Questões de Concursos Publicidade e Propaganda

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1Q1003030 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Ao explorar a Comunicação Integrada de Marketing a e Construção de Marcas, considere a seguinte situação:

Uma empresa de bebidas está planejando uma campanha publicitária abrangente para promover seu novo produto, um refrigerante sabor kiwi, sem açúcar. A equipe de marketing decidiu utilizar o conceito de storytelling como parte fundamental da estratégia. Desejam contar a história da marca e do produto de maneira envolvente, integrando-a em todos os pontos de contato com o cliente, desde anúncios impressos até interações nas redes sociais.

Diante desse contexto, assinale a alternativa que melhor descreve a função do storytelling nessa campanha.
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2Q1003031 | Publicidade e Propaganda, Características Dos Meios De Comunicação, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

A linguagem publicitária utiliza diversos meios narrativos para persuadir seu consumidor, utilizando-se de diferentes estratégias e atuando em diversos contextos. A esse respeito, assinale a alternativa correta quanto a esse tema.
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3Q1003032 | Comunicação Social, Comunicação Empresarial na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

A crescente diversidade cultural das organizações de saúde, caracterizada cada vez mais pela diversidade cultural dos seus usuários e de seus profissionais, sugere que a promoção de uma comunicação culturalmente eficiente é uma das competências necessárias para melhorar o atendimento de seus objetivos institucionais. Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta qual das seguintes opções melhor expressa a abordagem recomendada para organizações de saúde lidarem eficientemente com a diversidade cultural.
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4Q1003033 | Publicidade e Propaganda, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

A propaganda na modernidade correspondeu, predominantemente, a uma forma de comunicação persuasiva como forma a motivar os receptores a aderirem à promessa contida na mensagem. No período pós-moderno, em face à mudança no comportamento dos consumidores, a comunicação persuasiva cede espaço à chamada estratégia publicitária de sedução. Assinale a alternativa que corresponde ao principal foco da estratégia de comunicação persuasiva e ao principal foco da estratégia de comunicação de sedução.
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5Q1003034 | Publicidade e Propaganda, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

A linguagem na propaganda é utilizada com o propósito de causar sensações favoráveis quanto à marca que está sendo anunciada com o objetivo de persuadir o público-alvo. Nesse sentido, essa linguagem articula diversas funções. Um exemplo é o emprego de slogans, como o utilizado pelo Mc Donald’s “Amo muito tudo isso!”.

Assinale a alternativa que apresenta a função predominante nesse slogan.
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6Q1007339 | Comunicação Social, Tecnologias na Comunicação e Atualidades, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

A chamada “transformação digital” implicou na digitalização dos processos e procedimentos das empresas e modificou a forma como se costumava realizar atividades no mundo corporativo. O fundamental é perceber que esta mudança deve vir da incorporação de nova mentalidade (mind set) no centro da estratégia de negócios da organização.

Considerando o texto acima, assinale a alternativa que identifica um dos principais aspectos desta mudança.
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7Q1007340 | Publicidade e Propaganda, Mídias Audiovisuais, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Leia o texto abaixo:

As agências buscam sempre fazer suas criações melhores em relação às feitas pelos concorrentes. O redator deve tentar inserir a personalidade da marca anunciante em cada peça de comunicação criada. O conhecimento da mente e dos valores do público-alvo é fundamental para que as peças criadas se destaquem.

A partir da leitura do texto, analise a postura profissional de um publicitário que trabalha como redator e assinale a alternativa incorreta.
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8Q1007341 | Comunicação Social, Impressão Gráfica na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Quando abordamos o assunto gráfica, falamos de tipos de impressão, que utilizam fotolitos e offset ou impressão digital. É importante destacar que, em geral, a qualidade das novas impressoras digitais é superior à das antigas offsets.

Sobre este tema, assinale a alternativa que mostra a melhor postura a ser implementada pelo profissional de publicidade ao acompanhar a impressão de materiais gráficos.
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9Q1007342 | Comunicação Social, Semiótica, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Leia o texto abaixo:

Hoje, ainda não existe uma tradição literária estável de estudo da imagem, assim como há em relação ao estudo da palavra. Apesar disso, uma reflexão baseada em uma semiótica explícita da imagem traz subsídios para você entender como o discurso visual é construído e interpretado. A imagem é, assim, um signo que pode remeter a significações diversas de um mesmo objeto.
(adaptado de: QUEIROZ, Rafaela F C.; FELTRIN, Leonardo F.; BEZERRA, Mariana M A.; et al. Teoria da imagem. Porto Alegre: Grupo A, 2018.).

A partir da leitura do texto, elabore uma análise dos processos de percepção da imagem e assinale a alternativa correta.
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10Q1007343 | Comunicação Social, Semiótica, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Considere o seguinte texto:

As imagens são cada vez mais utilizadas como uma forma de representação da informação e para gerir conhecimento em diversas áreas. Nesse sentido, você pode considerar que o meio digital trouxe mudanças na relação que as pessoas desenvolvem com as imagens. É cada vez mais fácil perceber a importância que as pessoas dão para o tipo de imagem que vão colocar nas suas redes sociais, considerando se elas vão ter maior aceitação dos seus seguidores. Portanto, compreende-se que a imagem desempenha a função de registrar o imaginário, de dar sentido no mundo.
(QUEIROZ, Rafaela F C.; FELTRIN, Leonardo F.; BEZERRA, Mariana M A.; et al. Teoria da imagem. Porto Alegre: Grupo A, 2018. adaptado).

