Questões de Concursos: Simulado 1

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Simulado 1. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q977921 | Direito Ambiental, Simulado 1, CNU, 2025

Em um processo de licenciamento ambiental para a construção de uma estrada em área habitada por povo indígena, o órgão público responsável não realizou qualquer consulta prévia à comunidade afetada. Posteriormente, alegou que a obra era de interesse público e que os indígenas não estavam organizados formalmente para fins de representação. À luz da Convenção nº 169 da OIT, aplicável ao Brasil, tal conduta:

2 Q978107 | Direitos Humanos, Simulado 1, CNU, 2025

Com relação à luta da população negra no Brasil por reconhecimento, direitos e igualdade, é correto afirmar que:

3 Q978111 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Simulado 1, CNU, 2025

Sobre o desenvolvimento econômico brasileiro e sua relação com a concentração de renda, assinale a alternativa correta:

4 Q977924 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Simulado 1, CNU, 2025

No que diz respeito ao Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal – Sitai, julgue os itens abaixo:

I- Estabelecer padrões para as práticas e as medidas de integridade, transparência e acesso à informação é um dos objetivos do Sitai.
II- Elaborar e revisar, periodicamente, o plano de integridade é competência do órgão central do Sitai.
III- Orientar as atividades relativas à gestão dos riscos para a integridade é competência do órgão central do Sitai.
IV- Propor ações e medidas, no âmbito do órgão ou da entidade, a partir das informações e dos dados relacionados com a gestão do programa de integridade é competência das unidades setoriais do Sitai.
V- O Sitai atuará de forma complementar e integrada aos demais sistemas estruturadores, principalmente aqueles que coordenem as atividades de instâncias que lhe prestem apoio, de forma a evitar a sobreposição de esforços, racionalizar os custos e melhorar o desempenho e a qualidade dos resultados.

Estão corretos apenas os itens:

5 Q977962 | Administração Pública, Gestão por resultados, Simulado 1, CNU, 2025

Na gestão pública orientada por resultados, o principal objetivo é:

6 Q978096 | Administração Pública, Gestão por resultados, Simulado 1, CNU, 2025

Em um órgão público voltado à gestão de políticas públicas, gestores têm adotado soluções baseadas em ciência de dados para aprimorar o processo decisório. Nesse cenário, destacam-se as análises preditiva e prescritiva, ambas associadas ao uso intensivo de dados e tecnologias de Big Data, visando melhorar a alocação de recursos, antecipar demandas e propor ações eficazes.
Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta sobre a análise preditiva e prescritiva:

7 Q977975 | Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica de Pessoas, Simulado 1, CNU, 2025

A gestão de pessoas passou por mudanças ao longo do tempo, saindo de uma atuação mais tradicional e voltada apenas para tarefas administrativas e de controle, e passando a atuar de forma estratégica, onde os colaboradores são vistos como parte fundamental para que a organização alcance seus objetivos. Com base nessa ideia, analise as afirmativas a seguir:

I. A gestão de pessoas com foco estratégico trabalha com o alinhamento entre os interesses e objetivos dos colaboradores e os da organização.

II. Processos como recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de desempenho são tratados como atividades operacionais, sem ligação com a estratégia da empresa.

III. A motivação, o clima organizacional e o desenvolvimento de lideranças são considerados fatores importantes que contribuem para os resultados e para o sucesso da gestão de pessoas.


Assinale a alternativa correta:

8 Q977923 | Legislação Federal, Simulado 1, CNU, 2025

Com base nas disposições constantes na Lei nº 12.527/11, analise os conceitos fornecidos a seguir:

I- dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato;

II- qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados;

III- qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

IV- unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato;

V- conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação;


Os conceitos acima se referem, respectivamente, aos seguintes:

9 Q978064 | Português, Simulado 1, CNU, 2025

Texto associado.
Negociações com EUA (e Rússia) para paz na Ucrânia impõem desafios a Zelensky


Prestes a obter um cessar-fogo, após três anos de guerra, ucraniano precisa se equilibrar entre a pressão por concessões de Trump e a necessidade de uma saída honrosa

Por Filipe Barini

A proposta para um cessar-fogo temporário na Ucrânia, apresentado pelos EUA e válido por 30 dias, foi um dos passos mais importantes para encerrar um conflito que, ao longo de três anos, deixou centenas de milhares de mortos e causou uma ampla devastação em solo ucraniano. Kiev deu seu aval após uma reunião com representantes americanos na Arábia Saudita, mas falta combinar com os russos, que dizem "não descartar" contatos com Washington "nos próximos dias".

Mas o anúncio deixou evidente a posição delicada do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Ele está sob pressão da Casa Branca para fazer concessões territoriais e econômicas, da Rússia, com suas bombas e avanços militares, e dos próprios ucranianos, que não querem uma paz a qualquer custo. Sua margem de ação é cada vez mais estreita.

Nas conversas em Jedá, a proposta de cessar-fogo que prevaleceu não era exatamente a que queria Zelensky: antes do encontro, ele defendia uma pausa nos combates por ar e por mar, citando os ataques contra instalações energéticas, enquanto condicionava a suspensão das operações terrestres a garantias de segurança de seus aliados ocidentais.

Em declarações na véspera, afirmou que um cessar-fogo total e sem garantias daria tempo ao Kremlin para “curar os feridos, recrutar infantaria da Coreia do Norte e recomeçar esta guerra”. Ao final, foi voto vencido e apoiou uma pausa completa e válida por 30 dias, a partir da concordância dos russos. Por outro lado, obteve a retomada da ajuda militar e de inteligência dos EUA e avançou nas discussões sobre um acordo que abre caminho para os americanos explorarem os recursos minerais do país.

Apesar dos apertos de mãos e sorrisos, Zelensky sabe que a relação com a Casa Brancanão será exatamente um conto de fadas como os resgatados por Alexander Afanasyev no século XIX. Desde seu retorno ao poder, o presidente Donald Trump sinaliza que vê em Moscou, não em Kiev ou Bruxelas, o caminho preferencial para resolver a guerra.

As críticas a Zelensky são recorrentes e já incluíram comentários sugerindo sua renúncia e zombando de sua popularidade (Trump usou um número falso, 4%, quando na verdade o apoio era superior a 50%). No final de fevereiro, os dois bateram boca no Salão Oval, no dia em que deveria ser assinado um acordo sobre o acesso aos minerais. Em seguida, Trump suspendeu a ajuda militar e o acesso ucraniano à inteligência americana, uma decisão derrubada nesta terçafeira.

Mas os ataques, em vez de enfraquecerem Zelensky, lhe deram um impulso no momento ideal. A falta de soluções para o conflito, disputas internas e questões sobre sua legitimidade — seu mandato terminou em maio do ano passado, mas a lei marcial em vigor impede novas eleições — tinham levado sua popularidade, em dezembro, ao nível mais baixo desde a invasão. Após a discussão, houve um salto nos índices de aprovação e nas declarações de apoio interno.

Mesmo entre seus rivais, o discurso era um só: os arroubos do republicano não eram apenas contra alguém cujo primeiro cargo público foi o de presidente de um país que enfrentou uma pandemia e uma guerra, mas sim contra toda a Ucrânia.

— Algumas pessoas esperavam que eu criticasse Zelensky — disse Petro Poroshenko, expresidente, rival de Zelensky na eleição de 2019 e um crítico mordaz do atual governo. — Mas não, não haverá críticas, porque não é disso que o país precisa agora.


https://oglobo.globo.com/mundo/noticia
Marque a alternativa correta quanto ao emprego ou não do acento indicativo de crase:

10 Q978067 | Matemática, Simulado 1, CNU, 2025

Para realizar a pintura de um painel artístico de 15 m2, uma equipe de 5 pintores trabalhando em ritmo constante leva 10 dias. Mais um painel de 18 m2 foi acrescentado para pintura, com isso a equipe foi reforçada com mais 6 pintores de mesma capacidade de trabalho dos demais. Mantendo o ritmo, em quantos dias a nova equipe concluirá a pintura dos dois painéis?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.