Questões de Concursos Supervisor Escolar

Resolva questões de Supervisor Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q10062 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

A escola tem que enfrentar os desafios para transformar o ensino da leitura e da escrita, de modo a formar praticantes da leitura e da escrita, segundo Lerner (2002). A autora refere-se à formação de leitores que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q10065 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

De acordo com Carvalho (2004), para promover a educação inclusiva, precisamos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q241917 | Pedagogia, Projeto Pedagógico, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Fonseca (2001), ao refletir sobre o Projeto Pedagógico das escolas, seu significado e sentido, com vistas ao sucesso escolar, defende, entre outras idéias, que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q10057 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Segundo Perrenoud (1998), a avaliação formativa favorece a aprendizagem dos alunos e o ensino dos docentes. Na relação estabelecida entre essa avaliação e os programas e objetivos do ensino, o autor defende que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q10095 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Segundo o Parecer CNE/CEB nº 22/98, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q51605 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

Reconhecer a equipe gestora como articuladora e coordenadora do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no cotidiano escolar implica, hoje, afirmar que ela seja ativa na organização do trabalho pedagógico e assim possa ser capaz de identificar e registrar desafios.” Marque V para verdadeiro F para falso, considerando as possíveis formas de registro e análise dos desafios, e assinale a alternativa com a sequência correta.

Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 25.

( ) Registrar a própria ação, pois permite problematizar o cotidiano escolar e interpretar os desafios pedagógicos nele vividos.
( ) Agrupar os desafios de acordo com a sua natureza: pedagógicos, administrativos, financeiros.
( ) Diferenciar desafios coletivos de desafios individuais para que as soluções propostas também sejam diferenciadas.
( ) Analisar os seguintes aspectos: por que permanecem, como se relacionam, quais são suas consequências.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q10039 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Para Candau (2002), vem crescendo a consciência da positividade do caráter multicultural de cada país do continente latino-americano. Daí decorre a importância da educação intercultural para a afirmação de sociedades democráticas e igualitárias. Todavia, a perspectiva de interculturalidade apresenta uma grande complexidade, não pode ser trivializada. Nessa direção, a autora defende que esse processo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q51594 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

O posicionamento da escola diante das relações étnico-raciais, de gênero, ambiental e sexual estabelecidas no seu interior compreende a construção identitária positiva em relação ao seu pertencimento étnico-racial, dentre outros. Considerando o exposto, são ações possíveis, exceto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q10049 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Martha Kohl, em Castorina, J. A. (2003), refletindo sobre as contribuições de Vygotsky para a educação e o ensino escolar, analisa a intervenção do outro social. De acordo com Vygotsky, pode-se entender essa intervenção como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q51611 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

Sem excluir as especificidades, o trabalho dos especialistas orienta-se para a ação coletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q10021 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

A globalização atual adota formas brutais para impor mudanças que levam à necessidade urgente de rever o que fazer com as coisas, as idéias e também com as palavras. Trata-se de uma dupla tirania: do dinheiro e da informação. Esta imposição é externa aos países e movida por empresas mundiais que competem entre si, sobrevivendo as que têm mais-valia maior. Segundo Santos (2001), qual o efeito, nos países, dessa imposição por mudanças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q10060 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Fonseca (2001), ao refletir sobre o Projeto Pedagógico das escolas, seu significado e sentido, com vistas ao sucesso escolar, defende, entre outras idéias, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q51593 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

A reorganização dos serviços da Educação Especial é consolidada no Atendimento Educacional Especializado - AEE, que constitui a principal ação dessa modalidade no âmbito das escolas do ensino comum, de modo a assegurar aos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação o acesso, a permanência, a participação e o sucesso escolar. Assim, o Atendimento Educacional Especializado – AEE é um serviço da Educação Especial que:  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q242184 | Pedagogia, Avaliação da aprendizagem, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Segundo Perrenoud (1998), a avaliação formativa favorece a aprendizagem dos alunos e o ensino dos docentes. Na relação estabelecida entre essa avaliação e os programas e objetivos do ensino, o autor defende que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q319019 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Pode-se afirmar que o supervisor é concebido como um profissional que tem a função de “orientar e de dar assistência” aos educadores mediante todos os aspectos, sejam educacionais, pedagógicos, como também sociais. O papel primordial do supervisor escolar é o de ser o mediador e colaborador das atividades educativas desenvolvidas pelo professor. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

I O supervisor é um dos principais líderes do processo educativo, ou seja, é um dos grandes responsáveis pela melhoria do processo ensino-aprendizagem.

II O supervisor pedagógico deve acompanhar a prática dos docentes de maneira que os ajudem a se tornarem os supervisores da sua própria prática, ambos em constante interação, diálogo e troca de experiências para que possam contribuir para um processo de ensino e aprendizagem significativo e contextualizado.

III A ação do supervisor deve propiciar que os objetivos da educação sejam alcançados e para isso, o supervisor deve criar as condições para esta efetivação, buscando sempre se aprimorar no embasa mento teórico e prático, de forma diferenciada e inovadora.

IV Exercer liderança de sentido democrático, sob as formas de promoção do aperfeiçoamento profissional da escola e de suas atividades, buscando relações de cooperação de seu pessoal e estimulando o desenvolvimento dos professores em exercício, colocando sempre a escola mais próxima da comunidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q328136 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

ALei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no seu Artigo 13, inciso I, expressa que os docentes terão a incumbência de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. Para a consecução dessa proposta, o Supervisor Escolar deverá exercer um papel significativo, atuando com o objetivo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q51617 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

Promover a construção de estratégias pedagógicas que visam a superação, rotulação e discriminação das classes trabalhadoras está descrita na Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72, como função da supervisão escolar. Nesse sentido é correto afirmar, exceto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q244450 | Pedagogia, Globalização, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Escreve Milton Santos (2001):

Não se pode dizer que a globalização seja semelhante às ondas anteriores, nem mesmo uma continuação do que havia antes, exatamente porque as condições de sua realização mudaram radicalmente. É somente agora que a humanidade está podendo contar com essa nova qualidade da técnica, providenciada pelo que se está chamando de técnica informacional. Chegamos a um outro século e o homem, por meio dos avanços da ciência, produz um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação. Estas passam a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando a presença planetária desse novo sistema técnico.

Diante dessa realidade, o autor vê a globalização

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q10020 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Segundo Santos (2001), a globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista e, para entendê-la, há que considerar dois elementos fundamentais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q10088 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Um Diretor de estabelecimento de ensino indaga ao Supervisor, no dia de sua visita à escola, se deve comunicar a outras instâncias (e quais seriam estas) os casos de alunos com número elevado de ausências. O Supervisor, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal 9.394/96), deveria informá-lo que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.