Início Questões de Concursos Professor Pedagogia Bilíngue Resolva questões de Professor Pedagogia Bilíngue comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor Pedagogia Bilíngue Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1015107 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019Sobre a História da Educação de surdos no Brasil e no mundo é CORRETO afirmar que: ✂️ a) na Antiguidade e na Idade Média havia apenas algumas poucas ações educacionais que valorizavam a línguas de sinais. ✂️ b) no século XVII os educadores Pedro Ponce de Leon e Juan Pablo Bonet inauguram a primeira escola para surdos da Europa. ✂️ c) o Abade francês Michel L’Epée defendia o uso da língua de sinais na Educação de surdos, porém não acreditava que a língua de sinais tinha uma gramática. ✂️ d) no congresso de Milão, ocorrido em 1880, a maioria dos educadores presentes votaram a favor de uma educação oralista, entretanto as delegações americana e francesa que contavam, cada uma, com 5 surdos votaram a favor do método bilíngue. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1015104 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019Sobre cultura e identidades surdas, é CORRETO afirmar. ✂️ a) Para Gladis Perlin (1998), a identidade surda, assim como as demais identidades, é sempre múltipla e contraditória, mas se fixa e se estabelece definitivamente na adolescência. ✂️ b) A partir do conceito Pós-moderno de identidade, não é possível afirmar que há uma única identidade surda. ✂️ c) Assim como acontece com a identidade, cada indivíduo tem sua própria cultura. Nenhum surdo é igual ao outro, pois cada um tem sua própria cultura. ✂️ d) A identidade é construída a partir da diferença, portanto, para a formação de uma identidade surda, o mais importante é que os surdos convivam com pessoas diferentes deles, como os ouvintes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1015101 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019Sobre as representações da surdez, é correto afirmar. ✂️ a) Para Skliar (1999), a surdez pode ser representada na base de quatro níveis diferenciados e politicamente independentes um do outro. ✂️ b) Para Lane (1992), as características atribuídas aos surdos pelos psicólogos são semelhantes às características atribuídas aos nativos africanos pelos colonialistas. ✂️ c) O modelo socioantropológico de representação da surdez é embasado na teoria sociointeracionista de Vygotsky e afirma que a compensação do déficit deve acontecer através de práticas voltadas para a reabilitação do surdo. ✂️ d) O modelo clínico terapêutico de representação da surdez pode ser também denominado de Oralismo ou de Ouvintismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1015103 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019De acordo com Strobel (2008), é correto afirmar. ✂️ a) A comunidade surda é composta por surdos e ouvintes. ✂️ b) Artes como dança, pintura, música, teatro e escultura são artefatos culturais do povo surdo. ✂️ c) São consideradas como parte do artefato cultural Literatura surda, somente produções feitas em Libras (vídeo ou sinais escritos) por pessoas surdas. ✂️ d) Os gestos caseiros não são considerados como parte do artefato cultural linguístico do povo surdo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1015105 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019Sobre a legislação relacionada à educação de surdos e a Libras, é correto afirmar. ✂️ a) De acordo com o Decreto nº 5626/05, as escolas não podem adotar mecanismos alternativos para a avaliação de surdos, tais como provas em Libras. ✂️ b) O Decreto nº 5626/05 estabelece que os alunos surdos da educação infantil e anos iniciais do fundamental devem ser inseridos em escolas e classes de educação bilíngue, com professores bilíngues, entendendo que escolas ou classes de educação bilíngue são aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam as línguas de instrução. ✂️ c) De acordo com o Decreto nº 5626/05, a formação de docentes para o ensino de Libras no Ensino Fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível superior, exclusivamente em curso de graduação de licenciatura plena em Letras Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua. ✂️ d) De acordo com o Decreto nº 5626/05, a Libras deve ser ofertada como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de nível superior, de licenciatura e bacharelado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1015108 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019Sobre a educação inclusiva para pessoas surdas, é CORRETO afirmar. ✂️ a) De acordo com a Declaração de Salamanca (1994), a importância da língua de sinais como meio de comunicação entre os surdos deveria ser reconhecida e provisão deveria ser feita no sentido de garantir que todas as pessoas surdas tenham acesso à educação em sua língua nacional de sinais, porém sempre em salas de escolas comuns/regulares. ✂️ b) Na França, a Educação bilíngue para surdos, funciona através de dois modelos: de classes, apenas para surdos, inseridas em escolas regulares e de alunos surdos incluídos em classes de maioria ouvinte. ✂️ c) O documento do Atendimento Educacional Especializado intitulado: “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez” (2010) propõe que o ensino de Português como 2ª língua aconteça no contraturno e com a mediação da Libras. ✂️ d) Segundo dados do INEP/MEC, entre 2006 e 2009, foram fechadas 13.552 vagas em classes e escolas específicas para alunos surdos e com deficiência auditiva e apenas 4.450 novas matrículas de alunos surdos e com deficiência auditiva surgiram em classes comuns do ensino regular, o que nos permite dizer que, entre 2006 e 2009, 9.102 alunos surdos e com deficiência auditiva foram excluídos do sistema escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1015102 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019Sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), é CORRETO afirmar. ✂️ a) A Libras é considerada uma língua “artificial”, pois foi criada pelo grupo de surdos com propósitos específicos. ✂️ b) Não é possível afirmar que a Libras tem uma fonologia, já que ela não utiliza o som. ✂️ c) A Libras é uma versão sinalizada da língua oral portuguesa. ✂️ d) A Libras, como outras línguas de sinais, é parcialmente icônica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1015099 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019Sobre a abordagem oralista de educação de surdos, é CORRETO afirmar. ✂️ a) O Bimodalismo é uma prática proposta pela abordagem oralista que valoriza principalmente a língua oral. ✂️ b) O Oralismo surge no início do século XX, a partir da criação de próteses auditivas para surdos. ✂️ c) Para Skliar (1997), a principal motivação para a defesa da implantação do método oral nas escolas para surdos foi decorrente de influências religiosas, filosóficas e políticas. ✂️ d) Na Suécia, a maior parte das crianças recebe o implante coclear, pois a abordagem educacional oficial adotada pelo governo é o Oralismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1015106 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019Sobre a Fonologia das línguas de sinais, é CORRETO afirmar ✂️ a) Alguns linguistas denominam de “Querológico” os aspectos fonológicos das línguas de sinais. ✂️ b) Os parâmetros fonológicos da Libras são em um total de 3: configurações de mão, intensidade e ponto de articulação. ✂️ c) Os pontos de articulação da Libras são em um total de 5: cabeça, tronco, membros superiores, membros inferiores e espaço neutro. ✂️ d) Todas as línguas de sinais têm as mesmas configurações de mão que a Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1015100 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019Sobre o documento do MEC intitulado “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” é CORRETO afirmar. ✂️ a) O documento foi publicado em 2005, no mesmo ano de promulgação do Decreto n º 5626 que regulamenta a “Lei da Libras”. ✂️ b) O documento menciona várias legislações que apoiam direta ou indiretamente a educação inclusiva, mas deixa de fora o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº. 8.069/90. ✂️ c) O documento propõe a Educação bilíngue para a inclusão dos alunos surdos, nas escolas comuns, ou seja, desenvolve-se o ensino escolar na modalidade oral da língua portuguesa e na língua de sinais. ✂️ d) O documento considera alunos com deficiência aqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que, em interação com diversas barreiras, podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1015098 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019No Brasil, na educação de alunos surdos constatamos a ocorrência de três principais abordagens pedagógicas – oralismo, comunicação total e bilinguismo. Assim sendo, é CORRETO afirmar em relação à corrente educacional oralismo que: ✂️ a) visa à integração da criança surda na comunidade ouvinte, observando a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada pela estimulação auditiva. ✂️ b) possui como principal preocupação os processos comunicativos entre surdos e surdos e entre surdos e ouvintes. ✂️ c) prega a aceitação e a convivência com a diferença, procurando aproximar e facilitar a comunicação entre a criança surda e a família ouvinte. ✂️ d) utiliza basicamente recursos espaço-visuais como facilitadores de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q1015107 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019Sobre a História da Educação de surdos no Brasil e no mundo é CORRETO afirmar que: ✂️ a) na Antiguidade e na Idade Média havia apenas algumas poucas ações educacionais que valorizavam a línguas de sinais. ✂️ b) no século XVII os educadores Pedro Ponce de Leon e Juan Pablo Bonet inauguram a primeira escola para surdos da Europa. ✂️ c) o Abade francês Michel L’Epée defendia o uso da língua de sinais na Educação de surdos, porém não acreditava que a língua de sinais tinha uma gramática. ✂️ d) no congresso de Milão, ocorrido em 1880, a maioria dos educadores presentes votaram a favor de uma educação oralista, entretanto as delegações americana e francesa que contavam, cada uma, com 5 surdos votaram a favor do método bilíngue. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1015104 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019Sobre cultura e identidades surdas, é CORRETO afirmar. ✂️ a) Para Gladis Perlin (1998), a identidade surda, assim como as demais identidades, é sempre múltipla e contraditória, mas se fixa e se estabelece definitivamente na adolescência. ✂️ b) A partir do conceito Pós-moderno de identidade, não é possível afirmar que há uma única identidade surda. ✂️ c) Assim como acontece com a identidade, cada indivíduo tem sua própria cultura. Nenhum surdo é igual ao outro, pois cada um tem sua própria cultura. ✂️ d) A identidade é construída a partir da diferença, portanto, para a formação de uma identidade surda, o mais importante é que os surdos convivam com pessoas diferentes deles, como os ouvintes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1015101 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019Sobre as representações da surdez, é correto afirmar. ✂️ a) Para Skliar (1999), a surdez pode ser representada na base de quatro níveis diferenciados e politicamente independentes um do outro. ✂️ b) Para Lane (1992), as características atribuídas aos surdos pelos psicólogos são semelhantes às características atribuídas aos nativos africanos pelos colonialistas. ✂️ c) O modelo socioantropológico de representação da surdez é embasado na teoria sociointeracionista de Vygotsky e afirma que a compensação do déficit deve acontecer através de práticas voltadas para a reabilitação do surdo. ✂️ d) O modelo clínico terapêutico de representação da surdez pode ser também denominado de Oralismo ou de Ouvintismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1015103 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019De acordo com Strobel (2008), é correto afirmar. ✂️ a) A comunidade surda é composta por surdos e ouvintes. ✂️ b) Artes como dança, pintura, música, teatro e escultura são artefatos culturais do povo surdo. ✂️ c) São consideradas como parte do artefato cultural Literatura surda, somente produções feitas em Libras (vídeo ou sinais escritos) por pessoas surdas. ✂️ d) Os gestos caseiros não são considerados como parte do artefato cultural linguístico do povo surdo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1015105 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019Sobre a legislação relacionada à educação de surdos e a Libras, é correto afirmar. ✂️ a) De acordo com o Decreto nº 5626/05, as escolas não podem adotar mecanismos alternativos para a avaliação de surdos, tais como provas em Libras. ✂️ b) O Decreto nº 5626/05 estabelece que os alunos surdos da educação infantil e anos iniciais do fundamental devem ser inseridos em escolas e classes de educação bilíngue, com professores bilíngues, entendendo que escolas ou classes de educação bilíngue são aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam as línguas de instrução. ✂️ c) De acordo com o Decreto nº 5626/05, a formação de docentes para o ensino de Libras no Ensino Fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível superior, exclusivamente em curso de graduação de licenciatura plena em Letras Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua. ✂️ d) De acordo com o Decreto nº 5626/05, a Libras deve ser ofertada como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de nível superior, de licenciatura e bacharelado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1015108 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019Sobre a educação inclusiva para pessoas surdas, é CORRETO afirmar. ✂️ a) De acordo com a Declaração de Salamanca (1994), a importância da língua de sinais como meio de comunicação entre os surdos deveria ser reconhecida e provisão deveria ser feita no sentido de garantir que todas as pessoas surdas tenham acesso à educação em sua língua nacional de sinais, porém sempre em salas de escolas comuns/regulares. ✂️ b) Na França, a Educação bilíngue para surdos, funciona através de dois modelos: de classes, apenas para surdos, inseridas em escolas regulares e de alunos surdos incluídos em classes de maioria ouvinte. ✂️ c) O documento do Atendimento Educacional Especializado intitulado: “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez” (2010) propõe que o ensino de Português como 2ª língua aconteça no contraturno e com a mediação da Libras. ✂️ d) Segundo dados do INEP/MEC, entre 2006 e 2009, foram fechadas 13.552 vagas em classes e escolas específicas para alunos surdos e com deficiência auditiva e apenas 4.450 novas matrículas de alunos surdos e com deficiência auditiva surgiram em classes comuns do ensino regular, o que nos permite dizer que, entre 2006 e 2009, 9.102 alunos surdos e com deficiência auditiva foram excluídos do sistema escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1015102 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019Sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), é CORRETO afirmar. ✂️ a) A Libras é considerada uma língua “artificial”, pois foi criada pelo grupo de surdos com propósitos específicos. ✂️ b) Não é possível afirmar que a Libras tem uma fonologia, já que ela não utiliza o som. ✂️ c) A Libras é uma versão sinalizada da língua oral portuguesa. ✂️ d) A Libras, como outras línguas de sinais, é parcialmente icônica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1015099 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019Sobre a abordagem oralista de educação de surdos, é CORRETO afirmar. ✂️ a) O Bimodalismo é uma prática proposta pela abordagem oralista que valoriza principalmente a língua oral. ✂️ b) O Oralismo surge no início do século XX, a partir da criação de próteses auditivas para surdos. ✂️ c) Para Skliar (1997), a principal motivação para a defesa da implantação do método oral nas escolas para surdos foi decorrente de influências religiosas, filosóficas e políticas. ✂️ d) Na Suécia, a maior parte das crianças recebe o implante coclear, pois a abordagem educacional oficial adotada pelo governo é o Oralismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1015106 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019Sobre a Fonologia das línguas de sinais, é CORRETO afirmar ✂️ a) Alguns linguistas denominam de “Querológico” os aspectos fonológicos das línguas de sinais. ✂️ b) Os parâmetros fonológicos da Libras são em um total de 3: configurações de mão, intensidade e ponto de articulação. ✂️ c) Os pontos de articulação da Libras são em um total de 5: cabeça, tronco, membros superiores, membros inferiores e espaço neutro. ✂️ d) Todas as línguas de sinais têm as mesmas configurações de mão que a Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1015100 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019Sobre o documento do MEC intitulado “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” é CORRETO afirmar. ✂️ a) O documento foi publicado em 2005, no mesmo ano de promulgação do Decreto n º 5626 que regulamenta a “Lei da Libras”. ✂️ b) O documento menciona várias legislações que apoiam direta ou indiretamente a educação inclusiva, mas deixa de fora o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº. 8.069/90. ✂️ c) O documento propõe a Educação bilíngue para a inclusão dos alunos surdos, nas escolas comuns, ou seja, desenvolve-se o ensino escolar na modalidade oral da língua portuguesa e na língua de sinais. ✂️ d) O documento considera alunos com deficiência aqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que, em interação com diversas barreiras, podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1015098 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019No Brasil, na educação de alunos surdos constatamos a ocorrência de três principais abordagens pedagógicas – oralismo, comunicação total e bilinguismo. Assim sendo, é CORRETO afirmar em relação à corrente educacional oralismo que: ✂️ a) visa à integração da criança surda na comunidade ouvinte, observando a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada pela estimulação auditiva. ✂️ b) possui como principal preocupação os processos comunicativos entre surdos e surdos e entre surdos e ouvintes. ✂️ c) prega a aceitação e a convivência com a diferença, procurando aproximar e facilitar a comunicação entre a criança surda e a família ouvinte. ✂️ d) utiliza basicamente recursos espaço-visuais como facilitadores de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro