, é fundamental a participação de toda a comunidade escolar no processo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q897348 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

O processo de avaliação do ensino e da aprendizagem deve ser coerente com a natureza da relação pedagógica e com os objetivos a que se propõe alcançar. Assim, a avaliação da aprendizagem do aluno tem como premissa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q897344 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Leia o excerto a seguir.

Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Unesp, 2001, p. 96.


São preceitos fundamentais da pedagogia de Paulo Freire

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q897349 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Sobre a relação entre aprendizado e desenvolvimento, a perspectiva histórico-cultural de Vigotski conceitua que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q897341 | Informática, Windows, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Um usuário está com diversos arquivos em sua área de trabalho do Windows 10. Um desses arquivos é um boleto bancário, em formato PDF (Portable Document Format), que foi recebido por e-mail. Quando aplica um duplo clique sobre o ícone do arquivo, ele é aberto pelo navegador de Internet Microsoft Edge, o que não é o desejado, dado que o usuário possui o programa Adobe Acrobat Reader instalado neste computador e gostaria de abrir o arquivo do boleto bancário utilizando-o. Para fazer com que isso aconteça, o usuário deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q897345 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei nº 9.394/96, artigo 52, é assegurada às universidades, no exercício de sua autonomia,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q897351 | Pedagogia, Piaget, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.
A escola tradicional impõe ao aluno a sua tarefa: ela o “faz trabalhar”. Sem dúvida a criança pode colocar nesse trabalho uma parte maior ou menor de interesse e de esforço pessoal, e na medida em que o professor é bom pedagogo, a colaboração entre os alunos e ele deixa uma margem apreciável à atividade verdadeira. Mas, dentro da lógica do sistema, a atividade intelectual e moral do aluno permanece heterônoma [...].
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

Considerando o texto, a abordagem da escola tradicional
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q897362 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Entre os múltiplos fatores que revelam desproporção entre as unidades federadas do Brasil e dificultam a formulação e implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q897346 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

. Acesso em: 24 set. 2024.A reforma empresarial implementada na educação brasileira por meio de políticas de regulação do Estado tem como finalidade"> Leia o texto a seguir.
Para o neoliberalismo, o parâmetro de funcionamento da sociedade é a própria organização “empresarial”, tomada como modelo racional de organização, apagando a historicidade das “instituições”, transformando-as em miniorganizações empresariais de prestação de serviços – saúde, educação, segurança, previdência etc.
Disponível em: <https://youtu.be/QDDVZsU2AvU>. Acesso em: 24 set. 2024.

A reforma empresarial implementada na educação brasileira por meio de políticas de regulação do Estado tem como finalidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q897350 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

O ensino fundamental é a etapa da educação básica com maior número de matrículas e com maior percentual de universalização no Brasil. Isso resulta de avanços importantes que ocorreram nas últimas décadas, como a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q897354 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

A escola, como instituição social, estabelece um vínculo ambíguo com a sociedade. É parte dela e, por isso, trabalha para ela, ao mesmo tempo em que deve inventar, transformar, inovar. Assim, a vida escolar deve estar articulada com a vida social, de modo que a escola
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q897365 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

O instrumento do processo de planejamento participativo que tem a capacidade de levantar, no empírico, a temática a ser trabalhada como ação prático-reflexiva é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q897360 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q897366 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

A execução do Plano Nacional de Educação e o cumprimento de suas metas devem ser objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q897347 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

A inclusão implica, pedagogicamente, a consideração da diferença em processos iguais para todos. O processo de construção da inclusão escolar, na realidade brasileira, deve abranger a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q897352 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Tendo em vista o contexto social e histórico, a tendência pedagógica denominada “Pedagogia da alternância” está adequada à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q897356 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

A formação docente envolve uma gama de conteúdos e a visão de diversas correntes teóricas em suas dimensões pedagógicas, filosóficas, políticas, psicológicas, entre outras; além da relação com o meio em que esses conhecimentos serão aplicados. Assim, a formação do professor ocorre no âmbito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q897355 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil estabelecem que as propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os princípios
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q897363 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.
Se para nós o planejamento na escola é um processo voltado para a organização de ações que permitam a consecução de objetivos educacionais, o plano é um documento escrito que materializa um determinado momento de um planejamento. É a apresentação, de forma organizada, de um conjunto de decisões. Um plano, para que se constitua em instrumento eficiente de ação, precisa ser muito bem pensado e, melhor ainda, muito bem redigido. Isso significa a apresentação de diretrizes claras, práticas e objetivas. Com um documento escrito, o plano compõe-se das seguintes partes: identificação, objetivos, conteúdos, estratégias, avaliação, o cronograma e bibliografia.
MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1986.


Tendo em vista os componentes fundamentais do plano de ensino, os objetivos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q897361 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

O documento que tem como finalidade organizar a estrutura escolar, estabelecendo um plano de metas e ações e tendo como base a comunidade intra e extraescolar, com todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.