Questões de Concursos Professor Regente A

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1Q1055570 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

O papel dos professores na educação dos alunos é basilar e também desafiador. O professor é uma figura importante na escola e na sociedade, uma vez que são esses agentes que formam cidadãos que constroem o futuro. A Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº 9.394/1996, regulamenta a profissão, atribuindo-lhe suas competências. Sobre as incumbências dos docentes, segundo a LDB, analise as afirmativas a seguir.


I. Zelar pela aprendizagem dos alunos.

II. Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.

III. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

IV. Notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% do percentual permitido em Lei.

Está correto o que se afirmar apenas em

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2Q1055571 | Pedagogia, Principais Autores, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

No decorrer da história da educação surgiram algumas tendências pedagógicas que foram influenciadas pelo pensamento filosófico e social de seu tempo e, segundo Luckesi, dizem respeito à maneira como a educação deve ser aplicada e desenvolvida, seus métodos, conteúdos, objetivos e práticas. Diante do exposto, é considerada uma vertente da educação progressista no Brasil a Pedagogia:
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3Q1055572 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Legislação do Município de Santa Luzia, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou o Plano Municipal de Educação – PME, Lei nº 13.502/2017, como instrumento de planejamento da Política Educacional, com vigência de dez anos. São consideradas diretrizes do PME, EXCETO:
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4Q1055573 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Do ponto de vista de Hoffmann (2001), a “relação professor e aluno, via avaliação, constitui um momento de comunicação para os dois sujeitos, em que cada um deles estará interpretando (…) e refletindo sobre o conteúdo (…), a efetivação da aprendizagem”. Para uma ação avaliativa mediadora, Hoffmann aponta alguns princípios importantes, dentre eles, EXCETO:
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5Q1055574 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Magda Soares, em sua obra “Linguagem e escola – uma perspectiva social”, busca analisar aspectos de linguagem na escola com o objetivo de argumentar a razão da existência de problemas do sistema de ensino brasileiro, propor e evidenciar soluções na aplicação dos estudos das ciências sociais e da linguística. Para tanto, a autora aponta alguns argumentos para compreendermos os motivos do fracasso escolar; analise-os.

I. Ideologia do dom: visa atestar a mensuração de aptidões intelectuais que, naturalmente, levam o ser humano ao fracasso.

II. Ideologia da deficiência cultural: o meio social do menos favorecido é extremamente pobre do ponto de vista cultural, responsável pelo fracasso na educação.

III. Ideologia das diferenças culturais: ressalta que os padrões culturais oriundos das classes desfavorecidas são considerados subculturas inferiores; a escola passa a avaliar e a declarar como modelo ‘certo’ a seguir o que a classe favorecida passa a ditar.

IV. Ideologias do comportamento: busca relacionar o fracasso na escola com determinados problemas comportamentais, que representam risco constante para o desenvolvimento da aprendizagem, gerando falência do sistema escolar.

Está correto o que se afirma apenas em

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6Q1055575 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É um documento de caráter sugestivo que orienta o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos podem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.

( ) Indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências, por meio da indicação clara do que os alunos devem “saber” e do que devem “saber fazer”.

( ) Tem como um de seus marcos legais o Art. 205 da Constituição Federal de 1988, que reconhece a educação como um direito fundamental de todos e um dever compartilhado entre o Estado, a sociedade e a família.

( ) Integra a política nacional da educação básica e contribui para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação.


A sequência está correta em

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7Q1055576 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

A contribuição de Paulo Freire para o campo do currículo foi tecida a partir da crítica à educação bancária e no movimento de superação pela formulação de uma educação libertadora que se realiza “[...] como um processo pelo qual o educador convida os educandos a reconhecer e desvelar a realidade criticamente”.

(FREIRE, 1996.)

Sobre o currículo na visão freiriana, analise as afirmativas a seguir.

I. Apresenta uma concepção problematizadora.

II. Sugere a intersubjetividade do conhecimento.

III. Orienta pesquisas qualitativas como prática participativa.

IV. Apresenta uma organização do espaço escolar através de rituais, regras, regulamentos e normas.

Está correto o que se afirma apenas em

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8Q1055577 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Na etapa da vida que corresponde ao ensino fundamental, o estatuto do cidadão vai se definindo gradativamente conforme o educando vai assumindo a condição de um sujeito de direitos. As crianças, quase sempre, percebem o sentido das transformações corporais e culturais, afetivo-emocionais e sociais pelas quais passam. Tais transformações requerem-lhes reformulação da autoimagem, a que se associa o desenvolvimento cognitivo. Junto a isso, buscam referências para a formação de valores próprios, novas estratégias para lidar com as diferentes exigências que lhes são impostas. De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 3/2005, o ensino fundamental, com duração de nove anos, tem duas fases com características próprias chamadas de: anos iniciais, com cinco anos de duração, em regra para estudantes de seis a dez anos de idade; e anos finais, com quatro anos de duração, para os de onze a quatorze anos.

(Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file.)


De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica, sobre o ensino fundamental, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Tem o foco central na alfabetização, ao longo apenas dos dois primeiros anos do primeiro ciclo.

( ) O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

( ) O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.

( ) O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de respeito recíproco em que se assenta a vida social.

A sequência está correta em

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9Q1055578 | Pedagogia, Principais Autores, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

“As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação. A assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, enquanto que a acomodação se refere à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio.” Considerando o exposto, é possível afirmar que trata-se da:
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10Q1055579 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

A ação avaliativa mediadora se desenvolve em benefício do aluno e se dá, fundamentalmente, pela proximidade entre quem educa e quem é educado.

(Hoffmann, 2009.)


Sobre a avaliação mediadora, é possível inferir que:

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11Q1055580 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Tomando por base alguns estudos, Candau, dentre outros autores, afirmam que a didática passou a ser fortemente contestada a partir das décadas de 70 e 80 do século anterior, enfatizando a necessidade de se pensar a prática pedagógica como prática social. A proposta da didática fundamental defendida pela autora em questão representou um amplo movimento de reação à didática marcada pela neutralidade e pelas pedagogias em suas perspectivas:
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12Q1055581 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Para Wallon, “a dimensão afetiva ocupa lugar central tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento”. Para ele, a emoção, uma das dimensões da afetividade, é instrumento de sobrevivência inerente ao homem, é “fundamentalmente social” e “constitui, também, uma conduta com profundas raízes na vida orgânica”.

(In MAHONEY & ALMEIDA.)


Para o autor, o desenvolvimento humano acontece em cinco estágios, nos quais são expressas as características de cada espécie e revelam todos os elementos que constituem a pessoa. Diante do exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Categorial.

2. Puberdade.

3. Personalismo.

4. Impulsivo-emocional.

5. Sensório-motor e projetivo.

( ) A criança de zero a um ano (0 a 1): revela sua afetividade por meio de movimentos, do toque, em uma comunicação não-verbal.

( ) A criança de um a três anos (1 a 3): já fala e anda, tendo o seu interesse voltado para os objetos, para o exterior, para a exploração do meio.

( ) A criança de três anos a seis anos (3 a 6): fase da diferenciação, da formação do “eu”, da descoberta de ser diferente do “outro”.

( ) A criança de seis anos a dez anos (6 a 10): a organização do mundo em categorias leva a um melhor entendimento das diferenças entre o “eu” e o “outro”.

( ) A adolescência (11 anos em diante): ocorre uma nova crise de oposição, ou seja, o conflito “eu-outro” retorna, desta vez, como busca de uma identidade autônoma, o que possibilita maior clareza de limites, de autonomia e de dependência.

A sequência está correta em

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13Q1055582 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

A psicologia do desenvolvimento humano é uma ciência que estuda as mudanças que ocorrem ao longo de toda a vida. Ao estudar e identificar diferentes aspectos das fases da vida, consequentemente, ocorre a construção e o aperfeiçoamento do indivíduo em cada uma delas. Diante do exposto, e considerando que o desenvolvimento humano é formado por quatro pilares que estão interligados, NÃO representa um dos pilares do desenvolvimento humano:
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14Q1055583 | Pedagogia, Principais Autores, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Segundo Libâneo, “o planejamento tem grande importância por tratar-se de um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”. Sobre o plano de aula, é possível inferir que:
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15Q1055584 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

As propostas pedagógicas para a educação infantil devem observar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Considerando as Diretrizes Curriculares, é INCORRETO afirmar que:
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16Q1055585 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as práticas pedagógicas devem garantir experiências diversas. São considerados exemplos de experiências diversas, EXCETO:
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17Q1055586 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a avaliação no ambiente educacional compreende três dimensões básicas: avaliação da aprendizagem; avaliação institucional interna; e, externa e; avaliação de redes de educação básica. Em relação à avaliação da aprendizagem, assinale a afirmativa correta.
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18Q1055587 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Considerando que a Educação das Relações Étnico-Raciais e o estudo de História e Cultura Afro-Brasileira e História e Cultura Africana serão desenvolvidos por meio de conteúdos, competências, atitudes e valores a serem estabelecidos pelas instituições de ensino e seus professores, com o apoio e a supervisão dos sistemas de ensino, entidades mantenedoras e coordenações pedagógicas, atendidas indicações, recomendações e diretrizes explicitadas no Parecer CNE/CP nº 003/2004, assinale a afirmativa correta.
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19Q1055588 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Em observância às Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, determinada instituição de educação infantil, para garantir o pleno cumprimento de sua função sociopolítica e pedagógica em sua proposta pedagógica, deverá:
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20Q1055589 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Nos anos iniciais do ensino fundamental, a leitura em voz alta feita pelo professor é muito significativa para as crianças. Considerando que existe diferença entre a leitura em voz alta e a contação de histórias, assinale a afirmativa correta.
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