Questões de Concursos Psicopedagogo

Resolva questões de Psicopedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q28693 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

Gerir uma escola reflexiva é gerir uma escola com projeto. Nesse sentido, a escola reflexiva tem a capacidade de se pensar para se projetar e desenvolver.

Dentre as variáveis que sintetizam o que vem a se constituir em uma escola reflexiva, podem ser citadas as seguintes, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q28696 | Psicologia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

O objetivo da anamnese em um trabalho psicopedagógico é conhecer a história de vida da pessoa em avaliação. Esse importantíssimo instrumento possibilita dimensionar passado, presente e futuro do cliente, e por isso é muito importante que o psicopedagogo realize o seu trabalho de investigação considerando todas as situações vivencias, muito alem das causas da queixa inicial.

Assim sendo, assinale abaixo, a alternativa que NÃO é correta em se tratando de uma anamnese psicopedagógica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q28697 | Psicologia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) é um instrumento inspirado na psicologia social de Pichon-Rivière, nos postulados da psicanálise e no método clínico da escola de Genebra. Foi idealizada por Jorge Visca e é um instrumento de uso simples que avalia a aprendizagem em uma entrevista. É a partir da análise desses aspectos, que seu idealizador propõe que se trace o primeiro sistema de hipóteses para continuação do diagnóstico.

Assinale abaixo o único aspecto que NÃO precisa ser levado em conta pelo psicopedagogo durante a realização da sessão de EOCA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q28699 | Psicologia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

No processo de desenvolvimento humano, sabemos que a família exerce uma função primordial no processo de aprendizagem. No trabalho psicopedagógico, é fundamental que o psicopedagogo conheça algumas características importantes do sistema familiar de seu cliente. Dentre eles podemos citar: ______________, que estabelece como se dá a tomada de decisão na família; _____________, que determinam as fronteiras dos possíveis; _______________ que estabelece qual o nível de discurso existente no âmbito interfamiliar.

As lacunas são corretamente preenchidas por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q28690 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

A concepção de conhecimento presente na metodologia expositiva é aquela em que o aluno é visto como uma tábula rasa, na qual, desde que ele preste atenção e o discurso seja claro e lógico, o professor conseguirá transferir o saber para o cérebro do aluno.

Essa visão de educação tem seu fundamento na seguinte concepção filosófica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q28689 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

As conquistas da classe trabalhadora, tanto nas relações de trabalho, como no acesso à escola, não resultam da simples existência das contradições, nem representam um avanço apenas resultante do aproveitamento das brechas deixadas pela burguesia. Elas resultam, sobretudo, da organização da classe trabalhadora na luta por seus interesses.

Nesse sentido, a discussão final do trabalho da escola sobre a dimensão política e técnica da prática educativa deve se articular: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q28701 | Psicologia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

 O jogo tem valor formativo porque supõe relação social, interação. Por isso, a participação em jogos contribui para formação da personalidade dos aprendentes. Ele é, uma ferramenta importante no trabalho psicopedagógico.

No entanto, ao fazer uso do jogo em suas atividades o psicopedagogo deve cuidar dos seguintes aspectos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q28700 | Psicologia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

As provas de Diagnóstico Operatório constituem, ainda hoje, um dos instrumentos mais utilizados como ferramenta auxiliar na elaboração de diagnósticos psicopedagógicos. Elas apresentam como base as estruturas operatórias próprias de cada etapa do desenvolvimento humano.

Assim, é correto dizer que elas avaliam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q28692 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

A implementação do sistema de ciclos no currículo escolar veio exigir um maior envolvimento de todos os que conduzem o dia-a-dia da escola e sua relação com o processo ensino-aprendizagem e, em especial, do professor e dos pais.

Entre outras vantagens que a adoção do sistema de ciclos trouxe, uma se destaca na lógica da avaliação e do desenvolvimento, a saber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q325622 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Psicopedagogo, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

Os psicopedagogos devem seguir certos princípios éticos que estão condensados no Código de Ética, devidamente aprovado pela Associação Brasileira de Psicopedagogia, no ano de 1996. De acordo com o previsto no Capítulo II e Artigo 6º que trata das responsabilidades do psicopedagogo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Manter-se atualizado quanto aos conhecimentos científicos e técnicos que tratem do fenômeno da aprendizagem humana.

( ) Assumir somente as responsabilidades para as quais esteja preparado dentro dos limites da competência psicopedagógica.

( ) Divulgar a identidade, parecer e/ou diagnóstico do cliente nos relatos e discussões feitos a título de exemplos e estudos de caso.

( ) Zelar pelo bom relacionamento com especialistas de outras áreas, mantendo uma atitude crítica, de abertura e respeito em relação às diferentes visões de mundo.

( ) Manter atitude de colaboração e solidariedade com colegas sendo conivente ou acumpliciar-se, de qualquer forma, com o ato ilícito ou calúnia.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q28702 | Psicologia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

Diferentemente de Piaget, que supõe ________ como um princípio básico para explicar ________, Vygotsky parte da premissa de que esse desenvolvimento deve ser entendido com referência ao contexto social e cultural (microescala) no qual ocorre. Ou seja, os processos __________ (pensamento, linguagem, comportamento volitivo, atenção consciente,memória voluntária, etc) têm origem em processos ________.

As lacunas são corretamente preenchidas respectivamente por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q322979 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

De acordo com a teoria de aprendizagem, segundo Vygotsky, analise as afirmativas a seguir.

I. O desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio.

II. A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.

III. Aprender é uma interpretação pessoal do mundo, ou seja, é uma atividade individualizada, um processo ativo no qual o significado é desenvolvido com base em experiências.

IV. As crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação.

V. Para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real e aquilo que o sujeito possui, potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q28691 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

Na relação da Escola com a sociedade, compreende-se a educação como a alavanca do desenvolvimento e do progresso. Uma frase-resumo desse entendimento pode ser: “O Brasil é um país atrasado porque a ele falta Educação; se dermos Educação a todos os brasileiros, o país sairá do subdesenvolvimento”. 

Refletindo sobre esses dados, é correto concluir que essa concepção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q320171 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Segundo FREIRE (1996: 96), “o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, dúvidas e incertezas...” Sobre a relação professor/aluno, o primeiro a colocar a importância da linguagem, da fala e do discurso nos processos de transformação do professor foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q28694 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

A Educação de Jovens e Adultos tem por finalidade propiciar a todos a atualização de conhecimentos. Sua função é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q28698 | Psicologia, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

O desenvolvimento e o crescimento do ser humano começam no momento da fecundação. É a partir desse momento que a hereditariedade começa a exercer sua influência, pois ela significa a transmissão das características da espécie e, em particular de certas características individuais dos pais aos filhos.

No entanto o indivíduo, ao nascer, não tem ainda condições de ter suas células nervosas em funcionamento e necessitará dos dois processos a seguir para que isso ocorra: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q325617 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A Teoria do Desenvolvimento de Vygotsky aponta para os seguintes níveis de desenvolvimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q326437 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Os distúrbios de aprendizagem podem ser encontrados em crianças, adolescentes e pessoas na fase adulta. Eles geram dificuldades que estão presentes no cotidiano da escola sendo enfrentadas por educadores e, também, pelos responsáveis e demais pessoas que convivem com indivíduos detentores desses problemas. A dislexia tem sido o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Analise as afirmativas e assinale a única que NÃO se trata de uma característica da dislexia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.