Questões de Concursos Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4

Resolva questões de Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q998226 | Radiologia, Patologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 45 anos, fumante, apresentou dispneia progressiva e realizou radiografia simples de tórax para avaliação de pneumonia. No exame, foi encontrado um nódulo pulmonar e recomendada a realização de tomografia computadorizada de tórax.
Acerca dos nódulos pulmonares, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q998227 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 42 anos, com queixa de dor abdominal em hipocôndrio esquerdo, realizou tomografia computadorizada sem contraste, que evidenciou estrutura ovoide de densidade de gordura adjacente ao cólon, com 3,0 cm de diâmetro, associada a tênue contorno de alta densidade bem como a ponto central hiperdenso.
A principal hipótese é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q998228 | Radiologia, Sistema Respiratório, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Em sua primeira sessão clínica durante a residência médica de radiologia num hospital universitário, o R1 escuta o R2 dizer que a radiografia de tórax do caso clínico de um paciente dispneico tem "sinal de Westermak”.
Esse sinal é encontrado nas situações de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q998229 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Os oncocitomas renais são tumores responsáveis por aproximadamente 5% das neoplasias renais primárias ressecadas em adultos. Eles geralmente se apresentam em indivíduos entre 60 e 70 anos de idade e têm predominância masculina. A característica marcante desse tumor é o fato de seu aspecto na imagem ser muito semelhante a um outro tipo de lesão renal, a ponto de não ser possível fazer uma diferenciação pré-operatória confiável.
A outra entidade em questão é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q998230 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 70 anos com dor hipogástrica é submetido a ultrassonografia de abdômen total, que evidencia imagem hiperecoica no assoalho vesical, móvel a variação de decúbito, associada a sombra acústica posterior e artefato em cauda de cometa ao power Doppler.
Os achados de imagem são compatíveis com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q998231 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 30 anos está com dor pélvica aguda e sangramento vaginal há 6 horas. O exame de ultrassonografia transvaginal com Doppler destaca cavidade uterina com endométrio espessado, líquido livre no fundo de saco posterior e uma massa cística na trompa esquerda associada a um aumento de vascularização periférica à lesão (sinal conhecido como “anel de fogo”).
Com base nesses achados clínicos e de imagem, o diagnóstico mais sugestivo nessa condição é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q998232 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Sinais são manifestações objetivas de uma condição de saúde que podem ser observadas por um médico durante o exame físico do paciente.
O sinal de Murphy ultrassonográfico é indicativo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q998233 | Radiologia, Exames Radiológicos em Contraste, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

A densitometria óssea é um método de imagem que utiliza a absorciometria por raios-X com dupla energia para quantificar a densidade mineral óssea em determinados segmentos do corpo. Sua medição fornece o número de desvios padrão do resultado, que pode ser t-score ou z-score.
O t-score é utilizado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q998234 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Sialolitíase é a condição em que cálculos se formam nos ductos das glândulas salivares, levando a obstrução e a distúrbios na produção e fluxo de saliva. Os sintomas podem incluir dor e edema na glândula afetada, com potencial de evolução para sialoadenite. O radiologista deve dominar as principais características sobre essa condição, visto que muitas vezes o diagnóstico é realizado por meio da ultrassonografia de glândulas salivares.
O local mais frequente de obstrução encontra-se nas glândulas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q998235 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 64 anos, com hipertensão arterial sistêmica em uso de betabloqueador, apresenta febre baixa e mal-estar. Os sintomas evoluíram com dor lombar esquerda decúbitoindependente, em cólica, com alívio transitório com uso de antiinflamatórios não esteroides orais. Nega perda ponderal, sudorese noturna ou visualização de sangue na urina. Foi submetido a tomografia de abdômen, que mostrou massa de densidade de partes moles localizada ao redor da bifurcação aórtica, envolvendo a artéria ilíaca e ureter esquerdo. Após a injeção do meio de contraste intravenoso, nenhum realce é observado.
O provável diagnóstico é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q998236 | Radiologia, Sistema Cardiovascular, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 80 anos, com alteração da deglutição, realizou esofagografia para avaliar possíveis alterações de motilidade que pudessem ser identificadas durante exame dinâmico. No entanto, a documentação do exame em perfil mostrou importante rechaço da coluna de meio de contraste esofágico em consequência do aumento da seguinte cavidade cardíaca:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q998237 | Radiologia, Exames Radiológicos em Contraste, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 25 anos, biotipo longilíneo, com dispneia súbita e progressiva, realiza radiografia de tórax em incidência posteroanterior (PA). O exame mostra uma imagem hipertransparente extensa que se interpõe entre a superfície do parênquima e a parede torácica.
