Questões de Concursos Psicólogo Escolar

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1Q319733 | Pedagogia, Relação aluno, Psicólogo Escolar, SESI DF, FUNIVERSA

Julgue os itens a seguir acerca dos mecanismos de fortalecimento da relação escola-família na educação das crianças e dos jovens.

I Os conselhos escolares são os meios mais efetivos da participação da família na elaboração do projeto pedagógico da escola.

II Participar da vida escolar das crianças resume-se a participar do conselho escolar.

III A integração da família com a escola deve ser realizada por meio de diversas ações de aproximação que não dependem exclusivamente da escola.

IV Cada escola precisa encontrar os caminhos de aproximação com a comunidade, escutando o que os pais de alunos têm a dizer.

V As crianças que não encontram apoio dos pais nas atividades escolares estão fadadas ao fracasso na vida profissional.

A quantidade de itens certos é igual a

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2Q319747 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Psicólogo Escolar, SESI DF, FUNIVERSA

No que diz respeito à violência, um dos aspectos mais ressaltados pelos profissionais da educação é a falta de preparo para atuar frente ao fenômeno: ao serem questionados se sabem como enfrentar a violência em sua prática pedagógica, apontam a necessidade de formação para discutir a violência na escola. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

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3Q327785 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Psicólogo Escolar, SESI DF, FUNIVERSA

A prática da mediação envolve mudanças na conjuntura escolar. Essas transformações podem ser inovadoras, se buscarem modificar as estruturas de resolução de conflitos, ou podem ser destrutivas, quando ignoram as práticas desenvolvidas pela escola, para alterá-las radicalmente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

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4Q326415 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Psicólogo Escolar, SESI DF, FUNIVERSA

A motivação é um elemento essencial para uma aprendizagem eficiente. Um aluno motivado sempre aprende melhor. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

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5Q813138 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Psicólogo Escolar, SESI DF, FUNIVERSA

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), “É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.” Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

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6Q321427 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Psicólogo Escolar, SESI DF, FUNIVERSA

Já foram realizadas muitas pesquisas a respeito de ações de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Os professores apontam, entre as maiores dificuldades encontradas nesse trabalho, o desinteresse dos alunos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

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7Q900179 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

A promulgação da Constituição Federal de 1988 representou um marco histórico, consolidando o processo de redemocratização do país. No âmbito educacional, a Carta Magna introduziu transformações substanciais visando à reconfiguração das políticas educacionais. Compreender o impacto específico dessa constituição no contexto educacional é crucial para analisar as dinâmicas sociais e as mudanças estruturais que moldaram a educação brasileira nas décadas subsequentes. Em relação à Constituição Federal de 1988, analise as afirmativas a seguir.

I. Estabeleceu o princípio da universalização do ensino, pois assegurou o acesso à educação para todos os brasileiros.
II. Reforçou a importância da valorização dos profissionais da educação.
III. Estabeleceu o princípio do piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública.
IV. Incentivou a participação da comunidade na gestão educacional.
V. Garantiu o direito à aprendizagem ao longo da vida.

Está correto o que se afirma em
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8Q900181 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

A função social da escola modificou-se ao longo dos tempos, na medida em que observamos uma evolução significativa nas abordagens educacionais, influenciada por mudanças sociais, culturais e tecnológicas. Desde os primórdios, quando a educação era frequentemente centrada na transmissão de conhecimentos sem uma conexão explícita com as demandas da sociedade, até os dias atuais, onde o cenário educacional busca se adaptar às necessidades complexas e dinâmicas da vida contemporânea, o papel da escola tem se transformado. Sobre algumas fases desta evolução, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Escola Suprageracional: a ênfase estava na transmissão de conhecimentos, considerando a conexão com as demandas da sociedade.
( ) Escola Elitista: é uma fase contemporânea que se destaca pela busca incessante por equidade e inclusão, adaptando-se para atender às diversas singularidades dos alunos.
( ) Escola Tradicional: é caracterizada por um modelo educacional inovador que prioriza a individualização do ensino, adaptando-se às necessidades específicas de cada aluno.
( ) Período Intrageracional: corresponde à terceira fase da função da escola, na qual as mudanças sociais se dão no interior de cada geração e os saberes necessários à participação social incluem a capacidade de adaptação a uma ordem pouco estável. As instituições sociais enfrentam o desafio de se adequarem a uma ordem incerta, tornando-se mais abertas e flexíveis.
( ) Escola Intergeracional: a escola continuou a ter um caráter elitista, pois se amplia apenas no nível elementar. A continuidade nos estudos irá depender de seleções constantes. Era uma escola excludente, uma vez que a base era para muitos e o topo era para poucos.
( ) Escola Intrageracional: considera que apenas a formação inicial e centrada na transmissão de conteúdos não é capaz de suprir as necessidades educacionais dos indivíduos ao longo das suas vidas, faz-se necessária uma formação mais ampla e adequada às novas demandas da vida contemporânea.

A sequência está correta em
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9Q900178 | Pedagogia, Multiculturalismo e Educação, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

O multiculturalismo na educação desafia a visão tradicional de uma cultura única e dominante, reconhecendo que a riqueza de uma sociedade reside em suas diversas expressões culturais. Ao incorporar essa abordagem, as escolas não apenas preparam os alunos para um mundo globalizado, mas também contribuem para a construção de sociedades mais justas e inclusivas. Nas escolas que praticam o multiculturalismo, o foco vai além do simples reconhecimento das individualidades. Elas buscam promover a interação positiva entre diversas culturas, incentivando o diálogo, a compreensão mútua e a colaboração. A ideia central é criar espaços onde os alunos não apenas coexistam, mas também aprendam uns com os outros, enriquecendo, assim, suas experiências educacionais. Analise a seguir as características em que as práticas multiculturais podem ser encontradas nas escolas.

I. Baseia-se na ideia de preservação e reconhecimento das culturas. Nesse contexto, são valorizadas a diversidade e a manutenção das características específicas de cada grupo cultural. Existe um respeito pela autonomia cultural e uma abordagem, que procura evitar a homogeneização das identidades.
II. Busca a integração cultural, muitas vezes promovendo a ideia de uma cultura dominante à qual outros grupos devem se conformar. A ênfase está na absorção das características culturais das minorias pela cultura majoritária.
III. Busca o diálogo entre diferentes culturas. Valoriza a troca de ideias, a compreensão mútua e o enriquecimento resultante da convivência de diversas perspectivas culturais. Este modelo promove uma coexistência harmoniosa e colaborativa.

Sobre os tipos de multiculturalismo, assinale a alternativa corretamente.
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10Q900180 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Os jesuítas desempenharam um papel significativo na história do Brasil, especialmente durante os primeiros séculos da colonização. Estabeleceram missões e aldeias indígenas, onde buscavam converter os nativos ao cristianismo, ao mesmo tempo em que introduziam práticas agrícolas e conhecimentos técnicos. Além de seu compromisso religioso, os jesuítas tiveram um papel fundamental na educação. Fundaram escolas e colégios, sendo responsáveis por uma das primeiras instituições educacionais no Brasil Colonial, o Colégio de São Paulo. Sua influência se estendeu à preservação de idiomas indígenas, registros históricos e obras literárias, contribuindo para a construção da identidade cultural brasileira. O predomínio dessa cultura deixou marcas que se refletem até hoje; analise-as.

I. A divisão entre educação para o trabalho e a educação propedêutica.
II. Ensino alienado da realidade, plano de instrução que objetivava a formação do homem cristão, humanista e de cultura geral de acordo com a cultura local.
III. Bases filosóficas que têm uma visão do homem como constituído de uma essência mutável à qual a educação deve conformar-se.
IV. Ação pedagógica, forma de pensamento que privilegia a memória, a repetição e o pensamento crítico em detrimento do raciocínio.

Está correto o que se afirma em
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11Q900184 | Pedagogia, Vygotsky, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

A relação entre desenvolvimento e aprendizagem é, sem dúvida, uma questão teórica central nos estudos de natureza psicológica e Vygotsky não se esquivou desta análise. Ao contrário, ele sistematizou de forma clara e objetiva sua proposta quanto a esta problemática. Ressaltando a importância e as implicações teórico-práticas da combinação desses dois processos, ele lembrou que os problemas encontrados na análise psicológica do ensino não podem ser corretamente enfrentados e resolvidos sem que se refira à aprendizagem e desenvolvimento. Na sua opinião, essa relação ainda não havia sido suficientemente discutida, permanecendo obscura por estar baseada em pressupostos vagos, possuir falhas quanto à avaliação crítica desses postulados e apresentar zonas de ambiguidade e contradição. Vygotsky explicou esta relação:
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12Q900191 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

O conhecimento da psicologia na compreensão dos processos de ensino e aprendizagem se constitui, historicamente, desde concepções higienistas até aquelas que analisam esse processo como síntese de múltiplas determinações: pedagógicas, institucionais, relacionais, políticas, culturais e econômicas. As práticas de intervenção, portanto, decorrem dessas concepções.
(CFP, 2013 P. 55.)
Sobre o processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.

I. O resultado do processo ensino e aprendizagem, em uma perspectiva crítica, é entendido como decorrente das práticas sociais e escolares que o produzem. Nessa perspectiva, o psicólogo avança no entendimento desse processo quando o analisa a partir de condições histórico-sociais determinadas.
II. A complexidade do processo de escolarização, numa sociedade marcada pela desigualdade, é refletida nas condições de acesso e permanência nas escolas. Portanto, essa desigualdade precisa ser considerada, não como elemento acessório da subjetividade humana, mas sim como a base social de sua constituição.
III. Ao psicólogo cabe uma prática que conduza a criança e o jovem a descobrir o seu potencial de aprendizagem, auxiliando na utilização de mediadores culturais (música, teatro, desenho, dança, literatura, cinema, grafite e tantas outras formas de expressão artística, que possibilitam expressões da subjetividade.

Está correto o que se afirma em
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13Q1078307 | Noções de Informática, Software, Psicólogo Escolar, Prefeitura de Ibirataia BA, IDCAP, 2024

Na classificação dos softwares, os aplicativos são os programas instalados no computador, exceto o sistema operacional, e possuem função específica. Marque uma alternativa CORRETA para um software aplicativo.
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14Q900189 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Sobre as estratégias de aprendizagem cabe mencionar a importância da concepção de conhecimento e aprendizagem. De acordo com Nunes e Silveira (2015), “apesar desta conceituação geral da aprendizagem, este não é um conceito simples e unânime. Há diferentes concepções de conhecimento que têm abordado a aprendizagem de forma variada, centrando no aspecto externo, no aspecto interno ou na interação sujeito e meio”. No cenário da psicologia da educação, pode-se destacar várias concepções de conhecimento, que são amplamente discutidas, consideradas importantes para esse campo de atuação, sendo denominadas:
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15Q900185 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são orientações normativas, que estabelecem diretrizes para a elaboração e implementação de currículos na Educação Básica no Brasil. Elas buscam promover uma educação de qualidade, pautada na diversidade, equidade e formação integral dos estudantes. Abrangem desde a educação infantil até o ensino médio, delineando princípios, competências e habilidades a serem desenvolvidos ao longo da trajetória educacional. Essas diretrizes refletem o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e democrática, alinhando-se aos princípios constitucionais e às demandas contemporâneas da educação. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais e seus direcionamentos sobre o currículo, analise as afirmativas a seguir.

I. Os conhecimentos são entendidos como constituído pelas experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, buscando articular vivências e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados.
II. Pode ser compreendido como o conjunto de conhecimentos que a escola seleciona e transforma, no sentido de torná-los passíveis de serem ensinados, ao mesmo tempo em que servem de elementos para a formação ética, estética e política do aluno.
III. Os conhecimentos escolares, ao adentrarem a escola, são recontextualizados de acordo com a lógica que preside as instituições escolares, trazendo embutido um sentido moral e apolítico.
IV. O acesso ao conhecimento escolar tem a função de desenvolver habilidades intelectuais, tendo como função coadjuvante criar atitudes e comportamentos necessários para a vida em sociedade.

Está correto o que se afirma em
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16Q900187 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Em um contexto educacional diversificado, diferentes teorias de aprendizagem oferecem abordagens distintas sobre como ocorre o processo de aquisição de conhecimento. Cada teoria apresenta suas bases empíricas, metodológicas e epistemológicas que sustentam suas perspectivas sobre a forma como os indivíduos aprendem. Esses princípios têm impacto direto na prática educacional, orientando professores e educadores a compreenderem os métodos mais adequados para instruir e desenvolver estratégias de ensino alinhadas às características dos alunos. Sobre os conceitos relacionados às bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das teorias, assinale a afirmativa correta.
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17Q900183 | Pedagogia, Piaget, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Piaget propôs uma teoria do desenvolvimento cognitivo, que se tornou conhecida como a Teoria Psicogenética. Essa teoria destaca que a inteligência é um processo ativo de adaptação ao ambiente e de construção do conhecimento. Entre os aspectos que Jean Piaget transfere da biologia para sua concepção psicogenética podem ser destacados o ajustamento de antigas estruturas e novas funções e o desenvolvimento de novas estruturas para preencher funções antigas. Ambas pressupõem, no desenvolvimento, uma corrente contínua em que cada função se liga a uma base preexistente e, ao mesmo tempo, se transforma para se ajustar a novas exigências do meio, ocorrendo, então, o que Piaget denomina adaptação. Assim sendo, dois princípios básicos, a estrutura e adaptação, se encontram presentes também na atividade mental, já que, para ele, a inteligência é uma característica:
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18Q900182 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

O planejamento da ação pedagógica, ao incorporar os elementos políticos, sociais, científicos, técnicos e pedagógicos, emerge como um instrumento estratégico para a gestão eficiente das práticas educacionais. Sua abordagem integrada fortalece a capacidade de adaptação da instituição às demandas do mundo contemporâneo, promovendo, assim, uma educação que transcende o meramente técnico, englobando a complexidade e a relevância social do ato educativo. Neste contexto, o plano de ensino não acontece de forma isolada, ele deve estar alinhado ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, de forma a colocar em prática a intencionalidade da instituição e possibilitar que, com base no planejamento, a ação transformadora aconteça. No processo de construção do plano de ensino e aprendizagem, alguns cuidados devem ser considerados, EXCETO:
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19Q900186 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

As teorias de aprendizagem são fundamentais para compreender como ocorre a aquisição de conhecimento ao longo da vida. Diversas abordagens teóricas oferecem perspectivas distintas sobre os processos pelos quais os indivíduos assimilam, retêm e aplicam informações. A teoria behaviorista, por exemplo, destaca a importância das respostas observáveis aos estímulos externos, enquanto as teorias cognitivas concentram-se nos processos internos de pensamento, memória e resolução de problemas. Acerca das teorias de aprendizagem, particularmente da Gestalt, analise as afirmativas a seguir.

Assertiva (A): A teoria da Gestalt enfatiza que a aprendizagem e a compreensão não ocorrem apenas pela soma de partes isoladas, mas pela percepção e organização holística de elementos em padrões significativos.
Razão (R): A mente, de acordo com a teoria da Gestalt, processa informações de forma global, reconhecendo relações entre elementos e identificando padrões que contribuem para uma compreensão mais eficaz. Este fenômeno explica como uma pessoa “sem leitura” utiliza transporte público.

Considerando as afirmativas (A) e (R), assinale a alternativa correta.
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20Q900192 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Pensando o papel do psicólogo na educação inclusiva, Vygotsky (1997) menciona que “a deficiência em si não decide o destino da personalidade e, sim, as consequências sociais e sua realização sócio-psicológica”.
(CFP, 2013 P. 59.)
“Promovendo uma discussão sobre a _____________ e o respeito à _______________ humana, pode-se ter uma compreensão ___________________ do significado da deficiência, do preconceito, das práticas excludentes, superando intervenções focadas na atuação clínica, individual. A intervenção focada no ____________, na instituição, certamente colaborará para a inclusão daqueles que estão alijados do processo de escolarização, estudantes com ou sem deficiências.” Sobre atuação do psicólogo na educação inclusiva, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
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