Questões de Concursos SEMAE Resolva questões de SEMAE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SEMAE Ordenar por: Mais recentes Mais populares 🔥 Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q882944 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024O processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos. A direção eficaz desse processo depende do trabalho sistematizado do professor que, tanto no planejamento como no desenvolvimento das aulas, conjuga objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas do ensino. No que tange aos métodos, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) os métodos de ensino decorrem de uma concepção de sociedade, da natureza da prática humana no mundo e de uma concepção de conhecimento. ✂️ b) os métodos podem ser traduzidos como técnicas utilizadas para transmissão do conhecimento. ✂️ c) a escolha do método é vinculada ao conteúdo de ensino. ✂️ d) há uma relação unilateral entre o método e os objetivos, na qual os objetivos condicionam a escolha do método. ✂️ e) A eficácia no uso de um método de ensino é determinada pelo domínio do conteúdo de ensino por parte do professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q882945 | Pedagogia, Funções da Avaliação Escolar e a Análise dos Resultados, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024Nos diversos momentos do processo de ensino, realizam-se tarefas de avaliação com a finalidade de: verificação, qualificação e apreciação qualitativa. Averificaçãoconsiste na: ✂️ a) coleta de dados sobre o aproveitamento do aluno por meio de provas, exercícios e tarefas ou de meios auxiliares, como observação de desempenho, dentre outras. ✂️ b) avaliação propriamente dita dos resultados, referindo-se aos padrões de desempenho esperados. ✂️ c) comprovação dos resultados alcançados em relação aos objetivos. ✂️ d) atribuição de notas ou conceitos. ✂️ e) atribuição de um juízo de valor ao trabalho do educando. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q882946 | Pedagogia, Avaliação Educacional, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A observação é um procedimento auxiliar de avaliação, cujo potencial é enfatizado nas proposições a seguir. I- A observação está sujeita à subjetividade do professor e, portanto, a erros de percepção e à tendenciosidade. Por essa razão, não se deve tirar conclusões com base em ocorrências esporádicas. II- A observação visa a investigar, informalmente, as características individuais e grupais dos alunos, para identificar fatores que influenciam a aprendizagem e o estudo da matéria. III- Os resultados da observação devem ser convertidos em notas e repassados diretamente aos alunos, independentemente do seu objetivo. É CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) I e III apenas. ✂️ b) I, II e III. ✂️ c) I e II apenas. ✂️ d) II e III apenas. ✂️ e) II apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q882933 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024Analise as proposições que se relacionam diretamente com a afirmativa e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA. São derivações pedagógicas da concepção piagetiana de aprendizagem:I- O ensino deve centrar-se no desenvolvimento das capacidades formais, operativas da criança. II-O egocentrismo natural da criança em seu desenvolvimento espontâneo é corrigido progressivamente, mediante comparação com a realidade cada vez mais ampla. III- As fases de desenvolvimento têm um ritmo de maturação próprio e o respeito à evolução espontânea é um valor pedagógico.É CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) I e III apenas. ✂️ b) II apenas. ✂️ c) II e III apenas. ✂️ d) I, II e III. ✂️ e) III apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q882934 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024- A criança aprende por meio de trocas simbólicas com o adulto, nas quais ela pode ir realizando tarefas e resolvendo problemas que por si mesma seria incapaz de realizar e, gradativamente, vai criando condições de assunção de competências. O enunciado acima, corresponde uma concepção de aprendizagem. Identifique-a e marque a alternativa CORRETA. ✂️ a) ambientalista. ✂️ b) cognitivista. ✂️ c) histórico-cultural. ✂️ d) inatista. ✂️ e) humanista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q882935 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024Ao planejar o ensino, o professor lança mão de conhecimentos que pertencem ao(s) campo(s): ✂️ a) da psicologia. ✂️ b) da didática. ✂️ c) do currículo. ✂️ d) da infância ✂️ e) das ciências da educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q882936 | Pedagogia, Legislação da Educação, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024Os casos de reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares, devem ser comunicados ao Conselho Tutelar pelo(s): ✂️ a) pais ou responsáveis. ✂️ b) professores. ✂️ c) dirigentes do estabelecimento de ensino. ✂️ d) mediador pedagógico. ✂️ e) supervisor escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q882937 | Pedagogia, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A Declaração de Salamanca estabeleceu as bases da educação inclusiva sobre o princípio de que a escola deve ter por função: ✂️ a) a transmissão dos conhecimentos para todas as crianças que possam se adaptar às escolas normais. ✂️ b) a promoção da convivência entre as pessoas consideradas normais e as que apresentam necessidades educacionais especiais. ✂️ c) integrar às estruturas pedagógicas da escola todos os alunos com deficiências que frequentem, simultaneamente, classes especiais. ✂️ d) garantir os direitos de aprendizagem aos estudantes que se encontram em defasagem escolar. ✂️ e) a promoção da convivência entre as pessoas atípicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q882938 | Pedagogia, Legislação da Educação, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024O artigo 3º da Lei nº 13.046/2015 define os serviços prestados pelo profissional de apoio que atua junto ao educando público-alvo da educação especial. As proposições a seguir dizem respeito ao trabalho efetivo desse profissional no ambiente escolar. I- Exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção, e administração de medicamentos com autorização dos pais e/ou responsáveis. II- Auxilia os professores e funcionários da escola no trabalho com o público da educação especial. III- Está inserido de forma interdisciplinar em vastas áreas do conhecimento. Por isso, não se pode dissociar sua função da dimensão escolar. É CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) II e III apenas. ✂️ b) I e III apenas. ✂️ c) II apenas. ✂️ d) I apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q882939 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A principal função do mediador escolar é: ✂️ a) ser o intermediário entre a criança e as situações vivenciadas por ela nas quais se depare com dificuldades de interpretação e ação. ✂️ b) acolher a criança público-alvo da educação especial no início das atividades diárias e encaminhá-la à equipe multiprofissional. ✂️ c) aplicar instrumentos de avaliação junto à classe, exclusivamente. ✂️ d) preparar os recursos de ensino do professor. ✂️ e) atuar junto à família do educando público da educação especial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q882940 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024É uma proposta de atividade voltada para a melhoria da comunicação do educando público-alvo da educação especial: ✂️ a) observar o comportamento livre da criança e tentar antecipar as inadequações. ✂️ b) utilizar fotos de pessoas, locais ou situações para ajudar a criança a compreender o que vai acontecer. ✂️ c) dizer o que espera do comportamento da criança em cada situação. ✂️ d) ignorar os comportamentos inadequados da criança. ✂️ e) dar reforço positivo sempre que houver êxito em relação ao comportamento da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q882941 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A criança público-alvo da educação especial com dificuldade de interação social deve ser encaminhada para o jogo livre. Neste caso, deve-se estimular a criança a brincar: ✂️ a) com várias crianças, sob supervisão. ✂️ b) com uma ou duas crianças, sob supervisão. ✂️ c) com poucas crianças sem supervisão. ✂️ d) sozinha. ✂️ e) com os pais ou responsáveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q882942 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A adoção de medidas individualizadas e coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência, favorecendo o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem em instituições de ensino, é uma competência do(s): ✂️ a) profissionais da escola. ✂️ b) pais ou responsáveis. ✂️ c) dirigentes de estabelecimentos de ensino. ✂️ d) professores. ✂️ e) poder público. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q882943 | Pedagogia, Legislação da Educação, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024Conforme a LDB 9394/96, colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e com a sociedade é uma incumbência do(s): ✂️ a) coordenador pedagógico. ✂️ b) orientador educacional. ✂️ c) supervisor escolar. ✂️ d) docentes. ✂️ e) gestores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Imprimir
1Q882944 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024O processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos. A direção eficaz desse processo depende do trabalho sistematizado do professor que, tanto no planejamento como no desenvolvimento das aulas, conjuga objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas do ensino. No que tange aos métodos, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) os métodos de ensino decorrem de uma concepção de sociedade, da natureza da prática humana no mundo e de uma concepção de conhecimento. ✂️ b) os métodos podem ser traduzidos como técnicas utilizadas para transmissão do conhecimento. ✂️ c) a escolha do método é vinculada ao conteúdo de ensino. ✂️ d) há uma relação unilateral entre o método e os objetivos, na qual os objetivos condicionam a escolha do método. ✂️ e) A eficácia no uso de um método de ensino é determinada pelo domínio do conteúdo de ensino por parte do professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q882945 | Pedagogia, Funções da Avaliação Escolar e a Análise dos Resultados, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024Nos diversos momentos do processo de ensino, realizam-se tarefas de avaliação com a finalidade de: verificação, qualificação e apreciação qualitativa. Averificaçãoconsiste na: ✂️ a) coleta de dados sobre o aproveitamento do aluno por meio de provas, exercícios e tarefas ou de meios auxiliares, como observação de desempenho, dentre outras. ✂️ b) avaliação propriamente dita dos resultados, referindo-se aos padrões de desempenho esperados. ✂️ c) comprovação dos resultados alcançados em relação aos objetivos. ✂️ d) atribuição de notas ou conceitos. ✂️ e) atribuição de um juízo de valor ao trabalho do educando. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q882946 | Pedagogia, Avaliação Educacional, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A observação é um procedimento auxiliar de avaliação, cujo potencial é enfatizado nas proposições a seguir. I- A observação está sujeita à subjetividade do professor e, portanto, a erros de percepção e à tendenciosidade. Por essa razão, não se deve tirar conclusões com base em ocorrências esporádicas. II- A observação visa a investigar, informalmente, as características individuais e grupais dos alunos, para identificar fatores que influenciam a aprendizagem e o estudo da matéria. III- Os resultados da observação devem ser convertidos em notas e repassados diretamente aos alunos, independentemente do seu objetivo. É CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) I e III apenas. ✂️ b) I, II e III. ✂️ c) I e II apenas. ✂️ d) II e III apenas. ✂️ e) II apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q882933 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024Analise as proposições que se relacionam diretamente com a afirmativa e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA. São derivações pedagógicas da concepção piagetiana de aprendizagem:I- O ensino deve centrar-se no desenvolvimento das capacidades formais, operativas da criança. II-O egocentrismo natural da criança em seu desenvolvimento espontâneo é corrigido progressivamente, mediante comparação com a realidade cada vez mais ampla. III- As fases de desenvolvimento têm um ritmo de maturação próprio e o respeito à evolução espontânea é um valor pedagógico.É CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) I e III apenas. ✂️ b) II apenas. ✂️ c) II e III apenas. ✂️ d) I, II e III. ✂️ e) III apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q882934 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024- A criança aprende por meio de trocas simbólicas com o adulto, nas quais ela pode ir realizando tarefas e resolvendo problemas que por si mesma seria incapaz de realizar e, gradativamente, vai criando condições de assunção de competências. O enunciado acima, corresponde uma concepção de aprendizagem. Identifique-a e marque a alternativa CORRETA. ✂️ a) ambientalista. ✂️ b) cognitivista. ✂️ c) histórico-cultural. ✂️ d) inatista. ✂️ e) humanista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q882935 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024Ao planejar o ensino, o professor lança mão de conhecimentos que pertencem ao(s) campo(s): ✂️ a) da psicologia. ✂️ b) da didática. ✂️ c) do currículo. ✂️ d) da infância ✂️ e) das ciências da educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q882936 | Pedagogia, Legislação da Educação, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024Os casos de reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares, devem ser comunicados ao Conselho Tutelar pelo(s): ✂️ a) pais ou responsáveis. ✂️ b) professores. ✂️ c) dirigentes do estabelecimento de ensino. ✂️ d) mediador pedagógico. ✂️ e) supervisor escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q882937 | Pedagogia, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A Declaração de Salamanca estabeleceu as bases da educação inclusiva sobre o princípio de que a escola deve ter por função: ✂️ a) a transmissão dos conhecimentos para todas as crianças que possam se adaptar às escolas normais. ✂️ b) a promoção da convivência entre as pessoas consideradas normais e as que apresentam necessidades educacionais especiais. ✂️ c) integrar às estruturas pedagógicas da escola todos os alunos com deficiências que frequentem, simultaneamente, classes especiais. ✂️ d) garantir os direitos de aprendizagem aos estudantes que se encontram em defasagem escolar. ✂️ e) a promoção da convivência entre as pessoas atípicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q882938 | Pedagogia, Legislação da Educação, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024O artigo 3º da Lei nº 13.046/2015 define os serviços prestados pelo profissional de apoio que atua junto ao educando público-alvo da educação especial. As proposições a seguir dizem respeito ao trabalho efetivo desse profissional no ambiente escolar. I- Exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção, e administração de medicamentos com autorização dos pais e/ou responsáveis. II- Auxilia os professores e funcionários da escola no trabalho com o público da educação especial. III- Está inserido de forma interdisciplinar em vastas áreas do conhecimento. Por isso, não se pode dissociar sua função da dimensão escolar. É CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) II e III apenas. ✂️ b) I e III apenas. ✂️ c) II apenas. ✂️ d) I apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q882939 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A principal função do mediador escolar é: ✂️ a) ser o intermediário entre a criança e as situações vivenciadas por ela nas quais se depare com dificuldades de interpretação e ação. ✂️ b) acolher a criança público-alvo da educação especial no início das atividades diárias e encaminhá-la à equipe multiprofissional. ✂️ c) aplicar instrumentos de avaliação junto à classe, exclusivamente. ✂️ d) preparar os recursos de ensino do professor. ✂️ e) atuar junto à família do educando público da educação especial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q882940 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024É uma proposta de atividade voltada para a melhoria da comunicação do educando público-alvo da educação especial: ✂️ a) observar o comportamento livre da criança e tentar antecipar as inadequações. ✂️ b) utilizar fotos de pessoas, locais ou situações para ajudar a criança a compreender o que vai acontecer. ✂️ c) dizer o que espera do comportamento da criança em cada situação. ✂️ d) ignorar os comportamentos inadequados da criança. ✂️ e) dar reforço positivo sempre que houver êxito em relação ao comportamento da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q882941 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A criança público-alvo da educação especial com dificuldade de interação social deve ser encaminhada para o jogo livre. Neste caso, deve-se estimular a criança a brincar: ✂️ a) com várias crianças, sob supervisão. ✂️ b) com uma ou duas crianças, sob supervisão. ✂️ c) com poucas crianças sem supervisão. ✂️ d) sozinha. ✂️ e) com os pais ou responsáveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q882942 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A adoção de medidas individualizadas e coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência, favorecendo o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem em instituições de ensino, é uma competência do(s): ✂️ a) profissionais da escola. ✂️ b) pais ou responsáveis. ✂️ c) dirigentes de estabelecimentos de ensino. ✂️ d) professores. ✂️ e) poder público. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q882943 | Pedagogia, Legislação da Educação, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024Conforme a LDB 9394/96, colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e com a sociedade é uma incumbência do(s): ✂️ a) coordenador pedagógico. ✂️ b) orientador educacional. ✂️ c) supervisor escolar. ✂️ d) docentes. ✂️ e) gestores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro