Questões de Concursos Secretário Escolar

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1Q60707 | Informática, Secretário Escolar, Prefeitura de Santos SP, IBAM

No Microsoft Excel 2010, se ao editar uma célula, iniciarmos seu conteúdo pelo caractere “=” (sinal de igualdade), o Excel interpretará o conteúdo dessa célula como:
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2Q3634 | Conhecimentos Específicos, Secretário Escolar, Prefeitura de Miguel Pereira RJ, FUNCAB

Após a matrícula dos alunos, o secretário escolar deverá proceder ao arquivamento das documentações entregues. No caso dos documentos de cada aluno, esse arquivo será ________________ quanto à natureza; _________________ quanto à consulta e ___________________ quanto à extensão de sua atuação. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
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3Q3651 | Matemática, Secretário Escolar, Prefeitura de Miguel Pereira RJ, FUNCAB

Determine o polígono regular cujo ângulo interno mede o triplo do ângulo externo.
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4Q60709 | Informática, Secretário Escolar, Prefeitura de Santos SP, IBAM

Ao editar um documento do Microsoft Word 2010 cujo conteúdo foi separado em colunas com o uso do comando Colunas - do grupo Configurar Página, guia Layout da Página, da Faixa de Opções - o usuário deseja inserir uma linha vertical no espaço em branco entre as colunas. Essa tarefa pode ser realizada rapidamente:
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5Q3637 | Conhecimentos Específicos, Secretário Escolar, Prefeitura de Miguel Pereira RJ, FUNCAB

A gestão democrática pressupõe a participação de todos na elaboração da escola que se deseja. Assim, todos os funcionários nãodocentes também devem estar envolvidos e contribuir para essa construção do espaço escolar ideal. No caso da secretaria, que detém as documentações e controla o acesso a elas, repensar a estrutura escolar, implica repensar a estrutura da prática:
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6Q3645 | Conhecimentos Específicos, Secretário Escolar, Prefeitura de Miguel Pereira RJ, FUNCAB

A secretaria da escola constitui-se centro das atividades administrativas e pode ser considerada como base para uma eficiente gestão escolar. É uma das responsabilidades da secretaria:
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7Q3640 | Conhecimentos Específicos, Secretário Escolar, Prefeitura de Miguel Pereira RJ, FUNCAB

Escola pública classificou aluno do ensino fundamental, sem comprovante de histórico escolar, mediante avaliação feita de acordo com a regulamentação do respectivo sistema de ensino. Agiu em conformidade com o principio legal de:
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8Q3648 | Conhecimentos Específicos, Secretário Escolar, Prefeitura de Miguel Pereira RJ, FUNCAB

Quais são as etapas relacionadas à matrícula?
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9Q3638 | Conhecimentos Específicos, Secretário Escolar, Prefeitura de Miguel Pereira RJ, FUNCAB

Ao visitar uma escola, um pesquisador, preocupado com o fluxo do poder e as relações instituídas internamente, procurou conhecer o organograma da escola visitada. Para sua surpresa, este era uma mera formalidade documental, pois a representação da estrutura organizacional se dava por uma divisão em três esferas de grupos, em que ficava claro o exercício velado de dominação e controle, definido de acordo com a posição dos profissionais dentro do grupo. A ordem hierárquica que define essa relação identificada pelo pesquisador é:
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10Q60697 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Legislação da Educação, Secretário Escolar, Prefeitura de Santos SP, IBAM

Responda a questão considerando a Lei n° 9.394, de 20/12/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A educação básica, obrigatória e gratuita é organizada da seguinte forma:
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11Q3644 | Conhecimentos Específicos, Secretário Escolar, Prefeitura de Miguel Pereira RJ, FUNCAB

A Deliberação CEE, nº. 252/2000, reconhece três modalidades de matrículas. São elas:
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12Q60696 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Legislação da Educação, Secretário Escolar, Prefeitura de Santos SP, IBAM

Responda a questão considerando a Lei n° 8.069 de 13/07/90 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

Submeter a criança e o adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou constrangimento é considerado crime e quem o comete pode sofrer pena de:
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13Q3652 | Matemática, Secretário Escolar, Prefeitura de Miguel Pereira RJ, FUNCAB

Quando o raio de uma circunferência aumenta de 5cm para 10cm, a área da circunferência aumenta de:
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14Q341998 | Raciocínio Lógico, Secretário Escolar, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

Analise as afirmativas correlatas.

I. "Quando o aluno recebe seu histórico escolar pode-se ler a síntese de toda a sua trajetória de estudos."

ISSO SIGNIFICA

II. "Que o histórico escolar ¨é um gênero textual da linguagem escrita e tem uma finalidade social: a história escolar de uma pessoa que passou pelo ensino fundamental e/ou médio."

 Assinale a alternativa correta.

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15Q322430 | Pedagogia, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca das dimensões e dos princípios da educação inclusiva, julgue os itens subsequentes. Os alunos matriculados em classes comuns de ensino regular e que tiverem matrícula concomitante no atendimento educacional especializado não devem ser contabilizados duplamente no âmbito do FUNDEB.
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16Q60691 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Legislação da Educação, Secretário Escolar, Prefeitura de Santos SP, IBAM

Responda a questão considerando a Lei n° 8.069 de 13/07/90 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
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17Q60710 | Português, Secretário Escolar, Prefeitura de Santos SP, IBAM

Texto associado.

OS SHORTINHOS E A FALTA DE DIÁLOGO

Li na coluna de Monica Bergamo na Folha da última sexta-feira (5) a reportagem "A crise dos shortinhos no colégio Rio Branco". Trata-se do seguinte: o uniforme dessa escola pede bermudas, mas as garotas querem usar shortinhos, pois não querem ser obrigadas a "sofrer em silêncio com o calor do verão", como afirmam em um abaixo-assinado intitulado "Liberdade aos shortinhos".

Os argumentos das jovens, contidos no texto do abaixo-assinado que li na internet, passam pelas exigências diferentes feitas pela escola aos meninos e às meninas, pela falta de recursos de algumas alunas para comprar uma calça que substituiria o shortinho vetado e pelo desrespeito dos meninos, que não sabem controlar seus hormônios, qualquer que seja a vestimenta das meninas.

Resumo da história: a direção insiste no uso do uniforme, e as jovens no uso do shortinho. Vale a pena, caro leitor, pensar a respeito desse que seria um conflito que representa muitos outros que ocorrem diariamente em todas as escolas, mas que já nasce como confronto. E quero destacar dois pontos para esta conversa.

Não é incrível que, mesmo depois do movimento de ocupação das escolas públicas de São Paulo e em outros Estados, nossas escolas continuem a ignorar a participação dos alunos, para que eles sintam de forma mais concreta que fazem parte dela? Eles precisam se sentir ativos e participativos na escola, e não somente atender às regras a eles impostas. Aliás, onde há regra, há transgressão, mas parece que as escolas não sabem o que fazer quando as transgressões ocorrem.

O grande receio da instituição escolar é o de ter de atender a todas as demandas do alunado, inclusive as impertinentes. Como a do uso do shortinho, por exemplo. Mas aí cabe discutir, à luz do conhecimento, a informalidade no mundo contemporâneo e os seus limites em ambientes profissionais, por exemplo.
Por que as escolas não discutem o uso do uniforme com seus alunos, já que serão eles que o utilizarão? Algumas poucas escolas já fizeram isso e conseguiram adesão dos alunos que, inclusive, criaram as vestimentas que usam diariamente.
O segundo ponto que quero ressaltar é que a falta de diálogo e de administração de conflitos gera jovens que nem sequer conseguem elaborar argumentos sólidos, coerentes e bem fundamentados para suas idéias.
Faz parte do papel da escola ensinar os jovens a debater, defender pontos de vista, dialogar, argumentar e contra argumentar, mas sempre à luz do conhecimento.

Hoje, porém, os alunos podem falar qualquer bobagem, que famílias e escolas aceitam, não é?

Já testemunhei mães e pais aceitarem como argumento dos filhos para fazer algo com as explicações "porque todo mundo faz" ou "porque está na moda". Já vi mães e professores aceitarem as justificativas mais esfarrapadas dos mais novos para algo que fizeram ou aceitar desculpas deles sem que estes demonstrassem o menor sinal de arrependimento. Falar por falar: é isso o que temos ensinado aos jovens, mas que não deveríamos.
Precisamos honrar nosso papel de adultos e levar a relação com os mais novos com seriedade, mas sem sisudez. O bom humor no trato com eles é fundamental para que eles não ouçam tudo o que o adulto diz como um sermão, como afirmou a diretora-geral do colégio ao qual a reportagem citada se refere.

Rosely Sayão, jornal Folha de São Paulo, edição de 9/2/16.

"... o uniforme dessa escola pede bermudas, mas as garotas querem usar shortinhos, pois não querem ser obrigadas a ‘sofrer em silêncio com o calor do verão’".

Os elementos sublinhados, no contexto em que estão inseridos e na ordem em que aparecem, sinalizam, respectivamente:

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18Q60705 | Informática, Secretário Escolar, Prefeitura de Santos SP, IBAM

Os ícones exibidos na imagem abaixo, disponíveis na guia Página Inicial da Faixa de Opções do Microsoft Word 2010 referem-se, respectivamente, aos comandos:

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19Q324418 | Pedagogia, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca das dimensões e dos princípios da educação inclusiva, julgue os itens subsequentes. Os alunos com altas habilidades ou superdotação são considerados como público-alvo do atendimento educacional especializado.
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20Q60688 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Legislação da Educação, Secretário Escolar, Prefeitura de Santos SP, IBAM

Responda a questão considerando a Lei n° 8.069 de 13/07/90 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

O artigo 4º determina que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetuação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Assinale a alternativa que não compreende a garantia de prioridade estabelecida no parágrafo único deste artigo
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