Para elucidação diagnóstica de pneumotórax, deve ser solicitada a seguinte incidência radiológica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q998238 | Radiologia, Sistema Gastrointestinal, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Uma gestante de 28 semanas de gestação realizou ultrassonografia obstétrica de 2º e 3º semestres. Durante o exame, o médico radiologista identifica múltiplas alças intestinais herniadas em um defeito coberto por uma membrana, que é visualizado como um conteúdo hiperecoico. São observados também cistos alantoide e polidrâmnio. A gestante relatou que esses achados já estavam presentes na ultrassonografia de 22 semanas e que a médica obstetra havia solicitado exame de alfafetoproteína materna, que veio aumentada.
A hipótese diagnóstica para esse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q998239 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 70 anos apresenta rotura completa do tendão supraespinal evidenciada na ressonância magnética, associada a sinais de atrofia do músculo supraespinal.
Essa alteração pode ser caracterizada por meio da classificação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q998240 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente com diagnóstico de câncer de próstata e queixa de dor na região dorsal fez tomografia computadorizada, que evidenciou inúmeras lesões ósseas compatíveis com implantes secundários, causando fraturas patógicas nos corpos vertebrais. Sabendo-se que o principal sítio de metástases do câncer de próstata por via hematogênia são os ossos, o mais frequente tipo de metástase óssea é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q998241 | Radiologia, Sistema Neurológico, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 73 anos, de etnia asiática, portadora de hipertensão arterial sistêmica, diabetes tipo 2 e dislipidemia, em uso irregular das medicações, apresenta hemibalísticos/hemicoreicos de rápida evolução à esquerda. Foi solicitada tomografia computadorizada de crânio, que demonstrou hiperdensidade na região estriada (núcleos caudados e putâmen) à direita.
Os dados clínicos e os achados de imagem indicam como diagnóstico provável:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q998242 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Menina com 5 anos apresenta ataxia, atraso global do desenvolvimento, hipotonia, respiração rápida e apraxia oculomotora. O exame de ressonância magnética de encéfalo evidenciou uma fossa posterior e a presença de um IV ventrículo em asa de morcego e pedúnculos cerebelares superiores proeminentes e alongados.
O provável diagnóstico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q998243 | Radiologia, Sistema Neurológico, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 82 anos apresenta queixa de dor de cabeça, anorexia, distúrbios visuais, dor na nuca, vômitos, zumbido pulsátil e cerca de 4 episódios de conclusão há 3 meses. Durante a internação hospitalar para investigação, o paciente realizou tomografia computadorizada e ressonância magnética de crânio. O médico radiologista do plantão noturno registrou no prontuário eletrônico apenas impressão, sem laudo formal definitivo. Os achados foram "lesão solitária com predileção pela substância branca periventricular em sua porção supratentorial, apresentando-se como uma massa hiperdensa homogênea realçada pelo meio de contraste na TC. Na RM, a lesão se manifesta com hipointensidade em T1, isointensa em T2, sem evidência de hemorragias, apresentando difusão restrita, com extensão subependimária e cruzamento do corpo caloso”.
Com base nos dados clínicos e de imagem, espera-se que o laudo apresente uma sugestão de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q998244 | Radiologia, Sistema Reprodutor Masculino e Feminino, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 24 anos, gesta I para 0, aborto 0, realizou ultrassonografia pré-natal. O laudo relata o seguinte: “imagem cística localizada na região nucal associado a finas septações de permeio, sem evidência de anasarca ou hidropisia fetal. O volume é estimado em 4,6 cm3 . Correlacionar com cariótipo fetal”. Não foi sugerido um diagnóstico ao final do laudo.
Com base na descrição, a principal suspeita é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q998245 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 36 anos relata dor abdominal difusa, febre baixa e diarreia persistente após uso de antibiótico para tratamento de infecção de via aérea superior. Ao exame físico, apresenta sinais de desidratação, distensão abdominal e dor à palpação. Tomografia computadorizada de abdômen apresentou distensão líquida difusa das alças intestinais colônicas bem como espessamento da parede intestinal envolvendo esse segmento, além de moderada quantidade de líquido livre peritoneal. Foi internada para a conduta terapêutica adequada.
A provável causa do quadro clínico da paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.