Questões de Concursos Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo

Resolva questões de Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q231426 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

A objetividade é um dos fundamentos do jornalismo. Uma crítica, no entanto, pode ser feita às práticas profissionais derivadas da objetividade: é a de que tornam os jornalistas intercambiáveis e, por isso, desvalorizados. Isso aconteceria porque a objetividade facilita a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q238111 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

Uma empresa está patrocinando um projeto de recuperação ambiental e vem obtendo ótimos resultados, tais como: a recuperação do meio ambiente e a geração de renda para os moradores da região. Para dar visibilidade nacional ao projeto, o setor de comunicação da empresa deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q235850 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

Combinar imagem e texto da melhor maneira é fundamental no telejornalismo. Na preparação de uma matéria para a televisão, é preciso

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q237659 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

A comunicação em uma organização se movimenta segundo três fluxos: ascendente, descendente e lateral, os quais devem ser levados em conta em um planejamento. São exemplos desses fluxos, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q233581 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação ao público externo, a comunicação empresarial tem como objetivo(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q230769 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

O jornalista que trabalha em um veículo de comunicação se vê, por vezes, diante de situações em que a prática está em desacordo com os Códigos de Ética dos Jornalistas. Observe os exemplos dessas situações.

I A alteração da informação conforme interesses comerciais ou políticos do veículo.

II A determinação de quais informações podem ou não ser publicadas naquele veículo.

III A divulgação de qualquer informação obtida através do uso de câmera escondida.

IV A publicação de trechos de documentos sigilosos, entregues ao veículo em off.

Ferem o código de ética APENAS as situações apresentadas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q231537 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

A imagem do jornalista como um observador distanciado que vê a realidade para relatar o que acontece, sem emitir opiniões pessoais, tem ligação com a teoria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q235639 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

Uma distinção comum feita em manuais de jornalismo diferencia notícia de reportagem. A reportagem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q228999 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

É um conceito presente na noção de planejamento estratégico a ideia de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q231852 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

O conceito de comunicação integrada pode ser definido como a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q229084 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

Uma das diferenças trazidas pela Internet para o jornalismo é que, nos veículos on-line, a construção da notícia passa a ser um processo contínuo. Isso se deve à possibilidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q233693 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

As técnicas básicas utilizadas pelo jornalismo, como o uso do lide, tiveram origem nos Estados Unidos, e se adaptam perfeitamente ao uso nas chamadas hard news, ou seja, nas notícias de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q234463 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

O repórter de um jornal entrevista o diretor de uma empresa para uma matéria. Na redação do texto, ele pode intervir na fala do entrevistado de diferentes maneiras, EXCETO ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q233972 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Jornalismo, Petrobras, CESGRANRIO

Aplicada ao jornalismo, a "lei das três fontes" determina ser necessário ouvir as versões de três fontes diferentes sobre um fato, porque assim é possível

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.