Assinale a alternativa incorreta a partir da leitura do texto e da associação ao uso de novas tecnologias ao ambiente de comunicação.
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11Q1007344 | Comunicação Social, Estratégias de Marketing na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Leia o texto abaixo:

O chamado ‘core’ da área de mídia é otimizar os investimentos de comunicação, fazendo com que o maior número possível de potenciais consumidores seja exposto à mensagem publicitária. Para tanto, busca construir soluções estratégicas utilizando de negociação, nas fases de planejamento e compra de mídias, enfatizando a relação custo-benefício.

Analisando as informações acima, assinale a alternativa que melhor descreve o principal papel do profissional de mídia na elaboração de um Plano.
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12Q1007345 | Comunicação Social, Conselho Executivo das NormasPadrão CENP, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Leia o texto abaixo:

Sabemos que vários órgãos e entidades regulatórias constituem o ambiente em que a legislação publicitária se articula. A entidade criada pelo mercado publicitário para fazer cumprir as Normas-Padrão da Atividade Publicitaria, documento básico que define as condutas e regras das melhores práticas éticas e comerciais entre os principais agentes da publicidade brasileira recebeu um nome e uma abreviação.

A partir desta leitura, assinale a alternativa que seleciona o nome e a abreviação corretas para a definição mencionada acima.

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13Q1007346 | Comunicação Social, Diagramação na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Leia a sentença abaixo:

O processo de diagramação consiste basicamente em distribuir os elementos gráficos no espaço de uma página e criar os layouts com texto, gráficos e imagens — podendo ser conteúdos impressos ou on-line.

Assinale a alternativa que melhor explica a relação entre diagramação e técnicas de impressão e medidas gráficas.
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14Q1007347 | Comunicação Social, Design na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Leia o texto abaixo:

Quando falamos em diagramação e design gráfico, lembramos que há programas que permitem que você crie layouts de qualquer coisa e oferecem uma gama completa de ferramentas de publicação e de design, podendo ser utilizados nos dois principais sistemas operacionais Windows e Mac OS.

A partir do texto acima, assinale a alternativa que lista os principais softwares do mercado utilizados na área de publicidade e propaganda.
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15Q1007348 | Comunicação Social, Inteligência Artificial na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Leia o texto a seguir:

“A Pesquisa em Comunicação compreende, portanto, o estudo científico dos elementos que integram o processo comunicativo, a análise de todos os fenômenos relacionados ou gerados pela transmissão de informações, sejam dirigidos a uma única pessoa, a um grupo ou a um vasto público. É o estudo dos efeitos produzidos junto ao receptor, a partir das intenções do comunicador.”
(MARQUES DE MELO, J. Comunicação Social: teoria e pesquisa. Petrópolis, Vozes, 1970, p. 83-84)

Assinale, a partir da leitura do texto acima, a alternativa que traz a técnica que diferencia a coleta de dados ao introduzir a chamada descrição densa do campo.
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16Q1007349 | Comunicação Social, Opinião Pública em Marketing, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Considere o texto a seguir:

No exercício da função de publicitários, nos deparamos com a questão da propaganda enganosa, ou publicidade oculta, que já foi alvo de extensos debates e que pode trazer consequências judiciais tanto às agências de publicidade quanto aos profissionais executores das campanhas e até mesmo ao cliente (organização) que aprovou o trabalho da agência.

A partir da leitura do texto, assinale a alternativa que melhor justifica a atitude da organização em face do consumidor quando da veiculação de campanha publicitária e ações de comunicação.
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17Q1007350 | Comunicação Social, Texto jornalístico, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Os gêneros textuais/discursivos são ações sociais e discursivas que agem e dizem ao mundo. Os principais tipos de gêneros textuais estão limitados em número à narração, à descrição, à exposição e à argumentação.

Assinale a alternativa que cita a característica mais importante para usar as várias possibilidades narrativas e de gêneros na comunicação publicitária.
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18Q1007351 | Comunicação Social, Opinião Pública em Marketing, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Tal qual no marketing tradicional, no ambiente digital é necessário conhecer o público-alvo de uma ação de comunicação de marketing. Todavia, a intensa concorrência no mundo virtual torna ainda mais crucial o aprofundamento desse conhecimento. Dessa maneira, além de se definir o público-alvo, deve-se, também, construir a Persona. Assinale a alternativa que aponte incorretamente um conceito relativo à Persona.
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19Q1007352 | Comunicação Social, Estratégias de Marketing na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Ao analisar estratégias avançadas de Comunicação Integrada e Construção de Marcas, considere a seguinte situação hipotética:

Uma empresa deseja revitalizar sua imagem de marca por meio de uma campanha integrada, envolvendo publicidade, marketing digital e relações públicas. A equipe de marketing propõe o uso de técnicas de narrativa transmídia. Esta abordagem visa não apenas comunicar características do produto, mas também criar uma experiência imersiva para os consumidores.

Diante desse cenário, assinale a alternativa correta sobre a estratégia proposta.
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20Q1007353 | Publicidade e Propaganda, Criação Planejamento, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

No âmbito da publicidade na web, a denominada estratégia de inbound marketing busca criar caminhos para engajar público-alvo(target) por meio da oferta de um conteúdo atrativo e relevante. Inicialmente são produzidas mensagens direcionadas, que permitem capturar a atenção deles e de sensibilizá-los. A partir daí, estabelece-se proximidade, o que ocorre por meio de diferentes canais de comunicação institucional.

Considerando uma empresa que empregue uma estratégia de inbound marketing, assinale a alternativa que não corresponde a uma prática de comunicação pertinente.
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