Questões de Concurso Supervisor

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q554755 | Informática, Word, Supervisor, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

Sobre o aplicativo Microsoft Office Word 2003 (configuração padrão), analise.

I. A opção Abrir está localizada no menu Arquivo.

II. A opção Selecionar Tudo está localizada no menu Inserir.

III. As opções Recortar, Copiar e Colar estão localizadas no menu Formatar.

IV. A opção Visualizar Impressão está presente no menu Arquivo.

Estão INCORRETAS apenas as afirmativas

2 Q394274 | Direito Administrativo, Supervisor, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

Sobre delegação e descentralização, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A descentralização gera muitos problemas aos cargos hierárquicos.

( ) A descentralização permite aos cargos superiores mais tempo para pensarem estrategicamente.

( ) A delegação é a transferência de poderes para um subordinado, gerando maiores responsabilidades.

A sequência está correta em

3 Q361879 | Enfermagem, Supervisor, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

O supervisor de dengue, na atribuição de suas funções deve, EXCETO:

4 Q979757 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Analise as afirmativas a seguir, que tratam da atuação da supervisão pedagógica, dos processos avaliativos e dos princípios que orientam a prática educativa nas instituições escolares. Em seguida, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O supervisor assessora professores, apoia planos e propõe estratégias.
( ) A avaliação pedagógica articula ensino e aprendizagem continuamente.
( ) O currículo escolar aborda apenas conteúdos obrigatórios e normativos.
( ) A identidade de grupo fortalece vínculos e orienta o trabalho coletivo.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.

5 Q979762 | Português, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Texto associado.
INSTRUÇÃO:Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda à questão que a ele se refere.
Texto 01
O que fazer para suportar essa tal felicidade?

Um dia me fizeram a pergunta: “Você é sempre assim, insuportavelmente feliz?”. Confesso que fiquei sem ação. Naquele momento não consegui encontrar uma resposta, pois na minha cabeça eu precisava ainda definir: O que seria ser feliz? Qual seria o peso do advérbio sempre? Insuportável para quem?
Na hora só consegui pedir desculpas. Sim, me desculpei por parecer feliz e até insuportável. Para minha sorte, a ausência dessa resposta não pesou no resultado da entrevista. Entrevista? Exatamente. Essa dúvida quanto ao meu estado constante de felicidade aconteceu no meio de um processo seletivo para uma grande empresa. Apesar de não encontrar a resposta, eu fui contratada. Agora, depois de tantos anos, essa pergunta voltou a ressoar em minha mente e resolvi, então, tentar entender as suas partes.
Sou avessa aos determinismos e reducionismos quando se tratam de fenômenos existenciais humanos. Palavras como “sempre” e “nunca” nos aprisionam a uma condição imutável e de permanência. E nos impedem de transitar pelo “quase” ou pelo “talvez”, que nos permitem a dúvida, a crise, a possibilidade de escolher novos caminhos e provocar a mudança. Definitivamente o “sempre” não me representa. No insuportável, evidencia-se o peso da subjetividade. Assim como a dor, o nível de tolerância acontecerá a partir do conteúdo interno de cada um, bem como o impacto que isso gera. De fato, não podemos nos culpar pelo outro não se sentir à vontade com a nossa suposta felicidade. [...]
Com alguns anos de atraso, encontrei a resposta. Se a felicidade está na tomada de consciência de que não existe um estado de permanência e as oscilações acontecem e fazem parte irremediável da existência, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é sentir a minha humanidade, me permitir chorar nas adversidades, rir ou chorar de alegria, e sorrir quando dou de cara com um novo desafio, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é ter uma relação familiar e com amigos, onde cuidamos para que uma convivência de respeito seja a prioridade, apesar das diferenças, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é me permitir o silêncio e as pausas necessárias para que eu possa me escutar e organizar as minhas ideias, mesmo que por alguns minutos, sim, eu sou feliz! Se a felicidade está em viver a fé, exercitando a prática do bem, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é um projeto de vida que exige escolhas e ação, sim, eu sou feliz!
Portanto, a felicidade não é uma estética. Não está no sorriso. Está no sentir e no sentido que encontramos para viver, mesmo quando as lágrimas se manifestam. Acredito que a felicidade está em encontrarmos espaços que nos comportem, nos ampliem e não mais tentar entrar em lugares que nos reduzam, porque se é para ser, que sejamos inteiros e de verdade.

Fonte: MORAIS, Elizabeth dos Santos.O que fazer para suportar essa tal felicidade?
Disponível em: vidasimples.co/voce-simples/. Acesso em: 18 abr. 2025. Adaptado.
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista as ideias que se podem inferir do texto 01.
I- O significado do que é ser feliz pode variar de pessoa para pessoa.
II- A demonstração de felicidade é inadmissível quando incomoda o outro.
III- A felicidade de alguém pode deixar algumas pessoas incomodadas.
IV- O sentimento de felicidade está relacionado à transitoriedade.
V- A felicidade como um sentimento permanente é uma meta a ser buscada.
EstãoCORRETASas afirmativas

6 Q979754 | Pedagogia, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, como deve ser compreendida a criança no processo educativo, considerando sua identidade e papel social?

7 Q979756 | Pedagogia, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Considerando o conselho de classe um espaço coletivo de análise pedagógica, com foco no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem e na construção de estratégias que promovam o sucesso escolar, assinale a alternativa que descreve corretamente o papel desse colegiado e a atuação específica do supervisor escolar nesse contexto.

8 Q979755 | Pedagogia, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Com base nos estudos de Vasconcellos (2000), que destaca a função do supervisor escolar como articulador do projeto pedagógico e promotor da reflexão coletiva na escola, assinale a alternativa que expressa corretamente os objetivos e as atividades centrais do trabalho do supervisor escolar no contexto institucional.

9 Q979759 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Com base na legislação educacional vigente e nas concepções críticas de educação, analise as afirmativas a seguir sobre a função social da escola e o papel dos especialistas em assuntos educacionais no cotidiano escolar. Em seguida, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A educação básica cumpre função social ao garantir cidadania, equidade e acesso a saberes culturais fundamentais para todos os estudantes.
( ) O especialista em assuntos educacionais contribui apenas com aspectos burocráticos, sem influenciar o trabalho pedagógico ou a gestão escolar.
( ) O trabalho pedagógico deve integrar práticas de cuidado e educar, reconhecendo crianças como sujeitos históricos, culturais e de direitos.
( ) O currículo escolar deve articular conhecimentos universais e locais, respeitando diversidades culturais, sociais e regionais em suas propostas.
( ) A formação continuada de professores é essencial para consolidar mudanças pedagógicas e garantir melhorias no processo educativo escolar.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.

10 Q979758 | Pedagogia, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

À luz dos princípios defendidos por Paulo Freire, que compreende o currículo como uma construção dialógica, contextualizada e comprometida com a formação crítica dos sujeitos, analise como o currículo, no contexto da educação infantil e do ensino fundamental, influencia as práticas pedagógicas e o processo de ensino-aprendizagem. Assinale a alternativa CORRETA.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.