Questões de Concursos Professor Regente

Resolva questões de Professor Regente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q902496 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

[...] Uma instituição educacional com orientação inclusiva é aquela que se preocupa com a modificação da estrutura, do funcionamento e da resposta educativa que se deve dar a todas as diferenças individuais, inclusive às associadas a alguma deficiência em qualquer instituição de ensino, e em todos os níveis de ensino.

(OLIVEIRA, Fabiana Barros. Desafios na inclusão dos surdos e o intérprete de Libras. Revista Diálogos & Saberes, v. 8, n. 1, 2012.)

Neste contexto, compreende-se que a Educação Inclusiva tem como objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q902489 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

“Neste contexto, o uso das metodologias ativas como processo de ensino e aprendizagem é um método inovador, pois se baseiam em novas formas de desenvolver o processo de aprendizagem, utilizando experiências reais ou simuladas, objetivando criar condições de solucionar, em diferentes contextos, os desafios advindos das atividades essenciais da prática social.”

(BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.)


Faz parte das práticas de ensino-aprendizagem mais comuns nas metodologias de aprendizagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q902483 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

“A educação em direitos humanos parte de três pontos essenciais: primeiro, é uma educação de natureza permanente, continuada e global; segundo, é uma educação necessariamente voltada para a mudança cultural; e terceiro, é educação em valores, para atingir corações e mentes e não apenas instrução, ou seja, não se trata de mera transmissão de conhecimento.”

(BENEVIDES, Maria Victoria. Direitos humanos: desafios para o século XXI. In: SILVEIRA, R. M. G. et al. (org.). Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 335-350.)


Acerca da política que está em consonância com a educação para a diversidade, cidadania e direitos humanos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q902484 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

[...] o processo de integração refere-se especificamente aos modelos de inserção escolar de alunos com deficiências, que compreendem um contínuo de possibilidades, desde as classes comuns até locais específicos, como classes e escolas especiais.

(MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como se faz? São Paulo: Moderna, 2003, com adaptações).

Com relação ao assunto apresentado, assinale a alternativa que corresponde aos professores que o texto se refere.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q902488 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

“Para ver o aluno no grupo e de acordo com sua própria medida, considerando sua capacidade pessoal e seu esforço, é preciso pensar a avaliação como um procedimento referente não apenas ao aluno como indivíduo; é preciso levar em conta todo o processo escolar e em particular todos os aspectos do currículo.”

(SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? como avaliar? critérios e instrumentos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.)


À respeito da avaliação escolar, é iniciada geralmente no início do período letivo para identificar os conhecimentos prévios, as dificuldades e as necessidades de cada aluno buscando investigar o desenvolvimento ao longo do processo educativo, assinale a alternativa que apresenta essa avaliação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q902485 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

“A Didática da Escola Nova ou Didática Ativa é entendida como “direção da aprendizagem”, considerando o aluno como o sujeito da aprendizagem. O que o professor tem a fazer é colocar o aluno em condições propícias para que, partindo das suas necessidades e estimulando os seus interesses, possa buscar por si mesmo conhecimento e experiências.”

(LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Ed. Cortez, São Paulo, 1994 pág. 65.)

Quanto ao objetivo do processo de ensino e aprendizagem, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q902486 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

“O Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação.”

(VASCONCELLOS, C. dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 24 ed. São Paulo: Libertad, 2014 pág. 169.)


No que diz respeito ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q902490 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

[...], o diálogo é uma exigência existencial. E, se ele é o encontro em que se solidarizam o refletir e o agir de seus sujeitos endereçados ao mundo a ser transformado e humanizado, não pode reduzir-se a um ato de depositar ideias de um sujeito no outro, nem tampouco tornar-se simples troca de ideias a serem consumidas pelos permutantes.

(FREIRE, Paulo – Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. Pp.77-95. 1996.)

Assinale a alternativa que demonstre o papel do professor em relação ao aluno.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q902492 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

“A violência também ocorre em escolas destinadas à elite, mas acaba sendo mais frequente nas situadas em ambientes carentes de segurança, saneamento e saúde – que não asseguram condições de vida digna –, fatores que contribuem para um quadro de violência geral.”

(Sposito, 2001 apud Piccoli; Lena; Gonçalves, 2019, p. 178.)

A violência que se refere às formas de manifestação relacionadas à dominação de classe, de grupos e do próprio Estado e criam condições de vida desiguais e injustas e que acabam refletindo no ambiente escolar é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q902481 | Pedagogia, Educação, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

“Para atender às necessidades de formação geral, indispensáveis ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho... Para orientar essa atuação, torna-se imprescindível recontextualizar as finalidades do Ensino Médio, estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Art. 35) há mais de vinte anos, em 1996:”

(BNCC, 2010.)

No que se refere à informação contida no trecho, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.