O trecho a seguir apresenta um determinado modo de entender a
pedagogia enquanto ciência.
A pedagogia deverá definir-se e exercer-se como uma ciência
própria, que liberta dos grilhões de uma ciência clássica e da
submissão às diretrizes epistemológicas de suas ciências auxiliares,
a fim de que possa se assumir como uma ciência que não apenas
pensa e teoriza as questões educativas, mas que organiza ações
estruturais, que produzam novas condições de exercício
pedagógico.
FRANCO , M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. Campinas, SP: Papirus,
2003.
De acordo com essa concepção, a pedagogia
✂️ a) adquire sua cientificidade ao tomar como base campos
rigorosos como a psicologia e a neurociência. ✂️ b) tem como foco a reflexão teórica sobre a educação, deixando
o aspecto prático para outros campos. ✂️ c) é indiferente relativamente à sua cientificidade, posto que
funciona mais ao modo de uma arte. ✂️ d) deve estabelecer critérios de objetividade e verificabilidade se
quiser atingir o reconhecimento como ciência. ✂️ e) ganha sua autonomia na medida em que é capaz de
reorganizar a própria atividade educativa.