Questões de Concursos QM 2019 Resolva questões de QM 2019 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. QM 2019 Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1019960 | Espanhol, Análise Sintática Análisis Sintáctico, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Un ejemplo de Complemento Agente es el que se puede encontrar contenido en el enunciado: ✂️ a) Era odiado por la muchedumbre. ✂️ b) No te olvides de nosotros. ✂️ c) Lo hizo sin sus amigos. ✂️ d) Se preocupa mucho por ti. ✂️ e) Estaba cansado de su familia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q1073771 | Filosofia, A Política, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Renato Janine Ribeiro, em seu texto “Hobbes: o medo e a esperança”, escreve: “Na tradição contratualista, às vezes se distingue o contrato de associação (pelo qual se forma a sociedade) do contrato de submissão (que institui um poder político, um governo, e é firmado entre ‘a sociedade’ e ‘o príncipe’). A novidade de Hobbes está em fundir os dois num só. Não existe primeiro a sociedade, e depois o poder (‘o Estado’)”. A novidade hobbesiana, mencionada no excerto, sustenta sua legitimidade no pressuposto segundo o qual o ✂️ a) soberano deve governar de acordo com a vontade geral e o bem comum. ✂️ b) soberano é temporário e pode ser destituído caso descumpra o pacto social. ✂️ c) poder absoluto do Estado é necessário para garantir a ordem. ✂️ d) poder político deriva de um pacto entre indivíduos limitado por leis naturais. ✂️ e) contrato é uma relação de representação que se limita à proteção da propriedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q1046535 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025A implementação do Currículo nas redes de ensino do Estado de São Paulo (estadual, municipal e privada) pressupõe um claro compromisso em garantir a Educação Básica. Considere esse tema e assinale a alternativa correta. ✂️ a) Os estudantes pertencentes às populações prisionais e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas não usufruem do mesmo currículo oferecido nas classes comuns. ✂️ b) É importante que o currículo paulista considere que educação inclusiva se refere apenas aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e superdotação. ✂️ c) O currículo não objetiva a inclusão escolar de estudantes imigrantes nas classes comuns da Educação Básica em igualdade de condições com os demais. ✂️ d) Diante da diversidade cultural não é possível atender a todos os segmentos da população paulista, inviabilizando a criação de possibilidades para que os educandos desenvolvam suas habilidades. ✂️ e) Um dos pontos focais de sua elaboração consiste na equidade e no reconhecimento de que as necessidades dos estudantes são diferentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q1019950 | Espanhol, Pronomes Pronombres, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Lea el siguiente texto y responda la cuestione.La coeducación se ha ido abriendo paso durante los últimos años dentro del sistema educativo español a partir de diversas experiencias que han ido cuestionando los planteamientos tradicionales de un modelo educativo que confundía la igualdad de acceso a la educación con la educación para la igualdad de oportunidades.Estas experiencias se han encargado de desmentir esta idea y han detectado ámbitos del proceso educativo y de sus resultados en los que se pone de manifiesto que esa supuesta igualdad no resulta ser tal y que, hoy en día, en la escuela todavía perduran elementos que reproducen y perpetúan el sexismo y las diferencias entre los futuros hombres y mujeres que formarán nuestra sociedad. Los nuevos retos a los que se enfrenta el sistema educativo: la interculturalidad, el respeto al medio ambiente, la normalización del uso de idioma extranjero, la necesidad de aportar resultados, etc., han podido desviar la atención sobre la igualdad de oportunidades en la educación y, en ocasiones, se ha podido llegar a pensar que la batalla por la igualdad entre hombres y mujeres estaba ganada. Sin embargo, un análisis detallado de la situación actual demuestra que todavía queda mucho más por hacer para garantizar la igualdad de oportunidades en la educación de los niños y las niñas.Aunque el término o concepto coeducación se utiliza para referirse a la educación conjunta de dos o más colectivos o grupos netamente distintos, que lo pueden ser por cuestión de etnia, clase social, etc., su uso habitual hace referencia a la educación conjunta de hombres y mujeres. Por tanto, se trata de una propuesta pedagógica en la que la formación y la educación se imparten en condiciones de igualdad para ambos sexos y en la que no se pone límites a los aprendizajes a recibir por cada uno de ellos.(https://www.inmujeres.gob.es/observatorios/ observIgualdad/estudiosInformes/docs/009-guia.pdf) El pronombre “lo” que aparece en la secuencia “lo pueden ser” (párrafo 3) hace referencia a ✂️ a) la palabra “término”. ✂️ b) el substantivo “colectivos”. ✂️ c) la cualidad de ser distinto. ✂️ d) el sustantivo “concepto”. ✂️ e) la palabra “grupos ”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q1046536 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Em sua Meta 6, a Lei nº 16.279/2016 (Plano Estadual de Educação de São Paulo) estabelece o compromisso de assegurar educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender a, pelo menos, 25% dos alunos na educação básica. Para tanto, nas estratégias da referida meta, considera-se que a permanência dos alunos em tempo integral na escola (ou sob sua responsabilidade) passe a ser igual ou superior a ✂️ a) 7 horas diárias durante, no mínimo, 75% dos dias letivos. ✂️ b) 7 horas diárias durante todo o ano letivo. ✂️ c) 6 horas diárias durante todo o ano letivo. ✂️ d) 8 horas diárias durante, no mínimo, 75% dos dias letivos. ✂️ e) 8 horas diárias durante todo o ano letivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q1046538 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), é correto afirmar: ✂️ a) a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual é responsabilidade circunscrita das escolas públicas, sejam elas municipais, estaduais ou filantrópicas. ✂️ b) a educação especial deve ser organizada de forma paralela e análoga à educação comum, garantindo os recursos pedagógicos necessários. ✂️ c) na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola. ✂️ d) a política de educação inclusiva visa à inclusão gradual dos alunos com deficiência em salas comuns de escolas regulares. ✂️ e) a educação especial deve ser ofertada em salas específicas, pois o ensino dos alunos com deficiência requer ambientes multifuncionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q1014797 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação à aquisição da língua de sinais, segundo Domínguez (In: Bernardino, 2000), os pais deveriam expor o bebê surdo desde muito cedo à língua de sinais, pois isso permitirá ✂️ a) simbolizar o mundo e desenvolver através da linguagem funções emocionais e intelectuais. ✂️ b) comunicar, desde a mais tenra infância, os desejos e o sentimento em relação ao seu contexto. ✂️ c) estruturar a língua materna em situações naturais de comunicação e interação com os pares. ✂️ d) desenvolver pensamento e linguagem de acordo com o nível lexical de cada faixa do desenvolvimento. ✂️ e) organizar repertório linguístico para as habilidades comunicativas ao longo do desenvolvimento cognitivo da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q1019962 | Espanhol, Advérbios e Locuções Adverbiais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025La locución preposicional que permite indicar el modo como se realiza una acción verbal es: ✂️ a) al cabo de. ✂️ b) rumbo a. ✂️ c) a espaldas de. ✂️ d) acerca de. ✂️ e) a lo ancho de. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q1019949 | Espanhol, Advérbios e Locuções Adverbiais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Lea el siguiente texto y responda la cuestione.La coeducación se ha ido abriendo paso durante los últimos años dentro del sistema educativo español a partir de diversas experiencias que han ido cuestionando los planteamientos tradicionales de un modelo educativo que confundía la igualdad de acceso a la educación con la educación para la igualdad de oportunidades.Estas experiencias se han encargado de desmentir esta idea y han detectado ámbitos del proceso educativo y de sus resultados en los que se pone de manifiesto que esa supuesta igualdad no resulta ser tal y que, hoy en día, en la escuela todavía perduran elementos que reproducen y perpetúan el sexismo y las diferencias entre los futuros hombres y mujeres que formarán nuestra sociedad. Los nuevos retos a los que se enfrenta el sistema educativo: la interculturalidad, el respeto al medio ambiente, la normalización del uso de idioma extranjero, la necesidad de aportar resultados, etc., han podido desviar la atención sobre la igualdad de oportunidades en la educación y, en ocasiones, se ha podido llegar a pensar que la batalla por la igualdad entre hombres y mujeres estaba ganada. Sin embargo, un análisis detallado de la situación actual demuestra que todavía queda mucho más por hacer para garantizar la igualdad de oportunidades en la educación de los niños y las niñas.Aunque el término o concepto coeducación se utiliza para referirse a la educación conjunta de dos o más colectivos o grupos netamente distintos, que lo pueden ser por cuestión de etnia, clase social, etc., su uso habitual hace referencia a la educación conjunta de hombres y mujeres. Por tanto, se trata de una propuesta pedagógica en la que la formación y la educación se imparten en condiciones de igualdad para ambos sexos y en la que no se pone límites a los aprendizajes a recibir por cada uno de ellos.(https://www.inmujeres.gob.es/observatorios/ observIgualdad/estudiosInformes/docs/009-guia.pdf) En el fragmento “... se pone de manifiesto que esa supuesta igualdad no resulta ser tal y que, hoy en día, en la escuela todavía perduran elementos...” (párrafo 2) la locución ‘hoy en día’ hace referencia a la ✂️ a) tarde en que se dan los eventos. ✂️ b) hora precisa en que ocurren los acontecimientos. ✂️ c) mañana en que ocurren los hechos. ✂️ d) época en que se produce la comunicación. ✂️ e) noche en que se concretiza la situación. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q1019951 | Espanhol, Acentuação El Acento Y La Tilde, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Lea el siguiente texto y responda la cuestione.La coeducación se ha ido abriendo paso durante los últimos años dentro del sistema educativo español a partir de diversas experiencias que han ido cuestionando los planteamientos tradicionales de un modelo educativo que confundía la igualdad de acceso a la educación con la educación para la igualdad de oportunidades.Estas experiencias se han encargado de desmentir esta idea y han detectado ámbitos del proceso educativo y de sus resultados en los que se pone de manifiesto que esa supuesta igualdad no resulta ser tal y que, hoy en día, en la escuela todavía perduran elementos que reproducen y perpetúan el sexismo y las diferencias entre los futuros hombres y mujeres que formarán nuestra sociedad. Los nuevos retos a los que se enfrenta el sistema educativo: la interculturalidad, el respeto al medio ambiente, la normalización del uso de idioma extranjero, la necesidad de aportar resultados, etc., han podido desviar la atención sobre la igualdad de oportunidades en la educación y, en ocasiones, se ha podido llegar a pensar que la batalla por la igualdad entre hombres y mujeres estaba ganada. Sin embargo, un análisis detallado de la situación actual demuestra que todavía queda mucho más por hacer para garantizar la igualdad de oportunidades en la educación de los niños y las niñas.Aunque el término o concepto coeducación se utiliza para referirse a la educación conjunta de dos o más colectivos o grupos netamente distintos, que lo pueden ser por cuestión de etnia, clase social, etc., su uso habitual hace referencia a la educación conjunta de hombres y mujeres. Por tanto, se trata de una propuesta pedagógica en la que la formación y la educación se imparten en condiciones de igualdad para ambos sexos y en la que no se pone límites a los aprendizajes a recibir por cada uno de ellos.(https://www.inmujeres.gob.es/observatorios/ observIgualdad/estudiosInformes/docs/009-guia.pdf) Al analizar los acentos gráficos contenidos en el segundo párrafo se advierte que las palabras que llevan acento dierético son: ✂️ a) más. ✂️ b) fértil. ✂️ c) ámbitos y análisis. ✂️ d) educación, situación, formarán y normalización. ✂️ e) todavía, perpetúan y día. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q1046554 | Pedagogia, Políticas Educacionais, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025O documento Currículo Paulista: etapa ensino médio (2020) destaca a importância da inclusão educacional em diversos níveis e modalidades de ensino, em consonância com legislações e políticas educacionais. Nesse sentido, tal documento aponta a necessidade de ✂️ a) homogeneizar o processo de aprendizagem sem necessidade de adaptação para todos os estudantes, garantindo que todos aprendam o mesmo conteúdo ao mesmo tempo. ✂️ b) priorizar o atendimento em escolas específicas para estudantes com deficiência, utilizando currículos adaptados e metodologias específicas. ✂️ c) desenvolver currículos específicos para cada grupo cultural, gerando integração entre os diferentes segmentos da população. ✂️ d) assegurar a educação básica a todos os estudantes, independentemente de suas características socioculturais ou situações de vulnerabilidade. ✂️ e) criar escolas especiais para atender a estudantes com necessidades educacionais especiais, garantindo assim a qualidade do ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q1020074 | Inglês, Análise Sintática Syntax Parsing, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the suggestion of an activity to answer question.As part of a joint project between language and science with focus on the human body, a way for the language teacher to start working with vocabulary is to ask learners to work on words related to that topic (for example, one of the systems in the human body), brainstorming the following aspects: • words which are special to your subject (ex. the human body systems). • words which ‘collocate with’ (or often accompany) your main theme (ex. The respiratory system). • everyday words which are used in your subject and may have different meanings in other contexts (ex. tissue). Once learners have come up with some suggestions, the teacher can ask them to share their contributions with other learners in the class, and complement their own notes. (Based on DALE, Liz; TANNER, Rosie. Cambridge: Cambridge University, 2012) The nucleus of the noun phrase “a joint project between language and science with focus on the human body” found in the first paragraph is ✂️ a) joint project. ✂️ b) language. ✂️ c) focus. ✂️ d) human body. ✂️ e) project. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q1019955 | Espanhol, Artigos Artículos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Los sustantivos “hambre” y “hacha” se actualizan con el determinativo ‘el’ porque ✂️ a) pertenecen al género masculino. ✂️ b) comienzan con “ha-” tónica. ✂️ c) son palabras graves terminadas en vocal. ✂️ d) así se distinguen de los que comienzan por “a-” tónica. ✂️ e) enuncian referentes definidos por el contexto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q1033780 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Considere a sequência a seguir, criada com um único padrão lógico matemático, sendo que o elemento que ocupa a primeira posição é igual a 9:9, 8, 7, 6, 11, 10, 9, 8, 7, 12, 11, 10, 9, 8, 13, 12, 11, 10, 9, 14, . .. A soma dos elementos que ocupam a 450ª e a 587ª posições dessa sequência é igual a ✂️ a) 219 ✂️ b) 234 ✂️ c) 228 ✂️ d) 214 ✂️ e) 225 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q1046571 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão – LBI (2015), toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades e não pode sofrer nenhum tipo de discriminação. Portanto, segundo a Lei, considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de ✂️ a) impedir a participação plena nos espaços escolares, saúde, lazer, trabalho e demais espaços de convivência entre pessoas com e sem deficiência, prejudicando o exercício da cidadania. ✂️ b) excluir as pessoas que são público-alvo da educação especial de seus direitos de acessarem os diferentes equipamentos de educação, sem as devidas providências para eliminar as barreiras existentes. ✂️ c) distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa. ✂️ d) diferenciação para acesso aos currículos, de acessibilidade arquitetônica, de comunicação e informação, possibilitando participação plena nos diferentes tempos e espaços sociais. ✂️ e) ampliação das desigualdades em razão das necessidades de adaptações e recursos de acessibilidade que diferenciam a pessoa com deficiência das demais pessoas, deixando em evidência todas as formas de deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q1014794 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Felipe (2007) destaca que na Libras, os sinais são formados a partir de cinco parâmetros, que podem ser comparados a “pedacinhos” de um sinal porque, no nível morfológico, eles podem ter significados, sendo, portanto, morfemas. Os parâmetros da Libras são: ✂️ a) movimentos corporais, expressão facial, articulação manual, sinais e mobilidade das mãos. ✂️ b) datilologia, expressão facial, oralização, orientação espacial e posição das mãos. ✂️ c) configuração de mãos, movimento, orientação das mãos, ponto de articulação e expressão facial/corporal. ✂️ d) articulação das mãos, expressão visual, vocalização, movimento corporal e alfabeto manual. ✂️ e) composição de mãos, posição articulatória, expressões facial/corporal/vocalização, datilologia e símbolos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 17Q1046541 | Direitos Humanos, Sistema Global de Direitos Humanos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013) apontam que, de acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o que caracteriza uma pessoa com deficiência ✂️ a) é a sua condição resultante de uma doença de quadro permanente, definida com base em diagnósticos clínicos e psicológicos. ✂️ b) são as suas limitações físicas ou sensoriais, que propiciam a participação social e ativa no meio comunitário. ✂️ c) são as questões médicas e biopsicológicas, atreladas à condição de deficiência, que se sobrepõem a quaisquer aspectos sociais ou políticos. ✂️ d) é a condição permanente e irreversível que impede a participação em atividades laborais e da vida diária. ✂️ e) são os impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais, que, em interação com barreiras, obstruem a participação plena na sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 18Q1019953 | Espanhol, Acentuação El Acento Y La Tilde, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Entre los sustantivos que cambian la sílaba tónica en la formación del plural están: ✂️ a) carácter y tabú. ✂️ b) jabalí y tesis. ✂️ c) virrey y alhelí. ✂️ d) hindú y canon. ✂️ e) régimen y espécimen. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 19Q1046387 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025La teoría sobre la lengua y la naturaleza del conocimiento lingüístico que considera la lengua como un vehículo para el desarrollo de relaciones personales y la realización de transacciones de tipo social entre individuos es la ✂️ a) Respuesta Física Total. ✂️ b) Nocional. ✂️ c) Interactiva. ✂️ d) Natural. ✂️ e) Estructural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 20Q1018803 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025As línguas de sinais utilizam as expressões faciais e corporais para estabelecer tipos de frases, como as entonações na língua portuguesa. Por isso para perceber se uma frase em Libras está na forma afirmativa, exclamativa, interrogativa, negativa ou imperativa, precisa-se estar atento às expressões facial e corporal que são feitas simultaneamente com certos sinais ou com toda a frase. (Felipe, 2007) Quando é uma frase afirmativa, observa-se: ✂️ a) sobrancelhas franzidas e ligeiro movimento de cabeça para cima. ✂️ b) expressão facial neutra. ✂️ c) sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento de cabeça para cima e para baixo. ✂️ d) expressão facial com leve sorriso. ✂️ e) sobrancelhas arqueadas e balanço de cabeça. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDFPróximo →
1Q1019960 | Espanhol, Análise Sintática Análisis Sintáctico, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Un ejemplo de Complemento Agente es el que se puede encontrar contenido en el enunciado: ✂️ a) Era odiado por la muchedumbre. ✂️ b) No te olvides de nosotros. ✂️ c) Lo hizo sin sus amigos. ✂️ d) Se preocupa mucho por ti. ✂️ e) Estaba cansado de su familia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q1073771 | Filosofia, A Política, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Renato Janine Ribeiro, em seu texto “Hobbes: o medo e a esperança”, escreve: “Na tradição contratualista, às vezes se distingue o contrato de associação (pelo qual se forma a sociedade) do contrato de submissão (que institui um poder político, um governo, e é firmado entre ‘a sociedade’ e ‘o príncipe’). A novidade de Hobbes está em fundir os dois num só. Não existe primeiro a sociedade, e depois o poder (‘o Estado’)”. A novidade hobbesiana, mencionada no excerto, sustenta sua legitimidade no pressuposto segundo o qual o ✂️ a) soberano deve governar de acordo com a vontade geral e o bem comum. ✂️ b) soberano é temporário e pode ser destituído caso descumpra o pacto social. ✂️ c) poder absoluto do Estado é necessário para garantir a ordem. ✂️ d) poder político deriva de um pacto entre indivíduos limitado por leis naturais. ✂️ e) contrato é uma relação de representação que se limita à proteção da propriedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q1046535 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025A implementação do Currículo nas redes de ensino do Estado de São Paulo (estadual, municipal e privada) pressupõe um claro compromisso em garantir a Educação Básica. Considere esse tema e assinale a alternativa correta. ✂️ a) Os estudantes pertencentes às populações prisionais e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas não usufruem do mesmo currículo oferecido nas classes comuns. ✂️ b) É importante que o currículo paulista considere que educação inclusiva se refere apenas aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e superdotação. ✂️ c) O currículo não objetiva a inclusão escolar de estudantes imigrantes nas classes comuns da Educação Básica em igualdade de condições com os demais. ✂️ d) Diante da diversidade cultural não é possível atender a todos os segmentos da população paulista, inviabilizando a criação de possibilidades para que os educandos desenvolvam suas habilidades. ✂️ e) Um dos pontos focais de sua elaboração consiste na equidade e no reconhecimento de que as necessidades dos estudantes são diferentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q1019950 | Espanhol, Pronomes Pronombres, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Lea el siguiente texto y responda la cuestione.La coeducación se ha ido abriendo paso durante los últimos años dentro del sistema educativo español a partir de diversas experiencias que han ido cuestionando los planteamientos tradicionales de un modelo educativo que confundía la igualdad de acceso a la educación con la educación para la igualdad de oportunidades.Estas experiencias se han encargado de desmentir esta idea y han detectado ámbitos del proceso educativo y de sus resultados en los que se pone de manifiesto que esa supuesta igualdad no resulta ser tal y que, hoy en día, en la escuela todavía perduran elementos que reproducen y perpetúan el sexismo y las diferencias entre los futuros hombres y mujeres que formarán nuestra sociedad. Los nuevos retos a los que se enfrenta el sistema educativo: la interculturalidad, el respeto al medio ambiente, la normalización del uso de idioma extranjero, la necesidad de aportar resultados, etc., han podido desviar la atención sobre la igualdad de oportunidades en la educación y, en ocasiones, se ha podido llegar a pensar que la batalla por la igualdad entre hombres y mujeres estaba ganada. Sin embargo, un análisis detallado de la situación actual demuestra que todavía queda mucho más por hacer para garantizar la igualdad de oportunidades en la educación de los niños y las niñas.Aunque el término o concepto coeducación se utiliza para referirse a la educación conjunta de dos o más colectivos o grupos netamente distintos, que lo pueden ser por cuestión de etnia, clase social, etc., su uso habitual hace referencia a la educación conjunta de hombres y mujeres. Por tanto, se trata de una propuesta pedagógica en la que la formación y la educación se imparten en condiciones de igualdad para ambos sexos y en la que no se pone límites a los aprendizajes a recibir por cada uno de ellos.(https://www.inmujeres.gob.es/observatorios/ observIgualdad/estudiosInformes/docs/009-guia.pdf) El pronombre “lo” que aparece en la secuencia “lo pueden ser” (párrafo 3) hace referencia a ✂️ a) la palabra “término”. ✂️ b) el substantivo “colectivos”. ✂️ c) la cualidad de ser distinto. ✂️ d) el sustantivo “concepto”. ✂️ e) la palabra “grupos ”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q1046536 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Em sua Meta 6, a Lei nº 16.279/2016 (Plano Estadual de Educação de São Paulo) estabelece o compromisso de assegurar educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender a, pelo menos, 25% dos alunos na educação básica. Para tanto, nas estratégias da referida meta, considera-se que a permanência dos alunos em tempo integral na escola (ou sob sua responsabilidade) passe a ser igual ou superior a ✂️ a) 7 horas diárias durante, no mínimo, 75% dos dias letivos. ✂️ b) 7 horas diárias durante todo o ano letivo. ✂️ c) 6 horas diárias durante todo o ano letivo. ✂️ d) 8 horas diárias durante, no mínimo, 75% dos dias letivos. ✂️ e) 8 horas diárias durante todo o ano letivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q1046538 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), é correto afirmar: ✂️ a) a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual é responsabilidade circunscrita das escolas públicas, sejam elas municipais, estaduais ou filantrópicas. ✂️ b) a educação especial deve ser organizada de forma paralela e análoga à educação comum, garantindo os recursos pedagógicos necessários. ✂️ c) na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola. ✂️ d) a política de educação inclusiva visa à inclusão gradual dos alunos com deficiência em salas comuns de escolas regulares. ✂️ e) a educação especial deve ser ofertada em salas específicas, pois o ensino dos alunos com deficiência requer ambientes multifuncionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q1014797 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação à aquisição da língua de sinais, segundo Domínguez (In: Bernardino, 2000), os pais deveriam expor o bebê surdo desde muito cedo à língua de sinais, pois isso permitirá ✂️ a) simbolizar o mundo e desenvolver através da linguagem funções emocionais e intelectuais. ✂️ b) comunicar, desde a mais tenra infância, os desejos e o sentimento em relação ao seu contexto. ✂️ c) estruturar a língua materna em situações naturais de comunicação e interação com os pares. ✂️ d) desenvolver pensamento e linguagem de acordo com o nível lexical de cada faixa do desenvolvimento. ✂️ e) organizar repertório linguístico para as habilidades comunicativas ao longo do desenvolvimento cognitivo da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q1019962 | Espanhol, Advérbios e Locuções Adverbiais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025La locución preposicional que permite indicar el modo como se realiza una acción verbal es: ✂️ a) al cabo de. ✂️ b) rumbo a. ✂️ c) a espaldas de. ✂️ d) acerca de. ✂️ e) a lo ancho de. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q1019949 | Espanhol, Advérbios e Locuções Adverbiais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Lea el siguiente texto y responda la cuestione.La coeducación se ha ido abriendo paso durante los últimos años dentro del sistema educativo español a partir de diversas experiencias que han ido cuestionando los planteamientos tradicionales de un modelo educativo que confundía la igualdad de acceso a la educación con la educación para la igualdad de oportunidades.Estas experiencias se han encargado de desmentir esta idea y han detectado ámbitos del proceso educativo y de sus resultados en los que se pone de manifiesto que esa supuesta igualdad no resulta ser tal y que, hoy en día, en la escuela todavía perduran elementos que reproducen y perpetúan el sexismo y las diferencias entre los futuros hombres y mujeres que formarán nuestra sociedad. Los nuevos retos a los que se enfrenta el sistema educativo: la interculturalidad, el respeto al medio ambiente, la normalización del uso de idioma extranjero, la necesidad de aportar resultados, etc., han podido desviar la atención sobre la igualdad de oportunidades en la educación y, en ocasiones, se ha podido llegar a pensar que la batalla por la igualdad entre hombres y mujeres estaba ganada. Sin embargo, un análisis detallado de la situación actual demuestra que todavía queda mucho más por hacer para garantizar la igualdad de oportunidades en la educación de los niños y las niñas.Aunque el término o concepto coeducación se utiliza para referirse a la educación conjunta de dos o más colectivos o grupos netamente distintos, que lo pueden ser por cuestión de etnia, clase social, etc., su uso habitual hace referencia a la educación conjunta de hombres y mujeres. Por tanto, se trata de una propuesta pedagógica en la que la formación y la educación se imparten en condiciones de igualdad para ambos sexos y en la que no se pone límites a los aprendizajes a recibir por cada uno de ellos.(https://www.inmujeres.gob.es/observatorios/ observIgualdad/estudiosInformes/docs/009-guia.pdf) En el fragmento “... se pone de manifiesto que esa supuesta igualdad no resulta ser tal y que, hoy en día, en la escuela todavía perduran elementos...” (párrafo 2) la locución ‘hoy en día’ hace referencia a la ✂️ a) tarde en que se dan los eventos. ✂️ b) hora precisa en que ocurren los acontecimientos. ✂️ c) mañana en que ocurren los hechos. ✂️ d) época en que se produce la comunicación. ✂️ e) noche en que se concretiza la situación. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q1019951 | Espanhol, Acentuação El Acento Y La Tilde, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Lea el siguiente texto y responda la cuestione.La coeducación se ha ido abriendo paso durante los últimos años dentro del sistema educativo español a partir de diversas experiencias que han ido cuestionando los planteamientos tradicionales de un modelo educativo que confundía la igualdad de acceso a la educación con la educación para la igualdad de oportunidades.Estas experiencias se han encargado de desmentir esta idea y han detectado ámbitos del proceso educativo y de sus resultados en los que se pone de manifiesto que esa supuesta igualdad no resulta ser tal y que, hoy en día, en la escuela todavía perduran elementos que reproducen y perpetúan el sexismo y las diferencias entre los futuros hombres y mujeres que formarán nuestra sociedad. Los nuevos retos a los que se enfrenta el sistema educativo: la interculturalidad, el respeto al medio ambiente, la normalización del uso de idioma extranjero, la necesidad de aportar resultados, etc., han podido desviar la atención sobre la igualdad de oportunidades en la educación y, en ocasiones, se ha podido llegar a pensar que la batalla por la igualdad entre hombres y mujeres estaba ganada. Sin embargo, un análisis detallado de la situación actual demuestra que todavía queda mucho más por hacer para garantizar la igualdad de oportunidades en la educación de los niños y las niñas.Aunque el término o concepto coeducación se utiliza para referirse a la educación conjunta de dos o más colectivos o grupos netamente distintos, que lo pueden ser por cuestión de etnia, clase social, etc., su uso habitual hace referencia a la educación conjunta de hombres y mujeres. Por tanto, se trata de una propuesta pedagógica en la que la formación y la educación se imparten en condiciones de igualdad para ambos sexos y en la que no se pone límites a los aprendizajes a recibir por cada uno de ellos.(https://www.inmujeres.gob.es/observatorios/ observIgualdad/estudiosInformes/docs/009-guia.pdf) Al analizar los acentos gráficos contenidos en el segundo párrafo se advierte que las palabras que llevan acento dierético son: ✂️ a) más. ✂️ b) fértil. ✂️ c) ámbitos y análisis. ✂️ d) educación, situación, formarán y normalización. ✂️ e) todavía, perpetúan y día. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q1046554 | Pedagogia, Políticas Educacionais, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025O documento Currículo Paulista: etapa ensino médio (2020) destaca a importância da inclusão educacional em diversos níveis e modalidades de ensino, em consonância com legislações e políticas educacionais. Nesse sentido, tal documento aponta a necessidade de ✂️ a) homogeneizar o processo de aprendizagem sem necessidade de adaptação para todos os estudantes, garantindo que todos aprendam o mesmo conteúdo ao mesmo tempo. ✂️ b) priorizar o atendimento em escolas específicas para estudantes com deficiência, utilizando currículos adaptados e metodologias específicas. ✂️ c) desenvolver currículos específicos para cada grupo cultural, gerando integração entre os diferentes segmentos da população. ✂️ d) assegurar a educação básica a todos os estudantes, independentemente de suas características socioculturais ou situações de vulnerabilidade. ✂️ e) criar escolas especiais para atender a estudantes com necessidades educacionais especiais, garantindo assim a qualidade do ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q1020074 | Inglês, Análise Sintática Syntax Parsing, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the suggestion of an activity to answer question.As part of a joint project between language and science with focus on the human body, a way for the language teacher to start working with vocabulary is to ask learners to work on words related to that topic (for example, one of the systems in the human body), brainstorming the following aspects: • words which are special to your subject (ex. the human body systems). • words which ‘collocate with’ (or often accompany) your main theme (ex. The respiratory system). • everyday words which are used in your subject and may have different meanings in other contexts (ex. tissue). Once learners have come up with some suggestions, the teacher can ask them to share their contributions with other learners in the class, and complement their own notes. (Based on DALE, Liz; TANNER, Rosie. Cambridge: Cambridge University, 2012) The nucleus of the noun phrase “a joint project between language and science with focus on the human body” found in the first paragraph is ✂️ a) joint project. ✂️ b) language. ✂️ c) focus. ✂️ d) human body. ✂️ e) project. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q1019955 | Espanhol, Artigos Artículos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Los sustantivos “hambre” y “hacha” se actualizan con el determinativo ‘el’ porque ✂️ a) pertenecen al género masculino. ✂️ b) comienzan con “ha-” tónica. ✂️ c) son palabras graves terminadas en vocal. ✂️ d) así se distinguen de los que comienzan por “a-” tónica. ✂️ e) enuncian referentes definidos por el contexto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q1033780 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Considere a sequência a seguir, criada com um único padrão lógico matemático, sendo que o elemento que ocupa a primeira posição é igual a 9:9, 8, 7, 6, 11, 10, 9, 8, 7, 12, 11, 10, 9, 8, 13, 12, 11, 10, 9, 14, . .. A soma dos elementos que ocupam a 450ª e a 587ª posições dessa sequência é igual a ✂️ a) 219 ✂️ b) 234 ✂️ c) 228 ✂️ d) 214 ✂️ e) 225 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q1046571 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão – LBI (2015), toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades e não pode sofrer nenhum tipo de discriminação. Portanto, segundo a Lei, considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de ✂️ a) impedir a participação plena nos espaços escolares, saúde, lazer, trabalho e demais espaços de convivência entre pessoas com e sem deficiência, prejudicando o exercício da cidadania. ✂️ b) excluir as pessoas que são público-alvo da educação especial de seus direitos de acessarem os diferentes equipamentos de educação, sem as devidas providências para eliminar as barreiras existentes. ✂️ c) distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa. ✂️ d) diferenciação para acesso aos currículos, de acessibilidade arquitetônica, de comunicação e informação, possibilitando participação plena nos diferentes tempos e espaços sociais. ✂️ e) ampliação das desigualdades em razão das necessidades de adaptações e recursos de acessibilidade que diferenciam a pessoa com deficiência das demais pessoas, deixando em evidência todas as formas de deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q1014794 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Felipe (2007) destaca que na Libras, os sinais são formados a partir de cinco parâmetros, que podem ser comparados a “pedacinhos” de um sinal porque, no nível morfológico, eles podem ter significados, sendo, portanto, morfemas. Os parâmetros da Libras são: ✂️ a) movimentos corporais, expressão facial, articulação manual, sinais e mobilidade das mãos. ✂️ b) datilologia, expressão facial, oralização, orientação espacial e posição das mãos. ✂️ c) configuração de mãos, movimento, orientação das mãos, ponto de articulação e expressão facial/corporal. ✂️ d) articulação das mãos, expressão visual, vocalização, movimento corporal e alfabeto manual. ✂️ e) composição de mãos, posição articulatória, expressões facial/corporal/vocalização, datilologia e símbolos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
17Q1046541 | Direitos Humanos, Sistema Global de Direitos Humanos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013) apontam que, de acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o que caracteriza uma pessoa com deficiência ✂️ a) é a sua condição resultante de uma doença de quadro permanente, definida com base em diagnósticos clínicos e psicológicos. ✂️ b) são as suas limitações físicas ou sensoriais, que propiciam a participação social e ativa no meio comunitário. ✂️ c) são as questões médicas e biopsicológicas, atreladas à condição de deficiência, que se sobrepõem a quaisquer aspectos sociais ou políticos. ✂️ d) é a condição permanente e irreversível que impede a participação em atividades laborais e da vida diária. ✂️ e) são os impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais, que, em interação com barreiras, obstruem a participação plena na sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
18Q1019953 | Espanhol, Acentuação El Acento Y La Tilde, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Entre los sustantivos que cambian la sílaba tónica en la formación del plural están: ✂️ a) carácter y tabú. ✂️ b) jabalí y tesis. ✂️ c) virrey y alhelí. ✂️ d) hindú y canon. ✂️ e) régimen y espécimen. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
19Q1046387 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025La teoría sobre la lengua y la naturaleza del conocimiento lingüístico que considera la lengua como un vehículo para el desarrollo de relaciones personales y la realización de transacciones de tipo social entre individuos es la ✂️ a) Respuesta Física Total. ✂️ b) Nocional. ✂️ c) Interactiva. ✂️ d) Natural. ✂️ e) Estructural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
20Q1018803 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025As línguas de sinais utilizam as expressões faciais e corporais para estabelecer tipos de frases, como as entonações na língua portuguesa. Por isso para perceber se uma frase em Libras está na forma afirmativa, exclamativa, interrogativa, negativa ou imperativa, precisa-se estar atento às expressões facial e corporal que são feitas simultaneamente com certos sinais ou com toda a frase. (Felipe, 2007) Quando é uma frase afirmativa, observa-se: ✂️ a) sobrancelhas franzidas e ligeiro movimento de cabeça para cima. ✂️ b) expressão facial neutra. ✂️ c) sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento de cabeça para cima e para baixo. ✂️ d) expressão facial com leve sorriso. ✂️ e) sobrancelhas arqueadas e balanço de cabeça. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro