Questões de Concursos Psicopedagogo

Resolva questões de Psicopedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1077000 | Noções de Informática, Internet, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

O que é um cookie e quais são os riscos associados a cookies?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q984629 | Legislação dos Municípios do Estado do Paraná, Regime Jurídico Único Estatutário, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Sob a perspectiva da Lei nº 07/1994 − Regime Jurídico Único Estatutário dos Servidores Públicos do Município, quando a demissão de um servidor é considerada ilegal, ele tem o direito de voltar ao seu cargo anterior ou a um cargo equivalente. Este processo de retorno é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q984630 | Legislação dos Municípios do Estado do Paraná, Lei Orgânica do Município de Planaltina do Paraná, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Acerca da organização dos poderes municipais, tendo em vista a Lei Orgânica do Município, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A Câmara Municipal compõe−se de vereadores eleitos, pelo sistema majoritário.
( ) O Prefeito será processado e julgado pela Câmara Municipal nos crimes de responsabilidade.
( ) Extingue−se o mandato de vereador que for investido em cargo de secretário ou assessor municipal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q984631 | Legislação dos Municípios do Estado do Paraná, Regime Jurídico Único Estatutário, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

No que tange à Lei nº 07/1994 − Regime Jurídico Único Estatutário dos Servidores Públicos do Município, a exoneração de cargo em comissão de não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de suspensão e de demissão, como por exemplo:

I. Lesar os cofres públicos e acumular ilegalmente empregos e funções públicas.
II. Referir−se de modo depreciativo aos servidores e às autoridades públicas.
III. Promover manifestação desapreço no recinto da repartição.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q984632 | Legislação dos Municípios do Estado do Paraná, Regime Jurídico Único Estatutário, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

O servidor responde civil, penal e administrativamente, pelo exercício irregular de suas atribuições. Sob a ótica da Lei nº 07/1994 − Regime Jurídico Único Estatutário dos Servidores Públicos do Município, sobre a responsabilidade civil, analisar a sentença.

O terceiro prejudicado não precisará identificar o servidor que Ihe causou o dano, mas sim comprovar o mau funcionamento da administração púbIica (1ª parte). A vítima do dano precisa comprovar que o servidor púbIico agiu com cuIpa, estabeIecendo o nexo de causaIidade entre o dano e a conduta estataI (2ª parte).

A sentença está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q984633 | Legislação dos Municípios do Estado do Paraná, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Na aplicação da legislação tributária, são admissíveis quaisquer métodos ou processos de interpretação. Tendo em vista a Lei Complementar nº 08/2010 — Código Tributário do Município, analisar a sentença.

O emprego da equidade poder· resultar na dispensa do pagamento do tributo devido (1a parte). O emprego da analogia não poder· resultar na exigência de tributo não previsto em lei (2aparte).

A sentença está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q984634 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

São princípios com os quais o ensino será ministrado, com base na Lei nº 9.394/1996 − Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q984635 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Segundo a Resolução CNE/CP nº 2/2017 — Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a BNCC fundamenta−se em competências gerais, expressão dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Com base em algumas dessas competências, expressões e objetivos, é INCORRETO afirmar que os estudantes deverão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q984636 | Pedagogia, Lei nº 10639 de 2003, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com o Parecer CNE/CP nº 3/2004, sobre o ensino de História e Cultura Afro−Brasileira e Africana, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Deve acontecer por meio de projetos pedagógicos extracurriculares e atividades sobre datas com significado histórico e político, com vistas à reestruturação das pedagogias étnico−raciais.
( ) Precisa destacar o jeito próprio de ser, viver e pensar manifestado tanto no dia a dia quanto em celebrações como congadas, moçambiques, ensaios, maracatus, rodas de samba, entre outras.
( ) Deve abranger iniciativas e organizações negras, incluindo a história dos quilombos, a começar pelo de Palmares, e de remanescentes de quilombos, que têm contribuído para o desenvolvimento de comunidades, bairros, localidades, municípios e regiões.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q984637 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Segundo a Base Nacional Comum Curricular: introdução, considerando−se as competências gerais da educação básica, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

Exercitar a curiosidade inteIectuaI e recorrer à abordagem própria das ciências,__________a investigação, a refIexão, a anáIise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, eIaborar e testar hipóteses, formuIar e resoIver probIemas e criar soIuções (__________tecnoIógicas) combase nos conhecimentos das diferentes áreas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q984638 | Pedagogia, Direitos Humanos, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

A educação em direitos humanos é compreendida como um processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos, articulando determinadas dimensões. Sobre estas dimensões, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q984639 | Pedagogia, Paulo Freire, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Paulo Freire fazia análises a partir de uma vertente de pensamento que buscava colocar a educação no topo das prioridades humanas. Na esteira do pensamento freiriano, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Dizia que a educação é uma forma de intervenção no mundo.
( ) Acreditava na transmissão de conhecimento de forma hierárquica do professor para o aluno.
( ) Defendia uma educação emancipadora que leva o aluno a compreender e transformar o mundo ao seu redor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q984640 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

A Educação Inclusiva trouxe para a Educação Especial dimensões fundamentais de trabalho educativo. Essas dimensões são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q984641 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

A observação clínica das diferentes desintegrações da imagem do corpo pode ajudar a ver e a compreender melhor o desenvolvimento humano e, implicitamente, os diversos tipos de aprendizagens não simbólicas e simbólicas, não verbais e verbais, tendo em consideração os dois grandes sistemas neurofuncionais hemisféricos. Sobre algumas síndromes e suas localizações cerebrais, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Apraxia.
(2) Afasia.
(3) Assomatognosia.

( ) Lóbulo parietal.
( ) Lóbulo temporal.
( ) Lóbulo frontal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q984642 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

“O cérebro não nasce pronto! A trajetória dos 86 bilhões de neurônios que compõem o nosso cérebro é muito dinâmica. Do final da vida intrauterina até o segundo ano de vida, ocorre a formação de uma bainha de proteína em volta do neurônio, um processo que se assemelha ao encapamento de um fio, acelerando a transmissão elétrica do impulso nervoso a surpreendentes 400km por hora! Ao mesmo tempo e até o final da primeira década de vida, cada uma dessas células nervosas cuida de multiplicar suas ligações com outras células nervosas, ampliando enormemente as possibilidades de comunicação entre as diferentes áreas e funções cerebrais. É exatamente nesse período que ocorrem as melhores oportunidades de estimulação da criança, pois a partir daí e ao longo da puberdade os circuitos cerebrais que não forem estimulados serão simplesmente podados. O cérebro humano perpetua o seu desenvolvimento e o aprendizado ao longo da vida. No entanto, existem períodos sensíveis (não críticos) no desenvolvimento do cérebro em que certas habilidades são apreendidas com maior facilidade.” É CORRETO afirmar que o excerto explica o processo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q984643 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Sobre a aprendizagem, analisar os itens.

I. A aprendizagem acontece quando há o desejo de conhecer.
II. Para que o conhecimento seja aprendido, não deve ser significado pelo ensinante como algo bom que ele tem para dar a alguém que é único, original e significativo para ele. Basta o aprendente querer aprender.
III.O ensinante sente prazer ao ensinar, e o aprendente recebe o conhecimento atravessado pelo desejo de conhecer e pelo prazer do ensinante.
IV.O sujeito constrói um saber a partir da relação entre o conhecimento, quem o oferece e sua história.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q984644 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

O pensamento não é autônomo; ao contrário, é por suas ligações com o desejo (e daí com o outro) e por tal relação com os limites do real que é necessário e urgente ao sujeito situar−se como o autor de seu pensar. Dito isso, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q984645 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Considerando−se as tendências pedagógicas, sobre a tendência liberal tecnicista, analisar os itens.

I. É modeladora do comportamento humano por meio de técnicas específicas.
II. São informações ordenadas em uma sequência lógica e psicológica.
III. A aprendizagem é baseada no desempenho.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q984646 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Na psicopedagogia, a interdisciplinaridade está sempre presente. Isso significa que profissionais precisam recorrer a conceitos, métodos e práticas de diferentes disciplinas para compreender o aprendizado e suas dificuldades. Sendo assim, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Psicomotricidade.
(2) Psicologia.
(3) Linguística.

( ) Fornece suporte teórico e prático para entender o desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental.
( ) Analisa a aquisição e os distúrbios da linguagem oral e escrita, fundamentais para a aprendizagem.
( ) Analisa a relação entre movimento, corpo e mente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.