Questões de Concursos Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda

Resolva questões de Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q230976 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

O objetivo global do planejamento é proporcionar soluções práticas para problemas mercadológicos e de comunicação, tomando como base as análises da posição da empresa no mercado, seus recursos e capacidades atuais. Em relação à definição dos objetivos de marketing e de comunicação fixados em um planejamento, afirma-se que o(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q233544 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Ao produzir-se um podcast, é preciso preparar também

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q238159 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

No ponto de venda (PDV), a estética é um fator muito importante, tanto para levar a informação ao consumidor de forma eficiente, quanto para se destacar em relação aos concorrentes. Constituem ações em PDV pelas quais o diretor de arte pode criar um layout diferenciado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q228770 | Geografia, Geopolítica, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

"As exportações brasileiras de commodities cresceram nos últimos dez anos, fundamentalmente, devido à demanda asiática. Nesse período, para apenas um país asiático, com economia emergente, o volume brasileiro exportado de soja quadruplicou e o de minério de ferro multiplicou-se por dez."
FRAGA, E. e BARBOSA, F. Folha de São Paulo, 11 jul. 2010, p. B4 e B8. (Adaptado)

O país asiático descrito acima, que atua como principal responsável por esse crescimento das exportações brasileiras, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q234926 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

A evolução da tecnologia, representada pela Internet, gera uma nova relação com os processos comunicacionais, sendo um de seus marcos a liberação da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q233410 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Jürgen Habermas constrói um novo sistema filosófico, fundamentado na teoria da ação comunicativa. Ele considera a razão como sendo o resultado de uma relação intersubjetiva entre indivíduos que procuram chegar ao entendimento através da linguagem. Nesse sentido, os meios de comunicação de massa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q236505 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

O mercado publicitário vem acompanhando mudanças no perfil de seus profissionais, especialmente na área de atendimento. Distante da imagem de simples contato tradicional, o profissional de atendimento desempenha hoje funções cada vez mais complexas, dentro da cadeia produtiva da propaganda. Dessa forma, o atendimento publicitário

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q229396 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Como é descrito o comportamento das pessoas, na perspectiva da teoria do "mundo pequeno", que vem sendo aplicada ao estudo das redes de relacionamento formadas em sites da Internet?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q235796 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

A formação e a consolidação da identidade corporativa dependem do seguinte fator:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q231972 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Considere as afirmativas abaixo a respeito das características da comunicação na perspectiva da Escola de Palo Alto.

I - A essência da comunicação reside no significado da mensagem transmitida.

II - Todo comportamento humano possui valor comunicativo.

III - A comunicação é vista como um ato verbal consciente e voluntário.

IV - É possível deduzir uma lógica da comunicação a partir de uma análise tanto da sequência de mensagens quanto da relação entre os elementos e o sistema.

Estão relacionadas à pesquisa da Escola de Palo Alto APENAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q237605 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

O CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) reconhece que o testemunhal é uma técnica capaz de conferir maior força de comunicação, persuasão e credibilidade à mensagem publicitária e, por isso, apresenta um anexo referente a essa prática publicitária. A respeito do uso de testemunhais, atestados e endossos em anúncios, é INCORRETO afirmar que o(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q235311 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Planejar e gerenciar ações de comunicação organizacional é tão importante quanto a etapa de avaliação e controle dessas ações e planos, requerendo atenção especial do profissional de comunicação. Sobre as fases de avaliação e controle de um planejamento, é INCORRETO afirmar que a(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q233018 | Geografia, Geopolítica, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Nas eleições de 2010, o direito constitucional de votar foi estendido efetivamente, incorporando mais um segmento de cidadãos brasileiros que já tinham esse direito previsto na Lei.

O segmento do eleitorado brasileiro incorporado de fato nessas eleições corresponde ao grupo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q236861 | Geografia, Geopolítica, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

O desenvolvimento sustentável consiste numa proposta de múltiplas dimensões. Nessa perspectiva, considere as afirmativas abaixo.

I - A sustentabilidade ecológica do desenvolvimento refere-se à base física do processo de crescimento, objetivando a conservação e o uso racional do estoque de recursos naturais incorporados às atividades produtivas.

II - A sustentabilidade ambiental está intimamente relacionada à manutenção da capacidade de carga dos ecossistemas, ou seja, à capacidade da natureza para absorver e recuperar-se das intervenções antrópicas.

III - A sustentabilidade demográfica do desenvolvimento revela o aspecto particular das sustentabilidades ecológica e ambiental, relacionado com a capacidade de suporte da natureza à dinâmica da demografia.

Sobre as dimensões do desenvolvimento sustentável, está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q235838 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

O departamento de marketing de uma empresa do setor calçadista está preparando um relatório com informações que devem ser apresentadas à nova agência de propaganda, contratada recentemente. Dentre as informações listadas abaixo, aquela que NÃO pertence à fase específica do planejamento de comunicação mercadológica é a informação sobre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q233796 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

A palavra, em um texto publicitário, agrega outros valores àquele primordial o de informar. Ao fazer a seleção vocabular, o redator valoriza, em relação à palavra, a seguinte característica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q233803 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

Mesmo em tempos de atuação corporativa mais relevantes nos campos social e ambiental, algumas empresas se apressam em desenvolver ações superficiais de responsabilidade social, com o objetivo de construção de imagem junto a seus stakeholders. Nesse sentido, uma prática vista como negativa e oportunista pelos seus clientes e demais públicos interessados, é a de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q230733 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

O fluxo de trabalho de uma agência de propaganda tem como base um processo colaborativo que requer um modelo que gerencie uma complexa rede de projetos e de colaboradores, como fornecedores e veículos, cada qual com suas demandas específicas. No ambiente de uma agência, as áreas que mais se aproximam do conceito de Gerência de Projetos são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q237908 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

As modernas técnicas de impressão usam impressoras do tipo offset digital que permitem uma definição perfeita na reprodução de imagens. Essas impressoras trabalham com um sistema digital para gravação das suas matrizes de impressão chamado CTP. Esse sistema tem, dentre outras, as seguintes características:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q230504 | Comunicação Social, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

De acordo com George Herbert Mead, o Self surge

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.