Questões de Concursos Professor Orientador Educacional

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1 Q906396 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a afirmativa que descreve corretamente a concepção do sistema de ensino enquanto violência simbólica, proposta pela teoria crítica de Bourdieu e Passeron.
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2 Q906403 | Pedagogia, Direitos Humanos, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O método de aplicação das ações para a Educação para os Direitos Humanos é o empoderamento. Empoderamento significa que cada cidadão individual e coletivamente deve descobrir, construir e exercer no cotidiano o poder que tem por essa condição de cidadão(ã). É importante que cada grupo, movimento, associação descubra seu poder e o exerça. É uma tarefa educativa fundamental colaborar com a construção do empoderamento dos grupos tradicionalmente marginalizados e excluídos: indígenas, negros, mulheres, jovens, desempregados, analfabetos, sem terra, sem casa, entre outros.

Com base no trecho, é correto afirmar que uma educação em Direitos Humanos, mediante o empoderamento, visa
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3 Q906404 | Pedagogia, Direitos Humanos, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Estabeleça a relação correta entre os princípios que pautam as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos e suas respectivas definições.

1. Princípio da laicidade do Estado. 2. Princípio da igualdade de direitos. 3. Princípio do reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades. 4. Princípio da transversalidade, vivência e globalidade.

( ) Orienta a realizar a justiça social, no sentido de dar a cada indivíduo a atenção e a importância que merece, percebendo as necessidades individuais.

( ) Trata da existência da pluralidade de sujeitos e orienta como honrar as diferenças de cada um e construir um ambiente de valores igualitários.

( ) Propõe a liberdade religiosa no contexto educacional, mantendo a imparcialidade da pedagogia ao disseminar os saberes, garantindo a diversidade das crenças.

( ) Levanta a questão da interdisciplinaridade dos direitos humanos na edificação das metodologias para Educação em Direitos Humanos, referindo-se ao envolvimento completo dos atores da educação.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
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4 Q906395 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Entre o final da década de 1950 e o início dos anos 1960, houve uma mobilização popular significativa ao redor da questão da cultura e educação populares.
Com base nesse contexto, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um debate ou movimento relacionados à educação popular no Brasil.
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5 Q906405 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A gestão democrática é respaldada no Artigo 206 da Constituição Federal de 1988, em que trata-se dos princípios pelos quais o ensino será ministrado.
As afirmativas a seguir descrevem acertadamente uma escola pautada na gestão democrática, à exceção de uma. Assinale-a.
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6 Q906413 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Associação de Apoio à Escola (AAE), prevista na Lei nº 2.550/2004, é um órgão colegiado com função
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7 Q906400 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir sobre os conceitos de diversidade, diferença e desigualdade.

A diversidade faz referência à qualidade de cada pessoa tal como é e não como gostariam que fosse. O reconhecimento da diversidade das pessoas como um valor positivo é o que precisamente caracteriza a dignidade humana. A diferença é a avaliação da diversidade, podendo ser acompanhada por manifestações de rejeição (antipatia) ou de compreensão (simpatia). A desigualdade é o estabelecimento de hierarquias entre as pessoas por critérios de poder social, político ou econômico.

Adaptado de MELERO, Miguel Lopez. Diversidade e Cultura: uma escola sem exclusões. Málaga: Un. de Málaga, 2002, p. 174.


Com base na perspectiva do autor, e tendo em vista uma abordagem educacional inclusiva, avalie o uso dos conceitos citados, assinalando (V) para afirmativa coerente e (F) para a incoerente.

( ) A diversidade é um atributo inerente a todas as experiências humanas de todas as sociedades e a escola deve conviver com ela e trabalhar a partir dela, sem reduzi-la a tipologias e categorias hierarquizantes.

( ) A diferença é sinônimo de diversidade, pois visa quantificar as diversas condições de aprendizado por parte de alunos com superdotação ou deficiência, como pressuposto para oferecer modalidades de ensino que atendam cada indivíduo.

( ) A desigualdade está relacionada às noções de variedade e pluralidade de capacidades e de acesso, implicando no reconhecimento das diferenças e utilizando meios desiguais para promover o atendimento de todos.


As afirmativas são, respectivamente,
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8 Q906407 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) norteia a formulação dos currículos das redes escolares de todo o Brasil, indicando as competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade.

Com base na BNCC, a respeito das competências que os alunos devem desenvolver ao longo de todas as etapas da Educação Básica, analise as afirmativas a seguir.


I. As competências gerais são um componente curricular, elas definem o que é ensinado em sala de aula e moldam as experiências de aprendizado dos alunos.

II. Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana.

III. No Ensino Fundamental, as competências gerais estão presentes em unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades a serem trabalhadas dentro de cada área do conhecimento.


Está correto o que se afirma em
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9 Q906399 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O trecho a seguir define uma prática curricular no âmbito da educação inclusiva:
O conjunto das modificações no planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação de modo a acomodar todos os alunos no ambiente escolar.

O trecho refere-se à(ao)
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10 Q906410 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre a Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008, analise as assertivas a seguir e assinale (V) se verdadeiras, ou (F) se falsas.

( ) A lei lista os conteúdos a serem trabalhados no âmbito de do currículo escolar, em especial nas disciplinas de artes, literatura e história brasileiras: história da África e dos africanos; luta das minorias; diversidade étnica na formação da sociedade nacional.

( ) A lei tornou obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos níveis fundamental e médio, uma vez que esses conteúdos são indispensáveis para produção de um repertório simbólico múltiplo e uma realidade democrática em que todas pessoas possam ser respeitadas.

( ) A lei altera a Lei nº 9.394/1996 quanto ao conteúdo programático da educação básica, incluindo os diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir dos grupos étnicos africano e indígena, a serem ministrados em forma de disciplina específica.


As afirmativas são, respectivamente,
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