Questões de Concursos: Professor Orientador Pedagógico

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1 Q906424 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O trecho a seguir apresenta um determinado modo de entender a pedagogia enquanto ciência.

A pedagogia deverá definir-se e exercer-se como uma ciência própria, que liberta dos grilhões de uma ciência clássica e da submissão às diretrizes epistemológicas de suas ciências auxiliares, a fim de que possa se assumir como uma ciência que não apenas pensa e teoriza as questões educativas, mas que organiza ações estruturais, que produzam novas condições de exercício pedagógico.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. Campinas, SP: Papirus, 2003.

De acordo com essa concepção, a pedagogia

2 Q906432 | Pedagogia, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação às funções do Conselho Escolar, instituídas pela Lei nº 4.271/2016, analise os itens a seguir.

I. Financeira, que inclui o estabelecimento de prioridades para os investimentos e a prestação de contas.
II. Fiscalizadora, que inclui acompanhar a observância às normas e ao calendário escolar.
III. Administrativa, que inclui a gestão superior de cada uma das unidades escolares da rede.

Está correto o que se afirma em

3 Q906419 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932, estabeleceu uma série de princípios liberais e democráticos que deveriam orientar a reconstrução das políticas educacionais brasileiras.
As opções a seguir apresentam esses valores, à exceção de uma. Assinale-a.

4 Q906426 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação às competências gerais da Educação Básica, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Orientam os componentes curriculares específicos que guiarão o processo de ensino aprendizagem em cada ano letivo.

( ) Comprometem-se com valores sociais determinados a serem desenvolvidos juntamente com as aprendizagens acadêmicas.

( ) São sempre dez, mas são modificados a cada uma das etapas progressivas que constituem esse nível, refletindo o desenvolvimento dos alunos.


As afirmativas são, respectivamente

5 Q906430 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Regimento Escolar do Município de Macaé atribui ao orientador pedagógico funções de orientação e coordenação no que se refere ao Projeto Político-Pedagógico (PPP).
As opções a seguir apresentam algumas dessas atribuições, à exceção de uma. Assinale-a.

6 Q906422 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A partir de 1942, durante o Estado Novo, o então ministro Gustavo Capanema realizou uma reforma do sistema educacional, a qual levaria seu nome.
Assinale a opção que descreve corretamente o teor da Reforma Capanema.

7 Q906423 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O conhecimento profissional dos professores é um conjunto de saberes teóricos e experienciais que não pode ser confundido com uma somatória de conceitos e técnicas. Não é apenas racional e teórico, tampouco apenas prático e intuitivo; é o que permite ao professor gerir as informações de que dispõe e adequar sua ação, estrategicamente, segundo o que pode perceber de cada situação, a cada momento.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais para formação de professores. Brasília, 2002 (adaptado).

Segundo o trecho acima, assinale a opção que apresenta o conhecimento próprio do professor.

8 Q906427 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O professor na função de mediador, assim como o colega mais experiente, ambos têm um papel fundamental para que os conhecimentos coletivos sejam internalizados por um aluno que os desconhece.

Essa afirmativa está de acordo com uma concepção

9 Q906431 | Pedagogia, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Proposta Pedagógica do Município de Macaé estabelece os elementos constituintes da matriz filosófica que orienta o seu sistema educacional.
Assinale a opção que está de acordo com essa matriz filosófica.

10 Q906428 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação ao conceito de letramento racial, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O letramento racial é um método de alfabetização que leva em conta a realidade social de cada aluno.
( ) O letramento racial, diferentemente do letramento clássico, não é requisito para a vida em sociedade.
( ) O letramento racial é um aprendizado de interpretação do mundo pela dimensão das desigualdades baseadas em raça.

As afirmativas são, respectivamente,
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