Questões de Concursos Professor P III Resolva questões de Professor P III comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Professor P III Ordenar por: Mais recentes Mais populares 🔥 Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q901992 | Pedagogia, Pensamento Pedagógico Brasileiro, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Para “se libertar da dominação, os dominados necessitam dominar aquilo que os dominantes dominam”. Este aforismo é um dos principais motes da seguinte teoria pedagógica e curricular: ✂️ a) Pedagogia Colonialista. ✂️ b) Pedagogia Histórico-Crítica. ✂️ c) Pedagogia Waldorf. ✂️ d) Pedagogia Liberal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q901993 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Para a Psicologia Histórico-Cultural as estruturas de generalização, responsáveis por conferir características específicas à formação de conceitos, conformam três principais fases no desenvolvimento do pensamento, que são: ✂️ a) pensamento sincrético, pensamento por complexos e pensamento conceitual. ✂️ b) pensamento primitivo, pensamento alerta e pensamento dogmático. ✂️ c) pensamento sistemático, pensamento afetivo, pensamento libertador. ✂️ d) pensamento aleatório, pensamento metódico, pensamento esclarecido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q901994 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Sabe-se que, embora interdependentes, teoria educacional e teoria pedagógica são fenômenos diferentes. Marque a alternativa que explica corretamente tal diferença. ✂️ a) “A teoria pedagógica formula uma concepção de educação apoiada em um projeto histórico e discute as relações entre educação e sociedade em seu desenvolvimento; que tipo de homem formar, os fins da educação, entre outros aspectos. Uma teoria educacional, por oposição, trata do ‘trabalho pedagógico’, formulando princípios norteadores. Dessa forma inclui a própria didática.” ✂️ b) “A teoria educacional formula uma concepção de educação apoiada em um projeto histórico e discute as relações entre educação e sociedade em seu desenvolvimento; que tipo de homem formar, os fins daeducação, entre outros aspectos. Uma teoria pedagógica, por oposição, trata do ‘trabalho pedagógico’, formulando princípios norteadores. Dessa forma inclui a própria didática.” ✂️ c) “Uma teoria educacional restringe-se à educação formal, isto é, processos sistemáticos, institucionalizados e burocráticos de ensino, somente na educação básica. Ela dedica-se a fornecer subsídios apenas para a educação escolar de uma nação. Já a teoria pedagógica volta-se para a educação popular, do oprimido, informal, não formal, para os ciclos de alfabetização e para as formas empiricistas e espontaneístas de transmissão da experiência cultural. Ou seja, cabe a teoria pedagógica dedicar-se à formulação e enriquecimento popular nos limites do senso comum.” ✂️ d) “Uma teoria educacional restringe-se à educação formal, isto é, processos sistemáticos, institucionalizados e burocráticos de ensino, somente na educação básica. Ela dedica-se a fornecer subsídios apenas para a educação escolar de uma nação. Já a teoria pedagógica volta-se para a educação popular, informal, não formal, para os ciclos de alfabetização e para as formas empiricistas e espontaneístas de transmissão da experiência cultural. Ou seja, cabe a teoria pedagógica dedicar-se à formulação e enriquecimento popular nos limites do senso comum.” Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q901995 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Luiz Carlos de Freitas adverte que pensar na escola como uma “empresa”, tem contribuído para que se desdobre um cenário no qual “as escolas de menor qualidade devem sucumbir às de maior qualidade, sendo fechadas; os estudantes de menor desempenho devem sucumbir aos de maior qualidade, sendo barrados em sucessivos testes; os professores de menor qualidade devem sucumbir aos de maior qualidade, sendo demitidos. Tal como na ‘empresa’, os processos educativos têm que ser ‘padronizados’ e submetidos a ‘controle’” (FREITAS, 2018, p. 28-29). Essas características vêm agudizando-se no Brasil, à medida em que foi sendo implementada e está avançando: ✂️ a) a gestão democrática das escolas, na forma deliberada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). ✂️ b) a pedagogia progressista renovadora não-diretiva. ✂️ c) a implantação das escolas militares na rede privada. ✂️ d) a reforma empresarial na educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q901996 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024O currículo escolar sob a perspectiva do pós-estruturalismo circunscreve-se no âmbito das ✂️ a) teorias tradicionais do currículo. ✂️ b) teorias críticas do currículo. ✂️ c) teorias pós-críticas do currículo. ✂️ d) teorias neoclássicas do currículo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q901997 | Pedagogia, Concepções de currículo, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Continuando a tratar da teoria do currículo, marque a alternativa que expõe de maneira correta características de um currículo queer. ✂️ a) É um currículo conservador, heteronormativo, sexista e etnocêntrico. Contribui para a manutenção das desigualdades sociais no interior das escolas. ✂️ b) Trata-se do currículo que passaria a se dirigir para os processos que produzem as diferenças, a exigir que se prestasse atenção ao jogo político aí implicado. Seria imprescindível dar-se conta das disputas, dos conflitos e das negociações constitutivos das posições que os sujeitos ocupam. A própria polarização heterossexual/homossexual seria questionada. Colocar-se-ia em xeque a naturalização e a superioridade da heterossexualidade. Não seria suficiente denunciar a negação e o submetimento dos/as homossexuais, e sim desconstruir o processo pelo qual alguns sujeitos se tornam normalizados e outros marginalizados. ✂️ c) Trata-se do currículo transdisciplinar, inspirado na epistemologia genética da complexidade de Edgar Morin. Aqui trabalha-se com projetos, eixos temáticos e pratica-se ritual de respeito às diferenças entre patrões e empregados. ✂️ d) Trata-se do currículo clássico norte-americano que foi implantado no Brasil na era fordista. Inspirado nas produções de Tyler e Bobbit, este currículo ajudou a implantar no Brasil o sistema de monitoria Lancaster e implantou os liceus de artes e ofícios. Dava-se bastante ênfase ao ensino do trivium e quadrivium. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q901998 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024A partir do Governo Fernando Henrique Cardoso, em decorrência das contundentes lutas travadas pelos movimentos sociais populares do campo, foi criado um Programa Federal voltado para garantir o direito à modalidade da Educação do Campo em diferentes territórios e com práticas sociais que incorporam a diversidade do meio rural. Este Programa harmoniza-se com o objetivo de garantir a ampliação das possibilidades de criação e recriação das condições de existência da agricultura familiar. Com projetos de ensino voltado para o desenvolvimento das áreas de Reforma Agrária, este Programa volta-se para atender ao público de jovens e adultos moradores de assentamentos criados e reconhecidos pelo INCRA, quilombolas, professores e educadores que exerçam atividades voltadas às famílias beneficiárias, além de pessoas atendidas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário. Trata-se: ✂️ a) do Projovem Campo – Saberes da Terra. ✂️ b) do Programa Escola da Terra (PET) ✂️ c) do Programa Nacional de Licenciatura Curta em Educação do Campo (PRONACAMPO). ✂️ d) do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q901999 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024É um nome correto de modalidade de ensino circunscrita na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996: ✂️ a) Ensino Ruralista. ✂️ b) Educação Popular. ✂️ c) Educação Remota-Telepresencial. ✂️ d) Educação de Jovens e Adultos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q902000 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Para atender exigência específica determinada pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, economia e dos educandos, os currículos da educação infantil, ensino fundamental e do ensino médio devem ter: ✂️ a) uma Base Comum Nacional Curricular Clássica (BCNCC) ✂️ b) um programa de premiação para cada população cultural específica. ✂️ c) uma parte diversificada. ✂️ d) a interdisciplinaridade aliada à construção democrática do regimento pedagógico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q902001 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Qual destinação é atribuída ao ensino a distância no interior do ensino fundamental? ✂️ a) A mesma do ensino presencial, ou seja, este nível de ensino poderá ser ofertado pelos respectivos sistemas de ensino tanto na modalidade presencial quanto na modalidade de Ensino a Distância (EAD). ✂️ b) É vetada qualquer utilização da modalidade EAD no nível fundamental. ✂️ c) Deve ser utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais. ✂️ d) Deve ser utilizado somente em situações de calamidade pública que afetem a rotina da população, e as impeçam de sair dos seus domicílios, como ocorreu durante o tempo de avança da covid-19 no Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q902002 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024______________________ é o “princípio norteador e referência básica do currículo que está diretamente vinculado aos seus fundamentos sociológicos, filosóficos, antropológicos, psicológicos e biológicos. A partir dele(a) se delineia o quadro curricular, ou seja, a lista de disciplinas, matérias ou atividades curriculares” (Coletivo de Autores, 2012, p. 29, Adaptado). A lacuna acima deve ser preenchida com: ✂️ a) O eixo curricular. ✂️ b) O ciclo de aprendizagem. ✂️ c) A interdisciplinaridade. ✂️ d) A teoria. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q902003 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024De acordo com a Lei nº 14.113/2020, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), é vedada a utilização dos recursos dos Fundos para: ✂️ a) licitação, empenho, liquidação e pagamento de obras e de serviços. ✂️ b) assegurar pagamento da folha dos profissionais da educação. ✂️ c) garantia ou contrapartida de operações de crédito, internas ou externas, contraídas pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios que não se destinem ao financiamento de projetos, de ações ou de programas considerados ação de manutenção e de desenvolvimento do ensino para a educação básica. ✂️ d) obras e serviços efetuados nas instituições escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q902004 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental afirmam, no que refere-se ao currículo da Educação Básica, que a Educação Ambiental, respeitando a autonomia da dinâmica escolar e acadêmica, deve: ✂️ a) ser implantada obrigatoriamente como disciplina ou componente curricular específico da Base Nacional Comum. ✂️ b) ser implantada obrigatoriamente como disciplina ou componente curricular específico da parte diferenciada do currículo. ✂️ c) ser implantada como uma prática educativa integrada e interdisciplinar, contínua e permanente em todas as fases, etapas, níveis e modalidades. ✂️ d) ser implantada obrigatoriamente nas escolas públicas, sendo facultativa para a rede particular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q902005 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024A meta 10 do Plano Nacional de Educação (2014- 2024) é dedicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nela estipula-se um percentual mínimo a ser ofertado de matrículas na EJA, no ensino fundamental e no ensino médio, na forma integrada à educação profissional. Este percentual foi fixado em: ✂️ a) 25% (vinte e cinco por cento). ✂️ b) 18% (dezoito por cento). ✂️ c) 50% (cinquenta por cento). ✂️ d) 5% (cinco por cento). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q902006 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Já a meta 8 do mesmo PNE referido na questão anterior tem como alvo contemplar a elevação da escolaridade média da população de 18 (dezoito) a 29 (vinte e nove) anos das populações do campo, da região de menor escolaridade no País e dos 25% (vinte e cincopor cento) mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros declarados à Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Com efeito esperava-se alcançar, até o último ano de vigência deste plano, no mínimo ✂️ a) 2 (dois) anos de estudo. ✂️ b) 4 (quatro) anos de estudo. ✂️ c) 9 (nove anos de estudo. ✂️ d) 12 (doze) anos de estudo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q902007 | Pedagogia, Política Nacional de Alfabetização, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Considerando os diferentes momentos históricos da alfabetização no Brasil é possível detectar que existiu um braço pedagógico do Estado militar, tornando-se, posteriormente, uma das forças embrionárias da formação do Mobral. Trata-se de um movimento antiesquerda e antiprogressista sediado em Recife, mas que tomou o Estado da Paraíba para ser modelo de implementação e expansão. Este movimento ficou conhecido como: ✂️ a) Movimento de Educação de Base (MEB). ✂️ b) Cruzada de Ação Básica Cristã (Cruzada ABC) no Brasil. ✂️ c) Comunidades Eclesiais de Base (CEB). ✂️ d) Pastoral da Terra. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Imprimir
1Q901992 | Pedagogia, Pensamento Pedagógico Brasileiro, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Para “se libertar da dominação, os dominados necessitam dominar aquilo que os dominantes dominam”. Este aforismo é um dos principais motes da seguinte teoria pedagógica e curricular: ✂️ a) Pedagogia Colonialista. ✂️ b) Pedagogia Histórico-Crítica. ✂️ c) Pedagogia Waldorf. ✂️ d) Pedagogia Liberal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q901993 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Para a Psicologia Histórico-Cultural as estruturas de generalização, responsáveis por conferir características específicas à formação de conceitos, conformam três principais fases no desenvolvimento do pensamento, que são: ✂️ a) pensamento sincrético, pensamento por complexos e pensamento conceitual. ✂️ b) pensamento primitivo, pensamento alerta e pensamento dogmático. ✂️ c) pensamento sistemático, pensamento afetivo, pensamento libertador. ✂️ d) pensamento aleatório, pensamento metódico, pensamento esclarecido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q901994 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Sabe-se que, embora interdependentes, teoria educacional e teoria pedagógica são fenômenos diferentes. Marque a alternativa que explica corretamente tal diferença. ✂️ a) “A teoria pedagógica formula uma concepção de educação apoiada em um projeto histórico e discute as relações entre educação e sociedade em seu desenvolvimento; que tipo de homem formar, os fins da educação, entre outros aspectos. Uma teoria educacional, por oposição, trata do ‘trabalho pedagógico’, formulando princípios norteadores. Dessa forma inclui a própria didática.” ✂️ b) “A teoria educacional formula uma concepção de educação apoiada em um projeto histórico e discute as relações entre educação e sociedade em seu desenvolvimento; que tipo de homem formar, os fins daeducação, entre outros aspectos. Uma teoria pedagógica, por oposição, trata do ‘trabalho pedagógico’, formulando princípios norteadores. Dessa forma inclui a própria didática.” ✂️ c) “Uma teoria educacional restringe-se à educação formal, isto é, processos sistemáticos, institucionalizados e burocráticos de ensino, somente na educação básica. Ela dedica-se a fornecer subsídios apenas para a educação escolar de uma nação. Já a teoria pedagógica volta-se para a educação popular, do oprimido, informal, não formal, para os ciclos de alfabetização e para as formas empiricistas e espontaneístas de transmissão da experiência cultural. Ou seja, cabe a teoria pedagógica dedicar-se à formulação e enriquecimento popular nos limites do senso comum.” ✂️ d) “Uma teoria educacional restringe-se à educação formal, isto é, processos sistemáticos, institucionalizados e burocráticos de ensino, somente na educação básica. Ela dedica-se a fornecer subsídios apenas para a educação escolar de uma nação. Já a teoria pedagógica volta-se para a educação popular, informal, não formal, para os ciclos de alfabetização e para as formas empiricistas e espontaneístas de transmissão da experiência cultural. Ou seja, cabe a teoria pedagógica dedicar-se à formulação e enriquecimento popular nos limites do senso comum.” Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q901995 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Luiz Carlos de Freitas adverte que pensar na escola como uma “empresa”, tem contribuído para que se desdobre um cenário no qual “as escolas de menor qualidade devem sucumbir às de maior qualidade, sendo fechadas; os estudantes de menor desempenho devem sucumbir aos de maior qualidade, sendo barrados em sucessivos testes; os professores de menor qualidade devem sucumbir aos de maior qualidade, sendo demitidos. Tal como na ‘empresa’, os processos educativos têm que ser ‘padronizados’ e submetidos a ‘controle’” (FREITAS, 2018, p. 28-29). Essas características vêm agudizando-se no Brasil, à medida em que foi sendo implementada e está avançando: ✂️ a) a gestão democrática das escolas, na forma deliberada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). ✂️ b) a pedagogia progressista renovadora não-diretiva. ✂️ c) a implantação das escolas militares na rede privada. ✂️ d) a reforma empresarial na educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q901996 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024O currículo escolar sob a perspectiva do pós-estruturalismo circunscreve-se no âmbito das ✂️ a) teorias tradicionais do currículo. ✂️ b) teorias críticas do currículo. ✂️ c) teorias pós-críticas do currículo. ✂️ d) teorias neoclássicas do currículo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q901997 | Pedagogia, Concepções de currículo, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Continuando a tratar da teoria do currículo, marque a alternativa que expõe de maneira correta características de um currículo queer. ✂️ a) É um currículo conservador, heteronormativo, sexista e etnocêntrico. Contribui para a manutenção das desigualdades sociais no interior das escolas. ✂️ b) Trata-se do currículo que passaria a se dirigir para os processos que produzem as diferenças, a exigir que se prestasse atenção ao jogo político aí implicado. Seria imprescindível dar-se conta das disputas, dos conflitos e das negociações constitutivos das posições que os sujeitos ocupam. A própria polarização heterossexual/homossexual seria questionada. Colocar-se-ia em xeque a naturalização e a superioridade da heterossexualidade. Não seria suficiente denunciar a negação e o submetimento dos/as homossexuais, e sim desconstruir o processo pelo qual alguns sujeitos se tornam normalizados e outros marginalizados. ✂️ c) Trata-se do currículo transdisciplinar, inspirado na epistemologia genética da complexidade de Edgar Morin. Aqui trabalha-se com projetos, eixos temáticos e pratica-se ritual de respeito às diferenças entre patrões e empregados. ✂️ d) Trata-se do currículo clássico norte-americano que foi implantado no Brasil na era fordista. Inspirado nas produções de Tyler e Bobbit, este currículo ajudou a implantar no Brasil o sistema de monitoria Lancaster e implantou os liceus de artes e ofícios. Dava-se bastante ênfase ao ensino do trivium e quadrivium. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q901998 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024A partir do Governo Fernando Henrique Cardoso, em decorrência das contundentes lutas travadas pelos movimentos sociais populares do campo, foi criado um Programa Federal voltado para garantir o direito à modalidade da Educação do Campo em diferentes territórios e com práticas sociais que incorporam a diversidade do meio rural. Este Programa harmoniza-se com o objetivo de garantir a ampliação das possibilidades de criação e recriação das condições de existência da agricultura familiar. Com projetos de ensino voltado para o desenvolvimento das áreas de Reforma Agrária, este Programa volta-se para atender ao público de jovens e adultos moradores de assentamentos criados e reconhecidos pelo INCRA, quilombolas, professores e educadores que exerçam atividades voltadas às famílias beneficiárias, além de pessoas atendidas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário. Trata-se: ✂️ a) do Projovem Campo – Saberes da Terra. ✂️ b) do Programa Escola da Terra (PET) ✂️ c) do Programa Nacional de Licenciatura Curta em Educação do Campo (PRONACAMPO). ✂️ d) do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q901999 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024É um nome correto de modalidade de ensino circunscrita na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996: ✂️ a) Ensino Ruralista. ✂️ b) Educação Popular. ✂️ c) Educação Remota-Telepresencial. ✂️ d) Educação de Jovens e Adultos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q902000 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Para atender exigência específica determinada pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, economia e dos educandos, os currículos da educação infantil, ensino fundamental e do ensino médio devem ter: ✂️ a) uma Base Comum Nacional Curricular Clássica (BCNCC) ✂️ b) um programa de premiação para cada população cultural específica. ✂️ c) uma parte diversificada. ✂️ d) a interdisciplinaridade aliada à construção democrática do regimento pedagógico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q902001 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Qual destinação é atribuída ao ensino a distância no interior do ensino fundamental? ✂️ a) A mesma do ensino presencial, ou seja, este nível de ensino poderá ser ofertado pelos respectivos sistemas de ensino tanto na modalidade presencial quanto na modalidade de Ensino a Distância (EAD). ✂️ b) É vetada qualquer utilização da modalidade EAD no nível fundamental. ✂️ c) Deve ser utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais. ✂️ d) Deve ser utilizado somente em situações de calamidade pública que afetem a rotina da população, e as impeçam de sair dos seus domicílios, como ocorreu durante o tempo de avança da covid-19 no Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q902002 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024______________________ é o “princípio norteador e referência básica do currículo que está diretamente vinculado aos seus fundamentos sociológicos, filosóficos, antropológicos, psicológicos e biológicos. A partir dele(a) se delineia o quadro curricular, ou seja, a lista de disciplinas, matérias ou atividades curriculares” (Coletivo de Autores, 2012, p. 29, Adaptado). A lacuna acima deve ser preenchida com: ✂️ a) O eixo curricular. ✂️ b) O ciclo de aprendizagem. ✂️ c) A interdisciplinaridade. ✂️ d) A teoria. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q902003 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024De acordo com a Lei nº 14.113/2020, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), é vedada a utilização dos recursos dos Fundos para: ✂️ a) licitação, empenho, liquidação e pagamento de obras e de serviços. ✂️ b) assegurar pagamento da folha dos profissionais da educação. ✂️ c) garantia ou contrapartida de operações de crédito, internas ou externas, contraídas pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios que não se destinem ao financiamento de projetos, de ações ou de programas considerados ação de manutenção e de desenvolvimento do ensino para a educação básica. ✂️ d) obras e serviços efetuados nas instituições escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q902004 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental afirmam, no que refere-se ao currículo da Educação Básica, que a Educação Ambiental, respeitando a autonomia da dinâmica escolar e acadêmica, deve: ✂️ a) ser implantada obrigatoriamente como disciplina ou componente curricular específico da Base Nacional Comum. ✂️ b) ser implantada obrigatoriamente como disciplina ou componente curricular específico da parte diferenciada do currículo. ✂️ c) ser implantada como uma prática educativa integrada e interdisciplinar, contínua e permanente em todas as fases, etapas, níveis e modalidades. ✂️ d) ser implantada obrigatoriamente nas escolas públicas, sendo facultativa para a rede particular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q902005 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024A meta 10 do Plano Nacional de Educação (2014- 2024) é dedicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nela estipula-se um percentual mínimo a ser ofertado de matrículas na EJA, no ensino fundamental e no ensino médio, na forma integrada à educação profissional. Este percentual foi fixado em: ✂️ a) 25% (vinte e cinco por cento). ✂️ b) 18% (dezoito por cento). ✂️ c) 50% (cinquenta por cento). ✂️ d) 5% (cinco por cento). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q902006 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Já a meta 8 do mesmo PNE referido na questão anterior tem como alvo contemplar a elevação da escolaridade média da população de 18 (dezoito) a 29 (vinte e nove) anos das populações do campo, da região de menor escolaridade no País e dos 25% (vinte e cincopor cento) mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros declarados à Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Com efeito esperava-se alcançar, até o último ano de vigência deste plano, no mínimo ✂️ a) 2 (dois) anos de estudo. ✂️ b) 4 (quatro) anos de estudo. ✂️ c) 9 (nove anos de estudo. ✂️ d) 12 (doze) anos de estudo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q902007 | Pedagogia, Política Nacional de Alfabetização, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Considerando os diferentes momentos históricos da alfabetização no Brasil é possível detectar que existiu um braço pedagógico do Estado militar, tornando-se, posteriormente, uma das forças embrionárias da formação do Mobral. Trata-se de um movimento antiesquerda e antiprogressista sediado em Recife, mas que tomou o Estado da Paraíba para ser modelo de implementação e expansão. Este movimento ficou conhecido como: ✂️ a) Movimento de Educação de Base (MEB). ✂️ b) Cruzada de Ação Básica Cristã (Cruzada ABC) no Brasil. ✂️ c) Comunidades Eclesiais de Base (CEB). ✂️ d) Pastoral da Terra. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro