Questões de Concursos Professor Orientador Educacional

Resolva questões de Professor Orientador Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1048376 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Na condição de especialista em educação e de membro do corpo de funcionários da escola, cabe ao orientador educacional assistir à direção da escola na elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico, cujas finalidades são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1048377 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Esse processo de avaliação é utilizado não apenas para acompanhar a aprendizagem do aluno, mas também como um instrumento para auxiliar o docente. Representa o ponto de partida/centro de uma série de interdependências com as interações nos processos de ensino e aprendizagem. Ensino, aprendizagem e avaliação são processos interligados.
Com base no trecho, assinale a opção que indica corretamente o tipo de avaliação descrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1048378 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a opção que indica uma competência para o Ensino Fundamental, prevista pela BNCC.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1042020 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Nos anos 1960-70, em um contexto marcado pelo golpe militar, imprimiu-se uma nova orientação pedagógica ao sistema educacional brasileiro com base na “teoria do capital humano” de T. W. Schultz, elaborada originalmente para explicar os ganhos de produtividade gerados pelo fator humano na produção. Aplicada ao campo pedagógico, essa teoria reforçou a ideia de que o trabalho humano, quando qualificado por meio da educação, é um dos mais importantes meios para a ampliação da produtividade econômica e do crescimento de um país.
No Brasil, a teoria do capital humano aplicada à educação levou à tendência pedagógica que considera a escola
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1042021 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir a respeito das diversas concepções pedagógicas classificadas em função da relação entre teoria e prática.


Do ponto de vista da pedagogia, as diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a 1ª é composta por concepções pedagógicas que priorizam a teoria sobre a prática e a 2ª é composta por concepções que, no limite, dissolvem a teoria na prática. No primeiro grupo estariam as diversas modalidades de pedagogia tradicional, sejam elas situadas na vertente religiosa ou na leiga; no segundo as correntes renovadoras, desde seus precursores como Rousseau e, de alguma forma, também Pestalozzi e Froebel, passando por Kierkegaard, Stirner, Nietzsche e Bergson e chegando ao movimento da Escola Nova, às pedagogias não diretivas e ao construtivismo que desembocam na questão de como aprender.

Adaptado de SAVIANI, Demerval. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira, Campinas, 2005, p. 1-2.


Com base no trecho, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente uma tendência comum das concepções pedagógicas renovadoras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1042022 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A relação entre o pensamento e a palavra é um processo vivo; o pensamento nasce através das palavras. Uma palavra vazia de pensamento é uma coisa morta, e um pensamento despido de palavras permanece uma sombra. A conexão entre ambos não é, no entanto, algo de constante e já formado: emerge no decurso do desenvolvimento e modifica-se também ela própria. À expressão bíblica “No princípio era o Verbo”, Goethe faz Fausto responder: “No princípio era a ação”.

Vygotsky, L. Pensamento e Linguagem. Ed. Ridendo C. M., p. 130.

Assinale a opção que caracteriza corretamente uma das ideias do sócio interacionismo de Vygotsky.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1042023 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Para Piaget, as leis que regulam a evolução e a aprendizagem são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q906395 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Entre o final da década de 1950 e o início dos anos 1960, houve uma mobilização popular significativa ao redor da questão da cultura e educação populares.
Com base nesse contexto, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um debate ou movimento relacionados à educação popular no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q906396 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a afirmativa que descreve corretamente a concepção do sistema de ensino enquanto violência simbólica, proposta pela teoria crítica de Bourdieu e Passeron.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q906397 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre algumas das principais teorias pedagógicas do século XX, analise as afirmativas a seguir.


I. O ponto de partida do behaviorismo de Skinner (1904-90) é que as funções superiores (pensamento e linguagem) são formas de comportamento passíveis de serem condicionadas mediante determinados “reforços” que produzem mudanças desejadas no comportamento manifesto.

II. O cognitivismo de J. Bruner (1915-2016) destaca a influência dos fatores motivacionais e socioculturais no reconhecimento perceptivo e no processo de categorização e propõe uma escola em que o aluno “aprenda a aprender”.

III. O ativismo pedagógico de Dewey (1859-1952) parte da noção de experiência empírica que, mesmo estando suscetível a erros ou ilusões, permite chegar ao pensamento racional, mediante o qual são recusados os dados sensíveis duvidosos.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q906398 | Pedagogia, Direitos Humanos, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Nos discursos pedagógicos há uma ênfase recorrente na necessidade de iniciação de jovens no campo de práticas e conhecimentos relativos aos valores públicos vinculados à democracia e aos direitos humanos. O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2003) marca a inserção do Estado e da escola brasileiras na história da afirmação dos direitos humanos.
Nesse contexto, educar para uma cultura dos direitos humanos visa a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q906399 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O trecho a seguir define uma prática curricular no âmbito da educação inclusiva:
O conjunto das modificações no planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação de modo a acomodar todos os alunos no ambiente escolar.

O trecho refere-se à(ao)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q906400 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir sobre os conceitos de diversidade, diferença e desigualdade.

A diversidade faz referência à qualidade de cada pessoa tal como é e não como gostariam que fosse. O reconhecimento da diversidade das pessoas como um valor positivo é o que precisamente caracteriza a dignidade humana. A diferença é a avaliação da diversidade, podendo ser acompanhada por manifestações de rejeição (antipatia) ou de compreensão (simpatia). A desigualdade é o estabelecimento de hierarquias entre as pessoas por critérios de poder social, político ou econômico.

Adaptado de MELERO, Miguel Lopez. Diversidade e Cultura: uma escola sem exclusões. Málaga: Un. de Málaga, 2002, p. 174.


Com base na perspectiva do autor, e tendo em vista uma abordagem educacional inclusiva, avalie o uso dos conceitos citados, assinalando (V) para afirmativa coerente e (F) para a incoerente.

( ) A diversidade é um atributo inerente a todas as experiências humanas de todas as sociedades e a escola deve conviver com ela e trabalhar a partir dela, sem reduzi-la a tipologias e categorias hierarquizantes.

( ) A diferença é sinônimo de diversidade, pois visa quantificar as diversas condições de aprendizado por parte de alunos com superdotação ou deficiência, como pressuposto para oferecer modalidades de ensino que atendam cada indivíduo.

( ) A desigualdade está relacionada às noções de variedade e pluralidade de capacidades e de acesso, implicando no reconhecimento das diferenças e utilizando meios desiguais para promover o atendimento de todos.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q906401 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Promover uma educação antirracista vai muito além do que simplesmente combater as manifestações materiais do racismo cotidiano, como ofensas e xingamentos. Apesar de positivas, as medidas que promovem a melhora do clima escolar e a dissolução de conflitos com base em discriminação étnico-racial não bastam para a construção de uma educação efetivamente inclusiva e equânime. A educação antirracista implica necessariamente a revisão do currículo e a composição de um corpo docente etnicamente diverso e formado em competências curriculares que abranjam a cultura e a história de povos africanos e ameríndios.


Adaptado de Ednéia Gonçalves in: https://educacaointegral.org.br/metodologias/como-pensar-umaeducacao-antirracista/


Com base no trecho, é correto afirmar que para a autora o combate ao racismo deve se pautar principalmente em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q906402 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), os conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente serão incluídos nos currículos escolares como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q906403 | Pedagogia, Direitos Humanos, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O método de aplicação das ações para a Educação para os Direitos Humanos é o empoderamento. Empoderamento significa que cada cidadão individual e coletivamente deve descobrir, construir e exercer no cotidiano o poder que tem por essa condição de cidadão(ã). É importante que cada grupo, movimento, associação descubra seu poder e o exerça. É uma tarefa educativa fundamental colaborar com a construção do empoderamento dos grupos tradicionalmente marginalizados e excluídos: indígenas, negros, mulheres, jovens, desempregados, analfabetos, sem terra, sem casa, entre outros.

Com base no trecho, é correto afirmar que uma educação em Direitos Humanos, mediante o empoderamento, visa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q906404 | Pedagogia, Direitos Humanos, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Estabeleça a relação correta entre os princípios que pautam as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos e suas respectivas definições.

1. Princípio da laicidade do Estado. 2. Princípio da igualdade de direitos. 3. Princípio do reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades. 4. Princípio da transversalidade, vivência e globalidade.

( ) Orienta a realizar a justiça social, no sentido de dar a cada indivíduo a atenção e a importância que merece, percebendo as necessidades individuais.

( ) Trata da existência da pluralidade de sujeitos e orienta como honrar as diferenças de cada um e construir um ambiente de valores igualitários.

( ) Propõe a liberdade religiosa no contexto educacional, mantendo a imparcialidade da pedagogia ao disseminar os saberes, garantindo a diversidade das crenças.

( ) Levanta a questão da interdisciplinaridade dos direitos humanos na edificação das metodologias para Educação em Direitos Humanos, referindo-se ao envolvimento completo dos atores da educação.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q906405 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A gestão democrática é respaldada no Artigo 206 da Constituição Federal de 1988, em que trata-se dos princípios pelos quais o ensino será ministrado.
As afirmativas a seguir descrevem acertadamente uma escola pautada na gestão democrática, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q906406 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Historicamente a orientação tinha um papel complementar na escola; preocupava-se mais com as questões de cunho psicológico, chegando mesmo a ser vista numa abordagem terapêutica. Hoje pretendemos uma orientação mais crítica, pedagógica, que promova a vez e a voz aos alunos, que insira a questão do trabalho em todas as atividades que ocorrem na escola e que discuta acima de tudo a nossa própria sociedade, na sua conjuntura e estrutura e, também as questões do próprio aluno como pessoa. Devemos, portanto, trabalhar muito os valores dos alunos, da escola, da sociedade, incentivando cada vez mais a participação em atividades e realizações na própria sociedade, em especial quando envolvem questões relacionadas à cultura, ao esporte e ao lazer.

Adaptado de GRINSPUN, M. P. S. Z. Autonomia e Ética na Escola: o novo mapa da educação. São Paulo: Cortez, 2014, p. 57.

Com base no trecho, analise as afirmativas sobre a função da orientação educacional no contexto contemporâneo.

I. A orientação passou de uma concepção meramente assistencialista aos estudantes para uma prática voltada à formação da cidadania.

II. O orientador educacional participa de uma educação integral, que possibilita ao estudante refletir, analisar e tomar decisões a respeito de suas próprias ações.

III. A orientação aumentou o enfoque em estudantes especiais, os ditos “alunos-problema”, separando-os do restante do corpo discente para poder oferecer um atendimento individualizado.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q906407 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) norteia a formulação dos currículos das redes escolares de todo o Brasil, indicando as competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade.

Com base na BNCC, a respeito das competências que os alunos devem desenvolver ao longo de todas as etapas da Educação Básica, analise as afirmativas a seguir.


I. As competências gerais são um componente curricular, elas definem o que é ensinado em sala de aula e moldam as experiências de aprendizado dos alunos.

II. Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana.

III. No Ensino Fundamental, as competências gerais estão presentes em unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades a serem trabalhadas dentro de cada área do conhecimento.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.