Início Questões de Concursos Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede Resolva questões de Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q985086 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025Para alcançar seus objetivos, as propostas pedagógicas na educação infantil precisam incluir condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem, entre outros, o(a): ✂️ a) Fragmentação da educação, tratando o cuidado como algo dissociável do processo educativo. ✂️ b) Divisibilidade das dimensões afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança. ✂️ c) Reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças de mesma e diferentes idades. ✂️ d) Imobilidade e a restrição dos movimentos das crianças, limitando-as às salas de aula e à instituição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q985083 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025A cultura digital é uma das competências gerais que devem ser desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Para isso, as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) têm sido incorporadas ao currículo dos Anos Iniciais de forma mais frequente. Considerando-se o uso das tecnologias digitais aplicadas à educação, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente. ( ) Os estudantes precisam aprender que uma postagem pode transmitir emoções e mensagens não intencionais e está mais propensa à interpretação incorreta, pois não existe o contexto de uma conversa presencial. ( ) O letramento digital supõe que os estudantes devem ser ensinados a reconhecer e a compreender as tendenciosidades potenciais e as implicações morais apresentadas pela tecnologia. ( ) A aprendizagem é transmitida pela atividade digital. Em seu âmago, a cultura digital substitui o ensino dialógico com excelência. ( ) O letramento digital supõe que o domínio técnico das ferramentas computacionais é suficiente para interagir com as informações encontradas na internet. ✂️ a) C - C - E - E. ✂️ b) E - E - C - C. ✂️ c) C - E - E - C. ✂️ d) E - C - C - E. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q985084 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025Assinalar a alternativa que apresenta uma forma de contextualizar o ensino da matemática na Educação Infantil, levando em consideração o impacto dessa abordagem na compreensão e aplicação dos conceitos matemáticos pelas crianças. ✂️ a) Enriquecer as aulas com exemplos do cotidiano pode aumentar o engajamento das crianças, mas não tem impacto direto na construção de um entendimento profundo dos conceitos matemáticos. ✂️ b) Integrar situações do dia a dia no ensino da matemática ajuda as crianças a conectar conceitos abstratos com experiências reais, promovendo uma aprendizagem mais significativa e duradoura. ✂️ c) A contextualização não é necessária, porque os conceitos matemáticos são aplicáveis independentemente do contexto em que são apresentados. ✂️ d) Utilizar da contextualização, esporadicamente, pois o uso frequente de exemplos práticos pode limitar o desenvolvimento do raciocínio abstrato das crianças e dificultar a compreensão de conceitos matemáticos complexos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q985078 | Pedagogia, Lei nº 14113 de 2020, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025Considerando-se a Lei nº 14.113/2020 – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE. Os eventuais saldos de recursos financeiros disponíveis nas contas específicas dos Fundos cuja perspectiva de utilização seja superior a ____ dias deverão ser aplicados em operações financeiras de ________ prazo ou de mercado aberto, lastreadas em títulos da dívida pública, na instituição financeira responsável pela movimentação dos recursos, de modo a preservar seu poder de compra. ✂️ a) 15 | curto ✂️ b) 7 | curto ✂️ c) 15 | longo ✂️ d) 7 | longo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q985080 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025Considerando-se as diferentes abordagens e as metodologias de ensino na educação básica, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente. (1) Comportamentalista. (2) Cognitivista. (3) Sociocultural. ( ) A educação se dá de forma processual e em um contexto que deve necessariamente ser levado em consideração. O ser humano se constrói tomando consciência de sua historicidade.( ) Ênfase em processos cognitivos, nas capacidades de integração de informações e processamento, separada dos problemas sociais contemporâneos, ainda que se perceba preocupação com relações sociais. ( ) É uma abordagem que tem uma clara orientação empirista, baseada na experiência. A escola tem papel de direcionar o comportamento humano às finalidades de caráter social. ( ) A função básica do professor consiste em criar condições ambientais favoráveis para realização de reforços positivos e negativos, possibilitando um aprendizado específico. ✂️ a) 1 - 2 - 3 - 2. ✂️ b) 3 - 2 - 1 - 1. ✂️ c) 1 - 3 - 2 - 3. ✂️ d) 2 - 1 - 3 - 2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q985085 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025Nas competências gerais da Educação Básica da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular, em cada campo de experiências, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, organizados em três grupos por faixa etária. Sobre estes grupos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente. ( ) Bebês (zero a 1 ano e 7 meses). ( ) Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses). ( ) Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) ✂️ a) C - C - E. ✂️ b) E - E - C. ✂️ c) E - C - C. ✂️ d) C - E - C. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q985079 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025“Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.” (BNCC, p. 10). Em relação ao papel do professor diante da competência 8 da BNCC, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente. ( ) Priorizar a homogeneidade da turma e desconsiderar as disparidades é essencial para o desenvolvimento e a coesão escolar. ( ) Administrar o espaço social das crianças, beneficiando-se de técnicas e ações que auxiliem na valorização/recuperação da autoestima dos alunos. ( ) Promover, por meio de atividades e exercícios, o autoconhecimento e a autoestima. ✂️ a) C - C - C. ✂️ b) E - E - C. ✂️ c) C - E - E. ✂️ d) E - C - C. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q985082 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025Uma professora dos anos iniciais está organizando um projeto interdisciplinar sobre a temática “Cyberbullying”. Assinalar a alternativa que apresenta a estratégia mais adequada para avaliar o processo de aprendizagem dos alunos ao longo do projeto. ✂️ a) Realizar uma avaliação diagnóstica, aplicando uma prova escrita no final do projeto, cobrando os conteúdos teóricos trabalhados em cada disciplina. ✂️ b) Realizar uma avaliação diagnóstica, observando o desempenho dos estudantes durante as atividades em grupo e realizar uma única avaliação individual ao final do projeto. ✂️ c) Realizar uma avaliação formativa, utilizando um portfólio para registrar as produções ao longo do projeto, como desenhos, receitas, textos. ✂️ d) Realizar uma avaliação formativa, verificando a memorização dos conteúdos por parte dos estudantes através de um quiz online no final do projeto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q985081 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025Segundo a teoria walloniana, o desenvolvimento se dá de forma descontínua e, a cada estágio de desenvolvimento infantil, há uma reformulação dos estágios. A respeito das principais características do estágio sensório-motor, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente. ( ) Trata-se de uma fase de construção do sujeito em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva. ( ) A criança desenvolve a inteligência prática e a capacidade de simbolizar. ( ) Período de intensa exploração do mundo físico em que predominam as relações cognitivas com o meio. ✂️ a) C - C - E. ✂️ b) E - E - C. ✂️ c) C - E - E. ✂️ d) E - C - C. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q985087 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025Em relação à educação inclusiva na etapa da educação infantil, analisar os itens. I. Espera-se que a inclusão se dê de forma mais artificial, tanto pelo meio social, em que estigmas e preconceitos já estão consolidados entre as crianças, quanto pelo lado do desenvolvimento, em que as possibilidades de construção de adaptações e mediações são diversas. II. Refere-se à inclusão de todas as crianças no espaço educacional, crianças estas que enfrentam barreiras no acesso a uma educação formal, independentemente de suas características, diferenças ou limitações. III. Não se trata apenas de incluir crianças com deficiências, mas de criar um ambiente educacional enriquecedor para todas as crianças, onde elas aprendam a competir e confrontem a diversidade humana desde cedo. Está CORRETO o que se afirma: ✂️ a) Apenas no item I. ✂️ b) Apenas no item II. ✂️ c) Apenas nos itens I e III. ✂️ d) Apenas nos itens II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q985086 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025Para alcançar seus objetivos, as propostas pedagógicas na educação infantil precisam incluir condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem, entre outros, o(a): ✂️ a) Fragmentação da educação, tratando o cuidado como algo dissociável do processo educativo. ✂️ b) Divisibilidade das dimensões afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança. ✂️ c) Reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças de mesma e diferentes idades. ✂️ d) Imobilidade e a restrição dos movimentos das crianças, limitando-as às salas de aula e à instituição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q985083 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025A cultura digital é uma das competências gerais que devem ser desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Para isso, as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) têm sido incorporadas ao currículo dos Anos Iniciais de forma mais frequente. Considerando-se o uso das tecnologias digitais aplicadas à educação, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente. ( ) Os estudantes precisam aprender que uma postagem pode transmitir emoções e mensagens não intencionais e está mais propensa à interpretação incorreta, pois não existe o contexto de uma conversa presencial. ( ) O letramento digital supõe que os estudantes devem ser ensinados a reconhecer e a compreender as tendenciosidades potenciais e as implicações morais apresentadas pela tecnologia. ( ) A aprendizagem é transmitida pela atividade digital. Em seu âmago, a cultura digital substitui o ensino dialógico com excelência. ( ) O letramento digital supõe que o domínio técnico das ferramentas computacionais é suficiente para interagir com as informações encontradas na internet. ✂️ a) C - C - E - E. ✂️ b) E - E - C - C. ✂️ c) C - E - E - C. ✂️ d) E - C - C - E. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q985084 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025Assinalar a alternativa que apresenta uma forma de contextualizar o ensino da matemática na Educação Infantil, levando em consideração o impacto dessa abordagem na compreensão e aplicação dos conceitos matemáticos pelas crianças. ✂️ a) Enriquecer as aulas com exemplos do cotidiano pode aumentar o engajamento das crianças, mas não tem impacto direto na construção de um entendimento profundo dos conceitos matemáticos. ✂️ b) Integrar situações do dia a dia no ensino da matemática ajuda as crianças a conectar conceitos abstratos com experiências reais, promovendo uma aprendizagem mais significativa e duradoura. ✂️ c) A contextualização não é necessária, porque os conceitos matemáticos são aplicáveis independentemente do contexto em que são apresentados. ✂️ d) Utilizar da contextualização, esporadicamente, pois o uso frequente de exemplos práticos pode limitar o desenvolvimento do raciocínio abstrato das crianças e dificultar a compreensão