Questões de Concursos Professor Orientador Pedagógico

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1Q1043751 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel, é uma importante referência teórica para o desenvolvimento de competências.
A respeito da contribuição dessa teoria, assinale a afirmativa correta.
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2Q1043752 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), analise os itens a seguir.

I. Destacam os principais problemas especificamente brasileiros a serem resolvidos até 2030.

II. Exigem modificações de atitudes individuais e coletivas que se iniciam desde a formação escolar.

III. Priorizam a preservação dos ambientes naturais em detrimento do desenvolvimento econômico.

Está correto o que se afirma em
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3Q1043753 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Lei nº 11.645/2008, como forma de enriquecer o ensino regular brasileiro por meio da consideração de nossa diversidade cultural, estabelece
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4Q1042024 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação aos princípios do ensino, estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), analise as afirmativas a seguir.


I. Idealmente, as instituições privadas deverão aos poucos dar lugar a uma rede completamente pública.

II. O processo de ensino-aprendizagem é integrado a práticas que preparam o aluno para o exercício de uma profissão.

III. Um governo propõe a uniformização nacional de concepções pedagógicas em nome da igualdade entre regiões.


Está de acordo com os princípios mencionados o que se afirma em
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5Q1042025 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Projeto Político-Pedagógico não é apenas o Marco Referencial. Em muitas escolas, nas primeiras elaborações, uma certa confusão leva a essa deformação idealista.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento. São Paulo: Libertad Editora, 2014. (Adaptado).

A confusão mencionada acima ocorre quando o Projeto Político-pedagógico é reduzido a
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6Q1042026 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação ao Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Junto com o ensino médio, completa as modalidades do nível básico.
( ) É obrigatório e tem a duração de 9 anos, iniciando-se aos 6 anos de idade.
( ) Comporta a matrícula obrigatória na disciplina de ensino religioso, assegurado o respeito à diversidade.

As afirmativas são, respectivamente,
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7Q1042027 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Um dos episódios mais importantes da feitura da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional promulgada em 1996 foi sua reelaboração final pelo então senador Darcy Ribeiro.

Assinale a opção que apresenta a justificativa para sua intervenção.
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8Q1042028 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A respeito da transposição didática, processo que compõe o currículo para o ensino fundamental, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, assinale a afirmativa correta.
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9Q1042029 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

As opções a seguir apresentam características da Educação Especial, à exceção de uma. Assinale-a.
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10Q1042030 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Para que cada aluno progrida rumo aos domínios visados, convém colocá-lo, com bastante frequência, em uma situação de aprendizagem ótima para ele. Não basta que ela tenha sentido, que o envolva e mobilize. Deve também solicitá-lo em sua zona de desenvolvimento proximal.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Segundo o trecho acima, o professor deve:
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11Q1042031 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O conceito de competência inclui, para além dos conhecimentos e das habilidades, também as atitudes e os valores.

Assinale a opção que exemplifica corretamente esses últimos.

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12Q1042032 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O currículo pode ser elaborado de diversas maneiras de acordo com os modos de organizar os conhecimentos.
Com relação a esse tema, analise os itens a seguir.

I. Abordagem de temas a partir de perspectivas variadas, possibilitando uma compreensão da complexidade.
II. A especialização e a autonomia dos conhecimentos facilitam a avaliação do aprendizado dos alunos.
III. As áreas de conhecimento remetem umas às outras, tornando a aprendizagem mais significativa.

É característica de um currículo centrado em áreas o que se afirma em
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13Q1042033 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

As avaliações somativa e formativa diferem não apenas em seus métodos, mas também nos objetivos a serem alcançados.
Assinale a opção que indica corretamente uma característica da avaliação formativa.
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14Q1042034 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A aprendizagem baseada em projetos é um modo de enxergar o processo educativo que diverge das escolas tradicionais.
Assinale a opção que caracteriza corretamente essa abordagem.
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15Q1042035 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O modo de entender e encaminhar os erros dos alunos na situação de ensino-aprendizagem é diferente para cada tipo de avaliação.
Em uma situação diagnóstica, o erro é entendido como um
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16Q906419 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932, estabeleceu uma série de princípios liberais e democráticos que deveriam orientar a reconstrução das políticas educacionais brasileiras.
As opções a seguir apresentam esses valores, à exceção de uma. Assinale-a.
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17Q906420 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio buscam desenvolver uma compreensão do jovem, isto é, do sujeito ao qual se destina essa etapa do processo educacional.
Assinale a opção que descreve a concepção de juventude que guia aquele documento.
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18Q906421 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os princípios orientadores da EJA são os de equidade, diferença e proporcionalidade.
( ) A matrícula de jovens entre sete e quatorze anos nos cursos da EJA é facultativa.
( ) É uma categoria situada fora da educação básica e, portanto, tem exigências formativas distintas.

As afirmativas são, respectivamente,
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19Q906422 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A partir de 1942, durante o Estado Novo, o então ministro Gustavo Capanema realizou uma reforma do sistema educacional, a qual levaria seu nome.
Assinale a opção que descreve corretamente o teor da Reforma Capanema.
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20Q906423 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O conhecimento profissional dos professores é um conjunto de saberes teóricos e experienciais que não pode ser confundido com uma somatória de conceitos e técnicas. Não é apenas racional e teórico, tampouco apenas prático e intuitivo; é o que permite ao professor gerir as informações de que dispõe e adequar sua ação, estrategicamente, segundo o que pode perceber de cada situação, a cada momento.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais para formação de professores. Brasília, 2002 (adaptado).

Segundo o trecho acima, assinale a opção que apresenta o conhecimento próprio do professor.
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