Questões de Concursos QM 2023 Resolva questões de QM 2023 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. QM 2023 Ordenar por: Mais recentes Mais populares 🔥 Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1014785 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Damázio (2007) destaca questões importantes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) que envolve o ensino de Libras. Para a autora, o AEE com o uso de Libras ✂️ a) dificulta o acesso à comunicação expressiva em sala de aula comum, devido ao fato de a língua ficar restrita à sala de recursos. ✂️ b) ensina e enriquece os conteúdos curriculares, promovendo a aprendizagem dos alunos com surdez na sala comum. ✂️ c) promove a construção da identidade e da cultura surda para as crianças que necessitam comunicar-se com sua comunidade linguística. ✂️ d) amplia a possibilidade de comunicação total entre surdos e ouvintes matriculados na mesma escola e série. ✂️ e) estabelece momentos do uso da língua de sinais como motivador das interações sociais com os pares surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q1014786 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Com base em Damázio (2007), assinale a alternativa que expressa o que é essencial e indispensável para o respeito à estrutura da Libras e da língua portuguesa. ✂️ a) A escola comum inclusiva. ✂️ b) A formação do professor em Libras. ✂️ c) Os espaços com materiais em Libras. ✂️ d) O ambiente educacional bilíngue. ✂️ e) A Escola Especializada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q1014787 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Góes e Campos (em Lacerda e Santos, 2014) afirmam que a Libras não é a tradução da língua portuguesa, ou seja, não se trata de português sinalizado. Isso significa dizer que ✂️ a) a língua de sinais é universal, portanto não pode ser traduzida em uma língua em especial. ✂️ b) os estudos linguísticos consideram a Libras como uma representação da língua oral. ✂️ c) a organização gramatical da Libras segue o modelo estrutural da língua portuguesa. ✂️ d) a Libras é uma outra língua, com gramática e características próprias. ✂️ e) a Libras é considerada língua de instrução, portanto não pode ser traduzida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q1014788 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Conforme afirmam Quadros e Karnopp (2004), os articuladores primários das línguas de sinais são ✂️ a) as mãos, que se movimentam no espaço em frente ao corpo e articulam sinais em determinadas posições. ✂️ b) os movimentos corporais, que se articulam com as expressões faciais e os movimentos das mãos no espaço. ✂️ c) as expressões faciais, que indicam o contexto e a intencionalidade do sinal produzido durante a comunicação. ✂️ d) as configurações manuais associadas às expressões das mãos, que se complementam para produzir uma informação. ✂️ e) as configurações de mãos, movimentos corporais e expressões faciais em contexto de comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q1014789 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Leia a descrição a seguir:Mão direita horizontal aberta, palma para baixo, dedos para frente, na altura da cintura.(Capovilla e Raphael, 2005)Assinale a alternativa que apresenta a palavra correspondente ao sinal em Libras descrito. ✂️ a) SOPA ✂️ b) CRIANÇA ✂️ c) VERDE ✂️ d) SAPO ✂️ e) VIDA Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q1014790 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Leia a descrição a seguir: Mão direita horizontal aberta, palma para cima, dedos separados e curvados. Movê-los em direção ao corpo, duas vezes. (Capovilla e Raphael, 2005) Assinale a alternativa que apresenta o verbo correspondente ao sinal em Libras descrito. ✂️ a) PEDIR ✂️ b) RECUSAR ✂️ c) QUERER ✂️ d) GOSTAR ✂️ e) AMAR Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q1014791 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação ao uso de adjetivos, segundo Felipe (2007), 53. Observe a imagem a seguir: “em português, quando uma pessoa se refere a um objeto como sendo arredondado, quadrado, listrado, está também descrevendo. Mas, na Libras, esse processo é mais ‘transparente’, porque o formato ou a textura são traçados no espaço ou no corpo do emissor, em uma tri dimensionalidade permitida pela modalidade da língua”. Na Libras, em relação à colocação dos adjetivos na frase, eles geralmente vêm ✂️ a) antes do adjunto adverbial. ✂️ b) após o substantivo que qualifica. ✂️ c) antes do verbo principal. ✂️ d) após a locução adjetiva. ✂️ e) entre o substantivo e o verbo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q1014792 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Quadros e Karnopp (2004) afirmaram que há diferentes formas para que verbos e substantivos na língua brasileira de sinais apresentem flexão de número. Quando há repetição do sinal, a flexão refere-se à ✂️ a) distinção entre singular e plural ✂️ b) adição de pessoas ou objetos à frase. ✂️ c) sinalização de adição ou multiplicação. ✂️ d) diferenciação entre uma ou mais pessoas. ✂️ e) redução de quantidade de objetos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q1014793 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Kotaki e Lacerda (em Lacerda e Santos, 2014) destacam que o intérprete de língua de sinais é uma figura importante para que os estudantes surdos, usuários da Libras, tenham acesso aos conteúdos escolares e também tenham a oportunidade de inserção e interação social na escola. Além disso, de acordo com as autoras, o intérprete exerce a função de ✂️ a) tradutor em atividades extraescolares, promovendo a interação com pessoas com surdocegueira. ✂️ b) viabilizar a comunicação entre surdos e ouvintes, atuando entre os sentidos das duas línguas. ✂️ c) promover a inclusão escolar, adaptando o acesso ao currículo previsto do projeto pedagógico. ✂️ d) organizar os tempos e espaços escolares, possibilitando o ensino da língua de sinais às famílias. ✂️ e) coordenar projetos inclusivos, organizando espaços bilíngues em escolas comuns inclusivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q1033775 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025Considere as afirmações e seus respectivos valores lógicos: I. Juliana é advogada. Afirmação FALSA. II. Rodrigo não é engenheiro. Afirmação VERDADEIRA. III. Isabel é professora. Afirmação FALSA. Assinale a alternativa em que a afirmação, composta pelas afirmações anteriores, é logicamente verdadeira. ✂️ a) Se Rodrigo não é engenheiro, então Isabel é professora. ✂️ b) Se Isabel é professora, então Rodrigo é engenheiro. ✂️ c) Rodrigo não é engenheiro e Juliana é advogada. ✂️ d) Juliana é advogada e Isabel é professora. ✂️ e) Isabel é professora ou Juliana é advogada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q1033776 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025Considere a afirmação:Se 10 é um número par, então os múltiplos de 10 são números pares.Uma afirmação logicamente equivalente a essa é: ✂️ a) Se 10 não é número par, então seus múltiplos são números pares. ✂️ b) O 10 é um número par se, e somente se, os múltiplos de 10 são números pares. ✂️ c) O número 10 é par e seus múltiplos são números pares. ✂️ d) Ou os múltiplos de 10 são números pares ou 10 não é número par. ✂️ e) Se os múltiplos de 10 não são números pares, então o 10 não é um número par. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q1033777 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025A sequência numérica a seguir foi criada com um padrão lógico: 10, 15, 13, 12, 18, 16, 14, 21, 19, 16, 24, 22, 18, ... Nessa sequência, a diferença entre o 39o e o 29o elementos é igual a ✂️ a) 7. ✂️ b) 11. ✂️ c) 16. ✂️ d) 8. ✂️ e) 5. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q1019988 | Espanhol, Preposições Prepocisiones, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025El operador “entre”, según se utiliza en “Entre que está que llueve y entre que me duele la cabeza, prefiero no salir”, expresa un significado de ✂️ a) finalidad de algún hecho. ✂️ b) modo de ocurrencia de dos hechos. ✂️ c) circunstancia temporal. ✂️ d) punto físico intermedio. ✂️ e) causa de un hecho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q1019989 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Un ejemplo de palabra que cambia de significado según sea singular o plural es el que aparece en ✂️ a) “Las tesis estaban visiblemente mal escritas”. ✂️ b) “Trabajó con un celo digno de elogios”. ✂️ c) “Trajimos suficientes víveres para todos”. ✂️ d) “Los alhelíes embellecen cualquier espacio”. ✂️ e) “A esta tijera le hace falta filo”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q1019990 | Espanhol, Preposições Prepocisiones, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025En el enunciado “La transmisión se realizó vía satélite” la palabra “vía” cumple la función de ✂️ a) preposición. ✂️ b) sustantivo. ✂️ c) conjunción. ✂️ d) determinativo. ✂️ e) modificador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q1019991 | Espanhol, Conjunções Conjunciones, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025La conjunción consecutiva “conque” se utiliza correctamente en el enunciado ✂️ a) “Me basta conque me llames los fines de semana”. ✂️ b) “Todavía no has entendido conque se limpia la alfombra”. ✂️ c) “Esta es la principal herramienta conque trabajo”. ✂️ d) “Ya han visto mucha tele por hoy, conque, a dormir se ha dicho”. ✂️ e) “El jefe estuvo de acuerdo conque el viernes fuera día libre”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 17Q1019992 | Espanhol, Advérbios e Locuções Adverbiais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025La construcción en que se utiliza correctamente el acento gráfico en un adverbio terminado en “mente” es ✂️ a) “Explicó su idea tan ambíguamente que nadie le entendió”. ✂️ b) “El actor se retiró dígnamente del escenario”. ✂️ c) “Según el director, todo había sido fríamente calculado”. ✂️ d) “Declaró que había que actuar tenázmente para resolver tamaño problema”. ✂️ e) “Hemos trabajado árduamente para sacar adelante este proyecto”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 18Q1019993 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Observe los pares “arrollo-arroyo / haya-halla / cayó-calló / valla-vaya / rallar-rayar”. La utilización correctamente escrita de una de estas palabras se advierte en el enunciado ✂️ a) “La vendedora se cayó de la escalera, pero no se fracturó nada”. ✂️ b) “Los deportistas no tuvieron problemas para saltar la vaya”. ✂️ c) “Ojalá halla encontrado a alguien con quien conversar”. ✂️ d) “El agua del arrollo se veía bastante turbia”. ✂️ e) “Nos volvieron a rallar la pared con pintura roja”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 19Q1019994 | Espanhol, Preposições Prepocisiones, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025El operador “de cara a” en “Hicieron esas promesas de cara a las elecciones” se clasifica como una locución prepositiva porque ✂️ a) funciona como un complemento circunstancial. ✂️ b) puede actuar con absoluta autonomía sintáctica en la oración. ✂️ c) desempeña la misma función que una locución conjuntiva subordinante. ✂️ d) pertenece a una categoría gramatical abierta. ✂️ e) es una unidad indisoluble que relaciona palabras con independencia sintáctica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 20Q1019995 | Espanhol, Flexão do Nome Flexíon de Las Palabras, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025El enunciado en que aparece un sustantivo que admite cambio de género con consecuente cambio semántico es ✂️ a) “Íbamos caminando por un puente demasiado angosto”. ✂️ b) “El cura comenzó la misa con un sermón”. ✂️ c) “Afortunadamente el paciente no ha presentado nuevos síntomas”. ✂️ d) “Desde mañana subirá el precio de las legumbres”. ✂️ e) “Desenchufé la plancha porque estaba demasiado caliente”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ ImprimirPróximo →
1Q1014785 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Damázio (2007) destaca questões importantes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) que envolve o ensino de Libras. Para a autora, o AEE com o uso de Libras ✂️ a) dificulta o acesso à comunicação expressiva em sala de aula comum, devido ao fato de a língua ficar restrita à sala de recursos. ✂️ b) ensina e enriquece os conteúdos curriculares, promovendo a aprendizagem dos alunos com surdez na sala comum. ✂️ c) promove a construção da identidade e da cultura surda para as crianças que necessitam comunicar-se com sua comunidade linguística. ✂️ d) amplia a possibilidade de comunicação total entre surdos e ouvintes matriculados na mesma escola e série. ✂️ e) estabelece momentos do uso da língua de sinais como motivador das interações sociais com os pares surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q1014786 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Com base em Damázio (2007), assinale a alternativa que expressa o que é essencial e indispensável para o respeito à estrutura da Libras e da língua portuguesa. ✂️ a) A escola comum inclusiva. ✂️ b) A formação do professor em Libras. ✂️ c) Os espaços com materiais em Libras. ✂️ d) O ambiente educacional bilíngue. ✂️ e) A Escola Especializada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q1014787 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Góes e Campos (em Lacerda e Santos, 2014) afirmam que a Libras não é a tradução da língua portuguesa, ou seja, não se trata de português sinalizado. Isso significa dizer que ✂️ a) a língua de sinais é universal, portanto não pode ser traduzida em uma língua em especial. ✂️ b) os estudos linguísticos consideram a Libras como uma representação da língua oral. ✂️ c) a organização gramatical da Libras segue o modelo estrutural da língua portuguesa. ✂️ d) a Libras é uma outra língua, com gramática e características próprias. ✂️ e) a Libras é considerada língua de instrução, portanto não pode ser traduzida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q1014788 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Conforme afirmam Quadros e Karnopp (2004), os articuladores primários das línguas de sinais são ✂️ a) as mãos, que se movimentam no espaço em frente ao corpo e articulam sinais em determinadas posições. ✂️ b) os movimentos corporais, que se articulam com as expressões faciais e os movimentos das mãos no espaço. ✂️ c) as expressões faciais, que indicam o contexto e a intencionalidade do sinal produzido durante a comunicação. ✂️ d) as configurações manuais associadas às expressões das mãos, que se complementam para produzir uma informação. ✂️ e) as configurações de mãos, movimentos corporais e expressões faciais em contexto de comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q1014789 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Leia a descrição a seguir:Mão direita horizontal aberta, palma para baixo, dedos para frente, na altura da cintura.(Capovilla e Raphael, 2005)Assinale a alternativa que apresenta a palavra correspondente ao sinal em Libras descrito. ✂️ a) SOPA ✂️ b) CRIANÇA ✂️ c) VERDE ✂️ d) SAPO ✂️ e) VIDA Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q1014790 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Leia a descrição a seguir: Mão direita horizontal aberta, palma para cima, dedos separados e curvados. Movê-los em direção ao corpo, duas vezes. (Capovilla e Raphael, 2005) Assinale a alternativa que apresenta o verbo correspondente ao sinal em Libras descrito. ✂️ a) PEDIR ✂️ b) RECUSAR ✂️ c) QUERER ✂️ d) GOSTAR ✂️ e) AMAR Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q1014791 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação ao uso de adjetivos, segundo Felipe (2007), 53. Observe a imagem a seguir: “em português, quando uma pessoa se refere a um objeto como sendo arredondado, quadrado, listrado, está também descrevendo. Mas, na Libras, esse processo é mais ‘transparente’, porque o formato ou a textura são traçados no espaço ou no corpo do emissor, em uma tri dimensionalidade permitida pela modalidade da língua”. Na Libras, em relação à colocação dos adjetivos na frase, eles geralmente vêm ✂️ a) antes do adjunto adverbial. ✂️ b) após o substantivo que qualifica. ✂️ c) antes do verbo principal. ✂️ d) após a locução adjetiva. ✂️ e) entre o substantivo e o verbo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q1014792 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Quadros e Karnopp (2004) afirmaram que há diferentes formas para que verbos e substantivos na língua brasileira de sinais apresentem flexão de número. Quando há repetição do sinal, a flexão refere-se à ✂️ a) distinção entre singular e plural ✂️ b) adição de pessoas ou objetos à frase. ✂️ c) sinalização de adição ou multiplicação. ✂️ d) diferenciação entre uma ou mais pessoas. ✂️ e) redução de quantidade de objetos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q1014793 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Kotaki e Lacerda (em Lacerda e Santos, 2014) destacam que o intérprete de língua de sinais é uma figura importante para que os estudantes surdos, usuários da Libras, tenham acesso aos conteúdos escolares e também tenham a oportunidade de inserção e interação social na escola. Além disso, de acordo com as autoras, o intérprete exerce a função de ✂️ a) tradutor em atividades extraescolares, promovendo a interação com pessoas com surdocegueira. ✂️ b) viabilizar a comunicação entre surdos e ouvintes, atuando entre os sentidos das duas línguas. ✂️ c) promover a inclusão escolar, adaptando o acesso ao currículo previsto do projeto pedagógico. ✂️ d) organizar os tempos e espaços escolares, possibilitando o ensino da língua de sinais às famílias. ✂️ e) coordenar projetos inclusivos, organizando espaços bilíngues em escolas comuns inclusivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q1033775 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025Considere as afirmações e seus respectivos valores lógicos: I. Juliana é advogada. Afirmação FALSA. II. Rodrigo não é engenheiro. Afirmação VERDADEIRA. III. Isabel é professora. Afirmação FALSA. Assinale a alternativa em que a afirmação, composta pelas afirmações anteriores, é logicamente verdadeira. ✂️ a) Se Rodrigo não é engenheiro, então Isabel é professora. ✂️ b) Se Isabel é professora, então Rodrigo é engenheiro. ✂️ c) Rodrigo não é engenheiro e Juliana é advogada. ✂️ d) Juliana é advogada e Isabel é professora. ✂️ e) Isabel é professora ou Juliana é advogada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q1033776 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025Considere a afirmação:Se 10 é um número par, então os múltiplos de 10 são números pares.Uma afirmação logicamente equivalente a essa é: ✂️ a) Se 10 não é número par, então seus múltiplos são números pares. ✂️ b) O 10 é um número par se, e somente se, os múltiplos de 10 são números pares. ✂️ c) O número 10 é par e seus múltiplos são números pares. ✂️ d) Ou os múltiplos de 10 são números pares ou 10 não é número par. ✂️ e) Se os múltiplos de 10 não são números pares, então o 10 não é um número par. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q1033777 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025A sequência numérica a seguir foi criada com um padrão lógico: 10, 15, 13, 12, 18, 16, 14, 21, 19, 16, 24, 22, 18, ... Nessa sequência, a diferença entre o 39o e o 29o elementos é igual a ✂️ a) 7. ✂️ b) 11. ✂️ c) 16. ✂️ d) 8. ✂️ e) 5. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q1019988 | Espanhol, Preposições Prepocisiones, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025El operador “entre”, según se utiliza en “Entre que está que llueve y entre que me duele la cabeza, prefiero no salir”, expresa un significado de ✂️ a) finalidad de algún hecho. ✂️ b) modo de ocurrencia de dos hechos. ✂️ c) circunstancia temporal. ✂️ d) punto físico intermedio. ✂️ e) causa de un hecho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q1019989 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Un ejemplo de palabra que cambia de significado según sea singular o plural es el que aparece en ✂️ a) “Las tesis estaban visiblemente mal escritas”. ✂️ b) “Trabajó con un celo digno de elogios”. ✂️ c) “Trajimos suficientes víveres para todos”. ✂️ d) “Los alhelíes embellecen cualquier espacio”. ✂️ e) “A esta tijera le hace falta filo”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q1019990 | Espanhol, Preposições Prepocisiones, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025En el enunciado “La transmisión se realizó vía satélite” la palabra “vía” cumple la función de ✂️ a) preposición. ✂️ b) sustantivo. ✂️ c) conjunción. ✂️ d) determinativo. ✂️ e) modificador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q1019991 | Espanhol, Conjunções Conjunciones, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025La conjunción consecutiva “conque” se utiliza correctamente en el enunciado ✂️ a) “Me basta conque me llames los fines de semana”. ✂️ b) “Todavía no has entendido conque se limpia la alfombra”. ✂️ c) “Esta es la principal herramienta conque trabajo”. ✂️ d) “Ya han visto mucha tele por hoy, conque, a dormir se ha dicho”. ✂️ e) “El jefe estuvo de acuerdo conque el viernes fuera día libre”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
17Q1019992 | Espanhol, Advérbios e Locuções Adverbiais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025La construcción en que se utiliza correctamente el acento gráfico en un adverbio terminado en “mente” es ✂️ a) “Explicó su idea tan ambíguamente que nadie le entendió”. ✂️ b) “El actor se retiró dígnamente del escenario”. ✂️ c) “Según el director, todo había sido fríamente calculado”. ✂️ d) “Declaró que había que actuar tenázmente para resolver tamaño problema”. ✂️ e) “Hemos trabajado árduamente para sacar adelante este proyecto”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
18Q1019993 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Observe los pares “arrollo-arroyo / haya-halla / cayó-calló / valla-vaya / rallar-rayar”. La utilización correctamente escrita de una de estas palabras se advierte en el enunciado ✂️ a) “La vendedora se cayó de la escalera, pero no se fracturó nada”. ✂️ b) “Los deportistas no tuvieron problemas para saltar la vaya”. ✂️ c) “Ojalá halla encontrado a alguien con quien conversar”. ✂️ d) “El agua del arrollo se veía bastante turbia”. ✂️ e) “Nos volvieron a rallar la pared con pintura roja”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
19Q1019994 | Espanhol, Preposições Prepocisiones, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025El operador “de cara a” en “Hicieron esas promesas de cara a las elecciones” se clasifica como una locución prepositiva porque ✂️ a) funciona como un complemento circunstancial. ✂️ b) puede actuar con absoluta autonomía sintáctica en la oración. ✂️ c) desempeña la misma función que una locución conjuntiva subordinante. ✂️ d) pertenece a una categoría gramatical abierta. ✂️ e) es una unidad indisoluble que relaciona palabras con independencia sintáctica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
20Q1019995 | Espanhol, Flexão do Nome Flexíon de Las Palabras, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025El enunciado en que aparece un sustantivo que admite cambio de género con consecuente cambio semántico es ✂️ a) “Íbamos caminando por un puente demasiado angosto”. ✂️ b) “El cura comenzó la misa con un sermón”. ✂️ c) “Afortunadamente el paciente no ha presentado nuevos síntomas”. ✂️ d) “Desde mañana subirá el precio de las legumbres”. ✂️ e) “Desenchufé la plancha porque estaba demasiado caliente”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro