Questões de Concursos: Subsequente

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1 Q948589 | Física, Física Térmica, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

A óptica geométrica estuda basicamente as trajetórias da luz na sua propagação. Dentre os fenômenos que podem ocorrer nessa trajetória está a reflexão, que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, quando incidir na superfície de separação deste meio com outro.
Em relação ao estudo da reflexão da luz nos espelhos esféricos, analise as seguintes afirmativas:
I. Todo raio luminoso que incide no vértice do espelho esférico gera, relativamente ao eixo principal, um raio refletido simétrico. II. Todo raio luminoso que incide paralelamente ao eixo principal, reflete-se em uma direção que passa pelo centro de curvatura. III. Um espelho convexo conjuga uma imagem real, invertida e menor que o objeto.
Está (ão) correta (s) afirmativa(s)

2 Q948590 | Física, Física Térmica, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Um copo com 300g de água foi colocado sobre a mesa da cozinha no início da manhã e ali permaneceu até ao meio dia, horário em que a temperatura estava 30 °C. Para tomar essa água gelada, um estudante colocou a água do copo e dois cubos de gelo em um recipiente termicamente isolado e aguardou o sistema entrar em equilíbrio térmico. Sabe-se que esse conjunto estava submetido à pressão de 1atm , que o Calor Latente de Fusão do gelo é LF = 80cal / g , que o Calor Específico do Gelo é cgelo = 0,5cal / g. ºC , que o Calor Específico da água é cágua = 1cal / g. ºC , que os dois cubos de gelo estava inicialmente a 0 °C e que cada um possuía massa de 50 g.
No final do processo, a temperatura da água resultante do equilíbrio térmico foi igual a

3 Q948587 | Física, Lançamento Vertical, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Leia com atenção o texto que segue
“Galileu fez outra grande descoberta. Ele mostrou que Aristóteles estava também errado quando considerava que fosse necessário exercer forças sobre os objetos para mantê-los em movimento. Embora seja necessária uma força para dar início ao movimento, Galileu mostrou que, uma vez em movimento, nenhuma força é necessária para manter o movimento – exceto a força necessária para sobrepujar o atrito. Quando o atrito está ausente, um objeto em movimento mantém-se em movimento sem a necessidade de qualquer força.”
HEWITT, P. G. Fundamentos de Física Conceitual. 1ª ed. – Porto Alegre: Bookman, 2003. p. 50.
O texto refere-se a uma questão central no estudo do movimento dos corpos na Mecânica Newtoniana, que é a propriedade dos corpos manterem o seu estado de movimento.
Essa propriedade é conhecida como

4 Q948588 | Física, Espelhos Planos, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Uma partícula oscila em movimento harmônico simples ao longo de um eixo x entre os pontos x1 = - 35cm e x2 = 15 cm. Sabe-se que essa partícula leva 10 s para sair da posição x1 e passar na posição x = -10 cm.
Analise as seguintes afirmativas referentes ao movimento dessa partícula:
I. A amplitude do movimento é igual a 50 cm e a posição de equilíbrio é o ponto x = 0. II. Na posição x = -10 cm, a velocidade da partícula atinge o valor máximo. III. Nos pontos x1 = - 35 cm e x2 = 15 cm, a velocidade da partícula é nula. IV. O período do movimento é 10 s.
Estão corretas apenas as afirmativas

5 Q948594 | Química, Soluções características, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Texto associado.
Recentemente as denúncias das Operações da Polícia Federal contra as fraudes em frigoríficos reacenderam os debates sobre o uso de aditivos alimentares e segurança alimentar. Dentre os diversos grupos de aditivos alimentares, estão os acidulantes, definidos pela ANVISA como “substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos” (ANVISA, Portaria 540/1997). São exemplos de acidulantes o ácido fosfórico, o ácido cítrico e o ácido acético.
Além do ácido fosfórico, o elemento fósforo forma outros ácidos, tais como o H3PO3 e o H3PO2. Estes ácidos são classificados, respectivamente, como

6 Q948592 | Química, Principais Funções Orgânicas Funções Oxigenadas Cetona, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Texto associado.
Recentemente as denúncias das Operações da Polícia Federal contra as fraudes em frigoríficos reacenderam os debates sobre o uso de aditivos alimentares e segurança alimentar. Dentre os diversos grupos de aditivos alimentares, estão os acidulantes, definidos pela ANVISA como “substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos” (ANVISA, Portaria 540/1997). São exemplos de acidulantes o ácido fosfórico, o ácido cítrico e o ácido acético.
O ácido fosfórico apresenta fórmula molecular H3PO4. Nesse composto, o elemento fósforo apresenta qual número de oxidação?

7 Q948598 | Química, Glicídios, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Ao apagar-se a cal, conforme reação abaixo,
CaO(s) + H2O(l) → Ca(OH)2 + 63,7 kJ
afirma-se que temos uma reação

8 Q948583 | Matemática, Função de 1 Grau ou Função Afim, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Considerando o sobrenome do autor do texto contido na prova de Língua Portuguesa deste processo seletivo, podemos afirmar que a probabilidade de escolhermos uma letra ao acaso do seu sobrenome e esta ser uma vogal é

9 Q948581 | Matemática, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

A charge localizada na prova de português deste processo seletivo ilustra vassouras em diferentes posições. Analisando as posições dos cabos das vassouras e relacionando-as com funções de 1o grau (representação de um segmento de reta), afirma-se que, da esquerda para a direita,
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