Questões de Concursos Psiquiatria Infância e Adolescência

Resolva questões de Psiquiatria Infância e Adolescência comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q990660 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

É uma condição neuropsiquiátrica caracterizada pela manifestação de tiques vocais ou motores involuntários e repetitivos, que podem se manifestar como gritos, palavrões ou gestos considerados obscenos, proferidos sem que a pessoa possa controlá-los

O trecho acima se refere a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q992197 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Perturbação na percepção do próprio peso ou da própria forma é característica essencial da/do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q992189 | Psiquiatria, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre transtornos de ansiedade e assinale V para verdadeiro e F para falso.

( ) Os transtornos de ansiedade incluem transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionados.
( ) No transtorno de pânico, o indivíduo não experimenta ataques de pânico inesperados recorrentes e nem está persistentemente apreensivo ou preocupado com a possibilidade de sofrer novos ataques de pânico.
( ) Uma das características do transtorno de ansiedade dependente é um medo ou ansiedade acentuados ou intensos de situações sociais nas quais o indivíduo pode ser avaliado pelos outros.

As afirmativas são, de cima para baixo, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q990669 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Quanto às características essenciais do transtorno do espectro autista, assinale V para verdadeiro e F para falso.

( ) facilidade de comunicação por excelente domínio da linguagem.
( ) prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social.
( ) padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
( ) extrema facilidade de socialização e comportamento não-repetitivo.

As afirmativas são, de cima para baixo, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q990666 | Psiquiatria, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

O diagnóstico do retardo mental pode ser realizado por meio de:

I- Instrumentos de controle fiscal.

II- Exames preventivos pré-natais.

III- Testes formais para o intelecto e habilidades.

IV- Exames de diagnóstico por imagem.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q992196 | Psiquiatria, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Um aspecto essencial da bulimia nervosa é o uso recorrente de comportamentos compensatórios inapropriados para impedir o ganho de peso, conhecidos coletivamente como comportamentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q990667 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

O transtorno global do desenvolvimento é caracterizado por um conjunto de condições que geram ____________ de comunicação e de comportamento, ______________ a interação dos pacientes com outras pessoas e o enfrentamento de situações cotidianas.
As lacunas acima são respectivamente preenchidas por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q992190 | Psiquiatria, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Ansiedade e preocupação excessivas acerca de diversos eventos ou atividades são características essenciais do transtorno de ansiedade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q990671 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A desatenção manifesta-se comportamentalmente no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q992186 | Psiquiatria, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Transtorno de conduta é um padrão persistente ou recorrente do comportamento que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q992187 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Em geral, as crianças com transtorno de oposição desafiante tendem frequentemente a:

I- impacientar-se fácil e repetidamente.

II- obedecer a regras.

III- desafiar os adultos.

IV- aborrecer-se e zangar-se facilmente.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q992193 | Psiquiatria, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A _________________ é definida como a __________ de alucinações e delírios causadores de consideráveis disfunções psicossociais com duração ≥ 6 meses.
As lacunas acima são respectivamente preenchidas por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q990672 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

São tipos de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade:

I- Desatenção predominante.

II- Hiperatividade/impulsividade predominante.

III- Comportamento frequente.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q992195 | Psiquiatria, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

São transtornos alimentares:

I- bulimia nervosa. II- aglutinação nervosa. III- transtorno alimentar restritivo/evitativo. IV- transtorno de ruminação.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.