Questões de Concursos: ROLIMPREV

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: ROLIMPREV. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q986140 | Serviço Social, Políticas Sociais, ROLIMPREV, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A política social no contexto do Estado e da sociedade tem sido influenciada por diferentes modelos, como o neoliberalismo, que impacta diretamente a previdência social.
O neoliberalismo defende a redução do papel do Estado na provisão de políticas sociais, incentivando:

2 Q986138 | Direito Previdenciário, ROLIMPREV, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A Lei nº 8.212/1991, conhecida como Lei Orgânica da Seguridade Social, estabelece as normas gerais de organização e funcionamento da seguridade social no Brasil. Sobre essa lei, analise as afirmativas abaixo.
I. A seguridade social é financiada por contribuições sociais, como as dos empregadores, dos trabalhadores e da União, além de outras fontes de recursos;
II. A Lei 8.212/1991 define que a seguridade social é composta pela saúde, previdência social e assistência social, garantindo proteção aos cidadãos em situações de necessidade;
III. Os recursos da seguridade social podem ser utilizados de forma exclusiva para o pagamento de benefícios previdenciários, não podendo ser destinados a outras áreas, como saúde ou assistência social;
IV. A Lei 8.212/1991 estabelece que as contribuições para a seguridade social são de responsabilidade apenas dos empregadores e dos trabalhadores formais, excluindo a participação da União;
V. A gestão dos recursos da seguridade social é realizada de forma centralizada, sem a participação de estados e municípios.
Assinale a alternativa correta.

3 Q986132 | Português, ROLIMPREV, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Texto associado.

Texto I


Somos Todos Africanos

Sempre que entram em crise, as civilizações começam a olhar para o seu passado buscando inspiração para o futuro. Hoje estamos no coração de uma fenomenal crise planetária que afeta todas as civilizações. Ela pode significar um salto rumo a um estado superior da hominização, bem como uma tragédia ameaçadora para toda a nossa espécie. Num momento assim radical, não é sem interesse sondar as nossas raízes mais ancestrais e aquele começo seminal em que deixamos de ser primatas e passamos a ser humanos. Aqui deve haver lições que nos podem ser muito úteis. Hoje é consenso entre os paleontólogos e antropólogos que a aventura da hominização se iniciou na África, cerca de sete milhões de anos atrás. Ela se acelerou passando pelo homo habilis, erectus, neanderthalensis até chegar ao homo sapiens, cerca de 100 mil anos atrás. Da África, ele se propagou para a Ásia, há sessenta mil anos; para a Europa, há 40 mil anos; e para as Américas, há 30 mil anos.


A África não é apenas o lugar geográfico das origens. É o arquétipo primal, o conjunto das marcas impressas na alma do ser humano, presente ainda hoje como informações indeléveis, à semelhança daquelas inscritas em nosso código genético. Foi na África que o ser humano elaborou suas primeiras sensações, onde se articularam as crescentes conexões neurais (cerebralização), brilharam os primeiros pensamentos, fortaleceu-se a juvenilização (processo semelhante ao de um jovem que mostra plasticidade e capacidade de aprendizagem) e emergiu a complexidade social que permitiu o surgimento da linguagem e da cultura. Há um espírito da África presente em cada um dos seres humanos.


Vejo três eixos principais do espírito da África que podem significar uma verdadeira terapia para a nossa crise global. O primeiro é a Mãe-terra. Espalhando-se pelos vastos espaços africanos, nossos ancestrais entraram em profunda comunhão com a Terra, sentindo a interconexão que todas as coisas guardam entre si. Mesmo vítimas da exploração colonialista, os atuais africanos não perderam esse sentido materno da Terra, tão bem representado pela queniana Wangari Mathai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz por plantar milhões de árvores e devolver, assim, vitalidade à Terra. Precisamos nos reapropriar desse espírito da Terra para salvar Gaia, nossa Mãe e única Casa Comum.


O segundo eixo é a matriz relacional (relational matrix, no dizer dos antropólogos). Os africanos usam a palavra ubuntu, que significa força que conecta a todos formando a comunidade dos humanos. Quer dizer, eu me faço humano através do conjunto das conexões com a vida, a natureza, os outros e o Divino. (...)


O terceiro eixo são os rituais. Experiências importantes da vida pessoal, social e sazonal são celebradas com ritos, danças, músicas e apresentações de máscaras, portadores de energia cósmica. É nos rituais que as forças negativas e positivas se equilibram e que se aprofunda o sentido da vida.


Se reincorporarmos o espírito da África, a crise não precisará ser uma tragédia.


(Leonardo Boff, Jornal do Brasil, 2010 – Adaptado).

“Eu adoro músicos populares. Minha mãe, as clássicas.” A figura de linguagem presente nessa frase é:

4 Q986133 | Direito Administrativo, ROLIMPREV, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Segundo o Art.9º da Lei Nº 12.527, sobre como serão assegurados o acesso a informações públicas, analise as afirmativas.
I - Mediante criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público, em local com condições apropriadas para atender e orientar o público quanto ao acesso a informações;
II - Mediante criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades privadas, em local com condições inapropriadas para informar sobre a tramitação de documentos nas suas respectivas unidades;
III - Mediante realização de audiências ou consultas públicas, incentivo à participação popular ou a outras formas de divulgação.
Assinale a alternativa correta.

5 Q986136 | Legislação Federal, ROLIMPREV, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A Política Nacional da Pessoa Idosa foi uma conquista fundamental para a população idosa, pois garantiu proteção e promoção de uma vida digna, reconhecendo a importância dessa parcela da sociedade e combatendo a discriminação e o abandono.
Sobre a Política Nacional da Pessoa Idosa, analise as afirmativas e assinale a correta.

6 Q986139 | Serviço Social, ROLIMPREV, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A Previdência Social, conforme a Constituição Federal, é organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e ________ obrigatória, garantindo benefícios como aposentadoria, pensão por morte e auxílio-doença. O regime geral é administrado pelo INSS, que também é responsável pelo ________ dos benefícios. Além disso, a Constituição prevê a possibilidade de criação de __________ para servidores públicos, que são regidos por normas específicas. A Previdência Social deve garantir _________ para todos os trabalhadores, incluindo urbanos, rurais e informais.

7 Q986141 | Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões Sinônimos e Antônimos, ROLIMPREV, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Assinale a alternativa em que as palavras destacadas são classificados como antônimos.

8 Q986142 | Geografia, ROLIMPREV, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Como a pluralidade cultural de Rondônia se manifesta nas áreas artísticas, sociais e nos modos de vida no campo e na cidade?

9 Q986144 | Edificações, ROLIMPREV, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Onde se aplicam as medidas de prevenção estabelecidas na Norma NR-08?

10 Q986134 | Direito Constitucional, ROLIMPREV, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Segundo o Art.3º da Lei Nº 12.527, o tratamento das informações pessoais deve ser feito de forma transparente e com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e as:

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.