Questões de Concursos Psicopedagogo Institucional

Resolva questões de Psicopedagogo Institucional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1034972 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o fragmento a seguir.

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova almejava, como um dos pontos de partida, uma escola totalmente pública, que fosse essencialmente gratuita, mista, laica e obrigatória, em que se pudesse garantir uma educação comum para todos, colocando, assim, homens e mulheres frente a iguais possibilidades de aprendizagem e oportunidades sociais, abolindo os privilégios de gênero ou mesmo de classe social.
INEP, 2012. Disponível em: http://inep80anos.inep.gov.br/inep80anos/passado/ manisfesto-dos-pioneiros-da-educacao-nova-1932/143.

Esse marco do desenvolvimento do pensamento e das políticas educacionais brasileiros sofreu, por meio de Anísio Teixeira, grande influência do pensamento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q985591 | Psicologia, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

A avaliação neuropsicológica da linguagem deve:

I. Permitir a compreensão dos déficits, em termos de manifestações superficiais, causas subjacentes e componentes afetados, além de mostrar as potencialidades em todos os níveis de descrição (funções linguísticas, atividades comunicativas e questões psicossociais).
II. Ser direcionada pelos critérios estabelecidos pelo profissional, por meio de um método finalístico, com hipóteses formadas a priori.
III. Investigar hábitos de leitura e de escrita para além do nível de escolaridade, buscando informações sobre fatores individuais e socioculturais que podem impactar a comunicação.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q985590 | Psicologia, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Caracteriza-se por desempenho abaixo do esperado para a idade, nível intelectual e de escolaridade nas habilidades de escrita, leitura ou raciocínio lógico-matemático. É alteração geneticamente determinada em circuitos específicos, prejudicando a aquisição de habilidades. Os aspectos citados são característicos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1034981 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com relação às diretrizes curriculares do Estado de São Paulo para o desenvolvimento do Projeto de Vida dos Estudantes, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Sua construção deve ser guiada pela elaboração de um roteiro estrito e se concentrar nos âmbitos do estudo e do trabalho.
( ) Os alunos devem ser expostos a situações em que possam fazer escolhas apenas nos Anos Finais do Ensino Fundamental, conforme a BNCC.
( ) Os professores devem incentivar nos alunos a adoção de estilos de vida, posturas e hábitos saudáveis, sustentáveis e éticos.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1034966 | Pedagogia, Legislação da Educação, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com relação ao conceito de competência, considerado fundamental no contexto da Base Nacional Comum Curricular, analise os itens a seguir.

I. O conceito de competência está associado à pedagogia tradicional, priorizando os saberes práticos e técnicos.
II. Competências combinam conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para abordar problemas práticos e éticos.
III. As competências devem ser ensinadas de maneira individualizada e especializada para optimizar o aprendizado.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1034967 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

Uma menina passa uma hora com um examinador. Faz-se a ela algumas perguntas que investigam seu cabedal de informações, seu vocabulário, suas habilidades aritméticas, sua habilidade de lembrar uma série de números, sua capacidade de captar a similaridade entre dois elementos. Pode-se também pedir-lhe para desempenhar algumas outras tarefas − por exemplo, resolver um labirinto ou organizar um grupo de figuras de modo que relatem uma história completa. Algum tempo depois o examinador pontua as respostas e chega a um número único − o quociente de inteligência (QI) da menina.
GARDNER, Howard. Estruturas da mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994. Adaptado.

Considerando o conceito de inteligência defendido por Gardner, é correto afirmar que o quociente de inteligência (QI)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1034970 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A Base Nacional Comum Curricular favorece uma organização interdisciplinar dos componentes curriculares, de modo a contribuir para a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1034979 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

Um professor propõe um estudo autodirigido em que os alunos devem escolher e explorar temas de seu interesse. Ana, interessada em ciências, decide investigar as causas das mudanças climáticas. Ela começa determinando quais questões precisa responder, planeja suas estratégias de pesquisa e seleciona fontes confiáveis. Durante o processo, Ana aprende a identificar informações relevantes, avaliar criticamente diferentes pontos de vista e sintetizar suas descobertas em conclusões coerentes.

A habilidade alcançada pela personagem na situação apresentada acima descreve adequadamente o conceito de aprender a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1038693 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A Psicopedagogia, enriquecida pela integração com as Neurociências, amplia as possibilidades de atuação na educação.

Assinale a opção que apresenta a principal contribuição dessa área para a prática pedagógica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1034965 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considerar o papel fundamental da escola no processo de socialização secundária dos alunos é o mesmo que reconhecê-la como lugar em que se dá o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1034980 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Currículo Paulista encarece o desenvolvimento do multiletramento como forma de preparar o aluno para a vida individual e coletiva.

A respeito deste conceito, analise os itens a seguir.

I. Identificar escala, linha, ponto e outros dados da representação cartográfica.
II. Aprender línguas estrangeiras, como inglês, espanhol ou mandarim.
III. Compreender a lógica da organização dos elementos químicos na Tabela Periódica.

