Questões de Concursos Profissional Administrativo

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1Q667648 | Direito Constitucional, Conceito e Classificação das Constituições, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
As constituições podem ser classificadas sob diversos critérios, entre os quais, o da estabilidade, que se dá com base na complexidade do processo para sua alteração, em comparação com o processo legislativo ordinário. Considerando a classificação das constituições quanto à estabilidade, julgue o item.
Constituições semirrígidas são aquelas que, em parte, exigem procedimento especial para sua modificação, contendo uma parte rígida e outra flexível.
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2Q674049 | Ética na Administração Pública, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
O exercício da função pública deve basear-se em princípios éticos estabelecidos pela sociedade. A respeito da ética no Setor Público, julgue o item.
O zelo, a honestidade e a competência são virtudes a serem observadas pelos servidores públicos no exercício de suas funções.
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3Q675332 | Direito Administrativo, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Julgue o item, relativos à administração e à organização.
A organização pode ser conceituada como a função administrativa que se incumbe ou se responsabiliza pelo agrupamento dos órgãos e das atividades necessárias para se atingir os objetivos estabelecidos em uma empresa.
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4Q667654 | Arquivologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Quanto à expedição de correspondência (registro e encaminhamento), julgue o item.
Em geral, são adotados os seguintes primeiros passos na rotina: receber a correspondência; verificar se não faltam folhas ou anexos; numerar; e completar a data, apenas no original.
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5Q673030 | Direito Administrativo, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Julgue o item, relativos à administração e à organização.
A administração surge da necessidade de se gerir as organizações e pode ser definida como um processo de coordenação do trabalho dos membros de uma organização e a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de forma eficaz e eficiente.
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6Q675850 | Economia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
A desigualdade no Brasil é uma das piores do mundo. Os 10% mais ricos detêm 41,9% da renda total. Já o 1% mais abastado concentra 28,3% da riqueza. É a segunda maior concentração de renda do mundo nesse segmento da população, um índice vergonhoso. Esses dados chocantes foram reafirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu relatório mais recente sobre o desenvolvimento humano.
Internet: https://istoe.com.br  (com adaptações).
Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo sobre o índice de desenvolvimento humano (IDH), julgue o item.
Na América do Sul, o Brasil apresentou resultados inferiores aos do Chile, da Argentina e do Uruguai.
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7Q676876 | Administração Financeira e Orçamentária, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
A respeito da administração financeira e da administração de pessoas e de materiais, julgue o item.
Cabe à administração de recursos humanos determinar as práticas e as políticas necessárias para se conduzir os aspectos relacionados com as pessoas que trabalham em uma determinada organização, como, por exemplo, atividades de recrutamento, colocação, treinamento, desenvolvimento, avaliação e remuneração de funcionários.
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8Q672018 | Direito Constitucional, Conceito e Classificação das Constituições, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
As constituições podem ser classificadas sob diversos critérios, entre os quais, o da estabilidade, que se dá com base na complexidade do processo para sua alteração, em comparação com o processo legislativo ordinário. Considerando a classificação das constituições quanto à estabilidade, julgue o item.
As constituições rígidas são aquelas das quais se exige um procedimento especial, em comparação com o processo legislativo ordinário, para sua modificação.
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9Q675348 | Economia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
A desigualdade no Brasil é uma das piores do mundo. Os 10% mais ricos detêm 41,9% da renda total. Já o 1% mais abastado concentra 28,3% da riqueza. É a segunda maior concentração de renda do mundo nesse segmento da população, um índice vergonhoso. Esses dados chocantes foram reafirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu relatório mais recente sobre o desenvolvimento humano.
Internet: https://istoe.com.br  (com adaptações).
Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo sobre o índice de desenvolvimento humano (IDH), julgue o item.
Os estudos mostraram estagnação nos indicadores ligados à educação e uma ligeira melhora nos relacionados à longevidade e à renda per capita.
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10Q676891 | Fonoaudiologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Fonoaudiologia têm a incumbência de fiscalizar o exercício da profissão de fonoaudiólogo. Considerando as disposições legais sobre os referidos órgãos, julgue o item.
Os mandatos dos membros do Conselho Federal de Fonoaudiologia e dos respectivos suplentes serão de três anos, vedada a possibilidade de reeleição.
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11Q668957 | Arquivologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
No que concerne às fases do arquivamento: técnicas; sistemas; e métodos, julgue o item.
A respeito da fase do planejamento, para que um arquivo, em todos os estágios de sua evolução, possa cumprir seus objetivos, torna-se indispensável a formulação de um plano arquivístico que leve em consideração as necessidades da instituição a que pretende servir.
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12Q673058 | Economia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
A desigualdade no Brasil é uma das piores do mundo. Os 10% mais ricos detêm 41,9% da renda total. Já o 1% mais abastado concentra 28,3% da riqueza. É a segunda maior concentração de renda do mundo nesse segmento da população, um índice vergonhoso. Esses dados chocantes foram reafirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu relatório mais recente sobre o desenvolvimento humano.
Internet: <https://istoe.com.br> (com adaptações).
Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo sobre o índice de desenvolvimento humano (IDH), julgue o item.
A classificação do Brasil no último ranking do desenvolvimento humano caiu ligeiramente, ocupando uma posição abaixo em relação ao relatório anterior.
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13Q675618 | Raciocínio Lógico, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Uma grande família tem integrantes espalhados pelo Brasil. Dos familiares, 32 já moraram em São Paulo, 19 já moraram em Santa Catarina e 19 já moraram no Distrito Federal. 5 familiares nunca moraram em nenhum dos estados citados, 2 já moraram nos 3, 6 já moraram em Santa Catarina e em São Paulo, 5, em Santa Catarina e no Distrito Federal e 7, no Distrito Federal e em São Paulo.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item.
Não é possível que 6 integrantes da família já tenham morado na Bahia.
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14Q675878 | Português, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Texto
    A prática da fonoaudiologia no Brasil remonta ao início do século XX, e há teorias que tentam precisar o que motivou o (L.01)
surgimento dessa ciência, pois carece de fundamento a explicação de que ela tenha surgido a partir da necessidade de
reabilitação de indivíduos com distúrbios da comunicação. Como tais patologias sempre existiram, surge o questionamento: por
que, em dado momento, foi preciso "tratá-las"? (L.04)
    Historicamente, a fonoaudiologia esteve ligada à educação, oriunda da preocupação com a profilaxia e a correção de
erros de linguagem apresentados pelos escolares, distanciando-se dela quando da formação dos cursos de nível superior. Para
criar seus procedimentos, essa ciência lançou mão, e ainda lança mão, dos conhecimentos de outras ciências, como psicologia, (L.07)
sociologia, pedagogia, linguística, filosofia, biologia, física e áreas complementares.
    Na década de 1920, teve início, no País, uma política sistemática de controle da linguagem com medidas para sua
padronização e sistematização, com vistas a se evitar o que entendiam por contaminação da língua nacional. Entre essas (L.10)
medidas, estava o tratamento de pessoas que apresentavam patologias relacionadas à comunicação, assim consideradas,
inicialmente, as diferenças linguísticas (variações dialetais) decorrentes do uso dinâmico da linguagem, identificadas desde o
final do século XIX, provocadas por movimentos de imigração nacionais (de uma região para outra) e estrangeiros para as regiões (L.13)
de maior potencial e desenvolvimento industrial do País, do que decorreu a necessidade de fixar e localizar os limites entre o
normal e o patológico.
    Nesse período, com o crescimento do setor médio da população, composto da pequena burguesia das cidades, de (L.16)
funcionários públicos, empregados do comércio, classes liberais e intelectuais e militares (então com origem na classe média),
ganhava força o movimento de renovação do ensino denominado de Escola Nova, que chegou ao Brasil em 1882, pelas mãos de
Rui Barbosa, e exerceu influência nas mudanças promovidas no ensino na década de 1920, quando o País passava por grandes (L.19)
transformações sociais, políticas e econômicas.
    A proposta pedagógica da Escola Nova visava ao "aprender a aprender", diferenciada da pedagogia tradicional, cujo
enfoque era a transmissão do saber e dos conteúdos pelo professor, considerado o centro do processo educativo. Nessa (L.22)
pedagogia, os menos capazes deveriam lutar, sozinhos, para superar as dificuldades e conquistar um espaço entre os mais
capazes intelectualmente.
    Assim, na Escola Nova, houve a defesa dos que eram considerados anormais, que sofriam patologias de várias naturezas, (L.25)
chamados de excepcionais. Hoje, essas patologias são classificadas em subgrupos: desordens de comunicação (distúrbios de
aprendizagem e deficiências da fala e da linguagem); deficiências sensoriais (auditivas e visuais); desvios mentais (intelecção
superior ou lenta quanto à capacidade de aprendizagem); desordens de comportamento (distúrbio emocional e desajustamento (L.28)
social); e deficiências múltiplas e graves (paralisia cerebral e retardamento mental, surdez e cegueira, deficiências físicas e
intelectuais graves).
    Nesse contexto, o fonoaudiólogo é o profissional habilitado para cuidar dos diferentes aspectos da comunicação humana, (L.31)
os quais podem resultar em distúrbios dessa ordem: linguagem oral e escrita; fala; fluência; voz; audição; e funções
neurovegetativas, responsáveis pela mastigação, deglutição e respiração e neurológicas. Ele desenvolve, ainda, atividades
voltadas a promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia, além de atuar em ensino, pesquisa e (L.34)
consultoria.
Stella Maris Cortez Bacha e Alda Maria do Nascimento Osório. Fonoaudiologia & educação: uma revisão da prática histórica (p. 217-218). In: Rev. CEFAC, São Paulo, v. 6, n.° 2, p. 215-221, abr./jun. 2004 (com adaptações).
Julgue o item no que se refere às estruturas linguísticas do texto.
A expressão "dessa ciência" (linha 2) e o vocábulo "ela" (linha 2) retomam o termo "fonoaudiologia" (linha 1).
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15Q672807 | Português, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Texto
    A prática da fonoaudiologia no Brasil remonta ao início do século XX, e há teorias que tentam precisar o que motivou o (L.01)
surgimento dessa ciência, pois carece de fundamento a explicação de que ela tenha surgido a partir da necessidade de
reabilitação de indivíduos com distúrbios da comunicação. Como tais patologias sempre existiram, surge o questionamento: por
que, em dado momento, foi preciso "tratá-las"? (L.04)
    Historicamente, a fonoaudiologia esteve ligada à educação, oriunda da preocupação com a profilaxia e a correção de
erros de linguagem apresentados pelos escolares, distanciando-se dela quando da formação dos cursos de nível superior. Para
criar seus procedimentos, essa ciência lançou mão, e ainda lança mão, dos conhecimentos de outras ciências, como psicologia, (L.07)
sociologia, pedagogia, linguística, filosofia, biologia, física e áreas complementares.
    Na década de 1920, teve início, no País, uma política sistemática de controle da linguagem com medidas para sua
padronização e sistematização, com vistas a se evitar o que entendiam por contaminação da língua nacional. Entre essas (L.10)
medidas, estava o tratamento de pessoas que apresentavam patologias relacionadas à comunicação, assim consideradas,
inicialmente, as diferenças linguísticas (variações dialetais) decorrentes do uso dinâmico da linguagem, identificadas desde o
final do século XIX, provocadas por movimentos de imigração nacionais (de uma região para outra) e estrangeiros para as regiões (L.13)
de maior potencial e desenvolvimento industrial do País, do que decorreu a necessidade de fixar e localizar os limites entre o
normal e o patológico.
    Nesse período, com o crescimento do setor médio da população, composto da pequena burguesia das cidades, de (L.16)
funcionários públicos, empregados do comércio, classes liberais e intelectuais e militares (então com origem na classe média),
ganhava força o movimento de renovação do ensino denominado de Escola Nova, que chegou ao Brasil em 1882, pelas mãos de
Rui Barbosa, e exerceu influência nas mudanças promovidas no ensino na década de 1920, quando o País passava por grandes (L.19)
transformações sociais, políticas e econômicas.
    A proposta pedagógica da Escola Nova visava ao "aprender a aprender", diferenciada da pedagogia tradicional, cujo
enfoque era a transmissão do saber e dos conteúdos pelo professor, considerado o centro do processo educativo. Nessa (L.22)
pedagogia, os menos capazes deveriam lutar, sozinhos, para superar as dificuldades e conquistar um espaço entre os mais
capazes intelectualmente.
    Assim, na Escola Nova, houve a defesa dos que eram considerados anormais, que sofriam patologias de várias naturezas, (L.25)
chamados de excepcionais. Hoje, essas patologias são classificadas em subgrupos: desordens de comunicação (distúrbios de
aprendizagem e deficiências da fala e da linguagem); deficiências sensoriais (auditivas e visuais); desvios mentais (intelecção
superior ou lenta quanto à capacidade de aprendizagem); desordens de comportamento (distúrbio emocional e desajustamento (L.28)
social); e deficiências múltiplas e graves (paralisia cerebral e retardamento mental, surdez e cegueira, deficiências físicas e
intelectuais graves).
    Nesse contexto, o fonoaudiólogo é o profissional habilitado para cuidar dos diferentes aspectos da comunicação humana, (L.31)
os quais podem resultar em distúrbios dessa ordem: linguagem oral e escrita; fala; fluência; voz; audição; e funções
neurovegetativas, responsáveis pela mastigação, deglutição e respiração e neurológicas. Ele desenvolve, ainda, atividades
voltadas a promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia, além de atuar em ensino, pesquisa e (L.34)
consultoria.
Stella Maris Cortez Bacha e Alda Maria do Nascimento Osório. Fonoaudiologia & educação: uma revisão da prática histórica (p. 217-218). In: Rev. CEFAC, São Paulo, v. 6, n.° 2, p. 215-221, abr./jun. 2004 (com adaptações).
Julgue o item no que se refere às estruturas linguísticas do texto.
Sem prejuízo para a correção gramatical, a expressão "os quais" (linha 32) poderia ser substituída por que.
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16Q672812 | Fonoaudiologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Com base nas normas que regulamentam a profissão de fonoaudiólogo no ordenamento jurídico pátrio, julgue o item.
É de competência do fonoaudiólogo e de profissionais habilitados, na forma da legislação específica, realizar terapia fonoaudiológica dos problemas de comunicação oral e escrita, de voz e de audição.
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17Q668465 | Arquivologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
No que concerne às fases do arquivamento: técnicas; sistemas; e métodos, julgue o item.
O sistema consiste em descentralizar somente os arquivos com as demais atividades de controle, isto é, os arquivos setoriais encarregam-se do arquivamento propriamente dito.
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18Q676409 | Direito Administrativo, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Quanto às funções administrativas, julgue o item.
Controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho da empresa, das pessoas e dos recursos para assegurar que os objetivos da empresa sejam amplamente atingidos.
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19Q669755 | Direito Administrativo, Estabilidade e Vitaliciedade Estágio probatório, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Acerca das disposições constitucionais relativas à Administração Pública, julgue o item.
São estáveis após dois anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público, os quais só podem ser exonerados em virtude de sentença judicial transitada em julgado.
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20Q671806 | Arquivologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Em relação a protocolo, julgue o item.
No que se refere às rotinas de recebimento e classificação de protocolo, é correto afirmar que o último passo consiste em encaminhar os papéis ao setor de registro de protocolo.
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