Para Wallon, “a dimensão afetiva ocupa lugar central tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento”. Para ele, a emoção, uma das dimensões da afetividade, é instrumento de sobrevivência inerente ao homem, é
“fundamentalmente social” e “constitui, também, uma conduta com profundas raízes na vida orgânica”.
(In MAHONEY & ALMEIDA.)
Para o autor, o desenvolvimento humano acontece em cinco estágios, nos quais são expressas as características de
cada espécie e revelam todos os elementos que constituem a pessoa. Diante do exposto, relacione adequadamente as
colunas a seguir.
1. Categorial.
2. Puberdade.
3. Personalismo.
4. Impulsivo-emocional.
5. Sensório-motor e projetivo.
( ) A criança de zero a um ano (0 a 1): revela sua afetividade por meio de movimentos, do toque, em uma comunicação
não-verbal.
( ) A criança de um a três anos (1 a 3): já fala e anda, tendo o seu interesse voltado para os objetos, para o exterior,
para a exploração do meio.
( ) A criança de três anos a seis anos (3 a 6): fase da diferenciação, da formação do “eu”, da descoberta de ser diferente
do “outro”.
( ) A criança de seis anos a dez anos (6 a 10): a organização do mundo em categorias leva a um melhor entendimento
das diferenças entre o “eu” e o “outro”.
( ) A adolescência (11 anos em diante): ocorre uma nova crise de oposição, ou seja, o conflito “eu-outro” retorna, desta
vez, como busca de uma identidade autônoma, o que possibilita maior clareza de limites, de autonomia e de dependência.
A sequência está correta em