Questões de Concursos Profissional Básico Comunicação Social

Resolva questões de Profissional Básico Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q230144 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Os relatórios mensais do IBGE sobre produção industrial, resultados da balança comercial ou taxas de desemprego chegam de forma técnica e fria ao jornalista que será responsável por transformar aquela linguagem estatística em texto jornalístico.


Tendo em vista essa tarefa, o profissional deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q231691 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O conceito de família tipográfica inclui fontes com o mesmo desenho e variações de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q234004 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Dizer que cada usuário da internet, atuando sobre a informação que recebe, modificando-a ou apropriando-se dela, encontra na navegação algo de útil ou dela retira algum lucro, é analisar o uso da internet à luz da teoria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q229911 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Ao ser promovido para o cargo de diretor de seu departamento, um funcionário da agência X ouviu as seguintes recomendações do presidente regional do grupo: “A partir de agora contamos com você para coordenar as reuniões que definem estratégias, táticas e prazos; analisar o potencial das contas e estudar medidas que aumentem a rentabilidade; estudar as necessidades dos clientes e motivá-los a aumentar os investimentos...”


O novo diretor pertence ao setor de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q238118 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O Marketing de Busca é um dos tipos de Marketing Digital que visa, através de um conjunto de técnicas e estratégias, a converter o internauta em um cliente potencial, a partir do momento em que ele realiza uma busca na internet. Sua prática tem como foco otimizar a colocação dos sites de empresas, produtos e serviços nos resultados das pesquisas em ferramentas de busca. Uma das estratégia utilizadas neste processo é a conquista de Backlinks.

Chama-se de Backlink:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q235821 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

As chamadas novas mídias apresentam um vertiginoso crescimento nos dias atuais e, com elas, vêm novos comportamentos e novas maneiras de fazer comunicação.


Verifica-se, com esse novo movimento, que a comunicação de massa, conforme descrita nos estudos feitos no século XX,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q235829 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O questionário, um dos instrumentos usados para a coleta de dados primários, consiste em um conjunto de perguntas que são feitas aos entrevistados. Na sua formulação, os questionários podem conter perguntas abertas e fechadas.


Na utilização de questionário, deve-se considerar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q234816 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

[...] não é o fim da mediação, mas a emergência de uma nova mediação feita pelos próprios produtores de informação, pelos leitores através da criação de mecanismos de reputação e votação.
LEVY, Pierre; LEMOS Andre. O Futuro da Internet: Em direção a uma Ciberdemocracia Planetária. São Paulo: Paulus, 2010. p. 95.


Esta citação aponta para formas de avaliação geradas pela internet através da possibilidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q233283 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Uma teoria que vê a comunicação através das ações e instâncias em que se verifica a negociação de sentidos está centrada nas chamadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q233290 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O gerente de comunicação de uma empresa de cosméticos está reunindo informações que deverão fazer parte do briefing de mídia a ser apresentado à sua nova agência de propaganda.


Entre as informações abaixo, qual NÃO faz parte das informações levantadas pelo anunciante?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q233546 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Um jornalista, que atua em redação de um veículo de comunicação, recebe mais de 100 releases por dia e tem um tempo exíguo para ler todo esse volume de informações diárias.


Para não ser encaminhado para a chamada editoria de “cesta” ou “cesta página”, apelido dado para a cesta de lixo, quais as principais características que esse tipo de documento deve ter?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q232780 | Comunicação Social, Assessoria de Imprensa, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Ao lado dos meios impressos, da TV e do rádio, as assessorias de imprensa no Brasil já ocupam uma posição de destaque como meio de referência para o exercício do jornalismo.


Qual das tarefas a seguir é de uma assessoria de imprensa?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q233557 | História, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

No Brasil, a emissão de moeda e a política monetária são implementadas pelo(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q230493 | Matemática, Matemática Financeira, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

No ano de 2005, o valor do Produto Interno Bruto (PIB) nominal de certo país foi de 1000 unidades monetárias. No ano seguinte, o valor do PIB nominal foi de 1060 unidades monetárias e ocorreu um aumento do PIB real de 4%, em relação ao ano anterior.


Esses dados permitem concluir que uma estimativa da taxa de inflação no país, entre 2005 e 2006, é, aproximadamente, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q237923 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Um impresso pode receber vários tipos de acabamento com o objetivo de torná-lo mais atraente ou mais funcional.



Um deles é a vincagem do papel, que é usada para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q230004 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Com a difusão de novas mídias e constantes mudanças no comportamento de consumo, fica cada vez mais desafiador mensurar o retorno dos investimentos em comunicação e entender os reais efeitos de cada iniciativa, seja ela no âmbito mercadológico ou institucional.


Nesse contexto, considere as afirmações a seguir.


I - A comunicação de uma organização pode ocorrer em diferentes níveis, da massa ao individual, e quanto mais individualizada for essa comunicação, mais sofisticada e precisa será sua mensuração.


II - As ações executadas pelos gestores devem corresponder aos objetivos propostos no planejamento estratégico de comunicação, facilitando assim sua posterior mensuração e avaliação.


III - As modernas ferramentas de mensuração permitem avaliar a performance de ações direcionadas a cada um dos públicos estratégicos, definindo o peso e a influência desses stakeholders na imagem global da organização.


É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q237174 | Comunicação Social, Assessoria de Imprensa, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Para transformar um assunto potencialmente importante em matéria capaz de ser veiculada pelos meios de comunicação, a Assessoria de Imprensa deve encaminhar para a mídia um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q234873 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

A publicidade é um meio de tornar conhecido um produto, serviço ou empresa, com o objetivo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q236156 | História, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O processo de industrialização da economia brasileira no período de 1900 a 1980 foi consequência direta de vários fatores.

Entre eles NÃO se inclui:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q228994 | Comunicação Social, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

Alguns elementos são impressos junto com o layout final com objetivos diversos como guiar o corte dos impressos. Um deles é fundamental para que o gráfico possa avaliar a qualidade do trabalho durante o andamento da impressão (quantidade de tinta, intensidade da umidade em offset, registro, etc.).


Esse elemento é a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.