Questões de Concurso Professora de Música Todas as Especialidades

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1 Q1004142 | Física, Oscilação e Ondas, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Qual das alternativas a seguir melhor descreve o fenômeno da refração do som?

2 Q1004144 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Após a exuberância ornamental do Barroco, a música do século XVIII adotou um estilo mais equilibrado e racional. Melodias claras e harmonias simples tornaram-se características marcantes dessa época, que valorizava a beleza formal e a clareza estrutural. Compositores como Haydn, Mozart e Beethoven criaram obras que se tornaram modelos de perfeição e elegância, influenciando gerações de músicos. A sinfonia, o concerto e o quarteto de cordas consolidaram-se como gêneros fundamentais, e a forma sonata se tornou a estrutura mais importante para a música instrumental. Essa fase da história da música, marcada pela busca por um ideal de beleza universal, deixou um legado duradouro e continua a encantar ouvintes de todas as épocas.
O texto acima faz referência a qual estilo?

3 Q1004138 | Pedagogia, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Maura Penna é uma educadora musical brasileira reconhecida por suas contribuições inovadoras para o ensino de música. Uma de suas propostas mais relevantes é o re-arranjo, apresentado em sua obra "Música(s) e seu ensino". Em linhas gerais, o re-arranjo consiste em uma estratégia pedagógica que incentiva os alunos a recriar uma música já existente, adaptando-a a um novo contexto musical.
Sobre a proposta pedagógica re-arranjo considere as afirmativas a seguir.

I. O re-arranjo possui dois objetivos pedagógicos centrais (e concomitantes): desenvolver a atividade criadora, ou seja, levar o aluno a expressar-se através de elementos sonoros e, promover uma reapropriação ativa e significativa da vivência cultural.
II. Quando utilizada com alunos não familiarizados com a linguagem da música erudita e/ou que não tiveram estudos (formais) de música anteriormente, a estratégia criativa de re-arranjo revela-se bastante produtiva ao tomar como base músicas que remetem a temas: músicas que se relacionem com vivências pessoais ou com temáticas culturais, isto é, com temas que se ligam ao imaginário social.
III. Penna considera a estruturação uma experiência criativa mais livre e espontânea, embora possa também ser orientada ou realizada a partir de propostas, enquanto a improvisação já tem um caráter composicional, em que se planeja a utilização do material com vistas a um resultado controlado.
IV. A segunda etapa do roteiro do re-arranjo é a "tempestade de ideias" trata-se de uma pergunta previamente colocada, levantam-se e listam-se, sem qualquer censura, todas as possíveis respostas. Sob a orientação do professor, o grupo vai examiná-las, combiná-las, elaborá-las, avaliá-las e selecioná-las. Dessa forma, quanto mais ideias forem apresentadas, maiores as chances de se conseguir boas ideias, que por sua vez indicam possibilidades para o trabalho criativo.

4 Q1004140 | Educação Artística, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Maura Penna em seu livro Música(s) e seu Ensino faz um debate significativo sobre o conceito da música ser uma linguagem universal. Considere a afirmativa que contém a visão da autora sobre esta temática.

5 Q1004145 | Música, Termos especiais, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Considere as afirmativas a seguir em relação à linguagem musical.

I. Modulação é um fragmento melódico ou rítmico que pode ser insistentemente repetido.
II. A cadência perfeita é constituída pelos acordes de tônica e dominante, essa cadência dá à música sentido de fim, efeito igual a de um ponto final.
III. Ostinato é a palavra que descreve a característica ou qualidade sonora de um instrumento ou voz.
IV. Unidade de compasso é o valor que preenche, se possível sozinho, um compasso inteiro. Para encontrar a unidade de compasso soma-se o número de figuras indicadas pelo denominador reduzindo-as a uma só ou ao menor número possível de figuras.

6 Q1004146 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Vasco Mariz em seu livro "História da Música no Brasil" faz uma análise sobre os elementos formadores da música brasileira, desta forma, considere as afirmativas segundo o autor.

I. Três raças concorreram pela eclosão do tipo brasileiro: a branca, a negra e a vermelha. Não exageramos ao afirmar que o elemento amerindio teve, relativamente, muita interferência na concretização da música nacional brasileira.
II. Na música, a maior contribuição dos africanos foi rítmica: imprimiram acentuada lascívia à nossa dança e nela introduziram um caráter dramático ou fetichista.
III. Desde o século XVI, os missionários vêm explorando o pendor do índio pela música, chegando mesmo a desprezar o cantochão e a sobrepor textos cristãos às melodias indígenas, com o propósito de melhor ministrar-lhes a fé.
IV. A influência branca, ou seja, portuguesa, espanhola, francesa e italiana, foi a mais relevante, Disse Mário de Andrade: "Os portugueses fixaram o nosso tonalismo harmônico, nos deram a quadratura estrófica: provavelmente a síncopa, que nos encarregamos de desenvolver ao contato da pererequinha rítmica do africano."

7 Q1004149 | Educação Artística, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Heitor Villa-Lobos foi um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos. Sua música, rica em ritmos e melodias brasileiras, mesclava elementos da cultura popular com a erudição. Classifique as afirmativas atribuindo (V) para verdadeiro e (F) para falso, segundo o autor Vasco Mariz.

