Questões de Concursos Prova 07

Resolva questões de Prova 07 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q679936 | Química, Sistemas Homogêneos Constantes e Fatores, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

O uso do ácido acetil salicílico como princípio ativo de medicamentos analgésicos é bastante comum. Ao ser ingerida, essa substância se dissocia no estômago, em uma reação que apresenta equilíbrio químico. A equação abaixo representa a reação de dissociação do ácido acetil salicílico, cuja fórmula é representada de forma simplificada por HAs.

HAs(aq) ⇌ H+ (aq) + As- (aq).

O organismo humano absorve apenas a forma dissociada dessa substância, sendo o íon As- o responsável pelo efeito analgésico.

O procedimento que acelera a absorção do medicamento pelo organismo é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q679910 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

O caldo de mandioca é um alimento que contém bastante carboidrato. Essa substância é bastante concentrada na raiz da planta, parte apreciada na culinária, sendo produzida pelo próprio vegetal.

Esse ser vivo, no processo de fabricação do carboidrato, retirou do ambiente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q679911 | Biologia, Vírus e bactérias, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

Uma célula que apresenta material genético disperso no citoplasma e ausência de estruturas intracelulares, como mitocôndria, retículo endoplasmático e complexo de Golgi, pertence a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q679912 | Biologia, Leis de Mendel, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

O albinismo é causado por um gene autossômico recessivo. A probabilidade do primeiro filho de uma mulher albina casada com um homem normal, heterozigoto, ser albino e do sexo feminino é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q679913 | Biologia, Sistema Respiratório Humano, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

Existe uma substância chamada de agente superfície - ativo ou simplesmente surfactante que é secretada para os alvéolos por células epiteliais localizadas nas paredes alveolares. Essa substância é importante, porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q679914 | Física, Dinâmica, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

Quando estamos em um ônibus em movimento, é muito comum sermos “jogados” para frente, quando o veículo é freado bruscamente. Essa tendência que temos de continuar com o mesmo movimento se deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q679915 | Física, Eletricidade, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

Existem diferentes opções de produção de energia elétrica, e todas elas apresentam vantagens e desvantagens. Relacione, a seguir, as colunas que representam a forma de produção de energia elétrica com o impacto ambiental que ela provoca:

Forma de produção:

1. Usinas hidrelétricas.

2. Usinas termoelétricas.

3. Baterias.

4. Usinas termonucleares.

Impacto ambiental:

( ) Gases na atmosfera que aumentam o efeito estufa.

( ) Contaminação do solo, do ar e da água por radionuclídeos.

( ) Degradação do solo por materiais pesados.

( ) Alagamento de grandes áreas e mudança do ecossistema da região.

A seqüência correta dessa associação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q679916 | Física, Lei da Termodinâmica, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

Sentados em volta de uma fogueira, assando mussarelas, duas amigas – Vega e Sirius – discutiam sobre a origem da energia irradiada pela combustão da madeira. Ao longo da conversa, as duas amigas fizeram as afirmativas abaixo. Classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

Vega: A energia que está sendo liberada pela combustão foi obtida pela árvore por meio da luz solar.

Sirius: A energia que está armazenada nessa mussarela também é proveniente da luz solar.

A classificação correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q679917 | Atualidades, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

O Brasil, a partir da década de 1990, inicia uma política de incentivos para que os carros passassem a utilizar o gás natural como fonte alternativa para os combustíveis como a gasolina e o álcool em virtude do baixo preço ocasionado pelo excedente de produção. Atualmente, aumentos sucessivos realizados pelo país fornecedor, resultaram no encarecimento e escassez desse gás aos consumidores.

Nesse contexto, constata-se que o país fornecedor é a ______________________, cuja produção é transportada por meio do _________________________.

As palavras que completam corretamente essas lacunas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q679918 | Geografia, Indústria brasileira, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

Em Franca, emprego em alta nos calçados

Na contramão de outras cidades que têm no calçado o principal eixo da economia, Franca (SP) viu crescer o número de empregos em 2012. Os dados revelam que o Rio Grande do Sul teve um decréscimo de 4,8%, enquanto o Ceará apresentou declínio de 2% e a Bahia de 10,5%. Em Franca o crescimento do nível de emprego gira na ordem de 4%. Empresários do setor garantem que se não fossem as vendas internas seria impossível aumentar os empregos, já que as exportações caíram 15% em setembro de 2012. O presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca diz que a alta do imposto de importação dos sapatos chineses ajudou um pouco a indústria nacional, mas que é preciso mais. A alegação é que os países asiáticos estariam enviando partes dos sapatos para montagem no Brasil, livrando-se da alíquota de importação para o sapato completo.

Para lidar com a concorrência das importações asiáticas, a indústria brasileira de calçados tem empreendido ações com o objetivo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q679919 | Geografia, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

Quem anda pelas ruas de Mumbai, a capital econômica da Índia, não imagina que, por trás de tanta miséria, caos social e analfabetismo extremo, exista tanta tecnologia de ponta e coleções de Prêmio Nobel. A sede do IV Fórum Social Mundial foi, por si só, uma aula sobre os contrastes sociais do mundo moderno.

Lixo na rua, trânsito caótico, ausência de saneamento básico, desemprego em alta, enorme déficit habitacional, mais de 300 milhões de analfabetos... E ao mesmo tempo, como podem ter tecnologia de ponta em softwares, pesquisas avançadas na área de saúde, uma elite científica.

(Disponível em: http://www.confea.org.br/revista/materias/edicao_17/materia_11/materia.asp. Acesso em: 05/05/2007. Adaptado.)

Milton Santos, importante geógrafo brasileiro, dizia que um conjunto de técnicas baseadas na ciência e uma determinada forma política de utilizar essas técnicas resultam na globalização perversa. É característica da indústria de alta tecnologia e contradição na vida social da Índia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q679920 | História e Geografia de Estados e Municípios, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

As ações de revitalização do centro de Belo Horizonte mudaram o cenário da região, que já convivia há alguns anos com imóveis vazios e com a atuação dos vendedores ambulantes. O centro voltou a ser atrativo, tanto para o comerciante, quanto para o consumidor, graças aos investimentos feitos na melhoria da região.

(http://goo.gl/36kCn. Acesso: 25/07/2012. Adaptado.)

Projetos de revitalização, como o de Belo Horizonte, mostram que a cidade é alvo de políticas urbanas que visam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q679921 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

Fragmento de texto sobre a escravidão no Brasil.

A cada parcela quitada, o escravo coartado recebia um recibo que se mostrava particularmente útil principalmente no caso de falecimento do proprietário, quando então o libertando se via obrigado a comprovar que havia pagado regularmente os valores estabelecidos para sua coartação.

(GONÇALVES, A. As margens da liberdade: Estudo sobre a prática de alforrias em Minas colonial e provincial. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011. p. 228. Adaptado.)

Identifica-se no texto que os escravos no Brasil poderiam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q679922 | História, República de 1954 a 1964, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

Segundo Angela de Castro Gomes, “JK foi quem melhor soube mobilizar a esperança como recurso do poder, combinando o desenvolvimento econômico para a democracia política na história do Brasil e na memória popular”.

(SCHMIDT, M. F. Nova História Crítica. S. P: Editora Nova Geração, 2007, p. 641.)

Juscelino Kubitschek, em sua campanha à presidência da República, usou um discurso baseado no lema “50 anos em 5”, ou seja, cinquenta anos de progresso em cinco de governo. Para tanto, JK estabeleceu um Plano de Metas, baseado nos estudos realizados pela Comissão Econômica para a América Latina – CEPAL –, direcionado para os setores de energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação. Priorizando os investimentos para modernizar o país, o governo de JK assumiu uma parceria do capital nacional com o capital estrangeiro, mudando, dessa forma, os rumos dos investimentos estatais, antes concentrados no setor de bens de capital, para o de bens de consumo duráveis, em particular a indústria automobilística e a eletrodoméstica. O governo de Juscelino foi apelidado de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q679923 | História, República Autoritária 1964 1984, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

Em 1967, cresciam em todo o país movimentos de oposição ao regime militar, fazendo o governo decretar a Lei de Segurança Nacional, que previa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q679924 | Geografia, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

O período conhecido como Idade Moderna caracterizou-se pelo desenvolvimento do comércio europeu, a expansão marítima e a instituição do tráfico intercontinental de escravos. Nessa época, enormes quantidades de populações de origem africana foram feitas escravas e levadas para trabalhar nas colônias americanas. A utilização da mão-de-obra escrava permitiu aos europeus acumularem riquezas, possibilitando o desenvolvimento de um novo sistema econômico conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q679925 | Português, Interpretação de Textos, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

Apaga o fogo, Mané

(Adoniran Barbosa)

Inês saiu dizendo

que ia comprar um pavio

pro lampião

Anoiteceu e ela não voltou

Fui pra rua feito louco

Pra saber o que aconteceu

Procurei na Central

Procurei no Hospital e no xadrez

Andei a cidade inteira

E não encontrei Inês

Voltei pra casa triste demais

O que Inês me fez não se faz

E no chão bem perto do fogão

encontrei um papel

escrito assim:

“Pode apagar o fogo, Mané, que eu não volto mais”.

