Questões de Concursos Segurança e Transporte

Resolva questões de Segurança e Transporte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q963025 | Atendimento ao Público, Qualidade do Serviço, Segurança e Transporte, TRF 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da qualidade no atendimento ao público, julgue o item seguinte.


Antes de atender ligações telefônicas de clientes, o atendente deve esperar, no mínimo, trinta segundos, a fim de evitar que o cliente pense que o atendente esteja desocupado e, consequentemente, aumente sua demanda de solicitações.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q964310 | Segurança e Transporte, Segurança e Transporte, TRF 4ª REGIÃO, FCC

O esforço de prever a ocorrência de um acidente e o uso de manobras que utilizam o veículo como um instrumento de ataque, imobilizando o veículo agressor, fazem parte, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q963305 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Segurança e Transporte, TRF 4ª REGIÃO, FCC, 2019

De acordo com a Norma Regulamentadora n° 23, todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com:

I. Normas do Ministério do Trabalho e Emprego.

II. Código de Obras de cada município.

III. Legislação estadual.

IV. Normas técnicas aplicáveis.

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q964331 | Legislação de Trânsito, Segurança e Transporte, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Hipoteticamente, um funcionário do Tribunal Regional Federal conduzia um veículo oficial em uma via de pista dupla, com duplo sentido de direção, porém os sentidos de direção eram separados por um canteiro divisor. O condutor objetivava estacionar seu veículo próximo a uma repartição pública na qual protocolaria alguns processos. No entanto, não identificou nenhuma vaga apropriada para estacionar o veículo oficial na pista na qual transitava. Contudo, na pista oposta, de sentido oposto, visualizou um local ideal para estacionar o carro. Diante desta oportunidade singular, o motorista executou uma operação de retorno passando por cima do canteiro de divisão das pistas de rolamento e, em seguida, avançou o semáforo vermelho no intuito de estacionar o mais rápido possível. Neste caso, o condutor do veículo oficial cometeu, respectivmente, as infrações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q961132 | Segurança e Transporte, Segurança de Dignatários, Segurança e Transporte, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

A Resolução nº 176, de 10/06/2013, institui o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário – SINASPJ e dá outras providências. Neste contexto, responda à questão.

Recomenda-se que os Tribunais adotem, no âmbito de suas competências, assim que possível, as seguintes medidas mínimas para a segurança e magistrados, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q963662 | Matemática, Função de 1º Grau ou Função Afim, Segurança e Transporte, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Um furgão, com capacidade para o transporte de 1 500 kg, fez três viagens para transportar um lote de caixas, cada qual com um mesmo volume: na primeira viagem, ele levou 2/3 do total de caixas; na segunda, 1/5 da quantidade transportada na primeira; na terceira as 72 caixas restantes. Considerando que ele poderia ter transportado todas as caixas do lote em uma única viagem e, se assim o fizesse, ainda haveria espaço para o transporte de mais 265 caixas do mesmo tipo, a massa de cada caixa, em quilogramas, era

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q963020 | Noções de Primeiros Socorros, Primeiros Cuidados, Segurança e Transporte, TRF 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação aos primeiros socorros (socorrista), julgue o item subsequente.

Se uma vítima estiver com uma faca, punhal ou um objeto perfurante, a exemplo de um vergalhão, encravado no tórax, para evitar eventual agravamento de lesões internas (viscerais) durante o transporte da vítima para o hospital, o socorrista deverá remover o objeto com todo o cuidado quando da prestação dos primeiros socorros.

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q961130 | Legislação dos TRFs, Resoluções do CNJ, Segurança e Transporte, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

A Resolução nº 239, de 6 de setembro de 2016, dispõe sobre a Política Nacional do Poder Judiciário. Neste contexto, responda à questão.

São diretrizes da Política Nacional de Segurança do Poder Judiciário, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q961126 | Legislação de Trânsito, Segurança e Transporte, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito. Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de quarenta quilômetros por hora, nas vias urbanas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q963010 | Direito Penal, Lei de Armas Estatuto, Segurança e Transporte, TRF 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2017

Considerando o que dispõe a Lei n.º 10.826/2003 — Estatuto do Desarmamento — sobre a posse e o porte de armas de fogo e de munição para determinados servidores dos quadros de pessoas do Poder Judiciário, julgue o item a seguir.

O servidor da área de segurança de um tribunal, no exercício da atividade, poderá optar pelo porte e pelo uso de arma de fogo de propriedade particular, desde que a arma esteja registrada.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q963310 | Segurança e Transporte, Segurança Física e Patrimonial, Segurança e Transporte, TRF 4ª REGIÃO, FCC, 2019

Ao realizar a análise do acesso de funcionários de uma instituição que adota o registro de entrada e saída por leitura de cartão pessoal de identificação, constatou-se que tais entradas e saídas não são correspondentes, pois o sistema apenas realiza a leitura do cartão e identificação de funcionários, sem nenhuma regra de atividade de fluxo. Assim, se uma pessoa, sem submeter seu cartão à leitura, sair acompanhando outra que utilizou a leitura do cartão, poderá adentrar normalmente no dia seguinte sem ter registrado sua saída.

O melhor sistema de controle de acesso, que estabelece regras de entrada e saída, impedindo a situação narrada acima é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q961139 | Administração Pública, Accountability e transparência na Administração Pública, Segurança e Transporte, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“A maneira com que determinada sociedade lida com o dilema transparência versus sigilo, em termos de procedimentos e atribuições dos serviços de inteligência, é um indicador do grau de desenvolvimento da democracia nessa sociedade.”

(GILL, Peter. Policing Politics: Security Intelligence and the Liberal Democratic State. London: Frank Cass, 1994.)

No que tange ao tema: transparência das ações e atos dos serviços de inteligência dentro de um Estado Democrático de Direito, assinale a alternativa a seguir que se dissocia dessa ideia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q963024 | Atendimento ao Público, Qualidade do Serviço, Segurança e Transporte, TRF 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da qualidade no atendimento ao público, julgue o item seguinte.

Atendente que compartilha informações de um cliente com um colega atendente na frente de outras pessoas não atende aos parâmetros conduta e discrição e, por conseguinte, compromete a qualidade do atendimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q964319 | Estatuto da Pessoa Idosa, Proteção Judicial dos Interesses Difusos, Segurança e Transporte, TRF 4ª REGIÃO, FCC

O Estatuto do Idoso sistematizou conjunto de regras que veio garantir, na especificidade, os direitos fundamentais da pessoa idosa, principalmente no que se refere às suas condições de saúde, dignidade e bem-estar. No tocante ao acesso à Justiça, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q963665 | Segurança e Transporte, Planejamento de Segurança, Segurança e Transporte, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Riscos, ameaças, danos, perdas, sensibilidade, periculosidade, vizinhança e arredores são termos técnicos que devem fazer parte do cotidiano de todo e qualquer técnico da área de Segurança e Transporte. Sendo assim, analise o emprego dos termos grifados nas situações hipotéticas abaixo:

I. Como consequência dos danos causados pelo incêndio na sala de no-breaks, tivemos o risco de ficar sem acesso ao banco de dados caso houvesse queda da energia elétrica; se isso ocorresse, a empresa poderia sofrer perdas terríveis.

II. Considerando o alto grau de sensibilidade dos bancos de dados da empresa, não podemos correr o risco de ficar sem acesso às informações.

III. Os danos resultantes da invasão de nosso banco de dados por hackers são incalculáveis até o momento. Com o sistema desprotegido, ainda sofremos a ameaça de novas invasões.

IV. Existe um alto nível de periculosidade envolvida no transporte dos diretores da empresa, haja vista o alto grau de sensibilidade que acomete a tais cargos e o trajeto escolhido.

V. Embora a empresa esteja localizada em um bairro considerado de vizinhança tranquila, especificamente nos arredores da empresa, fazemos divisa com um banco no lado direito, uma joalheria no lado esquerdo e um terreno baldio no fundo.

Está correto o emprego dos termos técnicos grifados, relativos à segurança física e patrimonial, APENAS nos itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q963667 | Segurança e Transporte, Segurança e Transporte, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Considerando as medidas de segurança física e patrimonial, analise:

I. O acionamento dos órgãos de segurança pública, sempre que oportuno e cabível, é a medida mais importante quando se tratar de medidas de gestão da segurança física e patrimonial.

II. A proteção física se dá por meio de elementos, dos mais simples aos mais sofisticados, como cercas, câmeras de segurança ostensivas ou dissimuladas e alarmes com sensores de movimento, entre outros.

III. As medidas de controle de acesso propriamente ditas podem ser, dentre outras: pessoais, quando se emprega um vigilante em uma ronda, por exemplo; ou instrumentais, quando se emprega equipamentos em conjunto com elemento humano, no caso de um vigilante em uma guarita, por exemplo.

IV. A localização da edificação, seu conteúdo, o uso a que se destina e as medidas de segurança nela presentes são circunstâncias que influenciam na avaliação de riscos da edificação.

V. Quanto ao sistema de iluminação de emergência, quando se tratar de blocos autônomos, como permanecem desligados nas situações rotineiras, não são de interesse da segurança física e patrimonial, ao contrário da iluminação normal da edificação.

A correlação verdadeiro (V) e falso (F), para cada item acima, está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q963669 | Segurança e Transporte, Segurança e Transporte, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Considerando um edifício do Tribunal Regional Federal com 8 pavimentos, em caso de um incêndio no 5º pavimento, os pavimentos de mais rápida propagação do fogo, com os quais o Agente de Segurança deve ter maior atenção, bem como, o fenômeno físico de propagação do calor predominante para esse caso são, respectivamente, os pavimentos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q961121 | Direito Penal, Lei de Armas Estatuto, Segurança e Transporte, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Em relação ao registro de arma de fogo, previsto na Lei nº 10.826, de 22 de dezembro 2003, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q963304 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Direito à Educação, Segurança e Transporte, TRF 4ª REGIÃO, FCC, 2019

Texto associado.
Atenção: Para responder à questão, considere o conteúdo de Noções sobre Direitos das Pessoas com Deficiência.
Conforme preceitua a Lei n° 13.146/2015, nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, devem ser adotadas determinadas medidas destinadas às pessoas com deficiência, dentre elas, a dilação de tempo. Referida dilação de tempo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.