Questões de Concursos Profissional Básico Comunicação Social

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1Q233754 | Marketing, Estratégias de Marketing, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Entre as principais questões enfrentadas pelas empresas na definição de estratégias e táticas de marketing pode-se citar:

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2Q235776 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Definir e distribuir corretamente o orçamento de comunicação integrada de marketing de uma empresa é uma tarefa, no mínimo, complexa. O desafio é destinar a maior parte dos recursos às ferramentas mais eficazes e adequadas ao planejamento de comunicação. No caso de venda no varejo, sabe-se que os gastos com promoção de vendas do tipo desconto em uma determinada marca crescem quando o

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3Q236679 | Marketing, Imagem Empresarial, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O processo de formação da identidade de uma empresa é resultado de diversos fatores, tais como:

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4Q236433 | Marketing, Análise SWOT, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

As oportunidades de marketing são uma área de necessidade e interesse do comprador, na qual existe uma grande probabilidade de a empresa atuar de forma lucrativa, satisfazendo essa necessidade. Algumas situações, nas quais uma empresa pode se basear para ter ideias sobre novas oportunidades, são geradas quando ocorrem situações como:

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5Q231452 | Marketing, Publicidade e Propaganda, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A propaganda pode ser dividida de acordo com a sua natureza. Uma das suas divisões é a propaganda corporativa, que tem, dentre seus propósitos específicos, o objetivo de

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6Q235194 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A Unidade Estratégica de Negócios de uma empresa (UEN) detecta uma oportunidade de lançamento de um determinado serviço em um mercado em crescimento.


Nesse caso, esse novo serviço

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7Q233111 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A interatividade entre público-alvo e/ou cliente de um produto ou serviço com as empresas sempre esteve presente por meio de canais existentes na mídia tradicional, tais como cartas ao editor, conversas ao vivo com ouvintes e outros artifícios permitidos pelos veículos de comunicação mais antigos. Hoje, essa comunicação entre produtor e consumidor, entre empresa e público-alvo tem um elemento moderno e diferente.


A esse respeito, pode-se afirmar que:


I - A internet é, atualmente, o único veículo de comunicação realmente eficaz e capaz de dar o respaldo necessário ao trabalho desempenhado pelas assessorias de imprensa no Brasil.


II - As redes sociais tornaram-se uma importante ferramenta de divulgação e valorização da marca e da qualidade dos produtos, além de ser um veículo eficaz na aproximação entre consumidor e produtor.


III - O surgimento da transmissão de televisão digital aumentou o interesse do público-alvo nos programas televisivos, principalmente os jornalísticos, e facilitou a interatividade com os consumidores.


É correto APENAS o que se afirma em

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8Q237681 | Marketing, Publicidade e Propaganda, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Em relação ao efeito que causa no público consumidor, o que diferencia o outdoor do anúncio é:

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9Q236946 | Marketing, Segmentação de mercado, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Os exemplos a seguir relacionam cinco empresas que atuam na capital de um estado brasileiro e seus respectivos produtos ou serviços. A única que atende a uma célula de mercado é a

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10Q229112 | Marketing, Estratégias de Marketing, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Existem diversos tipos de estratégias de marketing. A mais agressiva delas é denominada marketing de criação de necessidades, que ocorre quando uma empresa

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11Q231363 | Marketing, Publicidade e Propaganda, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O anúncio constitui o canal de publicidade por excelência, estabelecendo uma ligação direta entre a oferta e a procura, tanto em jornais quanto em revistas. Em relação a esses dois veículos, existe uma diferença substancial na publicação de anúncios, que consiste no fato de a(o)

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12Q236562 | Marketing, Estratégias de Marketing, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Se uma empresa opta por uma estratégia de skimming ao lançar um produto novo no mercado, ela pretende

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13Q231484 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

As agências de propaganda vêm sofrendo um intenso processo de modernização operacional, comercial e cultural, com destaque para a forte implementação da tecnologia da informação. Nesse contexto, um tradicional departamento tem sido suprimido nas estruturas das principais agências de propaganda. Qual é ele?

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14Q237066 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Transformar ocorrências institucionais em acontecimentos públicos é o que fazem as empresas ao produzir notícias para a imprensa. Essa divulgação das instituições na mídia tem um caráter

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15Q237058 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Ao analisar a solicitação de crédito para uma indústria de alimentos, o gerente de um Banco questiona o proprietário a respeito do composto de marketing da empresa. Logo, ele se refere, especificamente,

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16Q232437 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Uma empresa do mercado financeiro contratou os serviços de uma assessoria de imprensa. O profissional encarregado esclareceu à direção da empresa as funções do serviço, dentre as quais NÃO deve constar a

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17Q233546 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Um jornalista, que atua em redação de um veículo de comunicação, recebe mais de 100 releases por dia e tem um tempo exíguo para ler todo esse volume de informações diárias.


Para não ser encaminhado para a chamada editoria de “cesta” ou “cesta página”, apelido dado para a cesta de lixo, quais as principais características que esse tipo de documento deve ter?

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18Q237174 | Comunicação Social, Assessoria de Imprensa, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Para transformar um assunto potencialmente importante em matéria capaz de ser veiculada pelos meios de comunicação, a Assessoria de Imprensa deve encaminhar para a mídia um(a)

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19Q230144 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Os relatórios mensais do IBGE sobre produção industrial, resultados da balança comercial ou taxas de desemprego chegam de forma técnica e fria ao jornalista que será responsável por transformar aquela linguagem estatística em texto jornalístico.


Tendo em vista essa tarefa, o profissional deve

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20Q235943 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O mix promocional é um conjunto de ferramentas para que sejam atingidos os objetivos especificados na estratégia de comunicação da empresa. A respeito dessas ferramentas, pode-se afirmar que a(s)

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