Questões de Concursos Professora Intérprete de Libras

Resolva questões de Professora Intérprete de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1013941 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADMTEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. Concernente à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), é certo afirmar que os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo (ou no espaço) onde esses sinais são realizados.
II. No tocante à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), é certo afirmar que a mesma formação das mãos, porém, em lugar diferente no espaço ou do corpo, adquire outro sentido, isto é, significa uma outra palavra.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1013933 | Libras, Educação dos Surdos, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADMTEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. Como toda língua, as de sinais apresentam patrimônio lexical. Seu acervo de sinais está em constante mutabilidade e evolução.
II. Alguns sinais tornam-se arcaicos, outros mudam de sentido, outros são incorporados, muitos introduzidos em resposta às mudanças e experiências culturais e tecnológicas acumuladas, permitindo intentos expressivos cada vez mais adequados.
III. As pessoas surdas que estão inseridas nacionalmente em sua cultura surda possuem sua própria língua. Cada comunidade de surdos desenvolveu a sua língua de sinais, ao longo dos tempos, assim como cada comunidade de ouvintes.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1014751 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Guarujá do Sul SC, AMEOSC, 2024

Em um ambiente educacional inclusivo, o intérprete de Libras desempenha um papel crucial na comunicação e no ensino interdisciplinar para alunos surdos. Considere as seguintes afirmações sobre a função do intérprete de Libras:
I.O intérprete de Libras deve adaptar sua tradução para conectar conceitos de diferentes disciplinas, promovendo uma melhor compreensão interdisciplinar.
II.A responsabilidade principal do intérprete de Libras é garantir a precisão linguística da tradução, sem se envolver na explicação de contextos ou na ligação entre diferentes áreas do conhecimento.
III.Integrar conhecimentos de diversas áreas é crucial no papel do intérprete de Libras, pois ajuda os alunos surdos a desenvolver habilidades de pensamento crítico e aplicação prática dos conceitos aprendidos.
Assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1015616 | Libras, Educação dos Surdos, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADMTEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. É vedado ao TILS e ao GI Dar conselhos ou opiniões pessoais, exceto quando requerido e com anuência do Solicitante ou Beneficiário.
II. - É dever de qualquer pessoa que trabalha com educação escolar conhecer as diferentes formas de comunicação utilizadas pelas pessoas surdocegas e conhecer as tecnologias assistivas.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1014750 | Libras, Educação dos Surdos, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Guarujá do Sul SC, AMEOSC, 2024

Considerando as necessidades específicas de alunos surdos e os desafios enfrentados por educadores na avaliação de sua aprendizagem, analise as seguintes afirmações e assinale a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1015614 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADMTEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais, TILS, é o profissional que traduz e/ou interpreta de uma dada língua de sinais para outra língua de sinais ou para língua oral, ou vice-versa, em quaisquer modalidades que se apresentar.
II. Guia-Intérprete para Pessoas Surdocegas, GI, é o profissional que interpreta de acordo com as modalidades de comunicação específicas utilizadas pela pessoa surdocega.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1015615 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADMTEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. Constituem modalidades de comunicação específicas utilizadas pela pessoa surdocega: língua oral amplificada, escrita na palma da mão, alfabeto manual tátil, língua de sinais tátil, sistema braile tátil ou manual, língua de sinais em campo reduzido.
II. O Código de Conduta e Ética da Febrapils tem como princípios definidores para a conduta profissional do TILS e GI: a confidencialidade, a competência Tradutória, o respeito aos envolvidos na profissão, a liberdade para deturpar traduções e o Compromisso pelo desenvolvimento profissional.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1013936 | Libras, Educação dos Surdos, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADMTEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. Povo surdo é um grupo de sujeitos surdos que tem costumes, história, tradições em comuns e pertencentes às mesmas peculiaridades, ou seja, constrói sua concepção de mundo através da visão.
II. A comunidade surda é formada apenas de surdos, pois os sujeitos ouvintes próximos podem ser família, intérpretes, professores, amigos e outros que participam e compartilham os mesmos interesses em comuns em um determinada localização, que podem ser as associações de surdos, federações de surdos, igrejas e outros, mas não fazem parte da comunidade de surdos.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1013932 | Libras, Educação dos Surdos, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADMTEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. Há informações históricas de que os surdos foram tratados de diferentes maneiras pelas primeiras civilizações. Na Grécia, os surdos eram considerados como sujeitos privilegiados, enviados dos deuses, porque, pelo fato de os surdos não falarem e viverem em silêncio, eles achavam que os sujeitos surdos conversavam em segredo com os deuses, numa espécie de meditação espiritual.
II. No Egito e na Pérsia, os sujeitos surdos eram considerados inválidos e muito incômodos para a sociedade, por isso eram condenados à morte, lançados abaixo do topo de rochedos de Taygéte, nas águas de Barathere, e os sobreviventes viviam miseravelmente como escravizados ou isolados.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1013934 | Libras, Educação dos Surdos, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADMTEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. A comunidade surda, que usa a língua de sinais como primeiro meio de comunicação e possui sentimento de pertencimento à cultura surda, constitui-se em um grupo com características linguísticas peculiares, com cultura, normas sociais e identidade própria.
II. A comunidade surda difere dos ouvintes em virtude dos processos comunicativos e não pela alteração orgânica funcional.
III. As pessoas surdas vivem em uma cultura diferente da cultura hegemônica dos sujeitos ouvintes. Assim, cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das almas das comunidades surdas.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.