Questões de Concursos Profissional de Apoio Especializado

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1Q892145 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Profissional de Apoio Especializado, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Na instituição que atende à criança pequena, os professores e funcionários devem conhecer os sinais das doenças para proceder de forma correta e discutir coletivamente. Sobre determinada doença, comum na infância, analise as características e sintomas abaixo:

É uma doença contagiosa, que pega de uma pessoa para outra, e infecciosa, causada por um tipo de carrapato, pequeno, que entra debaixo da pele e provoca irritação e muita coceira, principalmente à noite. Provoca lesões que aparecem como pontos vermelhos e bolhas.


As características e sintomas acima definem qual doença?
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2Q892148 | Pedagogia, Legislação da Educação, Profissional de Apoio Especializado, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

É atribuição do profissional de apoio especializado dar a devida assistência/apoioaos alunos público-alvo da educação especial, principalmente nas seguintes atividades:

I. Alimentação.
II. Higienização.
III. Locomoção.
IV. Medicação.
V. Elaboração e execução do plano de Atendimento Educacional Especializado.


Quais estão corretas?
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3Q892147 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Apoio Especializado, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Pedro tem 10 anos e tem diagnóstico de epilepsia e deficiência intelectual. Durante o intervalo escolar, teve uma crise convulsiva. Nesse sentido, a conduta imediata e correta do profissional de apoio especializado que o acompanhava naquele momento deveria ser:
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4Q892143 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Profissional de Apoio Especializado, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados aos pais ou ao irmão mais velho da criança.


( ) É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.


( ) É dever do Estado assegurar atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente nas escolas especiais.


( ) Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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5Q892144 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Profissional de Apoio Especializado, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com a Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), são asseguradas aos educandos com necessidades especiais as seguintes garantias, EXCETO:
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6Q892146 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Apoio Especializado, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Os acidentes envolvendo crianças representam números elevados nas estatísticas de mortalidade infantil. Muitos acidentes que acontecem com as crianças ocorrem dentro de casa ou no local onde a criança permanece a maior parte do tempo. Acerca de como prevenir acidentes no ambiente escolar e como agir em situações imprevistas, analise as assertivas abaixo:


I. Jamais ministrar qualquer tipo de medicação. Caso a criança se queixe de algum mal-estar ou apresente algum sintoma, a família deve ser avisada. Na impossibilidade de fazer contato com a família, deve-se procurar o posto de saúde mais próximo.


II. As crianças não devem circular pelas áreas onde se preparam os alimentos, evitando seu contato com facas e outros materiais cortantes, água fervente, fogo etc.


III. As crianças público-alvo da educação especial deverão usar tesouras sem pontas. As demais crianças da turma podem usar tesouras de ponta, assim como estiletes e outros materiais cortantes para realização das atividades em aula, desde que haja um profissional de apoio na turma.


Quais estão corretas?
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7Q892149 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Profissional de Apoio Especializado, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Em conformidade com a Política Nacional de Inclusão na Perspectiva da Educação Inclusiva, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Consideram-se alunos com deficiência aqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que, em interação com diversas barreiras, podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.


( ) Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Não se incluem nesse grupo alunos com autismo.


( ) Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.


( ) Dentre os transtornos funcionais específicos estão: dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia e transtorno de atenção e hiperatividade, nesses casos, a educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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8Q892150 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Apoio Especializado, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

São recomendações presentes na Declaração de Salamanca referentes a fatores relativos à escola, EXCETO:
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9Q1080461 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Profissional de Apoio Especializado, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Em conformidade com a Lei nº 13.146/2015, qual dos conceitos abaixo refere-se à acessibilidade?
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