Questões de Concursos Recreação Resolva questões de Recreação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Recreação Ordenar por: Mais recentes Mais populares 🔥 Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q889600 | Pedagogia, Principais Autores, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Quando são analisadas as informações concernentes ao estudo do desenvolvimento motor infantil, é possível encontrar informações que relacionam deterministicamente o aparecimento de habilidades motoras e classificações etárias. Essas habilidades seguem uma sequência bem definida, sendo consideradas como pontos críticos no desenvolvimento motor infantil. Como essas habilidades são conhecidas? ✂️ a) Marcos referenciais motores ✂️ b) Habilidades sensório-motoras ✂️ c) Pontos de desenvolvimento ✂️ d) Idade cronológica do indivíduo ✂️ e) Habilidades biológicas inatas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q889601 | Educação Física, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Algumas características relativas ao movimento foram apresentadas a seguir. Destaque a alternativa que traz um erro interpretativo. ✂️ a) Os movimentos são frequentemente classificados em termos de coordenação motora grossa ou fina. ✂️ b) Um movimento de coordenação motora grossa envolve o movimento dos grandes grupos musculares do corpo. ✂️ c) O tiro ao alvo é um exemplo de prática esportiva com movimentos de coordenação motora fina. ✂️ d) Um movimento de coordenação motora fina envolve movimentos de limitadas partes do corpo no desempenho de movimentos precisos. ✂️ e) Os terapeutas físicos e os professores de educação física preocupam-se, primeiramente, com a aprendizagem ou reaprendizagem de habilidades de coordenação motora fina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q889602 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil, são verdadeiras as seguintes asserções, exceto: ✂️ a) Brincar pode ser analisado como um mecanismo psicológico, que oportuniza o princípio de prazer em contraponto ao contexto real. ✂️ b) O brincar é uma dinâmica essencial do ser humano. Por meio do brincar, as crianças constroem o ambiente em que brincam e atribuem significado a tudo que acontece ao longo das brincadeiras. ✂️ c) Na brincadeira, a criança tem uma experiência de liberdade genuína. ✂️ d) A cultura lúdica é diversificada, de acordo com o meio social. ✂️ e) Na atividade lúdica, a criança descobre as relações existentes entre as pessoas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q889603 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Leia as assertivas a seguir e destaque a que foi construída de forma equivocada. ✂️ a) A brincadeira, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é considerada um dos eixos estruturantes da prática pedagógica. ✂️ b) O brincar é um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento assegurados por meio da BNCC. ✂️ c) Jogos e brincadeiras devem ser inerentes ao ambiente escolar, pois favorecem o aprendizado prático das crianças que aprendem em situações nas quais estão mentalmente ativas e interagindo com materiais de forma significativa, indo de encontro com o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, cognitivas e autorregulatórias. ✂️ d) Todos os campos de experiências incluem brincar e brincadeira em suas concepções e alguns deles os explicitam nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. ✂️ e) Bebês e crianças são sujeitos ativos e curiosos que aprendem e se desenvolvem por meio de brincadeiras e em contextos de interações responsivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q889588 | Pedagogia, O Processo de Socialização, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Ao analisar o processo de desenvolvimento infantil, tomando por parâmetro a integração social, alguns aspectos influenciam positiva ou negativamente. Dentro desse cenário, destaque a alternativa que foi erroneamente elaborada. ✂️ a) O papel do adulto incide de forma substancial no desenvolvimento da criança recém-nascida. ✂️ b) O progresso no desenvolvimento infantil não é uma questão de acréscimos quantitativos. ✂️ c) As reorganizações sequenciais que ocorrem na vida mental da criança são responsáveis por determinar mudanças no comportamento interagente. ✂️ d) A construção de funções psicológicas em níveis mais elevados pela criança depende das interações e relações com as pessoas e sistemas sociais. ✂️ e) Para mensurar o desenvolvimento social da criança, é necessário estudar estritamente o que acontece com os indivíduos, tomados em sua singularidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q889589 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Na literatura, são encontradas inúmeros conceitos para a palavra lazer. Dentre eles, é possível, por exemplo, citar: “cultura vivenciada no tempo disponível, e sua principal recompensa é a satisfação provocada pela situação ou pelo momento”. Dentro desse contexto, qual é o principal meio utilizado para a satisfação das necessidades psicológicas, físicas e psíquicas priorizadas no lazer? ✂️ a) Liberdade ✂️ b) Recreação ✂️ c) Autonomia ✂️ d) Disponibilidade ✂️ e) Integração Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q889590 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Para dimensionar o desenvolvimento cognitivo, é possível observar algumas características que são prevalentes em diferentes faixas etárias. Especificamente, são características do desenvolvimento cognitivo da faixa etária de 7 a 12 anos, exceto: ✂️ a) Transição do jogo simbólico para o jogo com regras. ✂️ b) Transição do egocentrismo para a socialização. ✂️ c) Reflexão sobre o objeto concreto e execução de ações práticas. ✂️ d) Compreensão e armazenamento das experiências já vivenciadas, relacionando-as com as novas. ✂️ e) Necessidade de motivação no desenvolvimento de seu intelecto, com ações que proporcionem reflexões e descobertas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q889591 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024De acordo com teoria piagetiana, alguns aspectos caracterizam a maturação e o desenvolvimento motor, em que é possível observar diferentes conceitos e classificações de jogos. Nesse sentido, como é chamado o tipo de jogo que estabelece a ligação entre significante e significado, trazendo representações de situações cotidianas? ✂️ a) Jogo de exercício ✂️ b) Jogo vertiginoso ✂️ c) Jogo simbólico ✂️ d) Jogo de regras ✂️ e) Jogo de construção Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q889592 | Primeiros Socorros, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024A crise convulsiva é caracterizada pela alteração súbita e involuntária nos sentidos, no comportamento, na atividade muscular ou no nível de consciência, resultante de irritação ou superatividade das células cerebrais. Assim, destaque a seguir um exemplo de medida básica de primeiros socorros para atendimento a uma crise convulsiva. ✂️ a) Não deixe a vítima em posição decúbito dorsal, pois essa posição é mais propensa a afogamento pela própria saliva. ✂️ b) Hidrate bem a vítima, logo após a crise, pois ela perde muitos eletrólitos durante a crise convulsiva. ✂️ c) Faça a vítima exercitar após terminar a crise, no intuito de facilitar a recuperação de seus movimentos. ✂️ d) A ajuda médica deverá ser acionada para crises convulsivas que durem mais de 30 minutos. ✂️ e) Procure imobilizar a língua da vítima com algum material, como uma colher, no intuito de evitar que ela engasgue com a própria saliva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q889593 | Primeiros Socorros, Primeiros Cuidados, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024O estado de choque é uma anomalia fisiológica que se instala quando o sistema circulatório não consegue manter a oxigenação e a retirada de metabólicos de células e órgãos do corpo humano. Em situações de estado de choque, é importante observar algumas medidas de conduta. Leia as assertivas posteriores e assinale a que traz um erro conceitual. ✂️ a) Deite a vítima em posição horizontal, preferencialmente de costas, e com as pernas a um nível cerca de 25 a 30 cm mais elevadas do que a cabeça. ✂️ b) Afrouxe as roupas da vítima no pescoço, no peito e na cintura. ✂️ c) Retire, caso haja, prótese dentária, objetos ou alimentos na boca da vítima. ✂️ d) Observe o pulso da vítima, no choque, ele apresenta-se rápido e forte. ✂️ e) Cubra a vítima para evitar a perda de calor e o consequente arrefecimento corporal, sem, porém aquecê-la demasiadamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q889594 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Alguns aspectos, conceitos e características sobre a gamificação foram descritos por meio das asserções seguintes, porém apenas uma alternativa foi elaborada corretamente, assinale-a: ✂️ a) O jogo e a gamificação são conceitos interligados, ou seja, análogos. ✂️ b) Por meio da gamificação, é feita a dissociação de um conteúdo, ação pedagógica ou atividade cognitiva ao jogo. ✂️ c) A grande vantagem da gamificação é que para aplica-la o professor pode escolher qualquer jogo que esteja disponível ou que ele possua domínio. ✂️ d) A gamificação não é uma atividade recente que só começou a ser empregada com o afloramento das metodologias ativas. ✂️ e) A gamificação é estrita para o emprego de jogos eletrônicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q889595 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024A implementação das Metodologias Ativas pode ser feita a partir de variadas estratégias. Nesse sentido, assinale a seguir a estratégia educacional que corresponde ao seguinte enunciado: “fundamentada na aprendizagem colaborativa e interdisciplinar, por meio de um processo de caráter investigativo, com tarefas planejadas, em que o produto é algo concreto”. ✂️ a) Grupos interativos. ✂️ b) Aprendizagem baseada em problemas. ✂️ c) Gamificação. ✂️ d) Aprendizagem baseada em projetos. ✂️ e) Aprendizagem entre pares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q889596 | Pedagogia, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Para entender as dinâmicas e metodologias presentes nos jogos, faz-se necessária a compreensão sobre alguns pontos comuns como elementos que interligam a grande família dos jogos (excetuando jogos de animais). Nesse contexto, são destacados os elementos elencados a seguir, salvo: ✂️ a) Liberdade de ação do jogador ou o caráter voluntário. ✂️ b) Regras obrigatoriamente explícitas. ✂️ c) Relevância do processo de brincar (o caráter improdutivo). ✂️ d) Não literalidade. ✂️ e) Contextualização no tempo e no espaço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q889597 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Cada etapa da vida do indivíduo é marcada por diferentes transformações em relação ao desenvolvimento das habilidades motoras. Uma dessas fases apresenta os movimentos como resultados dos estímulos visuais, auditivos e táteis, que ocorrem involuntariamente. Esses movimentos aliados às atividades neurológicas possibilitam que a criança perceba seu corpo e o ambiente que está inserida. Como é denominada essa fase? ✂️ a) Fase motora reflexiva ✂️ b) Fase motora rudimentar ✂️ c) Fase motora fundamental ✂️ d) Fase motora especializada ✂️ e) Fase motora progressiva Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q889598 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Algumas atividades corroboram para estimular o desenvolvimento motor da criança. Nesse sentido, quando se trabalha a competência voltada para a construção simbólica da noção corporal e espacial, é possível implementar que tipo de atividades? ✂️ a) Coordenação motora fina – por exemplo: recortes de papel. ✂️ b) Coordenação motora global – por exemplo: pular, correr. ✂️ c) Lateralidade – por exemplo: desenhar o contorno do corpo da criança. ✂️ d) Organização espacial – por exemplo: amarelinha. ✂️ e) Organização temporal – por exemplo: contar histórias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q889599 | Educação Física, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Em caso de entorses (lesões dos ligamentos das articulações), destaque a alternativa que apresenta um erro interpretativo. ✂️ a) Aplicar bolsa térmica morna na região afetada para diminuir o edema e a dor, durante as primeiras 24 horas, lembrando de colocar uma compressa (pano limpo) protegendo a pele do local de aplicação térmica; após esse tempo aplicar compressas frias (bolsa térmica com gelo ou de água gelada). ✂️ b) Caso haja alguma ferida no local da entorse, agir conforme o ferimento: cobrir com compressa seca e limpa. ✂️ c) Antes de remover a vítima, é necessário imobilizar a área afetada. ✂️ d) Para enfaixar qualquer membro, deve-se agir com firmeza, porém sem aplicar uma compressão excessiva. ✂️ e) Encaminhar a vítima para o atendimento especializado, no intuito de avaliar e prover o tratamento adequado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Imprimir
1Q889600 | Pedagogia, Principais Autores, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Quando são analisadas as informações concernentes ao estudo do desenvolvimento motor infantil, é possível encontrar informações que relacionam deterministicamente o aparecimento de habilidades motoras e classificações etárias. Essas habilidades seguem uma sequência bem definida, sendo consideradas como pontos críticos no desenvolvimento motor infantil. Como essas habilidades são conhecidas? ✂️ a) Marcos referenciais motores ✂️ b) Habilidades sensório-motoras ✂️ c) Pontos de desenvolvimento ✂️ d) Idade cronológica do indivíduo ✂️ e) Habilidades biológicas inatas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q889601 | Educação Física, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Algumas características relativas ao movimento foram apresentadas a seguir. Destaque a alternativa que traz um erro interpretativo. ✂️ a) Os movimentos são frequentemente classificados em termos de coordenação motora grossa ou fina. ✂️ b) Um movimento de coordenação motora grossa envolve o movimento dos grandes grupos musculares do corpo. ✂️ c) O tiro ao alvo é um exemplo de prática esportiva com movimentos de coordenação motora fina. ✂️ d) Um movimento de coordenação motora fina envolve movimentos de limitadas partes do corpo no desempenho de movimentos precisos. ✂️ e) Os terapeutas físicos e os professores de educação física preocupam-se, primeiramente, com a aprendizagem ou reaprendizagem de habilidades de coordenação motora fina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q889602 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil, são verdadeiras as seguintes asserções, exceto: ✂️ a) Brincar pode ser analisado como um mecanismo psicológico, que oportuniza o princípio de prazer em contraponto ao contexto real. ✂️ b) O brincar é uma dinâmica essencial do ser humano. Por meio do brincar, as crianças constroem o ambiente em que brincam e atribuem significado a tudo que acontece ao longo das brincadeiras. ✂️ c) Na brincadeira, a criança tem uma experiência de liberdade genuína. ✂️ d) A cultura lúdica é diversificada, de acordo com o meio social. ✂️ e) Na atividade lúdica, a criança descobre as relações existentes entre as pessoas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q889603 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Leia as assertivas a seguir e destaque a que foi construída de forma equivocada. ✂️ a) A brincadeira, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é considerada um dos eixos estruturantes da prática pedagógica. ✂️ b) O brincar é um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento assegurados por meio da BNCC. ✂️ c) Jogos e brincadeiras devem ser inerentes ao ambiente escolar, pois favorecem o aprendizado prático das crianças que aprendem em situações nas quais estão mentalmente ativas e interagindo com materiais de forma significativa, indo de encontro com o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, cognitivas e autorregulatórias. ✂️ d) Todos os campos de experiências incluem brincar e brincadeira em suas concepções e alguns deles os explicitam nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. ✂️ e) Bebês e crianças são sujeitos ativos e curiosos que aprendem e se desenvolvem por meio de brincadeiras e em contextos de interações responsivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q889588 | Pedagogia, O Processo de Socialização, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Ao analisar o processo de desenvolvimento infantil, tomando por parâmetro a integração social, alguns aspectos influenciam positiva ou negativamente. Dentro desse cenário, destaque a alternativa que foi erroneamente elaborada. ✂️ a) O papel do adulto incide de forma substancial no desenvolvimento da criança recém-nascida. ✂️ b) O progresso no desenvolvimento infantil não é uma questão de acréscimos quantitativos. ✂️ c) As reorganizações sequenciais que ocorrem na vida mental da criança são responsáveis por determinar mudanças no comportamento interagente. ✂️ d) A construção de funções psicológicas em níveis mais elevados pela criança depende das interações e relações com as pessoas e sistemas sociais. ✂️ e) Para mensurar o desenvolvimento social da criança, é necessário estudar estritamente o que acontece com os indivíduos, tomados em sua singularidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q889589 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Na literatura, são encontradas inúmeros conceitos para a palavra lazer. Dentre eles, é possível, por exemplo, citar: “cultura vivenciada no tempo disponível, e sua principal recompensa é a satisfação provocada pela situação ou pelo momento”. Dentro desse contexto, qual é o principal meio utilizado para a satisfação das necessidades psicológicas, físicas e psíquicas priorizadas no lazer? ✂️ a) Liberdade ✂️ b) Recreação ✂️ c) Autonomia ✂️ d) Disponibilidade ✂️ e) Integração Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q889590 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Para dimensionar o desenvolvimento cognitivo, é possível observar algumas características que são prevalentes em diferentes faixas etárias. Especificamente, são características do desenvolvimento cognitivo da faixa etária de 7 a 12 anos, exceto: ✂️ a) Transição do jogo simbólico para o jogo com regras. ✂️ b) Transição do egocentrismo para a socialização. ✂️ c) Reflexão sobre o objeto concreto e execução de ações práticas. ✂️ d) Compreensão e armazenamento das experiências já vivenciadas, relacionando-as com as novas. ✂️ e) Necessidade de motivação no desenvolvimento de seu intelecto, com ações que proporcionem reflexões e descobertas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q889591 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024De acordo com teoria piagetiana, alguns aspectos caracterizam a maturação e o desenvolvimento motor, em que é possível observar diferentes conceitos e classificações de jogos. Nesse sentido, como é chamado o tipo de jogo que estabelece a ligação entre significante e significado, trazendo representações de situações cotidianas? ✂️ a) Jogo de exercício ✂️ b) Jogo vertiginoso ✂️ c) Jogo simbólico ✂️ d) Jogo de regras ✂️ e) Jogo de construção Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q889592 | Primeiros Socorros, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024A crise convulsiva é caracterizada pela alteração súbita e involuntária nos sentidos, no comportamento, na atividade muscular ou no nível de consciência, resultante de irritação ou superatividade das células cerebrais. Assim, destaque a seguir um exemplo de medida básica de primeiros socorros para atendimento a uma crise convulsiva. ✂️ a) Não deixe a vítima em posição decúbito dorsal, pois essa posição é mais propensa a afogamento pela própria saliva. ✂️ b) Hidrate bem a vítima, logo após a crise, pois ela perde muitos eletrólitos durante a crise convulsiva. ✂️ c) Faça a vítima exercitar após terminar a crise, no intuito de facilitar a recuperação de seus movimentos. ✂️ d) A ajuda médica deverá ser acionada para crises convulsivas que durem mais de 30 minutos. ✂️ e) Procure imobilizar a língua da vítima com algum material, como uma colher, no intuito de evitar que ela engasgue com a própria saliva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q889593 | Primeiros Socorros, Primeiros Cuidados, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024O estado de choque é uma anomalia fisiológica que se instala quando o sistema circulatório não consegue manter a oxigenação e a retirada de metabólicos de células e órgãos do corpo humano. Em situações de estado de choque, é importante observar algumas medidas de conduta. Leia as assertivas posteriores e assinale a que traz um erro conceitual. ✂️ a) Deite a vítima em posição horizontal, preferencialmente de costas, e com as pernas a um nível cerca de 25 a 30 cm mais elevadas do que a cabeça. ✂️ b) Afrouxe as roupas da vítima no pescoço, no peito e na cintura. ✂️ c) Retire, caso haja, prótese dentária, objetos ou alimentos na boca da vítima. ✂️ d) Observe o pulso da vítima, no choque, ele apresenta-se rápido e forte. ✂️ e) Cubra a vítima para evitar a perda de calor e o consequente arrefecimento corporal, sem, porém aquecê-la demasiadamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q889594 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Alguns aspectos, conceitos e características sobre a gamificação foram descritos por meio das asserções seguintes, porém apenas uma alternativa foi elaborada corretamente, assinale-a: ✂️ a) O jogo e a gamificação são conceitos interligados, ou seja, análogos. ✂️ b) Por meio da gamificação, é feita a dissociação de um conteúdo, ação pedagógica ou atividade cognitiva ao jogo. ✂️ c) A grande vantagem da gamificação é que para aplica-la o professor pode escolher qualquer jogo que esteja disponível ou que ele possua domínio. ✂️ d) A gamificação não é uma atividade recente que só começou a ser empregada com o afloramento das metodologias ativas. ✂️ e) A gamificação é estrita para o emprego de jogos eletrônicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q889595 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024A implementação das Metodologias Ativas pode ser feita a partir de variadas estratégias. Nesse sentido, assinale a seguir a estratégia educacional que corresponde ao seguinte enunciado: “fundamentada na aprendizagem colaborativa e interdisciplinar, por meio de um processo de caráter investigativo, com tarefas planejadas, em que o produto é algo concreto”. ✂️ a) Grupos interativos. ✂️ b) Aprendizagem baseada em problemas. ✂️ c) Gamificação. ✂️ d) Aprendizagem baseada em projetos. ✂️ e) Aprendizagem entre pares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q889596 | Pedagogia, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Para entender as dinâmicas e metodologias presentes nos jogos, faz-se necessária a compreensão sobre alguns pontos comuns como elementos que interligam a grande família dos jogos (excetuando jogos de animais). Nesse contexto, são destacados os elementos elencados a seguir, salvo: ✂️ a) Liberdade de ação do jogador ou o caráter voluntário. ✂️ b) Regras obrigatoriamente explícitas. ✂️ c) Relevância do processo de brincar (o caráter improdutivo). ✂️ d) Não literalidade. ✂️ e) Contextualização no tempo e no espaço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q889597 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Cada etapa da vida do indivíduo é marcada por diferentes transformações em relação ao desenvolvimento das habilidades motoras. Uma dessas fases apresenta os movimentos como resultados dos estímulos visuais, auditivos e táteis, que ocorrem involuntariamente. Esses movimentos aliados às atividades neurológicas possibilitam que a criança perceba seu corpo e o ambiente que está inserida. Como é denominada essa fase? ✂️ a) Fase motora reflexiva ✂️ b) Fase motora rudimentar ✂️ c) Fase motora fundamental ✂️ d) Fase motora especializada ✂️ e) Fase motora progressiva Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q889598 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Algumas atividades corroboram para estimular o desenvolvimento motor da criança. Nesse sentido, quando se trabalha a competência voltada para a construção simbólica da noção corporal e espacial, é possível implementar que tipo de atividades? ✂️ a) Coordenação motora fina – por exemplo: recortes de papel. ✂️ b) Coordenação motora global – por exemplo: pular, correr. ✂️ c) Lateralidade – por exemplo: desenhar o contorno do corpo da criança. ✂️ d) Organização espacial – por exemplo: amarelinha. ✂️ e) Organização temporal – por exemplo: contar histórias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q889599 | Educação Física, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Em caso de entorses (lesões dos ligamentos das articulações), destaque a alternativa que apresenta um erro interpretativo. ✂️ a) Aplicar bolsa térmica morna na região afetada para diminuir o edema e a dor, durante as primeiras 24 horas, lembrando de colocar uma compressa (pano limpo) protegendo a pele do local de aplicação térmica; após esse tempo aplicar compressas frias (bolsa térmica com gelo ou de água gelada). ✂️ b) Caso haja alguma ferida no local da entorse, agir conforme o ferimento: cobrir com compressa seca e limpa. ✂️ c) Antes de remover a vítima, é necessário imobilizar a área afetada. ✂️ d) Para enfaixar qualquer membro, deve-se agir com firmeza, porém sem aplicar uma compressão excessiva. ✂️ e) Encaminhar a vítima para o atendimento especializado, no intuito de avaliar e prover o tratamento adequado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro