Questões de Concursos Profissional da Educação II Resolva questões de Profissional da Educação II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Profissional da Educação II Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q326801 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGExiste uma distância entre o saber escolar e o conhecimento que o aluno possui. A transposição didática expressa bem o que ocorre com os saberes a serem ensinados na escola. Há uma passagem da cultura extraescolar ao currículo formal, do currículo formal ao currículo real e do currículo real à aprendizagem efetiva dos alunos. Essa passagem acontece quando o professor realiza um processo de: ✂️ a) mediação dos conhecimentos. ✂️ b) avaliação dos conteúdos. ✂️ c) diagnóstico dos estudantes. ✂️ d) regulação das aulas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q321867 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGDiversos autores da área da educação concordam em dizer que a institucionalização da profissão docente coincide com a feminização do magistério, e com sua consequente desvalorização. Com essa constatação é possível inferir que: ✂️ a) as mulheres tornam a profissão docente mais qualificada, exigente e rigorosa, como é próprio do gênero feminino. ✂️ b) a feminização do magistério é irreal, pois há homens e mulheres atuando na área do magistério em todo o mundo. ✂️ c) o magistério é uma profissão desvalorizada, independente do gênero envolvido no compromisso de ensinar. ✂️ d) a luta pela profissionalização do docente passa a ser não apenas uma luta de classes, mas também uma luta de gênero. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q324149 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGA educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade, sendo oferecida em creches e pré-escolas. Considerando essa premissa, a Educação Infantil deve realizar-se mediante ✂️ a) desenvolvimento intelectual rigoroso das atividades, como preparação para o Ensino Fundamental. ✂️ b) acompanhamento prioritário do desenvolvimento cognitivo, em detrimento dos aspectos físicos e biológicos. ✂️ c) acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de promoção. ✂️ d) desenvolvimento social e comunicativo das crianças, focado na formação motora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q323652 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGQuando se fala em alfabetização, de crianças ou adultos, já faz parte de uma compreensão comum a ideia de que é preciso levar em consideração o contexto real dos estudantes. Se uma cartilha apresenta a frase: “Eva viu a uva” e por acaso o estudante que a recebe nunca viu essa fruta ou não a conhece, fica mais difícil levantar hipóteses sobre a leitura partindo de sua vivência. Seria mais fácil, então, lidar com palavras ou frases daquele grupo específico, que possivelmente seriam entendidas por todos, o que tornaria o ensino mais autêntico. Essa percepção revela uma preocupação constante, por parte do professor, em relacionar o conteúdo que será ensinado ✂️ a) às habilidades inatas dos alunos. ✂️ b) aos saberes inconscientes dos alunos. ✂️ c) aos conhecimentos prévios dos alunos. ✂️ d) aos saberes científicos veiculados pela escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q326221 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGEstudiosos da didática (Carlos e Gil, 1993; Castro, 2001, entre outros) entendem que o professor precisa dominar os saberes conceituais e metodológicos de sua área, pois dessa maneira produzirá uma "educação científica". Tal pressuposto indica que o professor deve: ✂️ a) integrar os saberes das áreas disciplinares, ser motivador dos alunos, dominar as novas tecnologias, promover diálogos interculturais, acompanhar os alunos nas redes sociais. ✂️ b) ter conhecimento interdisciplinar, saber realizar mediações didáticas, ter interesse pelas mídias, adquirir habilidades holísticas, ser formador de opinião pública. ✂️ c) conhecer as especificidades de sua área de conhecimento, dominar a metodologia de produção de tais conhecimentos, conhecer a produção recente, ser capaz de abordagens transdisciplinares. ✂️ d) integrar saberes, promover interações epistemológicas, ser motivador de experiências inovadoras, empreender esforços para uma pedagogia crítica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q320526 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGAs escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas: a) os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum; b) os princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; c) os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais. Estes três princípios estão previstos: ✂️ a) na Constituição da República Federativa do Brasil. ✂️ b) na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/1996. ✂️ c) nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (1998). ✂️ d) nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q326696 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGDe acordo com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos, escrita em Jontiem, em 1990, “a educação básica deve ser proporcionada a todas as crianças, jovens e adultos. Para tanto, é necessário universalizá-la e melhorar sua qualidade, bem como tomar medidas efetivas para reduzir as desigualdades. [...] é mister oferecer a todas as crianças, jovens e adultos, a oportunidade de alcançar e manter um padrão mínimo de qualidade da aprendizagem.” Esse documento internacional, que ainda se apresenta tão atual no século XXI, aponta para a necessidade de ✂️ a) ampliação do acesso e promoção da equidade na Educação Básica. ✂️ b) organização do currículo e elevação das matrículas na Educação Básica. ✂️ c) ampliação das escolas e promoção dos alunos com dificuldades de aprendizagem. ✂️ d) adaptação dos conteúdos de ensino e elevação das metas de avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q322365 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGO debate sobre o modelo de atuação polivalente do pedagogo revela benefícios e limites. Constituem, respectivamente, um problema e uma vantagem da chamada polivalência: ✂️ a) o aprofundamento das interrelações entre professor e alunos e a possibilidade de ensinar fundamentos e aplicação dos conhecimentos ligados aos componentes curriculares previstos para cada etapa do Ensino Fundamental. ✂️ b) a possibilidade de estabelecer práticas interdisciplinares e a necessidade de um profissional versátil no trabalho docente realizado na escola. ✂️ c) a efetivação de práticas de ensino superficiais no trato com os componentes curriculares e a dificuldade de transitar entre as diferentes áreas. ✂️ d) a qualidade deficitária no tratamento didático de conceitos ligados aos componentes curriculares previstos para cada etapa do Ensino Fundamental e a garantia de construção de vínculos socioafetivos na escolarização inicial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q323371 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG"Sou professor. Tenho uma profissão: ensino. Tenho um espaço onde realizo a minha atividade profissional: a escola." A paráfrase acima está baseada no pensamento de Manoel Oriosvaldo de Moura. Nela são destacadas características inerentes à profissão professor, como: ✂️ a) a identidade profissional do docente possui relação direta com a prática de ensino e esta deve ser restrita ao âmbito escolar. ✂️ b) a compreensão do ensino como objeto principal do professor ajuda na definição de princípios que caracterizam suas ações e organizam o seu campo de atuação, visando ao melhor domínio de seu objeto. ✂️ c) a carreira docente implica o reconhecimento social e político da profissão como meio de estabelecer o específico da função. ✂️ d) a produção identitária da profissionalização docente pressupõe formação inicial sólida e atuação docente com capacidade definidora de quem é este trabalhador, suas funções e o seu local de trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q325112 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGDe acordo com Maria Teresa Estrela (1994), ao tecer considerações sobre a disciplina e a indisciplina na sala de aula, o professor desenvolve dois papéis básicos: "agente normativo e organizador da aula". Este entendimento corresponde à afirmação de que: ✂️ a) o professor é veiculador de uma ética, uma moral, uma axiologia que fazem parte do currículo expresso e oculto da escola. O modo como organiza a aula deve ser pautado por regras e direções que primem pela clareza e pelo diálogo com os alunos. ✂️ b) o professor deve produzir um código de conduta discente na sala de aula como resultado de diálogos consensuais com os alunos. O regime de organização da disciplina deve ser pautado pela ambivalência de quaisquer que sejam as diferenças. ✂️ c) o professor deve estar ciente de que a normatização que vem de cima para baixo deve ser refutada. Organização não tem nenhuma correspondência com hierarquia. ✂️ d) o professor sabe que a sala de aula deve ser regida pelo conflito esclarecido. O respeito às diversidades de ordem política, étnica, religiosa ou social é imperioso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q321583 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGO Ensino Fundamental, com duração de nove anos, objetiva a formação inicial do cidadão, tendo como meio básico para este desenvolvimento o pleno domínio ✂️ a) da oralidade, da escrita e da boa convivência. ✂️ b) da leitura, das ciências da natureza e do numeramento. ✂️ c) da ciência, da história e da geografia. ✂️ d) da leitura, da escrita e do cálculo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q321832 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGPara estudiosos que trabalham com a perspectiva teórica de "saberes em ação", como é o caso de Donald Shon, "a eficácia de uma formação estaria relacionada não aos saberes nela difundidos, mas ao lugar assumido pela reflexão sobre as práticas" (CHARTIER, A. M., 2007, p. 189). Neste entendimento da relação entre formação e atuação docente revela-se um aspecto estruturante da docência, a saber: ✂️ a) tensão irremediável entre teoria e prática. ✂️ b) necessidade de equilibrar coerência pragmática e coerência teórica. ✂️ c) sobreposição da formação teórica à prática. ✂️ d) desprezo teórico pela prática. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q724213 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Saúde, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGNos últimos anos, muitas infecções humanas, até pouco tempo desconhecidas, passaram a ser descobertas, além de várias outras que haviam sido controladas no passado terem ressurgido. Um exemplo de doença viral reemergente é: ✂️ a) o tétano. ✂️ b) a peste bubônica. ✂️ c) a dengue. ✂️ d) a tuberculose. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q319547 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGO pedagogo é um profissional de formação generalista com atuação polivalente. Esta afirmação corresponde ao seguinte entendimento: ✂️ a) um profissional que, por saber de tudo um pouco, deve, no seu ofício, ensinar um pouco de tudo. ✂️ b) a prática de ensino junto a crianças pequenas supõe um profissional de saberes genéricos e flexibilização funcional. ✂️ c) a atuação junto aos anos iniciais da educação escolar pressupõe tanto o ensino de certas áreas do conhecimento como a formação do ser humano. ✂️ d) o trabalho didático com os anos iniciais da escolarização requer uma formação inicial de abordagem funcionalista com vistas à atuação polivalente dos futuros professores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q324902 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGEm entrevista à Revista Nova Escola, o professor Cipriano Luckesi comentou que a maioria das escolas promove exames, os quais não são uma prática de avaliação. O ato de examinar é classificatório e seletivo, e a avaliação deveria ser inclusiva, disse ele. Esse modelo de avaliação inclusiva é aquele no qual o estudante vai ser ✂️ a) ajudado a dar um passo à frente em sua aprendizagem. ✂️ b) classificado de acordo com seu rendimento médio. ✂️ c) diagnosticado segundo diferentes níveis de ensino. ✂️ d) aprovado, independente das exigências estabelecidas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q326565 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGPara o bom desenvolvimento do trabalho docente é fator primordial a clareza de onde se quer chegar com os alunos e quais os melhores caminhos e instrumentos para fazê-lo. Esse direcionamento está diretamente relacionado ✂️ a) à avaliação da aprendizagem. ✂️ b) ao planejamento escolar. ✂️ c) à organização do currículo. ✂️ d) às normas de convivência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q723534 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Goias, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGCausou polêmica a proposta recente do governo estadual de Goiás de transferência da gestão de escolas públicas para instituições conhecidas como organizações sociais (OS). A OS é uma entidade ✂️ a) privada, sem fins lucrativos. ✂️ b) mista, com fins lucrativos. ✂️ c) pública, sem fins lucrativos. ✂️ d) filantrópica, sem fins lucrativos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q322546 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGA função social da escola é ensinar os conceitos científicos das diferentes áreas de conhecimento que a humanidade conseguiu organizar. Ao contrário do conhecimento espontâneo, o que se aprende na escola é hierarquicamente sistematizado e exige que seja intencionalmente trabalhado. Dessa maneira, sabe-se que os estudantes são capazes de elaborar conceitos quando conseguem ✂️ a) generalizar o conhecimento, aplicando-o a outras situações e passando do particular para o geral. ✂️ b) aplicar o que foi ensinado em situações e exercícios propostos em sala de aula ou laboratórios. ✂️ c) apreender inconscientemente os pressupostos científicos presentes em seu dia a dia e realidade de entorno. ✂️ d) memorizar os conhecimentos, mesmo que demonstrem de forma rudimentar sua utilização em situações reais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q328900 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGA intencionalidade é uma das peculiaridades do processo de ensinar, ou seja, se inscreve na pretensão de ajudar alguém a aprender (Castro, 2001, p. 15). A sua ausência pode produzir patologias didáticas. Na didática comprometida com a qualificação do ensino e da aprendizagem, ✂️ a) o responsável pelo trabalho com os alunos desenvolve uma lista de procedimentos "que dão certo" e outros "que não funcionam". ✂️ b) a equipe de professores avalia e atua por meio de um conjunto de prêmios e castigos em relação ao que se pretende que os alunos aprendam. ✂️ c) as atividades planejadas facilitam o domínio de hábitos e as habilidades de conhecimentos fundados na espontaneidade do aluno. ✂️ d) a proposta de ensino desafia o locutor a pensar sobre algo, pois a didática se apoia no conceito de ensino e este comanda o que se espera da ação de ensinar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q320176 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGA avaliação da aprendizagem cumpre função diagnóstica quando: ✂️ a) possui espaço destacado no projeto político-pedagógico da escola. ✂️ b) está inserida no planejamento do ensino, na sua execução e nos resultados da aprendizagem. ✂️ c) possui capacidade de classificação hierarquizada do conhecimento. ✂️ d) constitui um subsídio para melhoria de resultados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q326801 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGExiste uma distância entre o saber escolar e o conhecimento que o aluno possui. A transposição didática expressa bem o que ocorre com os saberes a serem ensinados na escola. Há uma passagem da cultura extraescolar ao currículo formal, do currículo formal ao currículo real e do currículo real à aprendizagem efetiva dos alunos. Essa passagem acontece quando o professor realiza um processo de: ✂️ a) mediação dos conhecimentos. ✂️ b) avaliação dos conteúdos. ✂️ c) diagnóstico dos estudantes. ✂️ d) regulação das aulas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q321867 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGDiversos autores da área da educação concordam em dizer que a institucionalização da profissão docente coincide com a feminização do magistério, e com sua consequente desvalorização. Com essa constatação é possível inferir que: ✂️ a) as mulheres tornam a profissão docente mais qualificada, exigente e rigorosa, como é próprio do gênero feminino. ✂️ b) a feminização do magistério é irreal, pois há homens e mulheres atuando na área do magistério em todo o mundo. ✂️ c) o magistério é uma profissão desvalorizada, independente do gênero envolvido no compromisso de ensinar. ✂️ d) a luta pela profissionalização do docente passa a ser não apenas uma luta de classes, mas também uma luta de gênero. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q324149 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGA educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade, sendo oferecida em creches e pré-escolas. Considerando essa premissa, a Educação Infantil deve realizar-se mediante ✂️ a) desenvolvimento intelectual rigoroso das atividades, como preparação para o Ensino Fundamental. ✂️ b) acompanhamento prioritário do desenvolvimento cognitivo, em detrimento dos aspectos físicos e biológicos. ✂️ c) acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de promoção. ✂️ d) desenvolvimento social e comunicativo das crianças, focado na formação motora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q323652 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGQuando se fala em alfabetização, de crianças ou adultos, já faz parte de uma compreensão comum a ideia de que é preciso levar em consideração o contexto real dos estudantes. Se uma cartilha apresenta a frase: “Eva viu a uva” e por acaso o estudante que a recebe nunca viu essa fruta ou não a conhece, fica mais difícil levantar hipóteses sobre a leitura partindo de sua vivência. Seria mais fácil, então, lidar com palavras ou frases daquele grupo específico, que possivelmente seriam entendidas por todos, o que tornaria o ensino mais autêntico. Essa percepção revela uma preocupação constante, por parte do professor, em relacionar o conteúdo que será ensinado ✂️ a) às habilidades inatas dos alunos. ✂️ b) aos saberes inconscientes dos alunos. ✂️ c) aos conhecimentos prévios dos alunos. ✂️ d) aos saberes científicos veiculados pela escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q326221 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGEstudiosos da didática (Carlos e Gil, 1993; Castro, 2001, entre outros) entendem que o professor precisa dominar os saberes conceituais e metodológicos de sua área, pois dessa maneira produzirá uma "educação científica". Tal pressuposto indica que o professor deve: ✂️ a) integrar os saberes das áreas disciplinares, ser motivador dos alunos, dominar as novas tecnologias, promover diálogos interculturais, acompanhar os alunos nas redes sociais. ✂️ b) ter conhecimento interdisciplinar, saber realizar mediações didáticas, ter interesse pelas mídias, adquirir habilidades holísticas, ser formador de opinião pública. ✂️ c) conhecer as especificidades de sua área de conhecimento, dominar a metodologia de produção de tais conhecimentos, conhecer a produção recente, ser capaz de abordagens transdisciplinares. ✂️ d) integrar saberes, promover interações epistemológicas, ser motivador de experiências inovadoras, empreender esforços para uma pedagogia crítica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q320526 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGAs escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas: a) os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum; b) os princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; c) os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais. Estes três princípios estão previstos: ✂️ a) na Constituição da República Federativa do Brasil. ✂️ b) na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/1996. ✂️ c) nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (1998). ✂️ d) nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q326696 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGDe acordo com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos, escrita em Jontiem, em 1990, “a educação básica deve ser proporcionada a todas as crianças, jovens e adultos. Para tanto, é necessário universalizá-la e melhorar sua qualidade, bem como tomar medidas efetivas para reduzir as desigualdades. [...] é mister oferecer a todas as crianças, jovens e adultos, a oportunidade de alcançar e manter um padrão mínimo de qualidade da aprendizagem.” Esse documento internacional, que ainda se apresenta tão atual no século XXI, aponta para a necessidade de ✂️ a) ampliação do acesso e promoção da equidade na Educação Básica. ✂️ b) organização do currículo e elevação das matrículas na Educação Básica. ✂️ c) ampliação das escolas e promoção dos alunos com dificuldades de aprendizagem. ✂️ d) adaptação dos conteúdos de ensino e elevação das metas de avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q322365 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGO debate sobre o modelo de atuação polivalente do pedagogo revela benefícios e limites. Constituem, respectivamente, um problema e uma vantagem da chamada polivalência: ✂️ a) o aprofundamento das interrelações entre professor e alunos e a possibilidade de ensinar fundamentos e aplicação dos conhecimentos ligados aos componentes curriculares previstos para cada etapa do Ensino Fundamental. ✂️ b) a possibilidade de estabelecer práticas interdisciplinares e a necessidade de um profissional versátil no trabalho docente realizado na escola. ✂️ c) a efetivação de práticas de ensino superficiais no trato com os componentes curriculares e a dificuldade de transitar entre as diferentes áreas. ✂️ d) a qualidade deficitária no tratamento didático de conceitos ligados aos componentes curriculares previstos para cada etapa do Ensino Fundamental e a garantia de construção de vínculos socioafetivos na escolarização inicial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q323371 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG"Sou professor. Tenho uma profissão: ensino. Tenho um espaço onde realizo a minha atividade profissional: a escola." A paráfrase acima está baseada no pensamento de Manoel Oriosvaldo de Moura. Nela são destacadas características inerentes à profissão professor, como: ✂️ a) a identidade profissional do docente possui relação direta com a prática de ensino e esta deve ser restrita ao âmbito escolar. ✂️ b) a compreensão do ensino como objeto principal do professor ajuda na definição de princípios que caracterizam suas ações e organizam o seu campo de atuação, visando ao melhor domínio de seu objeto. ✂️ c) a carreira docente implica o reconhecimento social e político da profissão como meio de estabelecer o específico da função. ✂️ d) a produção identitária da profissionalização docente pressupõe formação inicial sólida e atuação docente com capacidade definidora de quem é este trabalhador, suas funções e o seu local de trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q325112 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGDe acordo com Maria Teresa Estrela (1994), ao tecer considerações sobre a disciplina e a indisciplina na sala de aula, o professor desenvolve dois papéis básicos: "agente normativo e organizador da aula". Este entendimento corresponde à afirmação de que: ✂️ a) o professor é veiculador de uma ética, uma moral, uma axiologia que fazem parte do currículo expresso e oculto da escola. O modo como organiza a aula deve ser pautado por regras e direções que primem pela clareza e pelo diálogo com os alunos. ✂️ b) o professor deve produzir um código de conduta discente na sala de aula como resultado de diálogos consensuais com os alunos. O regime de organização da disciplina deve ser pautado pela ambivalência de quaisquer que sejam as diferenças. ✂️ c) o professor deve estar ciente de que a normatização que vem de cima para baixo deve ser refutada. Organização não tem nenhuma correspondência com hierarquia. ✂️ d) o professor sabe que a sala de aula deve ser regida pelo conflito esclarecido. O respeito às diversidades de ordem política, étnica, religiosa ou social é imperioso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q321583 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGO Ensino Fundamental, com duração de nove anos, objetiva a formação inicial do cidadão, tendo como meio básico para este desenvolvimento o pleno domínio ✂️ a) da oralidade, da escrita e da boa convivência. ✂️ b) da leitura, das ciências da natureza e do numeramento. ✂️ c) da ciência, da história e da geografia. ✂️ d) da leitura, da escrita e do cálculo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q321832 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGPara estudiosos que trabalham com a perspectiva teórica de "saberes em ação", como é o caso de Donald Shon, "a eficácia de uma formação estaria relacionada não aos saberes nela difundidos, mas ao lugar assumido pela reflexão sobre as práticas" (CHARTIER, A. M., 2007, p. 189). Neste entendimento da relação entre formação e atuação docente revela-se um aspecto estruturante da docência, a saber: ✂️ a) tensão irremediável entre teoria e prática. ✂️ b) necessidade de equilibrar coerência pragmática e coerência teórica. ✂️ c) sobreposição da formação teórica à prática. ✂️ d) desprezo teórico pela prática. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q724213 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Saúde, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGNos últimos anos, muitas infecções humanas, até pouco tempo desconhecidas, passaram a ser descobertas, além de várias outras que haviam sido controladas no passado terem ressurgido. Um exemplo de doença viral reemergente é: ✂️ a) o tétano. ✂️ b) a peste bubônica. ✂️ c) a dengue. ✂️ d) a tuberculose. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q319547 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGO pedagogo é um profissional de formação generalista com atuação polivalente. Esta afirmação corresponde ao seguinte entendimento: ✂️ a) um profissional que, por saber de tudo um pouco, deve, no seu ofício, ensinar um pouco de tudo. ✂️ b) a prática de ensino junto a crianças pequenas supõe um profissional de saberes genéricos e flexibilização funcional. ✂️ c) a atuação junto aos anos iniciais da educação escolar pressupõe tanto o ensino de certas áreas do conhecimento como a formação do ser humano. ✂️ d) o trabalho didático com os anos iniciais da escolarização requer uma formação inicial de abordagem funcionalista com vistas à atuação polivalente dos futuros professores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q324902 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGEm entrevista à Revista Nova Escola, o professor Cipriano Luckesi comentou que a maioria das escolas promove exames, os quais não são uma prática de avaliação. O ato de examinar é classificatório e seletivo, e a avaliação deveria ser inclusiva, disse ele. Esse modelo de avaliação inclusiva é aquele no qual o estudante vai ser ✂️ a) ajudado a dar um passo à frente em sua aprendizagem. ✂️ b) classificado de acordo com seu rendimento médio. ✂️ c) diagnosticado segundo diferentes níveis de ensino. ✂️ d) aprovado, independente das exigências estabelecidas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q326565 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGPara o bom desenvolvimento do trabalho docente é fator primordial a clareza de onde se quer chegar com os alunos e quais os melhores caminhos e instrumentos para fazê-lo. Esse direcionamento está diretamente relacionado ✂️ a) à avaliação da aprendizagem. ✂️ b) ao planejamento escolar. ✂️ c) à organização do currículo. ✂️ d) às normas de convivência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q723534 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Goias, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGCausou polêmica a proposta recente do governo estadual de Goiás de transferência da gestão de escolas públicas para instituições conhecidas como organizações sociais (OS). A OS é uma entidade ✂️ a) privada, sem fins lucrativos. ✂️ b) mista, com fins lucrativos. ✂️ c) pública, sem fins lucrativos. ✂️ d) filantrópica, sem fins lucrativos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q322546 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGA função social da escola é ensinar os conceitos científicos das diferentes áreas de conhecimento que a humanidade conseguiu organizar. Ao contrário do conhecimento espontâneo, o que se aprende na escola é hierarquicamente sistematizado e exige que seja intencionalmente trabalhado. Dessa maneira, sabe-se que os estudantes são capazes de elaborar conceitos quando conseguem ✂️ a) generalizar o conhecimento, aplicando-o a outras situações e passando do particular para o geral. ✂️ b) aplicar o que foi ensinado em situações e exercícios propostos em sala de aula ou laboratórios. ✂️ c) apreender inconscientemente os pressupostos científicos presentes em seu dia a dia e realidade de entorno. ✂️ d) memorizar os conhecimentos, mesmo que demonstrem de forma rudimentar sua utilização em situações reais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q328900 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGA intencionalidade é uma das peculiaridades do processo de ensinar, ou seja, se inscreve na pretensão de ajudar alguém a aprender (Castro, 2001, p. 15). A sua ausência pode produzir patologias didáticas. Na didática comprometida com a qualificação do ensino e da aprendizagem, ✂️ a) o responsável pelo trabalho com os alunos desenvolve uma lista de procedimentos "que dão certo" e outros "que não funcionam". ✂️ b) a equipe de professores avalia e atua por meio de um conjunto de prêmios e castigos em relação ao que se pretende que os alunos aprendam. ✂️ c) as atividades planejadas facilitam o domínio de hábitos e as habilidades de conhecimentos fundados na espontaneidade do aluno. ✂️ d) a proposta de ensino desafia o locutor a pensar sobre algo, pois a didática se apoia no conceito de ensino e este comanda o que se espera da ação de ensinar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q320176 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGA avaliação da aprendizagem cumpre função diagnóstica quando: ✂️ a) possui espaço destacado no projeto político-pedagógico da escola. ✂️ b) está inserida no planejamento do ensino, na sua execução e nos resultados da aprendizagem. ✂️ c) possui capacidade de classificação hierarquizada do conhecimento. ✂️ d) constitui um subsídio para melhoria de resultados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro