Questões de Concursos Professor Regente A

Resolva questões de Professor Regente A comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1055574 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Magda Soares, em sua obra “Linguagem e escola – uma perspectiva social”, busca analisar aspectos de linguagem na escola com o objetivo de argumentar a razão da existência de problemas do sistema de ensino brasileiro, propor e evidenciar soluções na aplicação dos estudos das ciências sociais e da linguística. Para tanto, a autora aponta alguns argumentos para compreendermos os motivos do fracasso escolar; analise-os.

I. Ideologia do dom: visa atestar a mensuração de aptidões intelectuais que, naturalmente, levam o ser humano ao fracasso.

II. Ideologia da deficiência cultural: o meio social do menos favorecido é extremamente pobre do ponto de vista cultural, responsável pelo fracasso na educação.

III. Ideologia das diferenças culturais: ressalta que os padrões culturais oriundos das classes desfavorecidas são considerados subculturas inferiores; a escola passa a avaliar e a declarar como modelo ‘certo’ a seguir o que a classe favorecida passa a ditar.

IV. Ideologias do comportamento: busca relacionar o fracasso na escola com determinados problemas comportamentais, que representam risco constante para o desenvolvimento da aprendizagem, gerando falência do sistema escolar.

Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1055570 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

O papel dos professores na educação dos alunos é basilar e também desafiador. O professor é uma figura importante na escola e na sociedade, uma vez que são esses agentes que formam cidadãos que constroem o futuro. A Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº 9.394/1996, regulamenta a profissão, atribuindo-lhe suas competências. Sobre as incumbências dos docentes, segundo a LDB, analise as afirmativas a seguir.


I. Zelar pela aprendizagem dos alunos.

II. Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.

III. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

IV. Notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% do percentual permitido em Lei.

Está correto o que se afirmar apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1055576 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

A contribuição de Paulo Freire para o campo do currículo foi tecida a partir da crítica à educação bancária e no movimento de superação pela formulação de uma educação libertadora que se realiza “[...] como um processo pelo qual o educador convida os educandos a reconhecer e desvelar a realidade criticamente”.

(FREIRE, 1996.)

Sobre o currículo na visão freiriana, analise as afirmativas a seguir.

I. Apresenta uma concepção problematizadora.

II. Sugere a intersubjetividade do conhecimento.

III. Orienta pesquisas qualitativas como prática participativa.

IV. Apresenta uma organização do espaço escolar através de rituais, regras, regulamentos e normas.

Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1055593 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Considerando que ao longo do percurso histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tanto já se construiu e, sinalizando as contribuições de Paulo Freire – herança, princípios políticos e pedagógicos que podem guiar as práticas curriculares para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), analise as afirmativas a seguir.

I. Não se faz EJA pensando na formação e ampliação cultural dos sujeitos.

II. Não se faz EJA próxima da realidade de vida e de mundo dos educandos (ser no mundo e do mundo).

III. Não se pensa EJA apenas ou centrado no “b a ba”; se pensa EJA da alfabetização à conscientização; se pensa EJA como formação humana.

IV. Não se pode pensar EJA sem oportunizar o protagonismo dos sujeitos, sem pensar a modalidade como particularidade específica, com suas cores e notas para ser uma educação autêntica.

Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1055580 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Tomando por base alguns estudos, Candau, dentre outros autores, afirmam que a didática passou a ser fortemente contestada a partir das décadas de 70 e 80 do século anterior, enfatizando a necessidade de se pensar a prática pedagógica como prática social. A proposta da didática fundamental defendida pela autora em questão representou um amplo movimento de reação à didática marcada pela neutralidade e pelas pedagogias em suas perspectivas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1055572 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Legislação do Município de Santa Luzia, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou o Plano Municipal de Educação – PME, Lei nº 13.502/2017, como instrumento de planejamento da Política Educacional, com vigência de dez anos. São consideradas diretrizes do PME, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1055588 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Em observância às Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, determinada instituição de educação infantil, para garantir o pleno cumprimento de sua função sociopolítica e pedagógica em sua proposta pedagógica, deverá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1055578 | Pedagogia, Principais Autores, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

“As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação. A assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, enquanto que a acomodação se refere à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio.” Considerando o exposto, é possível afirmar que trata-se da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1055587 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Considerando que a Educação das Relações Étnico-Raciais e o estudo de História e Cultura Afro-Brasileira e História e Cultura Africana serão desenvolvidos por meio de conteúdos, competências, atitudes e valores a serem estabelecidos pelas instituições de ensino e seus professores, com o apoio e a supervisão dos sistemas de ensino, entidades mantenedoras e coordenações pedagógicas, atendidas indicações, recomendações e diretrizes explicitadas no Parecer CNE/CP nº 003/2004, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1055600 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Um dos elementos metodológicos que potencializam o aprendizado dos alunos e deve ser organizado pelo professor é o agrupamento produtivo. Estes agrupamentos se constituem a partir do objetivo da atividade proposta. Sua finalidade é possibilitar aos alunos que troquem seus conhecimentos, de maneira que propiciem um avanço no tipo de conhecimento que está em jogo. Se o objetivo da atividade for a reflexão sobre a construção do sistema de escrita de maneira que se contraponham hipóteses, é interessante reunir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1055571 | Pedagogia, Principais Autores, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

No decorrer da história da educação surgiram algumas tendências pedagógicas que foram influenciadas pelo pensamento filosófico e social de seu tempo e, segundo Luckesi, dizem respeito à maneira como a educação deve ser aplicada e desenvolvida, seus métodos, conteúdos, objetivos e práticas. Diante do exposto, é considerada uma vertente da educação progressista no Brasil a Pedagogia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1055577 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Na etapa da vida que corresponde ao ensino fundamental, o estatuto do cidadão vai se definindo gradativamente conforme o educando vai assumindo a condição de um sujeito de direitos. As crianças, quase sempre, percebem o sentido das transformações corporais e culturais, afetivo-emocionais e sociais pelas quais passam. Tais transformações requerem-lhes reformulação da autoimagem, a que se associa o desenvolvimento cognitivo. Junto a isso, buscam referências para a formação de valores próprios, novas estratégias para lidar com as diferentes exigências que lhes são impostas. De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 3/2005, o ensino fundamental, com duração de nove anos, tem duas fases com características próprias chamadas de: anos iniciais, com cinco anos de duração, em regra para estudantes de seis a dez anos de idade; e anos finais, com quatro anos de duração, para os de onze a quatorze anos.

(Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file.)


De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica, sobre o ensino fundamental, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Tem o foco central na alfabetização, ao longo apenas dos dois primeiros anos do primeiro ciclo.

( ) O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

( ) O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.

( ) O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de respeito recíproco em que se assenta a vida social.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1055582 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

A psicologia do desenvolvimento humano é uma ciência que estuda as mudanças que ocorrem ao longo de toda a vida. Ao estudar e identificar diferentes aspectos das fases da vida, consequentemente, ocorre a construção e o aperfeiçoamento do indivíduo em cada uma delas. Diante do exposto, e considerando que o desenvolvimento humano é formado por quatro pilares que estão interligados, NÃO representa um dos pilares do desenvolvimento humano:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1055586 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a avaliação no ambiente educacional compreende três dimensões básicas: avaliação da aprendizagem; avaliação institucional interna; e, externa e; avaliação de redes de educação básica. Em relação à avaliação da aprendizagem, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1055591 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, os eixos norteadores das práticas pedagógicas devem ser as interações e a brincadeira, indicando que não se pode pensar no brincar sem as interações. O brincar com outras crianças garante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1055592 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Analise as situações hipotéticas a seguir.

I. Colégio Alternativo: baseia-se na concepção de ensino em que o conhecimento é resultado direto da experiência.

II. Escola Decolar: fundamenta-se em uma educação que ultrapassa a formação dos conceitos, levando o aluno a refletir sobre o seu papel na sociedade dentro da sala de aula, para que ele possa, nessa relação teórica e prática, encontrar novas maneiras de atuar no contexto em que vive.

III. Colégio Dinâmico: norteia-se nas relações interpessoais e no crescimento que delas resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, em seus processos de construção e organização pessoal da realidade e em sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada.

IV. Escola do Futuro: o professor lança desafios para que o aluno passe por um processo de construção do conhecimento, no qual a assimilação de novas informações leve a uma reorganização interna das informações anteriormente assimiladas, alterando suas estruturas de raciocínio, envolvendo desequilíbrios e novas equilibrações em patamares cada vez mais avançados.

As concepções de ensino correspondentes, respectivamente, a cada situação hipotética são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1055595 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

O jogo, no senso comum, é interpretado como passatempo; muitas escolas se limitam a utilizá-lo em momentos de recreação, festas, intervalo escolar e educação física. No entanto, o jogo pode vir a ser um aliado do professor no processo de ensino e aprendizagem.

(Pimentel & Magalhães, 2020.)


Considere determinado professor que recorreu à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para selecionar alguns objetivos na seção de Ciências da Natureza, para os 2º e 3º anos no intuito de elaborar jogos para o componente curricular de Ciências da Natureza. Assinale, a seguir, o objetivo de Ciências da Natureza que NÃO consta na BNCC.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1055590 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

A documentação pedagógica cumpre o papel de uma outra forma de organização do trabalho pedagógico: menos formal, não linear, mais interativa. No livro “Documentação Pedagógica: teoria e prática”, a documentação pedagógica é apresentada como um processo que inclui, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1055585 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as práticas pedagógicas devem garantir experiências diversas. São considerados exemplos de experiências diversas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1055598 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

De acordo com Haydt, o professor, ao planejar a aula, deverá, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.