Início Questões de Concursos Serviço de Convivência Resolva questões de Serviço de Convivência comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Serviço de Convivência Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q882250 | Serviço Social, Lei Orgânica da Assistência Social, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024São objetivos da Assistência Social descritos na Lei nº 12.435/2011: ✂️ a) A proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos. ✂️ b) Definir os níveis de gestão, respeitadas as diversidades regionais e municipais. ✂️ c) Implementar a gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social. ✂️ d) Estabelecer a gestão integrada de serviços e benefícios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q882254 | Serviço Social, Proteção Social Básica, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Segundo a Lei do SUAS nº 12.435, qual é um objetivo central dos serviços socioassistenciais? ✂️ a) Promover a independência das famílias beneficiárias de qualquer intervenção estatal. ✂️ b) Focar exclusivamente em assistência financeira sem outros tipos de apoio. ✂️ c) Garantir serviços que promovam a integração ao mercado de trabalho apenas. ✂️ d) Assegurar serviços que protejam famílias, crianças, adolescentes, jovens e idosos em risco social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q882255 | Serviço Social, Proteção Social Básica, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Como a tipificação nacional dos serviços socioassistenciais impacta as práticas locais nos municípios? ✂️ a) Restringe a autonomia local ao impor práticas uniformes em todos os municípios. ✂️ b) Padroniza serviços, garantindo um mínimo de qualidade e acessibilidade em todo o país. ✂️ c) Elimina a necessidade de supervisão e controle de qualidade local. ✂️ d) Permite que cada município desenvolva serviços sem seguir regulamentações nacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q882253 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Qual é a principal função do planejamento participativo na educação? ✂️ a) Diminuir a participação da comunidade escolar nas decisões pedagógicas. ✂️ b) Assegurar que apenas os gestores tenham voz ativa no desenvolvimento curricular. ✂️ c) Facilitar a colaboração entre educadores, alunos e comunidade na elaboração do projeto pedagógico. ✂️ d) Isolar as decisões pedagógicas dos contextos sociais e culturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q882252 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qual é um direito fundamental assegurado a todas as crianças e adolescentes? ✂️ a) Direito à educação de qualidade até os 18 anos de idade. ✂️ b) Direito ao acesso irrestrito a qualquer forma de mídia. ✂️ c) Direito à liberdade de expressão sem qualquer supervisão. ✂️ d) Direito à proteção contra exploração, violência e abuso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q882257 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Qual é o papel das interações sociais entre crianças e adolescentes no contexto educacional? ✂️ a) São desestimuladas para manter o foco na instrução individual. ✂️ b) Contribuem significativamente para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo. ✂️ c) Limitam-se a atividades extracurriculares sem impacto no desenvolvimento acadêmico. ✂️ d) Focam apenas no desenvolvimento competitivo e individualista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q882249 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024No estudo do desenvolvimento humano temos algumas teorias que se destacam, entre elas, temos uma que através da sua perspectiva construtivista, o autor elaborou uma teoria que dividiu o desenvolvimento em uma série de etapas. Essas etapas são universais e todos os indivíduos passariam por elas em idades semelhantes. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresente o nome do autor dessa teoria. ✂️ a) Jean Piaget. ✂️ b) Lev Vygotski. ✂️ c) Paulo Freire. ✂️ d) Henri Wallon. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q882251 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Qual teoria do desenvolvimento humano enfatiza a importância das interações sociais e da cultura no desenvolvimento cognitivo da criança? ✂️ a) Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget. ✂️ b) Teoria Sociohistórica de Vygotsky. ✂️ c) Teoria do Apego de Bowlby. ✂️ d) Teoria do Processamento de Informação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q882256 | Pedagogia, Legislação da Educação, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Qual é o impacto das diferentes produções culturais na educação de crianças e adolescentes? ✂️ a) As produções culturais têm pouco impacto no desenvolvimento cognitivo e social. ✂️ b) Elas enriquecem o processo educativo, promovendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. ✂️ c) São desencorajadas nas escolas por serem consideradas distrações. ✂️ d) Devem ser