Questões de Concursos Subsequente

Resolva questões de Subsequente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q948578 | Português, Proparoxítonas, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Analise as afirmativas a seguir e julgue-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
( ) A substituição do verbo haver pelo verbo existir (linha 11) acarretaria obrigatoriamente a flexão plural deste último verbo. ( ) O verbo reduzir (linha 31) está conjugado na terceira pessoa do singular do tempo presente do modo subjuntivo. ( ) As aspas empregadas na linha 18 sinalizam que a expressão geração nem-nem foi utilizada em sentido irônico. ( ) O pronome demonstrativo presente na linha 34 retoma o PIB e o IDH do Brasil, mencionados anteriormente.
A sequência correta, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q948579 | Português, Interpretação de Textos, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

A sequência de palavras cuja acentuação gráfica se justifica pela mesma regra é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q948580 | Matemática, Função de 1 Grau ou Função Afim, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

No texto contido na prova de Língua Portuguesa, denominado “O acesso à Educação é o ponto de partida”, o autor discorre sobre o direito do acesso à educação. Nesse contexto, o número de anagramas distintos que podemos formar com o termo DIREITO é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q948581 | Matemática, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

A charge localizada na prova de português deste processo seletivo ilustra vassouras em diferentes posições. Analisando as posições dos cabos das vassouras e relacionando-as com funções de 1o grau (representação de um segmento de reta), afirma-se que, da esquerda para a direita,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q948582 | Matemática, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

De uma forma criativa, após um exame, o professor entregou as notas expressas por números complexos aos seus alunos. Para cada aluno descobrir sua nota, era necessário calcular o módulo (observe que o módulo de um número complexo z = a + bi é calculado por |z| = + ) do número complexo descrito no seu exame.
Dessa forma, as notas representadas pelos números complexos N1 = 4.( cos 2π/3 + i.sen 2π/3 ), N2 = 3.( cos 5π/6 + i.sen 5π/6 ) e N3 =( 5/2 + i ) . ( 1/2 - i ) - 3/4 i aproximados são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q948583 | Matemática, Função de 1 Grau ou Função Afim, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Considerando o sobrenome do autor do texto contido na prova de Língua Portuguesa deste processo seletivo, podemos afirmar que a probabilidade de escolhermos uma letra ao acaso do seu sobrenome e esta ser uma vogal é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q948584 | Matemática, Progressão Geométrica, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Em uma disciplina, o número de alunos reprovados por ano é descrito pela função g(t) , em que t é dado em anos. Considerando f (g(t)) = 2t + 1 e f (t) = t - 2 , é possível afirmar que a função g(t) é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q948585 | Matemática, Áreas e Perímetros, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Na última páscoa, a direção de um câmpus do IFSul solicitou que cada servidor doasse caixas de bombons para serem entregues a 16000 alunos de baixa renda das escolas da região. Supondo-se que o primeiro servidor doou uma caixa; o segundo doou 2; o terceiro, 4 e assim sucessivamente até o décimo quinto servidor, é possível afirmar que o total de caixas de bombons arrecadadas foram suficientes para doar exatamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q948586 | Matemática, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Analisando os conteúdos nos quais os alunos possuem maiores dificuldades de aprendizagem em uma escola com 500 alunos, percebeu-se que: 208 têm dificuldades de aprendizagem em matemática; 198, em português; 154, em física; 62, em matemática e física; 38, em português e física; 52, em matemática e português e 20 têm dificuldades nas três disciplinas.
Por esse viés, o número de alunos que não tem dificuldades em nenhuma dessas disciplinas é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q948587 | Física, Lançamento Vertical, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Leia com atenção o texto que segue
“Galileu fez outra grande descoberta. Ele mostrou que Aristóteles estava também errado quando considerava que fosse necessário exercer forças sobre os objetos para mantê-los em movimento. Embora seja necessária uma força para dar início ao movimento, Galileu mostrou que, uma vez em movimento, nenhuma força é necessária para manter o movimento – exceto a força necessária para sobrepujar o atrito. Quando o atrito está ausente, um objeto em movimento mantém-se em movimento sem a necessidade de qualquer força.”
HEWITT, P. G. Fundamentos de Física Conceitual. 1ª ed. – Porto Alegre: Bookman, 2003. p. 50.
O texto refere-se a uma questão central no estudo do movimento dos corpos na Mecânica Newtoniana, que é a propriedade dos corpos manterem o seu estado de movimento.
Essa propriedade é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q948588 | Física, Espelhos Planos, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Uma partícula oscila em movimento harmônico simples ao longo de um eixo x entre os pontos x1 = - 35cm e x2 = 15 cm. Sabe-se que essa partícula leva 10 s para sair da posição x1 e passar na posição x = -10 cm.
Analise as seguintes afirmativas referentes ao movimento dessa partícula:
I. A amplitude do movimento é igual a 50 cm e a posição de equilíbrio é o ponto x = 0. II. Na posição x = -10 cm, a velocidade da partícula atinge o valor máximo. III. Nos pontos x1 = - 35 cm e x2 = 15 cm, a velocidade da partícula é nula. IV. O período do movimento é 10 s.
Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q948589 | Física, Física Térmica, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

