Questões de Concursos Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q903053 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A formação ética e cidadã é fundamental na educação básica, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde as bases do comportamento moral e social são desenvolvidas. Professores que atuam nessa fase educacional desempenham um papel essencial na construção de valores como respeito, justiça, e responsabilidade, preparando os alunos para o exercício pleno da cidadania. Analise as afirmativas a seguir sobre ética e cidadania na formação da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A ética na educação deve ser abordada como um conjunto de normas rígidas e imutáveis, estabelecendo claramente o que é certo e errado, sem espaço para discussões ou questionamentos dos alunos.

( ) A educação para a cidadania deve incluir o desenvolvimento da empatia e do respeito pelas diferenças, incentivando os alunos a se colocarem no lugar dos outros e a entenderem as diversas perspectivas que compõem a sociedade.

( ) O ensino de ética e cidadania nos anos iniciais deve focar-se exclusivamente no conteúdo teórico, deixando a prática e o desenvolvimento de atitudes para as etapas mais avançadas da educação.

( ) A formação ética e cidadã envolve a compreensão e o respeito pelas regras de convivência coletiva, bem como a participação ativa dos alunos em discussões sobre direitos e deveres.

( ) É fundamental que a prática pedagógica nos anos iniciais promova a construção de um pensamento crítico e reflexivo, permitindo que as crianças questionem normas sociais e participem ativamente na construção de valores éticos e de cidadania.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2 Q903059 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

No processo de ensinar e aprender, a relação entre teoria e prática é essencial para a construção do conhecimento. Assim sendo, podemos concluir que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3 Q903049 | Pedagogia, Legislação da Educação, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O ensino e a aprendizagem no Ensino Fundamental de 1º a 5º ano têm como objetivo principal o desenvolvimento integral dos alunos, incluindo competências cognitivas, sociais e emocionais. Qual das afirmações a seguir descreve corretamente um dos principais objetivos da metodologia de ensino para essa faixa etária?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4 Q903060 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A formação do educador no contexto contemporâneo deve atender às demandas de um mundo em constante transformação, requerendo competências diversificadas. Então a característica essencial dessa formação está na afirmação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5 Q903066 | Pedagogia, Ética Profissional, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A ética profissional é um pilar fundamental na atuação dos educadores, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assinale uma conduta ética por parte do professor no ambiente escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6 Q903054 | Pedagogia, Legislação da Educação, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

As políticas públicas de educação inclusiva no Brasil têm como objetivo garantir o acesso e a permanência de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) em ambientes de ensino regular. Considerando os avanços e os desafios da inclusão social, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7 Q903061 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O conceito de professor crítico-reflexivo é primordial na educação contemporânea, destacando-se pela capacidade de analisar e aprimorar sua prática pedagógica. Qual afirmação apresenta a prática característica de um professor crítico-reflexivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8 Q903062 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Leia a afirmativa a seguir.

O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é uma iniciativa que visa garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para atingir esse objetivo, o programa baseia-se em diretrizes pedagógicas específicas e na mobilização de recursos que assegurem a efetividade do processo de alfabetização. Duas estratégias fundamentais do PAIC são a _________, que visa o desenvolvimento de práticas pedagógicas eficazes, e a _________, que visa a promoção de um ambiente alfabetizador nas escolas, garantindo o acesso a materiais didáticos de qualidade.


Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9 Q903065 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

No ambiente escolar, as relações humanas entre professores, alunos e equipe pedagógica são determinantes para a criação de um clima educacional positivo. Qual estratégia eficaz para promover um ambiente de trabalho harmonioso e cooperativo entre os profissionais da educação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10 Q903063 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A construção do conhecimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer uma abordagem pedagógica que integra a transposição didática, a interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos. Essas práticas pedagógicas visam tornar o aprendizado mais significativo, conectando os saberes escolares à realidade dos alunos e promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos. No entanto, aplicar essas estratégias de forma eficaz exige uma compreensão clara de como elas se interrelacionam e como podem ser implementadas na prática educativa. Analise as afirmativas a seguir sobre a construção do conhecimento com foco na transposição didática, na interdisciplinaridade e na contextualização dos conteúdos.

I. A transposição didática refere-se ao processo de adaptação dos saberes científicos para um formato acessível aos alunos, sem comprometer a complexidade dos conceitos.

II. A interdisciplinaridade no ensino permite que diferentes disciplinas sejam ensinadas de forma isolada, cada uma focando exclusivamente em seus próprios conteúdos, garantindo a profundidade do conhecimento.

III. A contextualização dos conteúdos envolve a ligação dos conceitos escolares com a realidade dos alunos, promovendo um aprendizado que faz sentido no contexto social e cultural em que eles vivem.

IV. A transposição didática deve simplificar os conteúdos ao máximo, para garantir que todos os alunos possam entender, mesmo que isso signifique omitir partes essenciais do conhecimento.

V. A aplicação de uma abordagem interdisciplinar favorece a construção de um conhecimento mais integrado, em que as conexões entre diferentes áreas do saber são exploradas e valorizadas.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.