limitadas a produções clássicas para garantir a qualidade educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q882250 | Serviço Social, Lei Orgânica da Assistência Social, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024São objetivos da Assistência Social descritos na Lei nº 12.435/2011: ✂️ a) A proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos. ✂️ b) Definir os níveis de gestão, respeitadas as diversidades regionais e municipais. ✂️ c) Implementar a gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social. ✂️ d) Estabelecer a gestão integrada de serviços e benefícios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q882254 | Serviço Social, Proteção Social Básica, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Segundo a Lei do SUAS nº 12.435, qual é um objetivo central dos serviços socioassistenciais? ✂️ a) Promover a independência das famílias beneficiárias de qualquer intervenção estatal. ✂️ b) Focar exclusivamente em assistência financeira sem outros tipos de apoio. ✂️ c) Garantir serviços que promovam a integração ao mercado de trabalho apenas. ✂️ d) Assegurar serviços que protejam famílias, crianças, adolescentes, jovens e idosos em risco social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q882255 | Serviço Social, Proteção Social Básica, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Como a tipificação nacional dos serviços socioassistenciais impacta as práticas locais nos municípios? ✂️ a) Restringe a autonomia local ao impor práticas uniformes em todos os municípios. ✂️ b) Padroniza serviços, garantindo um mínimo de qualidade e acessibilidade em todo o país. ✂️ c) Elimina a necessidade de supervisão e controle de qualidade local. ✂️ d) Permite que cada município desenvolva serviços sem seguir regulamentações nacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q882253 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Qual é a principal função do planejamento participativo na educação? ✂️ a) Diminuir a participação da comunidade escolar nas decisões pedagógicas. ✂️ b) Assegurar que apenas os gestores tenham voz ativa no desenvolvimento curricular. ✂️ c) Facilitar a colaboração entre educadores, alunos e comunidade na elaboração do projeto pedagógico. ✂️ d) Isolar as decisões pedagógicas dos contextos sociais e culturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q882252 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qual é um direito fundamental assegurado a todas as crianças e adolescentes? ✂️ a) Direito à educação de qualidade até os 18 anos de idade. ✂️ b) Direito ao acesso irrestrito a qualquer forma de mídia. ✂️ c) Direito à liberdade de expressão sem qualquer supervisão. ✂️ d) Direito à proteção contra exploração, violência e abuso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q882257 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Qual é o papel das interações sociais entre crianças e adolescentes no contexto educacional? ✂️ a) São desestimuladas para manter o foco na instrução individual. ✂️ b) Contribuem significativamente para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo. ✂️ c) Limitam-se a atividades extracurriculares sem impacto no desenvolvimento acadêmico. ✂️ d) Focam apenas no desenvolvimento competitivo e individualista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q882249 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024No estudo do desenvolvimento humano temos algumas teorias que se destacam, entre elas, temos uma que através da sua perspectiva construtivista, o autor elaborou uma teoria que dividiu o desenvolvimento em uma série de etapas. Essas etapas são universais e todos os indivíduos passariam por elas em idades semelhantes. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresente o nome do autor dessa teoria. ✂️ a) Jean Piaget. ✂️ b) Lev Vygotski. ✂️ c) Paulo Freire. ✂️ d) Henri Wallon. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q882251 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Qual teoria do desenvolvimento humano enfatiza a importância das interações sociais e da cultura no desenvolvimento cognitivo da criança? ✂️ a) Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget. ✂️ b) Teoria Sociohistórica de Vygotsky. ✂️ c) Teoria do Apego de Bowlby. ✂️ d) Teoria do Processamento de Informação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q882256 | Pedagogia, Legislação da Educação, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Qual é o impacto das diferentes produções culturais na educação de crianças e adolescentes? ✂️ a) As produções culturais têm pouco impacto no desenvolvimento cognitivo e social. ✂️ b) Elas enriquecem o processo educativo, promovendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. ✂️ c) São desencorajadas nas escolas por serem consideradas distrações. ✂️ d) Devem ser limitadas a produções clássicas para garantir a qualidade educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro