Questões de Concurso QM 2020 Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. QM 2020 Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q1014800 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação à educação do aluno surdo, Kezio (2016) afirma que o Método Oral enfatizou a) as aulas da língua portuguesa escrita e sinalizada com o objetivo de comparar os códigos gestual e escrito para a apreensão das duas línguas pelo aluno surdo em fase de oralização. b) a escrita de forma mecânica, na qual havia o condicionamento à repetição sucessiva de textos, formando alunos com baixa compreensão na leitura e na escrita devido ao vocabulário reduzido. c) o contato com textos produzidos com vocabulário restrito e em combinação com a oralização realizada pelo professor e pelo aluno surdo em processo de alfabetização em língua portuguesa. d) a leitura e a escrita de forma contextualizada e com respeito ao direito da pessoa surda de utilizar o meio natural para comunicação em sua comunidade linguísticas. e) a produção de textos que tenham como base a oralidade, dificultando a compreensão global pelos alunos surdos, acarretando em avanços na aprendizagem ao longo de toda a vida escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q1014809 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Sobre os estudos da fonologia da Língua de Sinais Brasileira, Quadros e Karnopp (2004) indicam que os principais parâmetros fonológicos são locação, movimento e configuração de mão. Além disso, destacam que, embora alguns pesquisadores não considerem outros elementos como parâmetros fonológicos, há quem também os inclua. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta os parâmetros adicionais segundo as autoras. a) Estrutura frasal e indicadores corporais. b) Morfologia e sintaxe da língua. c) Organização dos sinais e expressões faciais. d) Orientação de mão e expressões não manuais. e) Expressões faciais e corporais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q1014811 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere a obra de Capovilla e Raphael (2005) para responder à questão. Na Libras, há várias formas de demonstrar cordialidade, assim como nas línguas orais. O sinal utilizado para “por favor” é expressado da seguinte maneira: a) mãos horizontais abertas, palmas para baixo, polegar e indicador de cada mão unidos pelas pontas. Mover as mãos, alternadamente, para frente e para trás. b) mãos horizontais abertas, palma a palma, inclinadas para dentro, dedos unidos tocando-se pelas pontas. Separar as mãos movendo-as diagonalmente para trás e para os lados opostos. c) mão direita vertical aberta, palma para frente, dedos separados, diante do ombro direito. Mover a mão em um pequeno arco para cima e para a direita. d) mãos horizontais abertas, palmas para dentro. Mover as mãos, alternadamente, para frente e para trás, batendo as pontas dos dedos durante os movimentos, com os cantos da boca rebaixados. e) mãos verticais fechadas, palma a palma, indicadores e médios distendidos e curvados. Entrelaçar as mãos pelos dedos e balançá-las para os lados, dobrando os pulsos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q1014798 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Apesar de a língua de sinais ser considerada a língua natural dos surdos, não basta ser surdo para adquiri-la, ou seja, sua apropriação não é inerente à condição de surdez (Almeida, Santos e Lacerda, 2015). Para o surdo se tornar usuário da Libras, é necessário que a) aprenda a língua de sinais concomitantemente com a língua portuguesa na fase de alfabetização. b) seja incluído em comunidades de surdos oralizados para o contato com a Libras e a língua portuguesa. c) tenha contato com a língua de sinais em sala de recursos, desde a educação infantil e perpassando o ensino fundamental. d) esteja inserido em ambientes propícios à troca dialógica de experiências com outros falantes dessa língua. e) tenha acesso a aulas de Libras no contexto de escolas bilíngues para surdos, com professores ouvintes e fluentes na língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q1014799 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Leia o texto a seguir para responder à questão. O trabalho pedagógico com os alunos com surdez, nas escolas comuns, deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. Um período adicional de horas diárias de estudo é indicado para a execução do Atendimento Educacional Especializado. Nele destacam-se três momentos didático-pedagógicos: Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum; Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras na escola comum e Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa.” (grifo nosso) (Damazio, 2007. Adaptado) Conforme indica Damázio (2007), quem organiza o trabalho no momento didático-pedagógico do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras, respeitando as especificidades dessa língua, principalmente o estudo dos termos científicos a serem introduzidos pelo conteúdo curricular, é o a) educador polivalente da sala comum. b) professor especialista em deficiência auditiva e surdez. c) professor do Atendimento Educacional Especializado. d) professor e/ou instrutor de Libras. e) tradutor e intérprete de Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q1014801 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação ao desenvolvimento da linguagem, Moura (in Lacerda e Santos, 2014) destaca que a criança surda precisa ver a língua de sinais circulando por diferentes “portadores”, com estilos e formas variadas de se comunicar, lembrando que usuários da língua de diferentes idades comunicam-se de formas diferentes e sobre assuntos distintos. Com base nisso, destaca ainda que a aquisição da linguagem precisa ser em a) condições elaboradas para a criança. b) circunstâncias artificiais. c) estruturas organizadas. d) oportunidades de expressão. e) situações espontâneas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q1014802 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025“A imposição das regras de normalização representou uma grande tensão entre surdos devido à violência contra a cultura surda, marcada até hoje na história da educação de surdos” (Campos in Lacerda e Santos, 2014). Segundo a autora, são formas de agressões aos surdos: a) a eliminação da diferença, a ridicularização da Libras, imposição da língua oral, a inclusão dos surdos entre os com deficiência e a inclusão do surdo entre ouvintes. b) a falta de acesso adequado à informação, o tratamento da Libras como mímica e gestos aleatórios e a consideração da Libras como língua natural pelos ouvintes. c) os recursos escolares sem acessibilidade, o uso da língua oral nos espaços públicos, a não comunicação em Libras nos diferentes espaços sociais e oferta de guias-intérpretes na escola. d) o tratamento diferenciado, a inclusão na escola comum, a definição da surdez como deficiência, as barreiras atitudinais e de comunicação. e) o sistema escolar bilíngue, a matrícula na escola comum, o respeito às diferenças linguísticas, a organização dos tempos e espaços escolares que visem à alfabetização dos ouvintes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q1014803 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Góes e Campos (in Lacerda e Santos, 2014) explicam que a língua de sinais, assim como acontece com as línguas orais, não é a) traduzida. b) linguística. c) universal. d) interpretada. e) organizada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q1014804 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Segundo Felipe (2007), na Libras, diferentemente do que acontece com a língua portuguesa, os pronomes possessivos são apresentados a) com flexão para gênero e número, garantindo a relação com o que indicam como posse. b) sem marca para gênero e estão relacionados às pessoas do discurso e não à coisa possuída. c) flexionados em gênero, mas não em número ou grau, possibilitando identificar o que se possui. d) com conjugação de tempo, espaço e plural, explicitando qual é o objeto ou pessoa que se possui. e) gestualmente, indicando a coisa possuída pelo movimento das mãos, e flexionados em gênero, número e grau. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q1014805 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025As línguas de sinais utilizam as expressões faciais e corporais para estabelecer tipos de frases, como as entonações na língua portuguesa, por isso, para perceber se uma frase em Libras está na forma afirmativa, exclamativa, interrogativa, negativa ou imperativa, precisa-se estar atento às expressões facial e corporal que são feitas simultaneamente com certos sinais ou com toda a frase. (Felipe, 2007) Segundo a autora, em uma frase afirmativa, a) há um aceno de cabeça, que pode ser feito simultaneamente com a ação de afirmação com o polegar. b) as sobrancelhas são franzidas e há um aceno da cabeça afirmando. c) a expressão corporal indica afirmação. d) a expressão facial é neutra. e) as sobrancelhas são levantadas e há um ligeiro movimento da cabeça inclinando-se para cima e para baixo. 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1 Q1014800 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação à educação do aluno surdo, Kezio (2016) afirma que o Método Oral enfatizou a) as aulas da língua portuguesa escrita e sinalizada com o objetivo de comparar os códigos gestual e escrito para a apreensão das duas línguas pelo aluno surdo em fase de oralização. b) a escrita de forma mecânica, na qual havia o condicionamento à repetição sucessiva de textos, formando alunos com baixa compreensão na leitura e na escrita devido ao vocabulário reduzido. c) o contato com textos produzidos com vocabulário restrito e em combinação com a oralização realizada pelo professor e pelo aluno surdo em processo de alfabetização em língua portuguesa. d) a leitura e a escrita de forma contextualizada e com respeito ao direito da pessoa surda de utilizar o meio natural para comunicação em sua comunidade linguísticas. e) a produção de textos que tenham como base a oralidade, dificultando a compreensão global pelos alunos surdos, acarretando em avanços na aprendizagem ao longo de toda a vida escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q1014809 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Sobre os estudos da fonologia da Língua de Sinais Brasileira, Quadros e Karnopp (2004) indicam que os principais parâmetros fonológicos são locação, movimento e configuração de mão. Além disso, destacam que, embora alguns pesquisadores não considerem outros elementos como parâmetros fonológicos, há quem também os inclua. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta os parâmetros adicionais segundo as autoras. a) Estrutura frasal e indicadores corporais. b) Morfologia e sintaxe da língua. c) Organização dos sinais e expressões faciais. d) Orientação de mão e expressões não manuais. e) Expressões faciais e corporais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q1014811 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere a obra de Capovilla e Raphael (2005) para responder à questão. Na Libras, há várias formas de demonstrar cordialidade, assim como nas línguas orais. O sinal utilizado para “por favor” é expressado da seguinte maneira: a) mãos horizontais abertas, palmas para baixo, polegar e indicador de cada mão unidos pelas pontas. Mover as mãos, alternadamente, para frente e para trás. b) mãos horizontais abertas, palma a palma, inclinadas para dentro, dedos unidos tocando-se pelas pontas. Separar as mãos movendo-as diagonalmente para trás e para os lados opostos. c) mão direita vertical aberta, palma para frente, dedos separados, diante do ombro direito. Mover a mão em um pequeno arco para cima e para a direita. d) mãos horizontais abertas, palmas para dentro. Mover as mãos, alternadamente, para frente e para trás, batendo as pontas dos dedos durante os movimentos, com os cantos da boca rebaixados. e) mãos verticais fechadas, palma a palma, indicadores e médios distendidos e curvados. Entrelaçar as mãos pelos dedos e balançá-las para os