A óptica geométrica estuda basicamente as trajetórias da luz na sua propagação. Dentre os fenômenos que podem ocorrer nessa trajetória está a reflexão, que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, quando incidir na superfície de separação deste meio com outro.
Em relação ao estudo da reflexão da luz nos espelhos esféricos, analise as seguintes afirmativas:
I. Todo raio luminoso que incide no vértice do espelho esférico gera, relativamente ao eixo principal, um raio refletido simétrico. II. Todo raio luminoso que incide paralelamente ao eixo principal, reflete-se em uma direção que passa pelo centro de curvatura. III. Um espelho convexo conjuga uma imagem real, invertida e menor que o objeto.
Está (ão) correta (s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q948590 | Física, Física Térmica, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Um copo com 300g de água foi colocado sobre a mesa da cozinha no início da manhã e ali permaneceu até ao meio dia, horário em que a temperatura estava 30 °C. Para tomar essa água gelada, um estudante colocou a água do copo e dois cubos de gelo em um recipiente termicamente isolado e aguardou o sistema entrar em equilíbrio térmico. Sabe-se que esse conjunto estava submetido à pressão de 1atm , que o Calor Latente de Fusão do gelo é LF = 80cal / g , que o Calor Específico do Gelo é cgelo = 0,5cal / g. ºC , que o Calor Específico da água é cágua = 1cal / g. ºC , que os dois cubos de gelo estava inicialmente a 0 °C e que cada um possuía massa de 50 g.
No final do processo, a temperatura da água resultante do equilíbrio térmico foi igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q948591 | Química, Interações Atômicas Geometria Molecular, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Texto associado.
Recentemente as denúncias das Operações da Polícia Federal contra as fraudes em frigoríficos reacenderam os debates sobre o uso de aditivos alimentares e segurança alimentar. Dentre os diversos grupos de aditivos alimentares, estão os acidulantes, definidos pela ANVISA como “substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos” (ANVISA, Portaria 540/1997). São exemplos de acidulantes o ácido fosfórico, o ácido cítrico e o ácido acético.
Capacitores são componentes eletrônicos que têm por função básica armazenar cargas elétricas e, consequentemente, energia potencial elétrica. Em circuitos elétricos compostos apenas por capacitores, eles podem ser associados em série, em paralelo ou de forma mista.
Em relação às características desses tipos de associação, quando associados em série,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q948592 | Química, Principais Funções Orgânicas Funções Oxigenadas Cetona, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Texto associado.
Recentemente as denúncias das Operações da Polícia Federal contra as fraudes em frigoríficos reacenderam os debates sobre o uso de aditivos alimentares e segurança alimentar. Dentre os diversos grupos de aditivos alimentares, estão os acidulantes, definidos pela ANVISA como “substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos” (ANVISA, Portaria 540/1997). São exemplos de acidulantes o ácido fosfórico, o ácido cítrico e o ácido acético.
O ácido fosfórico apresenta fórmula molecular H3PO4. Nesse composto, o elemento fósforo apresenta qual número de oxidação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q948593 | Química, Substâncias Inorgânicas e suas características Ácidos, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Texto associado.
Recentemente as denúncias das Operações da Polícia Federal contra as fraudes em frigoríficos reacenderam os debates sobre o uso de aditivos alimentares e segurança alimentar. Dentre os diversos grupos de aditivos alimentares, estão os acidulantes, definidos pela ANVISA como “substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos” (ANVISA, Portaria 540/1997). São exemplos de acidulantes o ácido fosfórico, o ácido cítrico e o ácido acético.
O ácido acético, fórmula estrutural H3C – COOH, oficialmente é chamado de ácido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q948594 | Química, Soluções características, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Texto associado.
Recentemente as denúncias das Operações da Polícia Federal contra as fraudes em frigoríficos reacenderam os debates sobre o uso de aditivos alimentares e segurança alimentar. Dentre os diversos grupos de aditivos alimentares, estão os acidulantes, definidos pela ANVISA como “substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos” (ANVISA, Portaria 540/1997). São exemplos de acidulantes o ácido fosfórico, o ácido cítrico e o ácido acético.
Além do ácido fosfórico, o elemento fósforo forma outros ácidos, tais como o H3PO3 e o H3PO2. Estes ácidos são classificados, respectivamente, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q948595 | Química, Soluções características, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Texto associado.
Recentemente as denúncias das Operações da Polícia Federal contra as fraudes em frigoríficos reacenderam os debates sobre o uso de aditivos alimentares e segurança alimentar. Dentre os diversos grupos de aditivos alimentares, estão os acidulantes, definidos pela ANVISA como “substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos” (ANVISA, Portaria 540/1997). São exemplos de acidulantes o ácido fosfórico, o ácido cítrico e o ácido acético.
O vinagre é uma solução de aproximadamente 7% (em massa) de ácido acético, com densidade de 1 g x mL -1 . Sabendo-se que a massa molecular desse ácido é 60 g x mol -1 , quantos mols de ácido acético tem-se em 2,4 litros desse vinagre?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q948596 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Texto associado.
A calagem é uma etapa do preparo do solo para o cultivo agrícola em que materiais de caráter básico são adicionados ao solo para neutralizar a sua acidez, corrigindo o pH desse solo.

Os principais sais, adicionados ao solo na calagem, são o calcário e a cal virgem. O calcário é obtido pela moagem da rocha calcária, sendo composto por carbonato de cálcio (CaCO3) e/ou de magnésio (MgCO3). A cal virgem, por sua vez, é constituída de óxido de cálcio (CaO) e óxido de magnésio (MgO), sendo obtida pela queima completa (calcinação) do carbonato de cálcio (CaCO3).

(Fontes: Sítio http://alunosonline.uol.com.br/quimica/calagem.html e Sítio https://pt.wikipedia.org/wiki/Calagem . Acessados em 21/03/2017. Adaptados).
Um refrigerante de limão tem acidez de 0,192% em massa e densidade de 1 g x mL -1 . Considerando que toda a acidez é proveniente do ácido cítrico e que a massa molecular desse ácido é 192 g x mol -1 ,qual é a concentração molar do ácido cítrico nesse refrigerante?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q948597 | Química, Termoquímica Energia Calorífica, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

Texto associado.
A calagem é uma etapa do preparo do solo para o cultivo agrícola em que materiais de caráter básico são adicionados ao solo para neutralizar a sua acidez, corrigindo o pH desse solo.

Os principais sais, adicionados ao solo na calagem, são o calcário e a cal virgem. O calcário é obtido pela moagem da rocha calcária, sendo composto por carbonato de cálcio (CaCO3) e/ou de magnésio (MgCO3). A cal virgem, por sua vez, é constituída de óxido de cálcio (CaO) e óxido de magnésio (MgO), sendo obtida pela queima completa (calcinação) do carbonato de cálcio (CaCO3).

(Fontes: Sítio http://alunosonline.uol.com.br/quimica/calagem.html e Sítio https://pt.wikipedia.org/wiki/Calagem . Acessados em 21/03/2017. Adaptados).
Os metais que aparecem no texto são classificados como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.