de conceitos matemáticos complexos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q985078 | Pedagogia, Lei nº 14113 de 2020, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025Considerando-se a Lei nº 14.113/2020 – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE. Os eventuais saldos de recursos financeiros disponíveis nas contas específicas dos Fundos cuja perspectiva de utilização seja superior a ____ dias deverão ser aplicados em operações financeiras de ________ prazo ou de mercado aberto, lastreadas em títulos da dívida pública, na instituição financeira responsável pela movimentação dos recursos, de modo a preservar seu poder de compra. ✂️ a) 15 | curto ✂️ b) 7 | curto ✂️ c) 15 | longo ✂️ d) 7 | longo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q985080 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025Considerando-se as diferentes abordagens e as metodologias de ensino na educação básica, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente. (1) Comportamentalista. (2) Cognitivista. (3) Sociocultural. ( ) A educação se dá de forma processual e em um contexto que deve necessariamente ser levado em consideração. O ser humano se constrói tomando consciência de sua historicidade.( ) Ênfase em processos cognitivos, nas capacidades de integração de informações e processamento, separada dos problemas sociais contemporâneos, ainda que se perceba preocupação com relações sociais. ( ) É uma abordagem que tem uma clara orientação empirista, baseada na experiência. A escola tem papel de direcionar o comportamento humano às finalidades de caráter social. ( ) A função básica do professor consiste em criar condições ambientais favoráveis para realização de reforços positivos e negativos, possibilitando um aprendizado específico. ✂️ a) 1 - 2 - 3 - 2. ✂️ b) 3 - 2 - 1 - 1. ✂️ c) 1 - 3 - 2 - 3. ✂️ d) 2 - 1 - 3 - 2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q985085 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025Nas competências gerais da Educação Básica da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular, em cada campo de experiências, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, organizados em três grupos por faixa etária. Sobre estes grupos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente. ( ) Bebês (zero a 1 ano e 7 meses). ( ) Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses). ( ) Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) ✂️ a) C - C - E. ✂️ b) E - E - C. ✂️ c) E - C - C. ✂️ d) C - E - C. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q985079 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025“Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.” (BNCC, p. 10). Em relação ao papel do professor diante da competência 8 da BNCC, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente. ( ) Priorizar a homogeneidade da turma e desconsiderar as disparidades é essencial para o desenvolvimento e a coesão escolar. ( ) Administrar o espaço social das crianças, beneficiando-se de técnicas e ações que auxiliem na valorização/recuperação da autoestima dos alunos. ( ) Promover, por meio de atividades e exercícios, o autoconhecimento e a autoestima. ✂️ a) C - C - C. ✂️ b) E - E - C. ✂️ c) C - E - E. ✂️ d) E - C - C. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q985082 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025Uma professora dos anos iniciais está organizando um projeto interdisciplinar sobre a temática “Cyberbullying”. Assinalar a alternativa que apresenta a estratégia mais adequada para avaliar o processo de aprendizagem dos alunos ao longo do projeto. ✂️ a) Realizar uma avaliação diagnóstica, aplicando uma prova escrita no final do projeto, cobrando os conteúdos teóricos trabalhados em cada disciplina. ✂️ b) Realizar uma avaliação diagnóstica, observando o desempenho dos estudantes durante as atividades em grupo e realizar uma única avaliação individual ao final do projeto. ✂️ c) Realizar uma avaliação formativa, utilizando um portfólio para registrar as produções ao longo do projeto, como desenhos, receitas, textos. ✂️ d) Realizar uma avaliação formativa, verificando a memorização dos conteúdos por parte dos estudantes através de um quiz online no final do projeto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q985081 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025Segundo a teoria walloniana, o desenvolvimento se dá de forma descontínua e, a cada estágio de desenvolvimento infantil, há uma reformulação dos estágios. A respeito das principais características do estágio sensório-motor, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente. ( ) Trata-se de uma fase de construção do sujeito em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva. ( ) A criança desenvolve a inteligência prática e a capacidade de simbolizar. ( ) Período de intensa exploração do mundo físico em que predominam as relações cognitivas com o meio. ✂️ a) C - C - E. ✂️ b) E - E - C. ✂️ c) C - E - E. ✂️ d) E - C - C. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q985087 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025Em relação à educação inclusiva na etapa da educação infantil, analisar os itens. I. Espera-se que a inclusão se dê de forma mais artificial, tanto pelo meio social, em que estigmas e preconceitos já estão consolidados entre as crianças, quanto pelo lado do desenvolvimento, em que as possibilidades de construção de adaptações e mediações são diversas. II. Refere-se à inclusão de todas as crianças no espaço educacional, crianças estas que enfrentam barreiras no acesso a uma educação formal, independentemente de suas características, diferenças ou limitações. III. Não se trata apenas de incluir crianças com deficiências, mas de criar um ambiente educacional enriquecedor para todas as crianças, onde elas aprendam a competir e confrontem a diversidade humana desde cedo. Está CORRETO o que se afirma: ✂️ a) Apenas no item I. ✂️ b) Apenas no item II. ✂️ c) Apenas nos itens I e III. ✂️ d) Apenas nos itens II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro