Questões de Concursos Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Resolva questões de Séries Iniciais do Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q903049 | Pedagogia, Legislação da Educação, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O ensino e a aprendizagem no Ensino Fundamental de 1º a 5º ano têm como objetivo principal o desenvolvimento integral dos alunos, incluindo competências cognitivas, sociais e emocionais. Qual das afirmações a seguir descreve corretamente um dos principais objetivos da metodologia de ensino para essa faixa etária?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q903050 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos – ENCEJA E PROEJA – Decretos e portarias, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem, como base teórica, a valorização da experiência de vida dos alunos e a construção coletiva do conhecimento. Qual das afirmativas a seguir reflete corretamente a metodologia mais adequada para o processo de ensino aprendizagem na EJA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q903051 | Pedagogia, Legislação da Educação, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Paulo Freire é um dos maiores influenciadores da educação no Brasil, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Qual das afirmações a seguir apresenta um dos princípios fundamentais da pedagogia de Paulo Freire aplicados na EJA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q903052 | Pedagogia, Legislação da Educação, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

No Ensino Fundamental de 1º a 5º ano, a escolha de metodologias e recursos didáticos é fundamental para promover o engajamento dos alunos e facilitar a aprendizagem. Qual afirmação apresenta uma abordagem metodológica que pode ser considerada mais eficaz para essa fase de ensino?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q903053 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A formação ética e cidadã é fundamental na educação básica, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde as bases do comportamento moral e social são desenvolvidas. Professores que atuam nessa fase educacional desempenham um papel essencial na construção de valores como respeito, justiça, e responsabilidade, preparando os alunos para o exercício pleno da cidadania. Analise as afirmativas a seguir sobre ética e cidadania na formação da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A ética na educação deve ser abordada como um conjunto de normas rígidas e imutáveis, estabelecendo claramente o que é certo e errado, sem espaço para discussões ou questionamentos dos alunos.

( ) A educação para a cidadania deve incluir o desenvolvimento da empatia e do respeito pelas diferenças, incentivando os alunos a se colocarem no lugar dos outros e a entenderem as diversas perspectivas que compõem a sociedade.

( ) O ensino de ética e cidadania nos anos iniciais deve focar-se exclusivamente no conteúdo teórico, deixando a prática e o desenvolvimento de atitudes para as etapas mais avançadas da educação.

( ) A formação ética e cidadã envolve a compreensão e o respeito pelas regras de convivência coletiva, bem como a participação ativa dos alunos em discussões sobre direitos e deveres.

( ) É fundamental que a prática pedagógica nos anos iniciais promova a construção de um pensamento crítico e reflexivo, permitindo que as crianças questionem normas sociais e participem ativamente na construção de valores éticos e de cidadania.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q903054 | Pedagogia, Legislação da Educação, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

As políticas públicas de educação inclusiva no Brasil têm como objetivo garantir o acesso e a permanência de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) em ambientes de ensino regular. Considerando os avanços e os desafios da inclusão social, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q903055 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A integração de linguagem, movimento, arte e brincadeiras é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Considerando a importância desses elementos no processo de aprendizagem, qual das afirmações a seguir está CORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q903056 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A transposição didática, a interdisciplinaridade e a contextualização são conceitos fundamentais na construção do conhecimento no ambiente escolar. Considerando esses conceitos, está CORRETO o que se afirma na alternativa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q903057 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A avaliação da aprendizagem deve ser entendida como um processo contínuo e formativo, que contribui para o desenvolvimento integral dos alunos. Considerando essa concepção, qual das afirmações a seguir descreve corretamente uma prática de avaliação alinhada a esse conceito?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q903058 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é uma iniciativa que visa garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. Considerando as finalidades e os objetivos do PAIC, podemos concluir que o programa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q903059 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

No processo de ensinar e aprender, a relação entre teoria e prática é essencial para a construção do conhecimento. Assim sendo, podemos concluir que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q903060 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A formação do educador no contexto contemporâneo deve atender às demandas de um mundo em constante transformação, requerendo competências diversificadas. Então a característica essencial dessa formação está na afirmação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q903061 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O conceito de professor crítico-reflexivo é primordial na educação contemporânea, destacando-se pela capacidade de analisar e aprimorar sua prática pedagógica. Qual afirmação apresenta a prática característica de um professor crítico-reflexivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q903062 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Leia a afirmativa a seguir.

O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é uma iniciativa que visa garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para atingir esse objetivo, o programa baseia-se em diretrizes pedagógicas específicas e na mobilização de recursos que assegurem a efetividade do processo de alfabetização. Duas estratégias fundamentais do PAIC são a _________, que visa o desenvolvimento de práticas pedagógicas eficazes, e a _________, que visa a promoção de um ambiente alfabetizador nas escolas, garantindo o acesso a materiais didáticos de qualidade.


Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q903063 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A construção do conhecimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer uma abordagem pedagógica que integra a transposição didática, a interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos. Essas práticas pedagógicas visam tornar o aprendizado mais significativo, conectando os saberes escolares à realidade dos alunos e promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos. No entanto, aplicar essas estratégias de forma eficaz exige uma compreensão clara de como elas se interrelacionam e como podem ser implementadas na prática educativa. Analise as afirmativas a seguir sobre a construção do conhecimento com foco na transposição didática, na interdisciplinaridade e na contextualização dos conteúdos.

I. A transposição didática refere-se ao processo de adaptação dos saberes científicos para um formato acessível aos alunos, sem comprometer a complexidade dos conceitos.

II. A interdisciplinaridade no ensino permite que diferentes disciplinas sejam ensinadas de forma isolada, cada uma focando exclusivamente em seus próprios conteúdos, garantindo a profundidade do conhecimento.

III. A contextualização dos conteúdos envolve a ligação dos conceitos escolares com a realidade dos alunos, promovendo um aprendizado que faz sentido no contexto social e cultural em que eles vivem.

IV. A transposição didática deve simplificar os conteúdos ao máximo, para garantir que todos os alunos possam entender, mesmo que isso signifique omitir partes essenciais do conhecimento.

V. A aplicação de uma abordagem interdisciplinar favorece a construção de um conhecimento mais integrado, em que as conexões entre diferentes áreas do saber são exploradas e valorizadas.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q903064 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

As relações humanas na escola e na família desempenham um papel importante no desenvolvimento emocional e social das crianças. Qual prática eficaz para promover relações saudáveis entre escola e família no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q903065 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

No ambiente escolar, as relações humanas entre professores, alunos e equipe pedagógica são determinantes para a criação de um clima educacional positivo. Qual estratégia eficaz para promover um ambiente de trabalho harmonioso e cooperativo entre os profissionais da educação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q903066 | Pedagogia, Ética Profissional, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A ética profissional é um pilar fundamental na atuação dos educadores, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assinale uma conduta ética por parte do professor no ambiente escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q903067 | Pedagogia, Ética Profissional, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A ética profissional dos educadores não se restringe apenas ao cumprimento de regras, mas também à construção de relações humanas respeitosas e justas. Marque a afirmativa que apresenta uma atitude ética e responsável de um professor em relação aos seus colegas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q903068 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O planejamento participativo no contexto educacional é um processo dinâmico que envolve a sequência de ações, reflexões e novas ações, permitindo que os professores e a comunidade escolar colaborem na construção de práticas pedagógicas significativas e contextualizadas. Relacione a Coluna A (Etapas do Planejamento Participativo) com a Coluna B (Descrições).

COLUNA A
I. Ação. II. Reflexão. III. Nova Ação.

COLUNA B
( ) Revisão e adaptação das práticas pedagógicas com base nas análises realizadas, promovendo melhorias contínuas no processo de ensino-aprendizagem.

( ) Implementação das atividades planejadas em sala de aula, envolvendo os alunos e a comunidade escolar nas práticas educativas.

( ) Análise crítica das atividades realizadas, considerando os resultados obtidos e identificando os pontos fortes e as áreas que precisam de aprimoramento.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.