lados, dobrando os pulsos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q1014798 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Apesar de a língua de sinais ser considerada a língua natural dos surdos, não basta ser surdo para adquiri-la, ou seja, sua apropriação não é inerente à condição de surdez (Almeida, Santos e Lacerda, 2015). Para o surdo se tornar usuário da Libras, é necessário que a) aprenda a língua de sinais concomitantemente com a língua portuguesa na fase de alfabetização. b) seja incluído em comunidades de surdos oralizados para o contato com a Libras e a língua portuguesa. c) tenha contato com a língua de sinais em sala de recursos, desde a educação infantil e perpassando o ensino fundamental. d) esteja inserido em ambientes propícios à troca dialógica de experiências com outros falantes dessa língua. e) tenha acesso a aulas de Libras no contexto de escolas bilíngues para surdos, com professores ouvintes e fluentes na língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q1014799 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Leia o texto a seguir para responder à questão. O trabalho pedagógico com os alunos com surdez, nas escolas comuns, deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. Um período adicional de horas diárias de estudo é indicado para a execução do Atendimento Educacional Especializado. Nele destacam-se três momentos didático-pedagógicos: Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum; Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras na escola comum e Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa.” (grifo nosso) (Damazio, 2007. Adaptado) Conforme indica Damázio (2007), quem organiza o trabalho no momento didático-pedagógico do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras, respeitando as especificidades dessa língua, principalmente o estudo dos termos científicos a serem introduzidos pelo conteúdo curricular, é o a) educador polivalente da sala comum. b) professor especialista em deficiência auditiva e surdez. c) professor do Atendimento Educacional Especializado. d) professor e/ou instrutor de Libras. e) tradutor e intérprete de Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q1014801 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação ao desenvolvimento da linguagem, Moura (in Lacerda e Santos, 2014) destaca que a criança surda precisa ver a língua de sinais circulando por diferentes “portadores”, com estilos e formas variadas de se comunicar, lembrando que usuários da língua de diferentes idades comunicam-se de formas diferentes e sobre assuntos distintos. Com base nisso, destaca ainda que a aquisição da linguagem precisa ser em a) condições elaboradas para a criança. b) circunstâncias artificiais. c) estruturas organizadas. d) oportunidades de expressão. e) situações espontâneas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q1014802 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025“A imposição das regras de normalização representou uma grande tensão entre surdos devido à violência contra a cultura surda, marcada até hoje na história da educação de surdos” (Campos in Lacerda e Santos, 2014). Segundo a autora, são formas de agressões aos surdos: a) a eliminação da diferença, a ridicularização da Libras, imposição da língua oral, a inclusão dos surdos entre os com deficiência e a inclusão do surdo entre ouvintes. b) a falta de acesso adequado à informação, o tratamento da Libras como mímica e gestos aleatórios e a consideração da Libras como língua natural pelos ouvintes. c) os recursos escolares sem acessibilidade, o uso da língua oral nos espaços públicos, a não comunicação em Libras nos diferentes espaços sociais e oferta de guias-intérpretes na escola. d) o tratamento diferenciado, a inclusão na escola comum, a definição da surdez como deficiência, as barreiras atitudinais e de comunicação. e) o sistema escolar bilíngue, a matrícula na escola comum, o respeito às diferenças linguísticas, a organização dos tempos e espaços escolares que visem à alfabetização dos ouvintes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q1014803 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Góes e Campos (in Lacerda e Santos, 2014) explicam que a língua de sinais, assim como acontece com as línguas orais, não é a) traduzida. b) linguística. c) universal. d) interpretada. e) organizada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q1014804 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Segundo Felipe (2007), na Libras, diferentemente do que acontece com a língua portuguesa, os pronomes possessivos são apresentados a) com flexão para gênero e número, garantindo a relação com o que indicam como posse. b) sem marca para gênero e estão relacionados às pessoas do discurso e não à coisa possuída. c) flexionados em gênero, mas não em número ou grau, possibilitando identificar o que se possui. d) com conjugação de tempo, espaço e plural, explicitando qual é o objeto ou pessoa que se possui. e) gestualmente, indicando a coisa possuída pelo movimento das mãos, e flexionados em gênero, número e grau. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q1014805 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025As línguas de sinais utilizam as expressões faciais e corporais para estabelecer tipos de frases, como as entonações na língua portuguesa, por isso, para perceber se uma frase em Libras está na forma afirmativa, exclamativa, interrogativa, negativa ou imperativa, precisa-se estar atento às expressões facial e corporal que são feitas simultaneamente com certos sinais ou com toda a frase. (Felipe, 2007) Segundo a autora, em uma frase afirmativa, a) há um aceno de cabeça, que pode ser feito simultaneamente com a ação de afirmação com o polegar. b) as sobrancelhas são franzidas e há um aceno da cabeça afirmando. c) a expressão corporal indica afirmação. d) a expressão facial é neutra. e) as sobrancelhas são levantadas e há um ligeiro movimento da cabeça inclinando-se para cima e para baixo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro