Questões de Concursos Professor PNS

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1Q325481 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A deficiência intelectual caracteriza-se por
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2Q320459 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Atualmente agrupam-se sob a denominação de transtornos do espectro autista os seguintes transtornos:
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3Q324733 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da deficiência visual, assinale a opção correta.
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4Q327905 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Em relação ao atendimento especial especializado (AEE) direcionado ao aluno com transtorno global do desenvolvimento (TGD), assinale a opção correta.
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5Q324518 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Perturbações Mentais (DSM - VI-TR), os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) apresentam
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6Q327832 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Na década de 50 do século passado, o princípio da normalização orientou o atendimento educacional ofertado aos estudantes com necessidades especiais. No que se refere a esse assunto, assinale a opção correta.
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7Q320501 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação ao processo de avaliação dos estudantes com deficiência, assinale a opção correta.
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8Q320530 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Na perspectiva da educação inclusiva, cabe destacar que a educação especial tem como objetivo assegurar a inclusão escolar do estudante com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação (AH/SD), nas turmas comuns do ensino regular.

Considerando-se essas informações, é correto afirmar que as escolas da rede regular de ensino devem organizar suas classes comuns com o objetivo de

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9Q324630 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação à educação bilíngue de surdos, assinale a opção correta.
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10Q324880 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Em relação ao AEE para altas habilidades/superdotação (AH/SD), assinale a opção correta.
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11Q322409 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A equipe pedagógica de uma escola inclusiva organizou uma roda de conversas com os professores para discutir a implantação de um ambiente educacional bilíngue para os alunos com deficiência auditiva.

Com relação à educação bilíngue nessa escola, assinale a opção correta.

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12Q321997 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Os múltiplos fatores que podem ocasionar deficiência intelectual são classificados em pré-natais, quando ocorrem antes do nascimento, perinatais, quando ocorrem durante o parto, e pós-natais, quando ocorrem depois do nascimento. Nesse sentido, o uso de álcool, tabaco ou drogas pela gestante e traumas obstétricos são fatores de risco ao desenvolvimento de deficiência intelectual nos períodos
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13Q322270 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No planejamento das atividades do atendimento educacional especializado para alunos surdos, o professor deve
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14Q321070 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos com surdez orienta-se pela concepção educacional bilíngue LIBRAS-Português Escrito. Assinale a opção que aponta o principal objetivo do ensino do português escrito ao aluno surdo.
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15Q322226 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Assinale a opção correta, a respeito da inclusão educacional para os estudantes surdos.
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16Q328419 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê a atuação, no atendimento educacional especializado para os estudantes surdos, de profissional com conhecimentos
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17Q326725 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No âmbito da inclusão educacional e da inclusão social, observa-se que, em determinadas situações escolares e familiares, pessoas surdas preferem ficar sozinhas e totalmente afastadas das outras pessoas. Em reuniões familiares, em que é comum conversar em língua oral, as pessoas surdas mantêm-se solitárias.

Considerando as informações do texto precedente, assinale a opção correta.

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18Q320038 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No processo de avaliação de estudantes com deficiência, o uso do portfólio permite que o professor
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19Q321248 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Os estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD)
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20Q326589 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

O conceito de necessidades educacionais especiais
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