Questões de Concursos Profissional de Apoio Escolar

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1Q892838 | Pedagogia, Política Nacional de Alfabetização, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Segundo o Plano Municipal de Educação do município de Joaçaba–SC, a Meta 9 tem como objetivo erradicar o analfabetismo e reduzir o analfabetismo funcional. Considerando tal meta, qual das seguintes afirmações representa uma estratégia estabelecida pelo referido plano?
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2Q890924 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Serão recursos públicos destinados à educação os originários de, exceto:
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3Q904965 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

No Brasil há décadas são investigadas as ações de violência como um problema social no interior das escolas e por diversas formas entre os indivíduos envolvidos na comunidade escolar. Entre os diferentes tipos de violência, podemos destacar a:
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4Q890925 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale a assertiva que apresenta o órgão responsável por promover avaliações periódicas sobre o sistema educacional brasileiro.
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5Q904966 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A qualidade de ensino é determinada tanto ou mais pela formação contínua dos professores, do que pela sua formação inicial… A formação contínua não deve desenrolar-se, necessariamente, apenas no quadro do sistema educativo: um período de trabalho ou de estudo no setor econômico pode também ser proveitoso para aproximação do saber e do saber-fazer.
(DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 8. ed. - São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003, p. 160)


Com relação à formação continuada dos profissionais do magistério implica reconhecer um constante desenvolvimento levando-se em conta:
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6Q904968 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A Lei no 9.394/1996 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) está composta por dois níveis, a educação básica e a educação superior. A educação básica é formada por:
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7Q904970 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Um informe global do processo que, a partir do conhecimento inicial (avaliação inicial), manifesta a trajetória seguida pelo aluno, as medidas específicas que foram tomadas, o resultado final de todo o processo e, especialmente a partir deste conhecimento, as previsões sobre o que é necessário fazer de novo.
(ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 201.)


No que se refere às informações, considere que quando se trata de práticas avaliativas através do Conselho de Classe recomenda-se:
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8Q904969 | Pedagogia, Evasão Escolar causas e conseqüências, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A evasão escolar tem seu ápice nos anos finais do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, geralmente no período de grandes transformações emocionais e físicas na adolescência. Reprovação, abandono do ensino e diferentes idades em turmas são problemas recorrentes no cenário educacional brasileiro. Os regulamentos escolares devem ser conhecidos pelos alunos, porque
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9Q904971 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao outro, que o seguro, carrega, embala. Através dessa fusão [...], vai se familiarizando e apreendendo esse mundo, portanto, iniciando um processo de diferenciação
(MAHONEY, A. A; ALMEIDA, L. R. Viver mente & cérebro. São Paulo: Segmento-Duetto, 2006. p. 62.)


Indique a alternativa que descreva as ações na relação entre professor e aluno de acordo com a Tendência Progressista Libertadora:
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10Q890919 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante algumas garantias, assinale a assertiva que não representa uma dessas garantias.
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11Q890917 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

São diretrizes da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, exceto:
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12Q892837 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Em uma escola de ensino fundamental, um aluno recém-transferido enfrenta desafios em sua adaptação. Ele demonstra resistência aos cuidados básicos como higiene e alimentação, além de apresentar sinais de dificuldades de saúde. A escola busca garantir o acolhimento e acompanhamento adequado, promovendo o convívio social, conforme as normas escolares e envolvendo a família na adaptação do aluno.
Considerando as atribuições do Profissional de Apoio, avalie as afirmativas a seguir.
I. Observar de perto o comportamento e as necessidades específicas do aluno , dando feedback regular à equipe escolar, buscando estratégias para promover sua participação e integração.
II. Facilitar a transição do aluno por meio da provisão gradual de cuidados essenciais, abrangendo aspectos básicos como alimentação e higiene.
III. Estabelecer uma comunicação eficaz com os pais do aluno, fornecendo orientações sobre como reforçar em casa os cuidados básicos e apoiando a família no processo de adaptação do aluno à nova escola.
IV. Colaborar com os profissionais de saúde da escola para monitorar de perto a saúde física e emocional do aluno , identificando eventuais necessidades de intervenção e encaminhamento para serviços especializados.
É correto apenas o que se afirma em
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13Q1081428 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Itapoá SC, CONSULPAM, 2025

O uso de tecnologias assistivas é garantido pela LBI como forma de promover autonomia e participação de pessoas com deficiência. A responsabilidade de garantir o acesso a esses recursos recai sobre:
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14Q904964 | Pedagogia, Concepções de currículo, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.
(VEIGA N, A. De. Geometrias, Currículo e Diferenças. IN: Educação e Sociedade, Dossiê Diferenças. 2002, P.7.)

Em relação à Currículo e Didática, um dos pontos de concordância é a:
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15Q892826 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O planejamento educacional é uma etapa fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pois permite organizar as atividades pedagógicas de forma a atender aos propósitos educacionais e às necessidades dos alunos.
Sobre o planejamento educacional, assinale a afirmativa correta
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16Q890914 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale corretamente a assertiva que não representa uma das diretrizes que irá nortear o dever do Estado com a educação das pessoas (público-alvo) da educação especial:
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17Q904967 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. A escola, os professores e os alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais; tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classes.
(LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2013. p. 222)
Acerca do Planejamento Escolar, em um entendimento participativo, é correto afirmar que:
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18Q904972 | Pedagogia, Ética Profissional, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano. A nossa definição sublinha, em primeiro lugar, o caráter científico desta disciplina; isto é, corresponde à necessidade de uma abordagem científica dos problemas morais.
(VÁSQUEZ, Adolfo Sanches. Ética. Pág. 23. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.)


No campo da ética, para o professor a autonomia profissional,
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19Q892825 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento que reflete as diretrizes e intenções da instituição educacional.
Considerando a importância do PPP na gestão escolar, analise as afirmativas a seguir.
I. O PPP é um instrumento que visa nortear a prática educativa, promovendo a participação da comunidade escolar na construção coletiva de metas e objetivos.
II. O PPP é exclusivamente responsabilidade da direção da escola, dispensando a colaboração dos demais membros da comunidade escolar.
III. A elaboração do PPP deve contemplar a diversidade e a inclusão, garantindo o respeito às diferenças individuais e culturais.
IV. O PPP deve ser revisado apenas a cada cinco anos, independentemente das mudanças no contexto educacional.
Assinale a alternativa correta.
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20Q1081430 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Itapoá SC, CONSULPAM, 2025

Um aluno cadeirante relata dificuldades para circular pelos espaços da escola devido à ausência de rampas e elevadores. Qual princípio legal da LBI está sendo violado e qual medida deve ser adotada para solucionar o problema? Assinale a alternativa CORRETA.
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