Heitor Villa-Lobos foi um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos. Sua música, rica em
ritmos e melodias brasileiras, mesclava elementos da cultura popular com a erudição. Classifique as
afirmativas atribuindo (V) para verdadeiro e (F) para falso, segundo o autor Vasco Mariz.
( ) Desde os seis anos de idade aprendera com o pai a tocar violoncelo em uma viola especialmente adaptada
para aquele fim. No ano seguinte, já improvisava melodias simples, baseadas nas cantigas de roda que cantava
com seus companheiros de folguedo.
( ) Em 13 de novembro de 1915, iniciou Villa-Lobos, na cidade do Rio de Janeiro, uma série de concertos com
suas obras. Embora o autor de Choros desconhecesse ainda as inovações de Schoenberg e de Stravinsky,
que, naquela época, começavam a fazer-se notar, seus trabalhos primavam por um tratamento harmônico
desusado e audacioso.
( ) Arthur Rubinstein foi um dos maiores propagandistas da obra de Villa-Lobos. Gravou um álbum de discos
com músicas do mestre. Interpretava em suas turnês diversos trabalhos dele, entre os quais a suíte Prole do
bebe n.1 e o Rude poema, este último a ele dedicado.
( ) Ao compor, em 1920, o Choro n.1, Villa-Lobos ensaiava nova forma musical, procurando retratar, numa
peça para violão solo fortemente sincopada, a saudosa atmosfera dos músicos populares do Rio de Janeiro. A
dedicatória foi a Ernesto Nazareth. O Choro n.2, escrito em Paris, em 1924, ainda não revela a amplitude que
tomaria a série. É um duo nostálgico de flauta e clarinete, tipicamente brasileiro.
A sequência correta de cima para baixo é:
a) V, V, V, V.
b) V, V, F, V.
c) V, F, V, V.
d) F, V, V, V.
e) V, V, V, F.