Questões de Concursos: Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q998238 | Radiologia, Sistema Gastrointestinal, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Uma gestante de 28 semanas de gestação realizou ultrassonografia obstétrica de 2º e 3º semestres. Durante o exame, o médico radiologista identifica múltiplas alças intestinais herniadas em um defeito coberto por uma membrana, que é visualizado como um conteúdo hiperecoico. São observados também cistos alantoide e polidrâmnio. A gestante relatou que esses achados já estavam presentes na ultrassonografia de 22 semanas e que a médica obstetra havia solicitado exame de alfafetoproteína materna, que veio aumentada.
A hipótese diagnóstica para esse caso é:

2 Q998245 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 36 anos relata dor abdominal difusa, febre baixa e diarreia persistente após uso de antibiótico para tratamento de infecção de via aérea superior. Ao exame físico, apresenta sinais de desidratação, distensão abdominal e dor à palpação. Tomografia computadorizada de abdômen apresentou distensão líquida difusa das alças intestinais colônicas bem como espessamento da parede intestinal envolvendo esse segmento, além de moderada quantidade de líquido livre peritoneal. Foi internada para a conduta terapêutica adequada.
A provável causa do quadro clínico da paciente é:

3 Q998254 | Radiologia, Sistema Esquelético, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Adolescente de 15 anos apresenta pronunciada cifose e dor na projeção da coluna vertebral. A radiografia simples da coluna torácica e lombar evidencia doença de Scheuermann.
É correto afirmar que essa doença caracteriza-se por:

4 Q998226 | Radiologia, Patologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 45 anos, fumante, apresentou dispneia progressiva e realizou radiografia simples de tórax para avaliação de pneumonia. No exame, foi encontrado um nódulo pulmonar e recomendada a realização de tomografia computadorizada de tórax.
Acerca dos nódulos pulmonares, é correto afirmar que:

5 Q998227 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 42 anos, com queixa de dor abdominal em hipocôndrio esquerdo, realizou tomografia computadorizada sem contraste, que evidenciou estrutura ovoide de densidade de gordura adjacente ao cólon, com 3,0 cm de diâmetro, associada a tênue contorno de alta densidade bem como a ponto central hiperdenso.
A principal hipótese é:

6 Q998228 | Radiologia, Sistema Respiratório, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Em sua primeira sessão clínica durante a residência médica de radiologia num hospital universitário, o R1 escuta o R2 dizer que a radiografia de tórax do caso clínico de um paciente dispneico tem "sinal de Westermak”.
Esse sinal é encontrado nas situações de:

7 Q998230 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 70 anos com dor hipogástrica é submetido a ultrassonografia de abdômen total, que evidencia imagem hiperecoica no assoalho vesical, móvel a variação de decúbito, associada a sombra acústica posterior e artefato em cauda de cometa ao power Doppler.
Os achados de imagem são compatíveis com:

8 Q998234 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Sialolitíase é a condição em que cálculos se formam nos ductos das glândulas salivares, levando a obstrução e a distúrbios na produção e fluxo de saliva. Os sintomas podem incluir dor e edema na glândula afetada, com potencial de evolução para sialoadenite. O radiologista deve dominar as principais características sobre essa condição, visto que muitas vezes o diagnóstico é realizado por meio da ultrassonografia de glândulas salivares.
O local mais frequente de obstrução encontra-se nas glândulas:

9 Q998236 | Radiologia, Sistema Cardiovascular, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 80 anos, com alteração da deglutição, realizou esofagografia para avaliar possíveis alterações de motilidade que pudessem ser identificadas durante exame dinâmico. No entanto, a documentação do exame em perfil mostrou importante rechaço da coluna de meio de contraste esofágico em consequência do aumento da seguinte cavidade cardíaca:

10 Q998237 | Radiologia, Exames Radiológicos em Contraste, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 25 anos, biotipo longilíneo, com dispneia súbita e progressiva, realiza radiografia de tórax em incidência posteroanterior (PA). O exame mostra uma imagem hipertransparente extensa que se interpõe entre a superfície do parênquima e a parede torácica.
Para elucidação diagnóstica de pneumotórax, deve ser solicitada a seguinte incidência radiológica:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.