Início

Questões de Concursos Segurança

Resolva questões de Segurança comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q903534 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Segurança, SEEDPR, Consulplan, 2024

A educação vem passando por grandes transformações e as instituições de ensino estão sendo intimadas a repensarem suas práticas de ensino e metodologias de aprendizagem. Nesse sentido, as metodologias ativas estão alinhadas com a educação na contemporaneidade e vêm sendo impulsionadas em conjunto a novas práticas, mediadas pelo uso de tecnologias. Elas representam uma abordagem pedagógica que coloca o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem, promovendo sua atuação como protagonista de sua experiência educativa. Considerando as implicações pedagógicas no uso das metodologias ativas, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q903535 | Pedagogia, Segurança, SEEDPR, Consulplan, 2024

A avaliação da aprendizagem, quando compreendida como um processo contínuo e intrínseco à prática pedagógica, transcende a mera mensuração de resultados. Ao considerar as dimensões formativa e diagnóstica, o professor assume um papel ativo na construção de conhecimentos significativos. Com base nessa perspectiva, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A avaliação formativa se assemelha a uma avaliação diagnóstica, como quando identifica novas dificuldades durante o processo, mas não são a mesma coisa, pois a formativa tem um caráter contínuo e ajustável ao longo do tempo. ( ) A avaliação diagnóstica, por ocorrer no início do processo de ensino, tem como principal objetivo classificar os alunos em grupos homogêneos, facilitando a organização do trabalho pedagógico. ( ) A avaliação formativa, ao fornecer feedback contínuo aos alunos, permite que o professor ajuste suas práticas pedagógicas e que os estudantes reflitam sobre seu próprio processo de aprendizagem. ( ) A avaliação da aprendizagem deve ser vista como um instrumento semelhante ao contrato didático, utilizado pelo professor para controlar o processo de ensino e promover o clima escolar em sala de aula. ( ) A avaliação formativa e a avaliação diagnóstica são processos independentes, com objetivos distintos: a primeira busca acompanhar o progresso, e a segunda, identificar dificuldades. ( ) Ambas as avaliações são complementares, mas a avaliação diagnóstica possui um caráter classificatório, enquanto a avaliação formativa tem como foco a melhoria contínua da aprendizagem.

A sequência correta está em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q903542 | Gerência de Projetos, Segurança, SEEDPR, Consulplan, 2024

Texto associado.
A questão se refere ao Núcleo Comum, aplicável a todos os eixos tecnológicos da Educação Profissional.
O gerente de vendas de determinada empresa de tecnologia recebeu uma proposta de um grande cliente em potencial. Durante as negociações, ele sugeriu um acordo informal: a garantia do gerente de um desconto especial, superior ao que tem autonomia para conceder, e o cliente assegurará que o contrato seja fechado rapidamente. O gerente sabe que aceitar essa proposta poderia beneficiar a empresa, representando um aumento significativo em suas receitas, além de possibilitar sua promoção, dado o impacto que o contrato teria nas metas de vendas. Considerando agir conforme a ética profissional, o gerente deverá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q903536 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Segurança, SEEDPR, Consulplan, 2024

Texto associado.
A questão se refere ao Núcleo Comum, aplicável a todos os eixos tecnológicos da Educação Profissional.
A ideia de desenvolvimento sustentável foi definida pela chamada Comissão Mundial do Ambiente e do Desenvolvimento como: “o desenvolvimento que atende as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de atendimento das necessidades das gerações futuras”. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Desenvolvimento sustentável é um processo participativo que cria e almeja uma visão de comunidade que respeita e usa com prudência todos os recursos – naturais, humanos, feitos pelas pessoas, sociais, culturais, científicos e assim por diante. II. A sustentabilidade procura garantir, o máximo possível, que as gerações atuais tenham elevado grau de segurança econômica e possam ter democracia e participação popular no controle das comunidades. III. As gerações atuais devem manter a integridade dos sistemas ecológicos dos quais dependem toda a vida e a produção. IV. As gerações atuais devem, também, assumir responsabilidades em relação às gerações futuras para deixar-lhes a mesma visão.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q903537 | Gestão de Pessoas, Segurança, SEEDPR, Consulplan, 2024

Texto associado.
A questão se refere ao Núcleo Comum, aplicável a todos os eixos tecnológicos da Educação Profissional.
A Shell é uma empresa que investe fortemente na melhoria da qualidade de vida no trabalho de seus funcionários para garantir maior produtividade. Sua estratégia é investir na instalação de restaurantes especializados em pratos leves e de fitness centers nas unidades que não possuem clube esportivo. A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais através do seu trabalho na organização. A QVT envolve uma constelação de fatores como, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q903539 | Gestão de Pessoas, Segurança, SEEDPR, Consulplan, 2024

Texto associado.
A questão se refere ao Núcleo Comum, aplicável a todos os eixos tecnológicos da Educação Profissional.
A equipe de uma empresa tem apresentado desafios relacionados à comunicação, à colaboração e ao feedback mútuo. Alguns membros têm dificuldade em compartilhar suas ideias, enquanto outros dominam as conversas, criando um ambiente de trabalho tenso. Além disso, os feedbacks dados entre os colegas nem sempre são bem recebidos, o que está impactando a produtividade e a motivação da equipe. Para melhorar a performance do grupo, é necessário trabalhar o desenvolvimento de habilidades interpessoais, melhorar a comunicação, o feedback mútuo e a colaboração entre os membros. A melhor estratégia para alcançar o objetivo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q903533 | Pedagogia, Segurança, SEEDPR, Consulplan, 2024

O Currículo da Rede Estadual Paranaense (Crep) tem como objetivo complementar e reorganizar o Referencial Curricular do Paraná, abordando as principais necessidades e características da nossa rede de ensino à luz da BNCC. Nele, são elencadas sugestões e orientações adequadas a nossa realidade regional, que devem servir como base para o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para a trajetória dos estudantes nesta etapa de formação correspondente ao nível fundamental II – e para que esses possam atuar em sociedade, agindo, crítica e responsavelmente, frente aos desafios do mundo contemporâneo. O Crep, dessa forma, apresenta-se como instrumento de trabalho que objetiva orientar a construção das Propostas Pedagógicas Curriculares (PPCs), dos Planos de Trabalho Docente (PTDs) e dos planos de aula. No contexto do Crep, os objetivos de aprendizagem:

I. São definidos pela BNCC, onde são expressos em dez competências gerais que orientam o desenvolvimento escolar dos estudantes em todas as fases da Educação Básica. II. São o ponto de partida para o planejamento docente, orientando a seleção de conteúdos, metodologias, recursos e instrumentos de avaliação. III. São sugestões complementares ao conteúdo programático, podendo ser adaptados livremente pelo professor de acordo com a sua realidade e os interesses dos estudantes. IV. São flexíveis e podem ser modificados pelos professores durante o processo de ensino, adaptando-se às necessidades dos estudantes.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q903538 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Segurança, SEEDPR, Consulplan, 2024

Texto associado.
A questão se refere ao Núcleo Comum, aplicável a todos os eixos tecnológicos da Educação Profissional.
Uma jovem de 17 anos, que sempre se interessou por tecnologia e educação, observando a dificuldade de seus colegas em aprender matemática, decidiu criar uma plataforma digital para oferecer tutoria on-line personalizada. Utilizando sua habilidade em programação, desenvolveu o site e, com a ajuda de amigos, começou a fornecer tutoria gratuita para estudantes de sua escola. Com o tempo, a plataforma ganhou popularidade e ela percebeu que poderia transformar a ideia em um negócio sustentável, oferecendo serviços pagos de tutoria e expandindo o conteúdo para outras matérias. Ela buscou orientação de profissionais, participou de programas de mentoria e conseguiu um pequeno financiamento para aprimorar a plataforma e contratar mais tutores. O exemplo de protagonismo juvenil e empreendedorismo é mais bem descrito em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q903541 | Pedagogia, Segurança, SEEDPR, Consulplan, 2024

Texto associado.
A questão se refere ao Núcleo Comum, aplicável a todos os eixos tecnológicos da Educação Profissional.
A inter-relação entre a ciência e a tecnologia corresponde à interação entre ambas na qual a ciência fornece o conhecimento e as teorias que permitem a criação de novas tecnologias, enquanto a tecnologia possibilita a realização de experimentos mais avançados e a aplicação dos conhecimentos científicos em soluções práticas. Juntas, ciência e tecnologia, impulsionam a inovação, o desenvolvimento econômico, a melhoria da qualidade de vida e a resolução de desafios globais. (MERTON, 2013.)

A alternativa que apresenta somente resultados da interação entre a ciência e a tecnologia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q903540 | Pedagogia, Segurança, SEEDPR, Consulplan, 2024

Texto associado.
A questão se refere ao Núcleo Comum, aplicável a todos os eixos tecnológicos da Educação Profissional.
A importância da discussão sobre o protagonismo juvenil tem duas vertentes: por um lado, a urgência social de desenvolver, nos jovens, atitudes e valores que lhes possibilitem a convivência com o mundo contemporâneo; e, por outro lado, a necessidade de resposta às angústias juvenis frente às exigências e desafios das sociedades pós-modernas e do atual mercado de trabalho, sendo uma das formas que o jovem encontra para se manifestar e atuar na sociedade é o protagonismo juvenil. (STAMATO, 2008.)

O protagonismo juvenil, no contexto do empreendedorismo, se caracteriza pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1081634 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Segurança, TRT 15 Região SP, FCC, 2018

Mirtes, deficiente física, cadeirante, compra ingresso para espetáculo de teatro em prédio histórico pertencente ao Estado X. Chegado o dia e a hora do evento, teve seu acesso obstado, pois, o único meio para chegar ao seu assento seria por extensa escadaria. Ocorre que a reforma do prédio não previu acessibilidade, mantendo-se a estrutura do século XVIII.

De acordo com a Lei n° 13.146/2015, considera-se barreira qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros. No caso hipotético, a dificuldade encontrada por Mirtes pode ser classificada como barreira

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1081631 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Segurança, TRT 15 Região SP, FCC, 2018

Considere os direitos abaixo:

I. Atendimento em todas as instituições e serviços de atendimento ao público.

II. Disponibilização de pontos de parada, estações e terminais acessíveis de transporte coletivo de passageiros e garantia de segurança no embarque e no desembarque.

III. Recebimento de restituição de imposto de renda.

IV. Tramitação processual e procedimentos judiciais e administrativos em que for parte ou interessada, em todos os atos e diligências.

De acordo com a Lei n° 13.146/2015, a pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário. NÃO são extensivos ao acompanhante da pessoa com deficiência, ou ao seu atendente pessoal, os direitos indicados APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1081632 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Segurança, TRT 15 Região SP, FCC, 2018

De acordo com a Lei n° 8.160/1991, o "Símbolo Internacional de Surdez" deverá ser colocado,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1081543 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Segurança, DPE RS, FCC, 2017

Um edifício público destinado ao uso coletivo passará por uma reforma. Para que sua execução atenda às disposições da Lei n° 10.098/2000, dentre outros, deverá ser observado o seguinte requisito de acessibilidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1081633 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Segurança, TRT 15 Região SP, FCC, 2018

De acordo com o Decreto n° 3.691/2000, para as pessoas portadoras de deficiência, comprovadamente carentes, beneficiárias do passe livre, as empresas permissionárias e autorizatárias de transporte interestadual de passageiros reservarão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1081542 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Segurança, DPE RS, FCC, 2017

Considere quatro veículos de transporte coletivo pertencentes a uma empresa de ônibus, que ainda estão em utilização:

− veículo A − produzido em novembro de 1997;

− veículo B − produzido em janeiro de 1998;

− veículo C − produzido em julho de 2001;

− veículo D − produzido em dezembro de 2005.

Considerando que o proprietário e os fabricantes dos veículos A, B, C e D atendem completamente as disposições da Lei Federal n° 10.048/2000,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.