Questões de Concurso Profissional da Educação II Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Profissional da Educação II Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q326801 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGExiste uma distância entre o saber escolar e o conhecimento que o aluno possui. A transposição didática expressa bem o que ocorre com os saberes a serem ensinados na escola. Há uma passagem da cultura extraescolar ao currículo formal, do currículo formal ao currículo real e do currículo real à aprendizagem efetiva dos alunos. Essa passagem acontece quando o professor realiza um processo de: a) mediação dos conhecimentos. b) avaliação dos conteúdos. c) diagnóstico dos estudantes. d) regulação das aulas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q321867 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGDiversos autores da área da educação concordam em dizer que a institucionalização da profissão docente coincide com a feminização do magistério, e com sua consequente desvalorização. Com essa constatação é possível inferir que: a) as mulheres tornam a profissão docente mais qualificada, exigente e rigorosa, como é próprio do gênero feminino. b) a feminização do magistério é irreal, pois há homens e mulheres atuando na área do magistério em todo o mundo. c) o magistério é uma profissão desvalorizada, independente do gênero envolvido no compromisso de ensinar. d) a luta pela profissionalização do docente passa a ser não apenas uma luta de classes, mas também uma luta de gênero. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q324149 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGA educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade, sendo oferecida em creches e pré-escolas. Considerando essa premissa, a Educação Infantil deve realizar-se mediante a) desenvolvimento intelectual rigoroso das atividades, como preparação para o Ensino Fundamental. b) acompanhamento prioritário do desenvolvimento cognitivo, em detrimento dos aspectos físicos e biológicos. c) acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de promoção. d) desenvolvimento social e comunicativo das crianças, focado na formação motora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q323652 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGQuando se fala em alfabetização, de crianças ou adultos, já faz parte de uma compreensão comum a ideia de que é preciso levar em consideração o contexto real dos estudantes. Se uma cartilha apresenta a frase: “Eva viu a uva” e por acaso o estudante que a recebe nunca viu essa fruta ou não a conhece, fica mais difícil levantar hipóteses sobre a leitura partindo de sua vivência. Seria mais fácil, então, lidar com palavras ou frases daquele grupo específico, que possivelmente seriam entendidas por todos, o que tornaria o ensino mais autêntico. Essa percepção revela uma preocupação constante, por parte do professor, em relacionar o conteúdo que será ensinado a) às habilidades inatas dos alunos. b) aos saberes inconscientes dos alunos. c) aos conhecimentos prévios dos alunos. d) aos saberes científicos veiculados pela escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q326221 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGEstudiosos da didática (Carlos e Gil, 1993; Castro, 2001, entre outros) entendem que o professor precisa dominar os saberes conceituais e metodológicos de sua área, pois dessa maneira produzirá uma "educação científica". Tal pressuposto indica que o professor deve: a) integrar os saberes das áreas disciplinares, ser motivador dos alunos, dominar as novas tecnologias, promover diálogos interculturais, acompanhar os alunos nas redes sociais. b) ter conhecimento interdisciplinar, saber realizar mediações didáticas, ter interesse pelas mídias, adquirir habilidades holísticas, ser formador de opinião pública. c) conhecer as especificidades de sua área de conhecimento, dominar a metodologia de produção de tais conhecimentos, conhecer a produção recente, ser capaz de abordagens transdisciplinares. d) integrar saberes, promover interações epistemológicas, ser motivador de experiências inovadoras, empreender esforços para uma pedagogia crítica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q320526 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGAs escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas: a) os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum; b) os princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; c) os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais. Estes três princípios estão previstos: a) na Constituição da República Federativa do Brasil. b) na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/1996. c) nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (1998). d) nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q326696 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGDe acordo com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos, escrita em Jontiem, em 1990, “a educação básica deve ser proporcionada a todas as crianças, jovens e adultos. Para tanto, é necessário universalizá-la e melhorar sua qualidade, bem como tomar medidas efetivas para reduzir as desigualdades. [...] é mister oferecer a todas as crianças, jovens e adultos, a oportunidade de alcançar e manter um padrão mínimo de qualidade da aprendizagem.” Esse documento internacional, que ainda se apresenta tão atual no século XXI, aponta para a necessidade de a) ampliação do acesso e promoção da equidade na Educação Básica. b) organização do currículo e elevação das matrículas na Educação Básica. c) ampliação das escolas e promoção dos alunos com dificuldades de aprendizagem. d) adaptação dos conteúdos de ensino e elevação das metas de avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q322365 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGO debate sobre o modelo de atuação polivalente do pedagogo revela benefícios e limites. Constituem, respectivamente, um problema e uma vantagem da chamada polivalência: a) o aprofundamento das interrelações entre professor e alunos e a possibilidade de ensinar fundamentos e aplicação dos conhecimentos ligados aos componentes curriculares previstos para cada etapa do Ensino Fundamental. b) a possibilidade de estabelecer práticas interdisciplinares e a necessidade de um profissional versátil no trabalho docente realizado na escola. c) a efetivação de práticas de ensino superficiais no trato com os componentes curriculares e a dificuldade de transitar entre as diferentes áreas. d) a qualidade deficitária no tratamento didático de conceitos ligados aos componentes curriculares previstos para cada etapa do Ensino Fundamental e a garantia de construção de vínculos socioafetivos na escolarização inicial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q323371 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG"Sou professor. Tenho uma profissão: ensino. Tenho um espaço onde realizo a minha atividade profissional: a escola." A paráfrase acima está baseada no pensamento de Manoel Oriosvaldo de Moura. Nela são destacadas características inerentes à profissão professor, como: a) a identidade profissional do docente possui relação direta com a prática de ensino e esta deve ser restrita ao âmbito escolar. b) a compreensão do ensino como objeto principal do professor ajuda na definição de princípios que caracterizam suas ações e organizam o seu campo de atuação, visando ao melhor domínio de seu objeto. c) a carreira docente implica o reconhecimento social e político da profissão como meio de estabelecer o específico da função. d) a produção identitária da profissionalização docente pressupõe formação inicial sólida e atuação docente com capacidade definidora de quem é este trabalhador, suas funções e o seu local de trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q325112 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGDe acordo com Maria Teresa Estrela (1994), ao tecer considerações sobre a disciplina e a indisciplina na sala de aula, o professor desenvolve dois papéis básicos: "agente normativo e organizador da aula". Este entendimento corresponde à afirmação de que: a) o professor é veiculador de uma ética, uma moral, uma axiologia que fazem parte do currículo expresso e oculto da escola. O modo como organiza a aula deve ser pautado por regras e direções que primem pela clareza e pelo diálogo com os alunos. b) o professor deve produzir um código de conduta discente na sala de aula como resultado de diálogos consensuais com os alunos. O regime de organização da disciplina deve ser pautado pela ambivalência de quaisquer que sejam as diferenças. c) o professor deve estar ciente de que a normatização que vem de cima para baixo deve ser refutada. Organização não tem nenhuma correspondência com hierarquia. d) o professor sabe que a sala de aula deve ser regida pelo conflito esclarecido. O respeito às diversidades de ordem política, étnica, religiosa ou social é imperioso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q326801 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGExiste uma distância entre o saber escolar e o conhecimento que o aluno possui. A transposição didática expressa bem o que ocorre com os saberes a serem ensinados na escola. Há uma passagem da cultura extraescolar ao currículo formal, do currículo formal ao currículo real e do currículo real à aprendizagem efetiva dos alunos. Essa passagem acontece quando o professor realiza um processo de: a) mediação dos conhecimentos. b) avaliação dos conteúdos. c) diagnóstico dos estudantes. d) regulação das aulas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q321867 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGDiversos autores da área da educação concordam em dizer que a institucionalização da profissão docente coincide com a feminização do magistério, e com sua consequente desvalorização. Com essa constatação é possível inferir que: a) as mulheres tornam a profissão docente mais qualificada, exigente e rigorosa, como é próprio do gênero feminino. b) a feminização do magistério é irreal, pois há homens e mulheres atuando na área do magistério em todo o mundo. c) o magistério é uma profissão desvalorizada, independente do gênero envolvido no compromisso de ensinar. d) a luta pela profissionalização do docente passa a ser não apenas uma luta de classes, mas também uma luta de gênero. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q324149 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGA educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade, sendo oferecida em creches e pré-escolas. Considerando essa premissa, a Educação Infantil deve realizar-se mediante a) desenvolvimento intelectual rigoroso das atividades, como preparação para o Ensino Fundamental. b) acompanhamento prioritário do desenvolvimento cognitivo, em detrimento dos aspectos físicos e biológicos. c) acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de promoção. d) desenvolvimento social e comunicativo das crianças, focado na formação motora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q323652 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGQuando se fala em alfabetização, de crianças ou adultos, já faz parte de uma compreensão comum a ideia de que é preciso levar em consideração o contexto real dos estudantes. Se uma cartilha apresenta a frase: “Eva viu a uva” e por acaso o estudante que a recebe nunca viu essa fruta ou não a conhece, fica mais difícil levantar hipóteses sobre a leitura partindo de sua vivência. Seria mais fácil, então, lidar com palavras ou frases daquele grupo específico, que possivelmente seriam entendidas por todos, o que tornaria o ensino mais autêntico. Essa percepção revela uma preocupação constante, por parte do professor, em relacionar o conteúdo que será ensinado a) às habilidades inatas dos alunos. b) aos saberes inconscientes dos alunos. c) aos conhecimentos prévios dos alunos. d) aos saberes científicos veiculados pela escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q326221 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGEstudiosos da didática (Carlos e Gil, 1993; Castro, 2001, entre outros) entendem que o professor precisa dominar os saberes conceituais e metodológicos de sua área, pois dessa maneira produzirá uma "educação científica". Tal pressuposto indica que o professor deve: a) integrar os saberes das áreas disciplinares, ser motivador dos alunos, dominar as novas tecnologias, promover diálogos interculturais, acompanhar os alunos nas redes sociais. b) ter conhecimento interdisciplinar, saber realizar mediações didáticas, ter interesse pelas mídias, adquirir habilidades holísticas, ser formador de opinião pública. c) conhecer as especificidades de sua área de conhecimento, dominar a metodologia de produção de tais conhecimentos, conhecer a produção recente, ser capaz de abordagens transdisciplinares. d) integrar saberes, promover interações epistemológicas, ser motivador de experiências inovadoras, empreender esforços para uma pedagogia crítica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q320526 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGAs escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas: a) os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum; b) os princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; c) os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais. Estes três princípios estão previstos: a) na Constituição da República Federativa do Brasil. b) na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/1996. c) nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (1998). d) nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q326696 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGDe acordo com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos, escrita em Jontiem, em 1990, “a educação básica deve ser proporcionada a todas as crianças, jovens e adultos. Para tanto, é necessário universalizá-la e melhorar sua qualidade, bem como tomar medidas efetivas para reduzir as desigualdades. [...] é mister oferecer a todas as crianças, jovens e adultos, a oportunidade de alcançar e manter um padrão mínimo de qualidade da aprendizagem.” Esse documento internacional, que ainda se apresenta tão atual no século XXI, aponta para a necessidade de a) ampliação do acesso e promoção da equidade na Educação Básica. b) organização do currículo e elevação das matrículas na Educação Básica. c) ampliação das escolas e promoção dos alunos com dificuldades de aprendizagem. d) adaptação dos conteúdos de ensino e elevação das metas de avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q322365 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGO debate sobre o modelo de atuação polivalente do pedagogo revela benefícios e limites. Constituem, respectivamente, um problema e uma vantagem da chamada polivalência: a) o aprofundamento das interrelações entre professor e alunos e a possibilidade de ensinar fundamentos e aplicação dos conhecimentos ligados aos componentes curriculares previstos para cada etapa do Ensino Fundamental. b) a possibilidade de estabelecer práticas interdisciplinares e a necessidade de um profissional versátil no trabalho docente realizado na escola. c) a efetivação de práticas de ensino superficiais no trato com os componentes curriculares e a dificuldade de transitar entre as diferentes áreas. d) a qualidade deficitária no tratamento didático de conceitos ligados aos componentes curriculares previstos para cada etapa do Ensino Fundamental e a garantia de construção de vínculos socioafetivos na escolarização inicial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q323371 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG"Sou professor. Tenho uma profissão: ensino. Tenho um espaço onde realizo a minha atividade profissional: a escola." A paráfrase acima está baseada no pensamento de Manoel Oriosvaldo de Moura. Nela são destacadas características inerentes à profissão professor, como: a) a identidade profissional do docente possui relação direta com a prática de ensino e esta deve ser restrita ao âmbito escolar. b) a compreensão do ensino como objeto principal do professor ajuda na definição de princípios que caracterizam suas ações e organizam o seu campo de atuação, visando ao melhor domínio de seu objeto. c) a carreira docente implica o reconhecimento social e político da profissão como meio de estabelecer o específico da função. d) a produção identitária da profissionalização docente pressupõe formação inicial sólida e atuação docente com capacidade definidora de quem é este trabalhador, suas funções e o seu local de trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q325112 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGDe acordo com Maria Teresa Estrela (1994), ao tecer considerações sobre a disciplina e a indisciplina na sala de aula, o professor desenvolve dois papéis básicos: "agente normativo e organizador da aula". Este entendimento corresponde à afirmação de que: a) o professor é veiculador de uma ética, uma moral, uma axiologia que fazem parte do currículo expresso e oculto da escola. O modo como organiza a aula deve ser pautado por regras e direções que primem pela clareza e pelo diálogo com os alunos. b) o professor deve produzir um código de conduta discente na sala de aula como resultado de diálogos consensuais com os alunos. O regime de organização da disciplina deve ser pautado pela ambivalência de quaisquer que sejam as diferenças. c) o professor deve estar ciente de que a normatização que vem de cima para baixo deve ser refutada. Organização não tem nenhuma correspondência com hierarquia. d) o professor sabe que a sala de aula deve ser regida pelo conflito esclarecido. O respeito às diversidades de ordem política, étnica, religiosa ou social é imperioso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro