Questões de Concursos Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo

Resolva questões de Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q682766 | História, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

A ditadura militar brasileira deve ser relacionada historicamente ao contexto da Guerra Fria, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q687118 | Geografia, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

O Brasil cultivou 49,1 milhões de hectares (ha) com culturas transgênicas em 2016, um crescimento de 11% em
relação a 2015 ou o equivalente a 4,9 milhões de ha. Nenhum outro país do mundo apresentou um crescimento
tão expressivo.

                                                                                                                                                        (Disponível em: www.noticiasagricolas.com.br. Acesso em 22.mar.2019)
No Brasil, as duas principais culturas transgênicas são de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q693266 | Matemática, Números Primos, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Albertina dividiu certa quantia entre seus 3 netos, um de 11 anos, um de 12 anos e outro de 14 anos, de maneira que cada neto recebeu um valor diretamente proporcional à própria idade. Se o neto mais novo recebeu R$ 33,00, então os dois netos mais velhos receberam um total de 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q692001 | Geografia, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Considere as afirmações sobre a urbanização brasileira. 
I. O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX e teve a industrialização e o êxodo rural como fatores desencadeadores do processo. 
II. A partir de 1950, mais da metade da população das regiões Sudeste e Nordeste já se encontrava em áreas urbanas, onde era maior o número de empregos e serviços como saúde, educação e transporte. 
III. Atualmente, mais de 80% da população brasileira vive em áreas urbanas, percentual semelhante ao de muitos países desenvolvidos. 
Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q692513 | Matemática, Progressão Aritmética PA, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

No dia 2 de abril Gabriel tinha 80% do valor de que precisava para comprar uma bicicleta. No dia 3 de abril ele conseguiu mais R$ 120,80, porém a bicicleta sofreu um aumento de 12%, de maneira que ainda faltavam a Gabriel R$ 300,00 para completar o valor necessário. O preço da bicicleta no dia 2 de abril era de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q694306 | Matemática, Progressão Aritmética PA, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Paulo vende sorvetes de uma bola ou de duas bolas. O sorvete de duas bolas é R$ 3,00 mais caro que o sorvete de uma bola. Em uma determinada tarde, Paulo vendeu 85 sorvetes, sendo que 43 eram de uma bola. Se Paulo recebeu um total de R$ 466,00 nessa tarde, então a soma dos valores de um sorvete de uma bola e de um sorvete de duas bolas é igual a  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q687140 | Português, Interpretação de Textos, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Texto associado.
Atenção: Leia a crônica a seguir para responder a questão. 
O substituto da vida 

        Quando meu instrumento de trabalho era a máquina de escrever, eu me sentava a ela, punha uma folha de papel no rolo, escrevia o que tinha de escrever, tirava o papel, lia o que escrevera, fazia eventuais emendas e, se fosse o caso, batia o texto a limpo. Relia-o para ver se era aquilo mesmo, fechava a máquina, entregava a matéria e ia à vida. Se trabalhasse num jornal, isso incluiria discutir futebol com o pessoal da editoria de esporte, paquerar a diagramadora do caderno de turismo, ir à esquina comer um pastel. 
        Se estivesse numa das fases de trabalhar em casa, ao terminar de escrever eu fechava a máquina e abria um livro, escutava um disco, dava um pulo rapidinho à praia. Só reabria a máquina no dia seguinte. 
Hoje, diante do computador, termino de produzir um texto, vou à lista de mensagens para saber quem me escreveu, deleto mensagens inúteis, respondo às que precisam de resposta, eu próprio mando mensagens inúteis, entro em jornais e revistas on-line. Quando me dou conta, já é noite lá fora e não saí da frente da tela. 
        Com o smartphone seria pior ainda. Ele substituiu a caneta, o bloco, a agenda, o telefone, a banca de jornais, a máquina fotográfica, o álbum de fotos, a câmera de cinema, o DVD, o correio, a secretária eletrônica, o relógio de pulso, o despertador, o gravador, o rádio, a TV, o CD, a bússola, os mapas, a vida. É por isto que nem chego perto dele – temo que me substitua também. 

?(Adaptado de: CASTRO, Ruy. A arte de querer bem. Rio de Janeiro, Estação Brasil, 2018, p. 67-68)
O autor estabelece uma oposição entre “ir à vida” e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q683562 | Português, Interpretação de Textos, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Texto associado.
Atenção: Leia a crônica a seguir para responder a questão. 
O substituto da vida 

        Quando meu instrumento de trabalho era a máquina de escrever, eu me sentava a ela, punha uma folha de papel no rolo, escrevia o que tinha de escrever, tirava o papel, lia o que escrevera, fazia eventuais emendas e, se fosse o caso, batia o texto a limpo. Relia-o para ver se era aquilo mesmo, fechava a máquina, entregava a matéria e ia à vida. Se trabalhasse num jornal, isso incluiria discutir futebol com o pessoal da editoria de esporte, paquerar a diagramadora do caderno de turismo, ir à esquina comer um pastel. 
        Se estivesse numa das fases de trabalhar em casa, ao terminar de escrever eu fechava a máquina e abria um livro, escutava um disco, dava um pulo rapidinho à praia. Só reabria a máquina no dia seguinte. 
Hoje, diante do computador, termino de produzir um texto, vou à lista de mensagens para saber quem me escreveu, deleto mensagens inúteis, respondo às que precisam de resposta, eu próprio mando mensagens inúteis, entro em jornais e revistas on-line. Quando me dou conta, já é noite lá fora e não saí da frente da tela. 
        Com o smartphone seria pior ainda. Ele substituiu a caneta, o bloco, a agenda, o telefone, a banca de jornais, a máquina fotográfica, o álbum de fotos, a câmera de cinema, o DVD, o correio, a secretária eletrônica, o relógio de pulso, o despertador, o gravador, o rádio, a TV, o CD, a bússola, os mapas, a vida. É por isto que nem chego perto dele – temo que me substitua também. 

?(Adaptado de: CASTRO, Ruy. A arte de querer bem. Rio de Janeiro, Estação Brasil, 2018, p. 67-68)
Com o smartphone seria pior ainda. (4º parágrafo)
No contexto, a expressão sublinhada revela 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q684082 | Matemática, Geometria Plana, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Um terreno com a forma de um quadrado tem 196 m2 de área. Para cercar esse terreno serão colocadas estacas ao longo de seus limites: uma estaca em cada um dos quatro cantos do terreno e uma estaca a cada 2 metros ao longo dos lados do terreno. O total de estacas necessárias nesse processo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q691513 | História, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

No contexto da expansão marítima, nos séculos XV e XVI, Portugal era considerado uma “potência náutica”. Dentre os fatores que explicam esse destacado desempenho dos portugueses nas navegações, é importante citar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q683835 | História, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Considere o texto
A partir da década de 1870, começaram a surgir uma série de sintomas de crise do Segundo Reinado, dentre eles, o início do movimento republicano e os atritos do governo imperial com o Exército e a Igreja.  
                                                                                                                            (Adaptado de: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2002, p. 217)
Os atritos com o Exército e com a Igreja, aos quais se refere o autor, e que contribuíram para a proclamação da República no Brasil, estiveram relacionados, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q683071 | Português, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Texto associado.
Atenção: Leia a crônica a seguir para responder a questão. 
O substituto da vida 

        Quando meu instrumento de trabalho era a máquina de escrever, eu me sentava a ela, punha uma folha de papel no rolo, escrevia o que tinha de escrever, tirava o papel, lia o que escrevera, fazia eventuais emendas e, se fosse o caso, batia o texto a limpo. Relia-o para ver se era aquilo mesmo, fechava a máquina, entregava a matéria e ia à vida. Se trabalhasse num jornal, isso incluiria discutir futebol com o pessoal da editoria de esporte, paquerar a diagramadora do caderno de turismo, ir à esquina comer um pastel. 
        Se estivesse numa das fases de trabalhar em casa, ao terminar de escrever eu fechava a máquina e abria um livro, escutava um disco, dava um pulo rapidinho à praia. Só reabria a máquina no dia seguinte. 
Hoje, diante do computador, termino de produzir um texto, vou à lista de mensagens para saber quem me escreveu, deleto mensagens inúteis, respondo às que precisam de resposta, eu próprio mando mensagens inúteis, entro em jornais e revistas on-line. Quando me dou conta, já é noite lá fora e não saí da frente da tela. 
        Com o smartphone seria pior ainda. Ele substituiu a caneta, o bloco, a agenda, o telefone, a banca de jornais, a máquina fotográfica, o álbum de fotos, a câmera de cinema, o DVD, o correio, a secretária eletrônica, o relógio de pulso, o despertador, o gravador, o rádio, a TV, o CD, a bússola, os mapas, a vida. É por isto que nem chego perto dele – temo que me substitua também. 

?(Adaptado de: CASTRO, Ruy. A arte de querer bem. Rio de Janeiro, Estação Brasil, 2018, p. 67-68)
A comicidade com que o autor se expressa está mais evidente em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q693577 | Português, Interpretação de Textos, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Texto associado.
Para responder às questões de números 1 a 8, leia a notícia a seguir, publicada em 15 de março de 2019. 
Estudantes vão às ruas em protesto global contra mudança climática 
        Milhares de estudantes saíram às ruas nesta sexta-feira (15) para protestar por medidas efetivas no combate às mudanças climáticas. 
        O movimento “Fridays For Future” (Sextas-feiras pelo futuro) ganhou força com Greta Thunberg, que uma vez por semana falta às aulas, em Estocolmo, para se sentar em uma praça em frente ao Parlamento da Suécia e pedir medidas concretas contra o aquecimento global. Nesta sexta, não foi diferente. Greta protestou diante do Parlamento na capital do país, cercada por 30 manifestantes. Ao todo, nesta sexta, estão previstos 2 mil eventos em 123 países - no Brasil, 20 cidades têm protestos agendados. 
        “Não sou a origem do movimento. Já existia. Precisava apenas de uma faísca para acender. Vivemos uma crise existencial ignorada durante décadas. Se não agirmos agora, será muito tarde”, disse Thunberg. 
        Desde o ano passado, Greta já discursou em eventos internacionais como a COP24, a Conferência do Clima da ONU, em dezembro, e no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, em janeiro. Nesta quinta (14), ela foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz por três políticos noruegueses por sua atuação na agenda ambiental. 
(Adaptado de: OLIVEIRA, Elida. Portal G1, 15.03.2019. Disponível em: https://g1.globo.com) 
As informações do quarto parágrafo permitem concluir que Greta Thunberg
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q688202 | Português, Grafia das palavras, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Todos os vocábulos estão grafados corretamente em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q691786 | Geografia, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Ninguém fazia ideia e certamente não houve aviso de que um tsunami estava se aproximando do Estreito de Sunda, na Indonésia. Pelo menos 429 pessoas morreram e 1.459 ficaram feridas quando a onda atingiu a costa do país no sábado [22 de dezembro de 2018], de acordo com as informações do governo da Indonésia

                                                                                                                                                (Disponível em: www.bbc.com. Acesso em 20.mar.2019)
As áreas, como a Indonésia, sujeitas a tsunamis
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q690773 | Matemática, Progressão Aritmética PA, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Gustavo recebeu certa quantia de presente e gastou três quintos na aquisição de um jogo. Ele usou o restante do dinheiro para comprar uma blusa e um casaco, sendo que o casaco custou o triplo da blusa. Se Gustavo gastou R$ 420,00 com o jogo, então o preço da blusa foi de 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q683351 | Matemática, Probabilidade, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Um armazém possui 400 caixas de garrafas, cada caixa com 15 garrafas, sendo que dois terços das garrafas são de água mineral e as demais são de suco de uva. Dois quintos das garrafas de água são de 1,5 L, e um quinto das garrafas de suco são de 1,5 L. O total de garrafas de 1,5 L nesse armazém é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q685401 | Português, Interpretação de Textos, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Texto associado.
Para responder às questões de números 1 a 8, leia a notícia a seguir, publicada em 15 de março de 2019. 
Estudantes vão às ruas em protesto global contra mudança climática 
        Milhares de estudantes saíram às ruas nesta sexta-feira (15) para protestar por medidas efetivas no combate às mudanças climáticas. 
        O movimento “Fridays For Future” (Sextas-feiras pelo futuro) ganhou força com Greta Thunberg, que uma vez por semana falta às aulas, em Estocolmo, para se sentar em uma praça em frente ao Parlamento da Suécia e pedir medidas concretas contra o aquecimento global. Nesta sexta, não foi diferente. Greta protestou diante do Parlamento na capital do país, cercada por 30 manifestantes. Ao todo, nesta sexta, estão previstos 2 mil eventos em 123 países - no Brasil, 20 cidades têm protestos agendados. 
        “Não sou a origem do movimento. Já existia. Precisava apenas de uma faísca para acender. Vivemos uma crise existencial ignorada durante décadas. Se não agirmos agora, será muito tarde”, disse Thunberg. 
        Desde o ano passado, Greta já discursou em eventos internacionais como a COP24, a Conferência do Clima da ONU, em dezembro, e no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, em janeiro. Nesta quinta (14), ela foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz por três políticos noruegueses por sua atuação na agenda ambiental. 
(Adaptado de: OLIVEIRA, Elida. Portal G1, 15.03.2019. Disponível em: https://g1.globo.com) 
... ela foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz por três políticos noruegueses por sua atuação na agenda ambiental. (4º parágrafo) 
Considerando o contexto, o vocábulo por introduz em suas duas ocorrências, respectivamente, ideias de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q692832 | Português, Interpretação de Textos, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Texto associado.
Para responder às questões de números 1 a 8, leia a notícia a seguir, publicada em 15 de março de 2019. 
Estudantes vão às ruas em protesto global contra mudança climática 
        Milhares de estudantes saíram às ruas nesta sexta-feira (15) para protestar por medidas efetivas no combate às mudanças climáticas. 
        O movimento “Fridays For Future” (Sextas-feiras pelo futuro) ganhou força com Greta Thunberg, que uma vez por semana falta às aulas, em Estocolmo, para se sentar em uma praça em frente ao Parlamento da Suécia e pedir medidas concretas contra o aquecimento global. Nesta sexta, não foi diferente. Greta protestou diante do Parlamento na capital do país, cercada por 30 manifestantes. Ao todo, nesta sexta, estão previstos 2 mil eventos em 123 países - no Brasil, 20 cidades têm protestos agendados. 
        “Não sou a origem do movimento. Já existia. Precisava apenas de uma faísca para acender. Vivemos uma crise existencial ignorada durante décadas. Se não agirmos agora, será muito tarde”, disse Thunberg. 
        Desde o ano passado, Greta já discursou em eventos internacionais como a COP24, a Conferência do Clima da ONU, em dezembro, e no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, em janeiro. Nesta quinta (14), ela foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz por três políticos noruegueses por sua atuação na agenda ambiental. 
(Adaptado de: OLIVEIRA, Elida. Portal G1, 15.03.2019. Disponível em: https://g1.globo.com) 
Conforme o texto, o movimento “Fridays For Future” tem o propósito de 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q693606 | História, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Sobre o processo de redemocratização do Brasil, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.