São habilidades constituintes do multiletramento o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1034975 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

A diversidade, assim como a desigualdade, são manifestações normais dos seres humanos, dos fatos sociais, das culturas, e das respostas dos indivíduos frente à educação nas salas de aula. A diversidade poderá aparecer mais ou menos acentuada, mas é tão normal quanto a própria vida, e devemos acostumarmo-nos a viver com ela e a trabalhar a partir dela.
SACRISTÁN, J. G. et al. Atenção à diversidade. Artmed: Porto Alegre, 2002. Adaptado.

Sobre o tema diversidade, assinale a opção que não se coaduna com o que o trecho acima afirma.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1034976 | Pedagogia, Educação Infantil, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Se quisermos aproveitar o potencial do jogo como recurso para o desenvolvimento infantil, não poderemos contrariar sua natureza, que requer a busca do prazer, a alegria, a exploração livre e o não-constrangimento.
KISHIMOTO, T. M. (org.) O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

Sobre a importância da ludicidade no processo de ensinoaprendizagem, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1034978 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o fragmento a seguir.

Qualquer atividade motora tem ressonâncias afetivas e cognitivas; toda disposição afetiva tem ressonâncias motoras e cognitivas; toda operação mental tem ressonâncias afetivas e motoras. E todas essas ressonâncias têm um impacto no quarto conjunto: a pessoa.

MAHONEY, A. A. Introdução. In: WALLON, Henri. Psicologia e educação. São Paulo: Loyola, 2000. Adaptado.

A concepção a respeito da constituição humana apresentada acima é aquela que dá base para a educação de tipo integral porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q985584 | Pedagogia, Principais Autores, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Considerando-se os conceitos centrais da abordagem piagetiana sobre o desenvolvimento cognitivo, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Piaget deu foco na análise do efeito das variáveis históricas, sociais e culturais no desenvolvimento das crianças, ou seja, o sujeito epistêmico.
( ) O desenvolvimento de crianças e adolescentes se caracteriza por uma sucessão de estruturas mentais, que denominam modelos de compreensão. Uma estrutura mental mais simples constitui a base para estruturas mais complexas.
( ) A acomodação implica transformação que o organismo sofre para poder lidar com o ambiente, ou seja, a modificação de esquemas adquiridos para adaptar-se à uma nova situação.
( ) A equilibração é a incorporação de um novo objeto ou ideia já conhecido ao esquema que a criança já possui, sem causar alterações nas estruturas mentais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q985588 | Pedagogia, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Para os educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:

I. O ensino é oferecido obrigatoriamente e exclusivamente na rede regular de ensino.
II. Os sistemas de ensino precisam assegurar, nas redes de ensino, a terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e a aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.
III. É necessário que os educandos sigam o currículo, o método e a técnica padrão das redes de ensino, independentemente de atenderem ou não às suas necessidades.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q985589 | Pedagogia, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Sobre os princípios em neurociência da educação, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Cada cérebro é único e organizado de forma singular. Apesar de existirem padrões gerais de organização estrutural e funcional do aprendizado no cérebro, cada indivíduo apresenta padrões e combinações de habilidades e dificuldades singulares.
( ) Os cérebros são igualmente bons em tudo. Os cérebros são iguais em suas habilidades para resolver diferentes tipos de problemas. O aprendizado depende apenas das habilidades.
( ) O cérebro é um sistema complexo, dinâmico e integrado, constantemente esculpido pelas experiências do viver; no entanto, a maioria dessas modificações ocorrem apenas em níveis microscópico e neuroquímico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1038692 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

De acordo com a teoria de desenvolvimento de Jean Piaget, as crianças atravessam quatro estágios distintos. Cada estágio é caracterizado por diferentes tipos de pensamento e comportamento.

Relacione os estágios aos seus respectivos exemplos.

1. Operatório Formal.
2. Sensório-Motor.
3. Pré-Operatório.
4. Operatório Concreto.

( ) Agrupar desenhos de vegetais conforme categorias.
( ) Derrubar diferentes objetos para ver como eles caem.
( ) Fingir que um item de cozinha é uma nave espacial.
( ) Defender seu próprio conceito abstrato de liberdade.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1038695 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

De acordo com Jean Piaget, o desenvolvimento das funções cognitivas ocorre por meio de um processo dinâmico e interativo entre o organismo e o meio. Um dos estágios fundamentais desse processo é observado quando os esquemas cognitivos passam por uma reestruturação diante de uma nova experiência.

Este momento é conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1034968 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A inteligência artificial é uma possibilidade resultante da transformação digital. Ela tem potencial para facilitar o dia a dia dos professores, além de melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem dos alunos.

Com relação ao uso de ferramentas de inteligência artificial no ambiente escolar, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A inteligência artificial poderá assumir funções mais rotineiras e liberar o professor para funções especiais, como o atendimento personalizado.
( ) A tutoria exercida pela inteligência artificial pode desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos no lugar da interação na escola e na família.
( ) As ferramentas de geração de texto por inteligência artificial serão de grande valor para a aprendizagem significativa ao realizarem as tarefas no lugar dos alunos.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.