O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao outro, que
o seguro, carrega, embala. Através dessa fusão [...], vai se familiarizando e apreendendo esse mundo, portanto, iniciando um
processo de diferenciação
(MAHONEY, A. A; ALMEIDA, L. R. Viver mente & cérebro. São Paulo: Segmento-Duetto, 2006. p. 62.)
Indique a alternativa que descreva as ações na relação entre professor e aluno de acordo com a Tendência Progressista Libertadora:
✂️ a) É questionadora, analisa as interações humanas em seu ambiente, e busca elevar o nível de conscientização de professores e alunos sobre a realidade em que estão inseridos, visando a transformação social. ✂️ b) Tem base nos princípios contrários ao diálogo, a conscientização, a prática e o empoderamento. ✂️ c) Busca a transformação do homem por meio da família e seus princípios exclusivamente. ✂️ d) Acredita que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos num sentido conservador.