( ) Desde os seis anos de idade aprendera com o pai a tocar violoncelo em uma viola especialmente adaptada para aquele fim. No ano seguinte, já improvisava melodias simples, baseadas nas cantigas de roda que cantava com seus companheiros de folguedo.
( ) Em 13 de novembro de 1915, iniciou Villa-Lobos, na cidade do Rio de Janeiro, uma série de concertos com suas obras. Embora o autor de Choros desconhecesse ainda as inovações de Schoenberg e de Stravinsky, que, naquela época, começavam a fazer-se notar, seus trabalhos primavam por um tratamento harmônico desusado e audacioso.
( ) Arthur Rubinstein foi um dos maiores propagandistas da obra de Villa-Lobos. Gravou um álbum de discos com músicas do mestre. Interpretava em suas turnês diversos trabalhos dele, entre os quais a suíte Prole do bebe n.1 e o Rude poema, este último a ele dedicado.
( ) Ao compor, em 1920, o Choro n.1, Villa-Lobos ensaiava nova forma musical, procurando retratar, numa peça para violão solo fortemente sincopada, a saudosa atmosfera dos músicos populares do Rio de Janeiro. A dedicatória foi a Ernesto Nazareth. O Choro n.2, escrito em Paris, em 1924, ainda não revela a amplitude que tomaria a série. É um duo nostálgico de flauta e clarinete, tipicamente brasileiro.

A sequência correta de cima para baixo é:

8 Q1004151 | Educação Artística, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Maura Penna (2015) faz uma análise criteriosa da legislação brasileira que implementa a Educação Musical no Brasil. A autora realiza uma análise crítica de como nosso país tratou da Educação Musical no âmbito escolar, analisando como cada período histórico tratou deste tema tão significativo para a educação.
Desta forma, considere as afirmativas a seguir segundo analisado por Penna.

I. A Lei 5.692/71 pode ser considerada como responsável pelo desaparecimento da música nas escolas.
II. A LDB de 1961 é alterada pela Lei 5.692/71, gerada sob o regime militar, que se dirige apenas ao ensino de 1º e 2º graus, articulando-se à primeira LDB e alterando várias de suas determinações. Dessa forma, a "inspiração liberalista que caracterizava a Lei 4.024 cede lugar a uma tendência tecnicista" na lei de 1971.
III. Diversos livros didáticos de Educação Artística, publicados nas décadas de 1970 e 1980, apresentam atividades nas várias linguagens − artes plásticas, desenho, música e artes cênicas −, embora com predominância das artes plásticas. E o fato é que a música não consegue se inserir de modo significativo no espaço escolar, e a prática da Educação Artística, que se diferencia de escola para escola, acaba sendo dominada pelas artes plásticas, principalmente, embora muitas vezes combinadas a uma prática polivalente.
IV. A atual LDB, estabelece que "o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente obrigatório da educação básica (Lei 9.394/96 − art. 26, parágrafo 2º) assim, garante um espaço para a(s) arte(s) na escola, como já estabelecido em 1971, com a inclusão da Educação Artística no currículo pleno.

9 Q1004137 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Segundo Bennett (2001), os compositores clássicos buscavam a harmonia entre forma e expressão. Os românticos, por sua vez, romperam com esse equilíbrio, priorizando a emoção e a liberdade de expressão. A música romântica, marcada por intensidade e vigor, revela os pensamentos e sentimentos mais profundos dos compositores, incluindo suas dores. Embora a emoção esteja presente em toda a música, é no Romantismo que ela encontra sua expressão mais intensa.
Aponte a afirmativa que contenha somente compositores do período Romântico.

10 Q1004141 | Pedagogia, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Keith Swanwick, um renomado educador musical, explora os princípios fundamentais que devem nortear a educação musical. Em sua obra, ele apresenta uma visão abrangente e reflexiva sobre o ensino da música, propondo uma abordagem que integra a valorização da experiência musical com a compreensão teórica.
A seguir, classifique as afirmativas abaixo atribuindo (V) para verdadeiro e (F) para falso de acordo com as ideias defendidas por Keith Swanwick.

( ) A disciplina e a prática regular são essenciais para o sucesso nessa abordagem. Os alunos são incentivados a praticar diariamente e de forma contínua para alcançar seus objetivos. A prática regular é um dos pontos mais fundamentais de Swanwick, junto com a busca de uma alta performance.
( ) A música, segundo Swanwick, é uma forma de comunicação, um discurso que utiliza elementos sonoros para expressar ideias, emoções e significados. Ao valorizar a música como discurso, o professor incentiva os alunos a não apenas tocar ou cantar, mas a compreender o significado por trás da música, assim pretende valorizar a música como discurso.
( ) Cada aluno possui uma forma única de se expressar musicalmente. O professor deve valorizar e estimular o discurso musical individual de cada aluno, criando um ambiente onde a experimentação e a criatividade sejam encorajadas desta forma, valorizando o discurso musical dos alunos.
( ) O modelo C(L)A(S)P, proposto por Swanwick, prevê a organização de atividades musicais que envolvem: Composição (Composition): incluindo a criação de músicas originais e estudos acadêmicos; Literatura (Literature studies), que abrange história da música, teoria e análise musical; Apreciação (Audition), com foco na escuta ativa e apreciação da música; Aquisição de habilidades (Skill acquisition), com ênfase no desenvolvimento de habilidades técnicas e musicais; e Performance, voltada para execução musical.

A sequência correta de cima para baixo é:
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