Questões de Concurso QM 2019 Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. QM 2019 Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q1014794 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Felipe (2007) destaca que na Libras, os sinais são formados a partir de cinco parâmetros, que podem ser comparados a “pedacinhos” de um sinal porque, no nível morfológico, eles podem ter significados, sendo, portanto, morfemas. Os parâmetros da Libras são: a) movimentos corporais, expressão facial, articulação manual, sinais e mobilidade das mãos. b) datilologia, expressão facial, oralização, orientação espacial e posição das mãos. c) configuração de mãos, movimento, orientação das mãos, ponto de articulação e expressão facial/corporal. d) articulação das mãos, expressão visual, vocalização, movimento corporal e alfabeto manual. e) composição de mãos, posição articulatória, expressões facial/corporal/vocalização, datilologia e símbolos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q1014796 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Segundo Quadros e Karnopp (2004), a língua de sinais é denominada de modalidade gestual-visual, pois a) a informação linguística é recebida pelos olhos e produzida pelas mãos. b) é gesticulada nas interações de comunicação expressiva e receptiva. c) é formada pela articulação das mãos e pelas expressões faciais. d) a organização espacial das mãos e dos olhos estão em sincronia. e) a expressão e a recepção da linguagem são realizadas pelos movimentos das mãos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q1014797 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação à aquisição da língua de sinais, segundo Domínguez (In: Bernardino, 2000), os pais deveriam expor o bebê surdo desde muito cedo à língua de sinais, pois isso permitirá a) simbolizar o mundo e desenvolver através da linguagem funções emocionais e intelectuais. b) comunicar, desde a mais tenra infância, os desejos e o sentimento em relação ao seu contexto. c) estruturar a língua materna em situações naturais de comunicação e interação com os pares. d) desenvolver pensamento e linguagem de acordo com o nível lexical de cada faixa do desenvolvimento. e) organizar repertório linguístico para as habilidades comunicativas ao longo do desenvolvimento cognitivo da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q1014795 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Quadros e Karnopp (2004) destacam que há alguns mitos sobre a língua de sinais, sendo um deles: “A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos”. Tal concepção defende que a) as línguas de sinais são independentes das línguas faladas, pois carregam sentido único em cada gesto realizado. b) as línguas de sinais são ricas lexical e gramaticalmente, expressando os mais diferentes conceitos. c) os sinais não são símbolos arbitrários como as palavras, mas carregam uma relação icônica ou representacional de seus referentes. d) as línguas de sinais expressam conceitos básicos, podendo se discutir sobre quaisquer temas. e) as línguas de sinais não são as únicas e universais, havendo uma diversidade assim como as línguas faladas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF
1 Q1014794 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Felipe (2007) destaca que na Libras, os sinais são formados a partir de cinco parâmetros, que podem ser comparados a “pedacinhos” de um sinal porque, no nível morfológico, eles podem ter significados, sendo, portanto, morfemas. Os parâmetros da Libras são: a) movimentos corporais, expressão facial, articulação manual, sinais e mobilidade das mãos. b) datilologia, expressão facial, oralização, orientação espacial e posição das mãos. c) configuração de mãos, movimento, orientação das mãos, ponto de articulação e expressão facial/corporal. d) articulação das mãos, expressão visual, vocalização, movimento corporal e alfabeto manual. e) composição de mãos, posição articulatória, expressões facial/corporal/vocalização, datilologia e símbolos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q1014796 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Segundo Quadros e Karnopp (2004), a língua de sinais é denominada de modalidade gestual-visual, pois a) a informação linguística é recebida pelos olhos e produzida pelas mãos. b) é gesticulada nas interações de comunicação expressiva e receptiva. c) é formada pela articulação das mãos e pelas expressões faciais. d) a organização espacial das mãos e dos olhos estão em sincronia. e) a expressão e a recepção da linguagem são realizadas pelos movimentos das mãos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q1014797 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação à aquisição da língua de sinais, segundo Domínguez (In: Bernardino, 2000), os pais deveriam expor o bebê surdo desde muito cedo à língua de sinais, pois isso permitirá a) simbolizar o mundo e desenvolver através da linguagem funções emocionais e intelectuais. b) comunicar, desde a mais tenra infância, os desejos e o sentimento em relação ao seu contexto. c) estruturar a língua materna em situações naturais de comunicação e interação com os pares. d) desenvolver pensamento e linguagem de acordo com o nível lexical de cada faixa do desenvolvimento. e) organizar repertório linguístico para as habilidades comunicativas ao longo do desenvolvimento cognitivo da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q1014795 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Quadros e Karnopp (2004) destacam que há alguns mitos sobre a língua de sinais, sendo um deles: “A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos”. Tal concepção defende que a) as línguas de sinais são independentes das línguas faladas, pois carregam sentido único em cada gesto realizado. b) as línguas de sinais são ricas lexical e gramaticalmente, expressando os mais diferentes conceitos. c) os sinais não são símbolos arbitrários como as palavras, mas carregam uma relação icônica ou representacional de seus referentes. d) as línguas de sinais expressam conceitos básicos, podendo se discutir sobre quaisquer temas. e) as línguas de sinais não são as únicas e universais, havendo uma diversidade assim como as línguas faladas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro