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1Q989939 | Português, Análise sintática, Secretário Acadêmico, Faceli, IBADE, 2024

Texto associado.
A urgente necessidade de aumentar a resiliência cibernética do Brasil


O Brasil, ao fortalecer sua infraestrutura cibernética e criar políticas eficazes, não apenas aumenta a própria resiliência, mas também contribui para a estabilidade e a busca da segurança global no combate aos cibercriminosos
» Luana Tavares e Fábio Diniz, Fundadores do Instituto Nacional de Combate ao Cibercrime.
29/04/24




Nos últimos anos, o Brasil e o mundo TÊM1 enfrentado desafios significativos no que diz respeito à segurança cibernética, com ataques frequentes que expõem a premente necessidade de construirmos uma cultura de segurança no ambiente digital. A recente violação ao sistema de pagamentos da União (Sistema Integrado de Administração Financeira — Siafi), cujas suspeitas indicam ter partido do roubo e uso indevido de credenciais de servidores públicos, resultou no desvio de R$ 3,5 milhões em recursos da União, estimativa atual do governo, e é um dos casos que reforçam a importância de acelerar a implementação de uma política nacional de cibersegurança.


Essa [política] não deve apenas estabelecer normas e regulamentações robustas para proteger os sistemas nacionais, mas também garantir a construção de uma cultura [nacional] de proteção no [ciberespaço] e rápida atualização das estratégias de defesa em resposta às ameaças [emergentes]. A resiliência cibernética do Brasil no cenário [digital] depende da capacidade do país de proteger suas infraestruturas [críticas] e dados [sensíveis], como os que foram utilizados nessa violação, contra [invasores] mal-intencionados.


Nesse contexto complexo, a atuação da sociedade civil organizada e dos setores produtivos é de extrema relevância e DEVE2 colaborar estreitamente com o Estado nas principais demandas e preocupações dos cidadãos e dos mais diversos segmentos da economia. A principal colaboração, neste momento, deve se concentrar em garantir insumos ao desenvolvimento da Estratégia Nacional de Cibersegurança. Esse trabalho está sendo realizado pelo Comitê Nacional de Cibersegurança, sob a coordenação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI).


Essa é uma prática que países como EUA, Reino Unido e, mais recentemente, Chile já IMPLEMENTARAM3 e visa fornecer um panorama detalhado dos desafios e necessidades relacionados à segurança cibernética com olhar multissetorial e sistêmico, bem como prioridades e medidas para atendê-los. O objetivo é assegurar que esse documento seja um verdadeiro compromisso nacional abrangente e alinhado com as necessidades reais do país, tanto nos aspectos econômicos e de segurança quanto no aspecto social, uma vez que todos esses ataques TEM4 influência direta sobre os cidadãos.


Além disso, a relevância do GSI e os investimentos realizados para o fortalecimento da ação da Polícia Federal são inquestionáveis. O GSI desempenha um papel crucial na coordenação das ações de defesa cibernética em nível nacional, enquanto a PF, com o trabalho imprescindível de investigação, necessita de recursos adicionais (e não de cortes) para expandir sua capacidade tecnológica e operacional. Investir na infraestrutura, na capacitação e nas ferramentas necessárias para essas instituições é essencial para que possam efetivamente educar, prevenir, identificar e responder a incidentes cibernéticos.

A proteção no espaço digital não é apenas uma questão tecnológica, mas, sim, de segurança aos ativos nacionais. O Brasil, ao fortalecer sua infraestrutura cibernética e criar políticas eficazes, não apenas aumenta a própria resiliência, mas também contribui para a estabilidade e a busca da segurança global no combate aos cibercriminosos. Portanto, é imperativo que HAJA5 um compromisso contínuo e reforçado do governo e de toda a sociedade para enfrentar esses desafios com a seriedade e a urgência que eles requerem.


Ao se considerar o futuro da cibersegurança no Brasil, é fundamental que todas as medidas sejam tomadas não apenas reativamente, mas, principalmente, proativamente. Se queremos vencer essa batalha, precisamos estar sempre um passo à frente dos criminosos cibernéticos, com políticas e práticas que se adaptem rapidamente às novas tecnologias e aos métodos de ataque. Para tanto, devemos atuar na construção de uma cultura nacional nesse tema, com a implementação efetiva de uma política de cibersegurança. Só assim, o Brasil poderá assegurar a integridade de sua infraestrutura crítica e a proteção de seus cidadãos no ambiente digital.



TAVARES, Luana; DINIZ, Fábio. A urgente necessidade de aumentar a
resiliência cibernética do Brasil. Correio Braziliense, 29 de abril de 2024.
Disponível em:
https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2024/04/6846936-artigoa-urgente-necessidade-de-aumentar-a-resiliencia-cibernetica-dobrasil.html. Acesso em: 29 abr. 2024. Adaptado.

No trecho “Só assim, o Brasil poderá assegurar a integridade de sua infraestrutura crítica e a proteção de seus cidadãos no ambiente digital.” (8º parágrafo), as estruturas destacadas recebem a classificação sintática de:
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2Q989954 | Direito Constitucional, Repartição de Competências Constitucionais, Secretário Acadêmico, Faceli, IBADE, 2024

É de competência privativa da União legislar sobre:
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3Q989945 | Raciocínio Lógico, Secretário Acadêmico, Faceli, IBADE, 2024

Assinale a opção na qual é possível observar uma tautologia:
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4Q989953 | Direito Constitucional, Servidores Públicos, Secretário Acadêmico, Faceli, IBADE, 2024

No que diz respeito aos servidores públicos, assinale a alternativa INCORRETA.
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5Q989938 | Português, Orações subordinadas adjetivas Restritivas, Secretário Acadêmico, Faceli, IBADE, 2024

Texto associado.
A urgente necessidade de aumentar a resiliência cibernética do Brasil


O Brasil, ao fortalecer sua infraestrutura cibernética e criar políticas eficazes, não apenas aumenta a própria resiliência, mas também contribui para a estabilidade e a busca da segurança global no combate aos cibercriminosos
» Luana Tavares e Fábio Diniz, Fundadores do Instituto Nacional de Combate ao Cibercrime.
29/04/24




Nos últimos anos, o Brasil e o mundo TÊM1 enfrentado desafios significativos no que diz respeito à segurança cibernética, com ataques frequentes que expõem a premente necessidade de construirmos uma cultura de segurança no ambiente digital. A recente violação ao sistema de pagamentos da União (Sistema Integrado de Administração Financeira — Siafi), cujas suspeitas indicam ter partido do roubo e uso indevido de credenciais de servidores públicos, resultou no desvio de R$ 3,5 milhões em recursos da União, estimativa atual do governo, e é um dos casos que reforçam a importância de acelerar a implementação de uma política nacional de cibersegurança.


Essa [política] não deve apenas estabelecer normas e regulamentações robustas para proteger os sistemas nacionais, mas também garantir a construção de uma cultura [nacional] de proteção no [ciberespaço] e rápida atualização das estratégias de defesa em resposta às ameaças [emergentes]. A resiliência cibernética do Brasil no cenário [digital] depende da capacidade do país de proteger suas infraestruturas [críticas] e dados [sensíveis], como os que foram utilizados nessa violação, contra [invasores] mal-intencionados.


Nesse contexto complexo, a atuação da sociedade civil organizada e dos setores produtivos é de extrema relevância e DEVE2 colaborar estreitamente com o Estado nas principais demandas e preocupações dos cidadãos e dos mais diversos segmentos da economia. A principal colaboração, neste momento, deve se concentrar em garantir insumos ao desenvolvimento da Estratégia Nacional de Cibersegurança. Esse trabalho está sendo realizado pelo Comitê Nacional de Cibersegurança, sob a coordenação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI).


Essa é uma prática que países como EUA, Reino Unido e, mais recentemente, Chile já IMPLEMENTARAM3 e visa fornecer um panorama detalhado dos desafios e necessidades relacionados à segurança cibernética com olhar multissetorial e sistêmico, bem como prioridades e medidas para atendê-los. O objetivo é assegurar que esse documento seja um verdadeiro compromisso nacional abrangente e alinhado com as necessidades reais do país, tanto nos aspectos econômicos e de segurança quanto no aspecto social, uma vez que todos esses ataques TEM4 influência direta sobre os cidadãos.


Além disso, a relevância do GSI e os investimentos realizados para o fortalecimento da ação da Polícia Federal são inquestionáveis. O GSI desempenha um papel crucial na coordenação das ações de defesa cibernética em nível nacional, enquanto a PF, com o trabalho imprescindível de investigação, necessita de recursos adicionais (e não de cortes) para expandir sua capacidade tecnológica e operacional. Investir na infraestrutura, na capacitação e nas ferramentas necessárias para essas instituições é essencial para que possam efetivamente educar, prevenir, identificar e responder a incidentes cibernéticos.

A proteção no espaço digital não é apenas uma questão tecnológica, mas, sim, de segurança aos ativos nacionais. O Brasil, ao fortalecer sua infraestrutura cibernética e criar políticas eficazes, não apenas aumenta a própria resiliência, mas também contribui para a estabilidade e a busca da segurança global no combate aos cibercriminosos. Portanto, é imperativo que HAJA5 um compromisso contínuo e reforçado do governo e de toda a sociedade para enfrentar esses desafios com a seriedade e a urgência que eles requerem.


Ao se considerar o futuro da cibersegurança no Brasil, é fundamental que todas as medidas sejam tomadas não apenas reativamente, mas, principalmente, proativamente. Se queremos vencer essa batalha, precisamos estar sempre um passo à frente dos criminosos cibernéticos, com políticas e práticas que se adaptem rapidamente às novas tecnologias e aos métodos de ataque. Para tanto, devemos atuar na construção de uma cultura nacional nesse tema, com a implementação efetiva de uma política de cibersegurança. Só assim, o Brasil poderá assegurar a integridade de sua infraestrutura crítica e a proteção de seus cidadãos no ambiente digital.



TAVARES, Luana; DINIZ, Fábio. A urgente necessidade de aumentar a
resiliência cibernética do Brasil. Correio Braziliense, 29 de abril de 2024.
Disponível em:
https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2024/04/6846936-artigoa-urgente-necessidade-de-aumentar-a-resiliencia-cibernetica-dobrasil.html. Acesso em: 29 abr. 2024. Adaptado.

Como se classifica a oração grifada no trecho abaixo?


“A recente violação ao sistema de pagamentos da União (Sistema Integrado de Administração Financeira — Siafi), cujas suspeitas indicam ter partido do roubo e uso indevido de credenciais de servidores públicos, resultou no desvio de R$ 3,5 milhões em recursos da União, estimativa atual do governo [...]” (1º parágrafo)
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6Q989955 | Direito Digital, Tratamento de Dados Pessoais, Secretário Acadêmico, Faceli, IBADE, 2024

Leia as afirmativas abaixo.

A disciplina da proteção de dados pessoais tem como fundamentos:

I – o respeito à privacidade.
II – a autodeterminação informativa.
III – a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem.
IV – a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
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7Q987628 | Português, Substantivos, Secretário Acadêmico, Faceli, IBADE, 2024

Texto associado.
A urgente necessidade de aumentar a resiliência cibernética do Brasil


O Brasil, ao fortalecer sua infraestrutura cibernética e criar políticas eficazes, não apenas aumenta a própria resiliência, mas também contribui para a estabilidade e a busca da segurança global no combate aos cibercriminosos
» Luana Tavares e Fábio Diniz, Fundadores do Instituto Nacional de Combate ao Cibercrime.
29/04/24




Nos últimos anos, o Brasil e o mundo TÊM1 enfrentado desafios significativos no que diz respeito à segurança cibernética, com ataques frequentes que expõem a premente necessidade de construirmos uma cultura de segurança no ambiente digital. A recente violação ao sistema de pagamentos da União (Sistema Integrado de Administração Financeira — Siafi), cujas suspeitas indicam ter partido do roubo e uso indevido de credenciais de servidores públicos, resultou no desvio de R$ 3,5 milhões em recursos da União, estimativa atual do governo, e é um dos casos que reforçam a importância de acelerar a implementação de uma política nacional de cibersegurança.


Essa [política] não deve apenas estabelecer normas e regulamentações robustas para proteger os sistemas nacionais, mas também garantir a construção de uma cultura [nacional] de proteção no [ciberespaço] e rápida atualização das estratégias de defesa em resposta às ameaças [emergentes]. A resiliência cibernética do Brasil no cenário [digital] depende da capacidade do país de proteger suas infraestruturas [críticas] e dados [sensíveis], como os que foram utilizados nessa violação, contra [invasores] mal-intencionados.


Nesse contexto complexo, a atuação da sociedade civil organizada e dos setores produtivos é de extrema relevância e DEVE2 colaborar estreitamente com o Estado nas principais demandas e preocupações dos cidadãos e dos mais diversos segmentos da economia. A principal colaboração, neste momento, deve se concentrar em garantir insumos ao desenvolvimento da Estratégia Nacional de Cibersegurança. Esse trabalho está sendo realizado pelo Comitê Nacional de Cibersegurança, sob a coordenação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI).


Essa é uma prática que países como EUA, Reino Unido e, mais recentemente, Chile já IMPLEMENTARAM3 e visa fornecer um panorama detalhado dos desafios e necessidades relacionados à segurança cibernética com olhar multissetorial e sistêmico, bem como prioridades e medidas para atendê-los. O objetivo é assegurar que esse documento seja um verdadeiro compromisso nacional abrangente e alinhado com as necessidades reais do país, tanto nos aspectos econômicos e de segurança quanto no aspecto social, uma vez que todos esses ataques TEM4 influência direta sobre os cidadãos.


Além disso, a relevância do GSI e os investimentos realizados para o fortalecimento da ação da Polícia Federal são inquestionáveis. O GSI desempenha um papel crucial na coordenação das ações de defesa cibernética em nível nacional, enquanto a PF, com o trabalho imprescindível de investigação, necessita de recursos adicionais (e não de cortes) para expandir sua capacidade tecnológica e operacional. Investir na infraestrutura, na capacitação e nas ferramentas necessárias para essas instituições é essencial para que possam efetivamente educar, prevenir, identificar e responder a incidentes cibernéticos.

A proteção no espaço digital não é apenas uma questão tecnológica, mas, sim, de segurança aos ativos nacionais. O Brasil, ao fortalecer sua infraestrutura cibernética e criar políticas eficazes, não apenas aumenta a própria resiliência, mas também contribui para a estabilidade e a busca da segurança global no combate aos cibercriminosos. Portanto, é imperativo que HAJA5 um compromisso contínuo e reforçado do governo e de toda a sociedade para enfrentar esses desafios com a seriedade e a urgência que eles requerem.


Ao se considerar o futuro da cibersegurança no Brasil, é fundamental que todas as medidas sejam tomadas não apenas reativamente, mas, principalmente, proativamente. Se queremos vencer essa batalha, precisamos estar sempre um passo à frente dos criminosos cibernéticos, com políticas e práticas que se adaptem rapidamente às novas tecnologias e aos métodos de ataque. Para tanto, devemos atuar na construção de uma cultura nacional nesse tema, com a implementação efetiva de uma política de cibersegurança. Só assim, o Brasil poderá assegurar a integridade de sua infraestrutura crítica e a proteção de seus cidadãos no ambiente digital.



TAVARES, Luana; DINIZ, Fábio. A urgente necessidade de aumentar a
resiliência cibernética do Brasil. Correio Braziliense, 29 de abril de 2024.
Disponível em:
https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2024/04/6846936-artigoa-urgente-necessidade-de-aumentar-a-resiliencia-cibernetica-dobrasil.html. Acesso em: 29 abr. 2024. Adaptado.

Dentre os oito vocábulos destacados no segundo parágrafo do texto, quantos são substantivos no contexto apresentado?
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8Q989944 | Raciocínio Lógico, Proposições Categóricas, Secretário Acadêmico, Faceli, IBADE, 2024

Para que seja falsa a proposição “todo torcedor de futebol é fanático pelo seu time”, é possível afirmar que:
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9Q989949 | Direito Constitucional, Direito à Liberdade, Secretário Acadêmico, Faceli, IBADE, 2024

Acerca dos direitos e garantias fundamentais, assinale a alternativa INCORRETA.
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10Q989956 | Direito Digital, Transferência Internacional de Dados, Secretário Acadêmico, Faceli, IBADE, 2024

Em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
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11Q987649 | Pedagogia, Gestão Escolar, Secretário Acadêmico, Faceli, IBADE, 2024

Roberta é secretária acadêmica em uma escola de ensino médio que está passando por uma auditoria interna para avaliar a eficácia de suas práticas de documentação, expedição e arquivamento. Ela está especialmente focada em aprimorar o sistema para garantir conformidade, eficiência e acessibilidade. A escola lida com uma grande quantidade de documentos tanto de alunos quanto de professores, o que exige uma abordagem meticulosa para manter tudo organizado e facilmente acessível. Qual das seguintes práticas Roberta deveria priorizar para melhorar significativamente a organização e o funcionamento da secretaria da escola no que diz respeito à documentação?
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12Q987648 | Arquivologia, Arquivamento, Secretário Acadêmico, Faceli, IBADE, 2024

A organização da atualização dos procedimentos de arquivamento da instituição inclui a preparação de materiais acadêmicos, administrativos e artísticos para serem arquivados. Levando em consideração que a complexidade dos materiais pode variar desde documentos textuais até obras artísticas, analise as afirmativas a seguir sobre as melhores práticas de preservação.


I – Todos os documentos devem ser digitalizados antes do arquivamento físico para garantir uma cópia de segurança.

II – Materiais contendo informações confidenciais devem ter suas cópias físicas destruídas após a digitalização.

III – Documentos que contêm clipes metálicos ou grampos devem ser desamassados e os metais removidos antes do arquivamento.

IV – Obras artísticas como esboços e pinturas devem ser arquivadas sem qualquer tratamento especial para preservar sua autenticidade.

V – É necessário realizar um inventário detalhado do conteúdo de cada arquivo, incluindo a data de arquivamento e uma breve descrição.


Estão corretas as afirmativas:
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13Q989952 | Direito Constitucional, Secretário Acadêmico, Faceli, IBADE, 2024

É direito dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
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14Q989941 | Redação Oficial, Grafia de Cargos Compostos, Secretário Acadêmico, Faceli, IBADE, 2024

Qual dos vocábulos abaixo NÃO está adequadamente escrito, caso ele precise ser empregado em redações oficiais?
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15Q987641 | Pedagogia, Gestão Escolar, Secretário Acadêmico, Faceli, IBADE, 2024

Paulo é o secretário acadêmico de uma universidade pública que está revisando o sistema de gerenciamento de documentos para otimizar o acesso e a segurança das informações dos alunos, tanto ativos quanto egressos. O novo sistema deve atender às exigências legais de privacidade e acessibilidade, ao mesmo tempo em que facilita o processo de auditoria e acompanhamento acadêmico. Qual característica do sistema de gerenciamento de documentos é mais crucial para melhorar a eficiência e conformidade nas práticas de registro e arquivamento de documentos de alunos ativos e egressos na universidade de Paulo?
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16Q987650 | Pedagogia, Secretário Acadêmico, Faceli, IBADE, 2024

Patrícia, secretária acadêmica de uma universidade, está revisando os procedimentos relacionados à matrícula, transferência, aproveitamento de estudos, equivalência de estudos e adaptação curricular. A universidade pretende adotar políticas mais flexíveis para facilitar a mobilidade estudantil e reconhecimento de competências adquiridas fora do ambiente universitário, como parte de uma iniciativa para internacionalização e inclusão educacional. Qual dos seguintes procedimentos Patrícia deve priorizar para melhor atender às novas políticas de flexibilidade acadêmica e reconhecimento de estudos externos?
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17Q987644 | Arquivologia, Ciclo Vital Teoria das Três Idades, Secretário Acadêmico, Faceli, IBADE, 2024

Fernanda, secretária acadêmica de uma instituição de ensino superior, está implementando um sistema de gestão documental para melhor organizar e preservar os registros acadêmicos. Ela se baseia na teoria das três idades ou ciclo vital dos documentos para estruturar o sistema de arquivamento, garantindo que os documentos sejam acessíveis, conservados ou descartados conforme a necessidade e relevância. Com base na teoria das três idades dos documentos, como Fernanda deve categorizar os seguintes tipos de documentos: registros de matrícula ativa de alunos, documentos de planejamento estratégico da universidade e transcrições de alunos que se formaram há 10 anos?
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18Q987647 | Arquivologia, Arquivamento, Secretário Acadêmico, Faceli, IBADE, 2024

Carla, secretária acadêmica de um instituto tecnológico, está revisando e atualizando os métodos de arquivamento para aprimorar o acesso e a organização dos documentos acadêmicos. Com uma vasta quantidade de registros que incluem documentos de pesquisa, registros de alunos e correspondências administrativas, é fundamental que Carla escolha o método de arquivamento mais eficiente que facilite a recuperação rápida e a longo prazo de documentos. Considerando a diversidade e o volume dos documentos no instituto de Carla, qual método de arquivamento ela deveria implementar para maximizar a eficiência na recuperação de documentos?
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19Q992995 | Pedagogia, Secretário Acadêmico, Faceli, IBADE, 2024

Márcia é secretária acadêmica em uma escola de ensino fundamental e médio que está passando por um processo de revisão de seu calendário escolar, regimento escolar e proposta pedagógica. Com a introdução de novas diretrizes educacionais nacionais, Márcia precisa garantir que esses três elementos estejam alinhados para atender tanto às necessidades da comunidade escolar quanto aos requisitos legais. Qual ação Márcia deve priorizar para garantir que o calendário escolar, o regimento escolar e a proposta pedagógica da escola estejam efetivamente integrados e alinhados com as novas diretrizes educacionais?
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20Q989940 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Secretário Acadêmico, Faceli, IBADE, 2024

“Os documentos oficiais podem ser identificados de acordo com algumas possíveis variações.”
Manual de Redação da Presidência da República, 3ª edição, revista, atualizada e ampliada. p. 37.
Associe as colunas a seguir, combinando corretamente a identificação do documento oficial à sua descrição. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de tal associação.


1. [NOME DO EXPEDIENTE] + CIRCULAR 2. [NOME DO EXPEDIENTE] + CONJUNTO 3. [NOME DO EXPEDIENTE] + CONJUNTO CIRCULAR


( ) Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para um único órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.

( ) Quando um órgão envia o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. A sigla na epígrafe será apenas do órgão remetente.

( ) Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.
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