Questões de Concursos Profissional de Educação Física

Resolva questões de Profissional de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1073056 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

O treinamento esportivo é guiado por princípios científicos que orientam a aplicação adequada das cargas de exercício para promover adaptações fisiológicas e melhorar o desempenho. Entre esses princípios, destaca-se o da sobrecarga, que envolve estímulos superiores aos habituais. No contexto do treinamento esportivo, assinale a alternativa que melhor define o princípio da sobrecarga:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1073057 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Em relação aos princípios científicos do treinamento desportivo, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1073058 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Durante o exercício físico, o sistema cardiovascular apresenta adaptações importantes para atender à maior demanda metabólica dos músculos. Nesse contexto, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1073059 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Assinale a alternativa que apresenta uma característica correta da função pulmonar durante o exercício físico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1073060 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Sobre a atuação do sistema nervoso durante o exercício físico, assinale a afirmativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1073061 | Educação Física, Legislação de Educação Física, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

O exercício profissional da Educação Física exige não apenas competência técnica, mas também compromisso ético com a sociedade. Isso estabelece princípios que orientam as responsabilidades, deveres e condutas esperadas dos profissionais da Educação Física. Considerando a ética profissional, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1072070 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Profissional de Educação Física, Prefeitura de João Alfredo PE, ADM TEC, 2025

As Lutas podem ser compreendidas como uma manifestação cultural, dependendo da maneira como é aplicada, pode ser considerada uma atividade rítmica, jogo de oposição, esporte de combate ou arte marcial. Nesse contexto, como atividade rítmica, a luta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q985593 | Direito Constitucional, Ordem Social, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Segundo a Constituição Federal, a saúde é direito de todos e um dever do Estado, garantido mediante políticas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q985594 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Acesso à Justiça à Criança e ao Adolescente, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

No que se refere ao acesso à justiça, fundamentando-se na Lei nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) As ações judiciais da competência da Justiça da Infância e da Juventude são isentas de custas e emolumentos, ressalvada a hipótese de litigância de má-fé.
( ) Os menores de dezesseis anos serão assistidos por seus pais ou tutores, já os maiores de dezesseis e menores de vinte e um anos serão representados.
( ) É vedada a divulgação de atos judiciais, policiais e administrativos que digam respeito a crianças e adolescentes a que se atribua autoria de ato infracional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q985595 | Legislação Federal, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Tendo em vista a Lei nº 9.615/1998 — Normas Gerais sobre Desporto, o desporto brasileiro, abrangendo tanto práticas formais quanto informais, está sujeito às normas desta Lei e se baseia nos princípios constitucionais. Sobre o desporto, analisar os itens.

I. A prática desportiva formal é regulada por normas nacionais e internacionais e pelas regras de prática desportiva de cada modalidade, aceitas pelas respectivas entidades nacionais de administração do desporto.
II. A prática desportiva não formal é caracterizada pela liberdade lúdica de seus praticantes.
III. Os direitos e as garantias estabelecidos nesta Lei e decorrentes dos princípios constitucionais do esporte excluem outros oriundos de tratados e acordos internacionais firmados pela República Federativa do Brasil.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q909855 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O futebol, no Brasil, está presente na formação de muitas crianças desde a mais tenra idade. Porém, a iniciação no esporte nem sempre acontece de forma estruturada, almejando resultados a longo prazo. Nesse quesito, tanto o acesso ao esporte quanto os métodos de ensino-aprendizagem, especificamente implementados na iniciação do futebol, parecemvariar. Na prática, o profissional de Educação Física precisa respaldar sua intervenção em teorias e métodos de ensino-aprendizagem que apresentem rigor científico, sempre adequando as características do público-alvo.
Ao elaborar o planejamento, um professor optou por um método que possui como intuito adequar, por meio de uma sequência de jogos, toda complexidade da prática esportiva (técnica, regras, conceitos táticos etc.), de maneira acessível à faixa etária e capacidade técnica do aluno iniciante.
Considerando o exposto, selecione a alternativa que indica o método de ensino escolhido pelo professor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q909856 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A formação esportiva perpassa por fases de iniciação, desenvolvimento e especialização. A iniciação esportiva recebe um papel de destaque. É justamente nesse período da vida que as crianças tomam gosto pela modalidade esportiva e, quando orientadas por um profissional da área, podem ampliar não somente o arcabouço motor, mas também se beneficiar da formação moral e ética.
No entanto, a iniciação esportiva, quando não estruturada e orientada a partir das fases de desenvolvimento motor, pode desembocar em especialização precoce. A partir disso, o profissional de Educação Física precisa estar atento, por exemplo, à faixa etária, ciente que há fases da iniciação ao esporte (iniciação, 8 a 9 anos; aperfeiçoamento, 10 a 11 anos, e o treinamento, 12 a 13 anos).

RAMOS, Adailton Mendes; NEVES, Ricardo Lira Rezende. A INICIAÇÃO ESPORTIVA E A ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE – NOTAS INTRODUTÓRIAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 1–8, 2008. DOI: 10.5216/rpp.v11i1.1786.
Considerando o exposto, selecione a alternativa que apresenta a faixa etária em que é recomendado o desenvolvimento global das habilidades motoras que podem ser aplicadas em várias modalidades esportivas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q909857 | Educação Física, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O handebol como se conhece hoje foi, ao longo do tempo, sofrendo várias influências de outros esportes que possuíam como base arremessar, correr e saltar. No início eram onze jogadores em campo. Os professores Max Heiser e Karl Schelenz, organizavam partidas de handebol para os funcionários da fábrica Siemens nos primeiros anos da Primeira Guerra Mundial.

CZERWINSKI, J. El balonmano: tecnica, tactica y entrenamiento. Barcelona: Paidotribo, 1993.

No handebol, a medida oficial da quadra de jogo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q909858 | Educação Física, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O basquetebol é um jogo constituído por duas equipes, cada uma delas composta por cinco alunos/jogadores, que tem como objetivo o arremesso da bola em uma cesta suspensa. As cestas realizadas passam por conversão de pontos, que são decisivos para o resultado final da competição. Assim, a equipe com maior pontuação vence a partida. Tanto no basquete masculino, quanto no feminino, os aros das cestas são posicionados na mesma altura em relação ao chão, fato que já gerou discussão.
Assinale somente a alternativa que corresponde à altura dos aros das cestas de basquetebol.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q909859 | Educação Física, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O ato de medir e estimar, a fim de antever resultados e possibilidades de rendimento, está inserido na rotina do profissional de Educação Física. A antropometria corresponde a uma gama de medidas realizadas no corpo humano, a fim de avaliar dimensões como peso corporal, circunferência abdominal, estatura, envergadura, entre outras.
A respeito das avaliações antropométricas, analise as afirmativas a seguir.

I. A estatura é uma medida de dimensão corporal, especificamente classificada enquanto uma medida antropométrica transversal, na qual é especificado em centímetros quanto um indivíduo mede do ponto mais elevado do crânio até os pés.
II. A envergadura é uma medida antropométrica transversal que consiste na avaliação em centímetros da máxima distância entre as extremidades dos dedos médios da mão esquerda e direita, com os ombros abduzidos a 90°, durante a medição.
III. O protocolo da medida da estatura envolve as seguintes recomendações ao avaliado: estar descalço, ou usando meias finas, e com a parte posterior do corpo recostada na régua do estadiômetro. Calcanhares unidos e tocando o estadiômetro, ombros relaxados e a cabeça do avaliado deverá estar posicionada no plano de Frankfurt, permitindo assim averiguar a estatura em centímetros.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q909860 | Educação Física, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

As capacidades motoras coordenativas consistem na capacidade de ordenar, organizar e harmonizar o gesto motor (PÖHLMANN, 1986). Em termos práticos, quanto mais complicado for o movimento a ser executado, mais a capacidade motora coordenativa será exigida para afinar tal gesto motor).

Weineck, J.: Fundamentos Gerais da Biologia do Esporte para Infância e Adolescência; Biologia do Esporte; São Paulo: Manole,1991. P. 247- 295.

Analise as sentenças a seguir, a respeito das capacidades motoras coordenativas.

I. A coordenação motora é uma capacidade física de executar movimentos, utilizando grandes ou pequenos grupamentos musculares, de forma eficiente e precisa.
II. O equilíbrio é a capacidade de manter ou retornar à estabilidade.
III. A cinestesia é a capacidade física que engloba a interação entre velocidade, duração, intensidade e coesão.
IV. O ritmo refere-se a um conjunto de sensações que permitem perceber o próprio corpo no espaço e seu movimento, abrangendo: imagem corporal, esquema corporal, espaço corporal e propriocepção.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q909861 | Educação Física, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Ao longo da história da periodização do treinamento físico, é possível perceber que muitos conceitos foram propostos e testados, sem que nenhum fosse invalidado em sua totalidade. A partir de uma hipótese proposta, essa hipótese deve ser testada e depois uma nova hipótese deve ser reformulada, confirmando ou refutando o conhecimento há pouco adquirido, e assim por diante. Após muitas experiências e testagens, é possível afirmar que os princípios do treinamento físico são determinantes para as respostas agudas e crônicas frente ao treinamento físico, isto é, determinam os resultados esperados da elaboração de um treinamento, sejam eles ligados a saúde ou performance.
O princípio da _______________ impõe, como ponto essencial, que o treinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance desportiva, em termos de qualidade física interveniente, sistema energético preponderante, segmento corporal e coordenações psicomotoras utilizados.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q909862 | Educação Física, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Dentre as aptidões físicas que podem ser avaliadas, a força muscular tem um papel de destaque no âmbito da prescrição de um treinamento físico. Existem diferentes tipos de testes para a avaliação da força: os testes isométricos e os dinâmicos, que, por sua vez, podem ser isocinéticos ou isoinerciais. A escolha da forma de avaliação deve levar em consideração fatores como tecnologia disponível, número de pessoas a serem avaliadas e tempo disponível para cada avaliação e, sobretudo, a forma de manifestação de força a ser avaliada. Em algumas modalidades esportivas como o judô, a força de preensão manual é um dos fatores preponderantes para seu sucesso.
Considerando o exposto, selecione a alternativa que indica o instrumento adequado para avaliação da força de preensão manual.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q909863 | Educação Física, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A busca de estratégias para a prescrição de treinamento de força é necessária para o alcance do melhor condicionamento possível, sem que ocorram platôs que prejudiquem o potencial do indivíduo. Além disso, as estratégias de treino podem otimizar o desenvolvimento de variáveis. O planejamento no treinamento de força é feito por meio da manipulação do volume e intensidade do treinamento, o que acaba por resultar em estímulos metabólicos e tensionais. Modelos conhecidos na literatura científica como o modelo linear, modelo linear reverso e modelo ondulatório caracterizam-se pela manipulação do volume e intensidade.
A respeito do modelo ondulatório é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q909864 | Educação Física, Políticas Públicas e Educacionais em Educação Física, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, do Ministério do Trabalho passou a apresentar um novo código: 2241-40, Profissional de Educação Física na Saúde. Com essa inclusão, específica para atuação na Saúde, o Profissional de Educação Física passa a integrar, de forma mais clara e objetiva, as equipes dos Programas de Atenção Básica do SUS, bem como, possibilita a inclusão na Tabela de Prestação de Serviços do SUS. Com a inclusão da classificaçãonúmero 2241-40 – Profissional de Educação Física na Saúde, a descrição primária foi ampliada com a seguinte informação: “Estruturam e realizam ações de promoção da saúde mediante práticas corporais, atividades físicas e de lazer na prevenção primária, secundária e terciária no SUS e no setor privado”.
Com relação às competências descritas na Letra G do Código 2241-40, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.