(http://goo.gl/BYWps. Acesso: 24/12/2012. Adaptado.)

Tendo-se em vista a linguagem usada, o bilhete reproduzido no texto está inserido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q679926 | Português, Interpretação de Textos, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

UM CÃO, APENAS

Subidos, de ânimo leve e descansado passo, os quarenta degraus do jardim — plantas em flor, de cada lado; borboletas incertas; salpicos de luz no granito —, eis-me no patamar. E a meus pés, no áspero capacho de coco, à frescura da cal do pórtico, um cãozinho triste interrompe o seu sono, levanta a cabeça e fita-me. É um triste cãozinho doente, com todo o corpo ferido; gastas, as mechas brancas do pêlo; o olhar dorido e profundo, com esse lustro de lágrima que há nos olhos das pessoas muito idosas. Com um grande esforço acaba de levantar-se. Eu não lhe digo nada; não faço nenhum gesto. Envergonha-me haver interrompido o seu sono. Se ele estava feliz ali, eu não devia ter chegado. Já que lhe faltavam tantas coisas, que ao menos dormisse: também os animais devem esquecer, enquanto dormem... Ele, porém, levantava-se e olhava-me. Levantava-se com a dificuldade dos enfermos graves: acomodando as patas da frente, o resto do corpo, sempre com os olhos em mim, como à espera de uma palavra ou de um gesto. Mas eu não o queria vexar nem oprimir. Gostaria de ocupar-me dele: chamar alguém, pedir-lhe que o examinasse, que receitasse, encaminhá-lo para um tratamento... Mas tudo é longe, meu Deus, tudo é tão longe. E era preciso passar. E ele estava na minha frente inábil, como envergonhado de se achar tão sujo e doente, com o envelhecido olhar numa espécie de súplica. Até o fim da vida guardarei seu olhar no meu coração. Até o fim da vida sentirei esta humana infelicidade de nem sempre poder socorrer, neste complexo mundo dos homens. Então, o triste cãozinho reuniu todas as suas forças, atravessou o patamar, sem nenhuma dúvida sobre o caminho, como se fosse um visitante habitual, e começou a descer as escadas e as suas rampas, com as plantas em flor de cada lado, as borboletas incertas, salpicos de luz no granito, até o limiar da entrada. Passou por entre as grades do portão, prosseguiu para o lado esquerdo, desapareceu. Ele ia descendo como um velhinho andrajoso, esfarrapado, de cabeça baixa, sem firmeza e sem destino. Era, no entanto, uma forma de vida. Uma criatura deste mundo de criaturas inumeráveis. Esteve ao meu alcance; talvez tivesse fome e sede: e eu nada fiz por ele; ameio, apenas, com uma caridade inútil, sem qualquer expressão concreta. Deixei-o partir, assim humilhado, e tão digno, no entanto: como alguém que respeitosamente pede desculpas de ter ocupado um lugar que não era seu. Depois pensei que todos nós somos, um dia, esse cãozinho triste, à sombra de uma porta. E há o dono da casa, e a escada que descemos, e a dignidade final da solidão.

(Cecília Meireles. Janela mágica. São Paulo: Moderna, 1988.)

Entre as palavras e expressões destacadas no texto, estão listadas abaixo aquelas que se referem ao cãozinho:

I. “Eu não lhe digo nada (...)”.

II. “Deixei-o partir, assim humilhado (...)”

III. “(...) um cãozinho triste interrompe seu sono (...)”.

IV. “Até o fim da vida sentirei esta humana infelicidade (...)”.

V. “Gostaria de ocupar-me dele: chamar alguém, pedir-lhe que o examinasse (...)”.

Os trechos em que as expressões negritadas referem-se apenas ao cãozinho são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q679927 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

Considere a concordância nas seguintes frases:

I. A moça usava uma saia verde-clara.

II. Muito-obrigada, disse ela, meia confusa.

III. Eles mesmo foram enganados pela espertinha.

IV. Fomos nós quem pintamos a casa, mas fui quem pintou o muro.

São corretas apenas as frases:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q679928 | Matemática, Médias, Prova 07, UEMG, UEMG, 2019

A média das idades de um grupo com N pessoas é 25 anos. Com a entrada de mais uma pessoa no grupo, a nova média passou a ser de 26 anos. Determine a idade do novo integrante em função de N.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.