Questões de Concursos Supervisor Pedagógico

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1Q911104 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Abordagens pedagógicas referem-se aos diversos métodos, estratégias, princípios e filosofias utilizados na prática educativa para facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Essas abordagens orientam a forma como os educadores planejam e conduzem o ensino, moldando a interação entre professores e alunos no ambiente educacional. Muitas vezes os educadores adotam elementos de diferentes abordagens com base nas necessidades específicas de seus alunos e nas metas educacionais. A escolha da abordagem pedagógica pode influenciar significativamente a experiência de aprendizagem dos alunos. Analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.

I. O cognitivismo, como abordagem teórica na educação, destaca-se pela ênfase nos processos mentais internos e na importância da aprendizagem significativa, na qual os novos conhecimentos são intrinsecamente conectados aos esquemas cognitivos preexistentes, promovendo, assim, uma compreensão mais profunda e duradoura.
II. A teoria cognitivista, ao contrário do Behaviorismo, considera que o ambiente social e a interação são fatores secundários no processo de construção do conhecimento.

Assinale a alternativa correta.
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2Q911105 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A contribuição de Sigmund Freud para a educação é significativa, sendo marcada pela introdução de conceitos psicanalíticos que oferecem uma perspectiva única sobre o desenvolvimento humano. Em linhas gerais, Freud trouxe à luz a influência do inconsciente, os estágios do desenvolvimento psicossexual e os mecanismos de defesa, impactando a compreensão do comportamento e da aprendizagem na educação. Essa abordagem oferece insights sobre as necessidades e os desafios específicos enfrentados pelos alunos em diferentes fases, informando estratégias pedagógicas adaptadas ao estágio de desenvolvimento psicossexual. Considerando os estágios do desenvolvimento psicossexual, a relação entre a fase e uma de suas características está corretamente estabelecida na fase:
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3Q911106 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O Supervisor Pedagógico tem um variado papel no ambiente escolar. Desse modo, a supervisão tem um papel político, pedagógico e de liderança no espaço escolar, e é necessário ressaltar, sem desconsiderar o restante da equipe, que o Supervisor Escolar deve ser inovador, ousado, criativo e, sobretudo, um profissional da educação comprometido com seu grupo de trabalho.

(Carvalho, 2011, p. 170.)

Bolívar (2012) refere que por liderança se entende a forma de determinar uma direção e exercer influência. Todavia, quanto a esta determinação e exercício, anexamos como preocupação e objetivo a aprendizagem dos alunos, falamos de liderança pedagógica e educativa. (p. 48) Considerando que diversos autores estudam variadas abordagens sobre estilos de liderança e, pressupondo que quando um Supervisor Pedagógico é mais participativo e utiliza de menos arbitrariedade organizacional, os objetivos e as tarefas são discutidos previamente, existindo alguma comunicação de baixo para cima, assim como algum encorajamento do trabalho de grupo. Permite-se, portanto, alguma segurança coletiva e motivação dos trabalhadores. Sobre a informação dada, é possível afirmar que se trata de um líder:
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4Q911107 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Não há trabalho de coordenador que seja realizado na individualidade. É no coletivo que o coordenador encontra espaço para a realização de suas funções. Fazer junto pode ser um dos grandes segredos da qualificação da atuação do coordenador pedagógico na atualidade.

(Placco, Souza, 2012, p. 12.)

A supervisão escolar é construída no dia a dia da escola. Isso ocorre quando o supervisor reconhece sua identidade como profissional e consegue se ver desta maneira. Isso porque, segundo Dubar (1997), a imagem que o profissional faz de si interfere sobremaneira em suas ações, as quais por sua vez, sustentam essa imagem como identidade profissional.

(Dubar apud Placco, Souza, 2012.)

Sobre os fragmentos expostos e, ainda, considerando que quando o Supervisor Pedagógico compreende seu papel e assume de forma a ser líder no contexto pedagógico, ele estará apto para exercer sua função de articulador das ações pedagógicas, EXCETO quando:
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5Q911108 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Dentro desta perspectiva de “reinvenção profissional”, Freitas (2003, p. 19) afirma que: o líder educacional do século XXI é aquele que transpõe nãosó suas próprias amarras, mas também os muros de sua instituição, rompe as barreiras das diferenças, estabelece parcerias, contribuindo para a construção de um ambiente que eduque todos os seus liderados, seus parceiros e a comunidade em geral.

(Freitas apud Rolla, 2006, p. 58.)

Para Hunter (2004, p. 69), “a verdadeira liderança é difícil e requer muito esforço”. Neste sentido, quando se fala que o trabalho do Supervisor Pedagógico é realizado e aprendido no dia a dia da escola, fala-se também da sua formação como líder. Nem todo supervisor é necessariamente um líder, mas deveria; espera-se que seja assim. A diferença está entre o poder e a autoridade. Sobre o exposto e considerando poder x autoridade, analise as afirmativas a seguir.

I. O poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado. A autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada, diz respeito a quem é como pessoa, ao caráter e à influência que estabelece sobre os outros.
II. Autoridade é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer. Poder é a habilidade de levar os outros a fazerem de boa vontade o que é solicitado por causa de sua influência pessoal.
III. Poder é a capacidade que alguns indivíduos detêm para fazer valer os seus interesses, mesmo quando os outros se opõem. A autoridade é o uso legítimo do poder, ou seja, emerge quando um grupo obedece de forma consentida porque reconhece a legitimidade de quem emana as ordens.

Está correto o que se afirma em
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6Q911109 | Pedagogia, Pressupostos Epistemológicos Teorias do Conhecimento, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Na visão funcionalista de Émile Durkheim (1858-1917), a educação é reduzida a um mecanismo adaptativo do homem à sociedade. Já a concepção educacional da Escola Nova, propõe uma pedagogia ativa e teve o americano John Dewey (1859- -1952) como seu representante máximo. Na concepção educacional da Escola Nova de Dewey, assinale a afirmativa INCORRETA.
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7Q911110 | Pedagogia, Multiculturalismo e Educação, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A cultura é um território de produção de significados onde entram em disputa diferentes grupos sociais, em que se constitui o jogo do poder da linguagem, do discurso, da construção das identidades e das diferenças. De acordo com Silva (2000), a identidade e a diferença são criadas pelos atos de linguagem do mundo cultural e social, resultantes de um processo de produção simbólica e discursiva e estão em estreita conexão com as relações de poder. Os processos educacionais escolares podem se direcionar nas visões: “monocultural”, “multicultural” e “intercultural”. Sobre o exposto e considerando os desafios a serem enfrentados pelos educadores para a promoção da educação em uma visão “intercultural”, assinale a afirmativa correta.
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8Q911111 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

As organizações constituem sistemas complexos que interagem constantemente com um número significativo de outros sistemas, também com grande complexidade. Em função disso, uma organização não se encontra isolada, nem é autossuficiente. Ao contrário, existe ao seu redor todo um contexto que deve ser considerado em sua existência e estudo: o ambiente. Dessa forma, as organizações, como os seus ambientes, são dinâmicas. Devido à sua importância, a especificidade da organização educacional tem sido tratada, nos últimos anos, por diversos autores que discutem a administração escolar. Particularmente, dois desses autores, Bourdignon e Gracindo (2001), ressaltam que essa especificidade é definida por alguns fatores que tornam a escola singular, diante de quaisquer outras organizações sociais. Sobre o exposto, pode-se afirmar que a escola se distingue das demais organizações, dentre outros fatores, por, EXCETO:
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9Q911112 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), no artigo 14, concedeu à escola progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira. Ter autonomia significa construir um espaço de liberdade e responsabilidade para elaborar seu próprio plano de trabalho, definindo seus rumos e planejando suas atividades de modo a responder às demandas da sociedade, ou seja, atendendo ao que a sociedade espera dela. A autonomia permite à escola a construção de sua identidade e à equipe escolar uma atuação que a torna sujeito histórico de sua própria prática. Sobre o exposto e considerando a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP), são pontos essenciais para sua construção, a EXCEÇÃO de um; assinale-o.
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10Q911113 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A necessidade de avaliar sempre estará presente no espaço escolar, muito embora possa, com efeito eficaz naquilo que se pode propor, a melhoria de todo o processo educativo. Perrenoud (1993) considera que a avaliação é um processo recíproco entre o aluno e o professor, onde este ensina e aquele aprende, e “(…) a aprendizagem nunca é linear, procedem por ensaios, por tentativas e erros, hipóteses, recuos e avanços”.

(Perrenoud, 1993, p. 173.)

Analise os fragmentos de textos a seguir e relacione-os corretamente com as diferentes funções da avaliação.

I. Propõe-se uma ação de sondagem da situação e do desenvolvimento da aprendizagem, o que pode contribuir na verificação do que o aluno aprendeu e como aprendeu em toda a sua trajetória escolar, possibilitando conhecer a realidade do processo de ensino-aprendizagem através do conhecimento prévio de cada estudante, suas habilidades ou saberes já adquiridos.
II. Consiste no ato de avaliar tanto a trajetória de construção das aprendizagens e dos conhecimentos dos educandos, como também o trabalho do professor, por permitir analisar, de maneira frequente e interativa, o progresso dos alunos, para identificar o que eles aprenderam e o que ainda não aprenderam, para que venham a aprender e para que reorganizem o trabalho pedagógico.
III. Refere-se em uma avaliação disciplinadora, punitiva e discriminatória, como decorrência, essencialmente, da ação corretiva do professor, pois tem a pretensão de verificar aquilo que o estudante tem aprendido durante o seu período escolar. Pressupõe que o aluno aprenda do mesmo modo, no mesmo tempo e adquira os saberes suficientes para enfrentar os anos seguintes; caso contrário, será reprovado para a próxima etapa de ensino.

A sequência está correta em
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11Q911114 | Pedagogia, Lei nº 9131 de 1995, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Os Conselhos Escolares na educação básica, concebidos pela Lei de Diretrizes e Bases como uma das estratégias de gestão democrática da escola pública, têm como pressuposto o exercício de poder, pela participação das comunidades escolar e local (LDB, art. 14). O Conselho Escolar é o órgão consultivo, deliberativo e de mobilização maisimportante do processo de gestão democrática na escola. Sua tarefa mais importante é acompanhar o desenvolvimento da prática educativa e, nela, o processo ensinoaprendizagem. Assim, a função do Conselho Escolar é fundamentalmente político-pedagógica. É política, na medida em que estabelece as transformações desejáveis na prática educativa escolar. E é pedagógica, pois indica os mecanismos necessários para que essa transformação realmente aconteça. Nesse sentido, a primeira atividade do Conselho Escolar é a de discutir e delimitar o tipo de educação a ser desenvolvido na escola, para torná-la uma prática democrática comprometida com a qualidade socialmente referenciada.

(Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad2.pdf. Acesso em: junho de 2024. Adaptado.)

Sobre o exposto e, ainda, considerando uma reunião do Conselho da escola, quando decidem sobre o Projeto PolíticoPedagógico e outros assuntos escolares, aprovam encaminhamentos de determinados problemas, garantem a elaboração de normas internas e o cumprimento das normas dos sistemas de ensino, decidem sobre a organização e o funcionamento geral da escola, propondo à direção as ações a serem desenvolvidas e elaboram normas internas sobre questões referentes ao seu funcionamento nos aspectos pedagógico, administrativo e financeiro; pode-se afirmar que os membros do Conselho estão exercendo a função:
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12Q911115 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

De acordo com Cunha (2015), a inclusão de Pessoas com Deficiência na escola precisa de fundamentos teóricos, como também da lida diária da prática para estabelecer dados concretos que incentivem, guiem e deem segurança aos educadores. Também é preciso que o sistema de Educação Inclusiva observe as necessidades gerais dos alunos, exigindo da escola sensibilidade em trabalhar com as individualidades. Mantoan (2003) enfatiza que reconstruir os fundamentos de escola de qualidade para todos remete-se em questões específicas relacionadas ao conhecimento e a aprendizagem, ou seja, consideram-se que o ato de educar supõe intenções, representações que temos do papel da escola, do professor, do aluno, conforme os paradigmas que os sustentam. A autora ainda relata que a escola inclusiva exige mudanças de paradigmas. Sobre o exposto, são algumas estratégias que ajudam no trabalho do corpo docente, como na aprendizagem dos alunos, EXCETO:
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13Q911116 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Saviani (1998, p. 14) afirma que a supervisão se entende como a ação de velar sobre alguma coisa ou sobre alguém, a fim de assegurar a regularidade de seu funcionamento ou de seu comportamento, vê-se que mesmo nas comunidades primitivas, onde a educação se dava de forma difusa e indiferenciada, estava presente a função supervisora. Ao Supervisor Pedagógico (SP) compete fazer a leitura dos percursos de vida institucionais, provocar a discussão e a negociação de ideias, promover a reflexão e a aprendizagem em equipe, organizar o pensamento e a ação do coletivo das pessoas como indivíduos. A ação pedagógica do Supervisor na atualidade pode ser considerada um processo que tem por objetivo prestar ajuda técnica no planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades educacionais em nível do sistema ou unidade escolar, tendo em vista o resultado das ações pedagógicas, o melhor desempenho e o aprimoramento permanente do pessoal envolvido na situação ensino-aprendizagem. É também um processo que deve adaptar-se às várias circunstâncias do trabalho escolar. Esse processo pode assumir diferentes modalidades de atuação, no enfoque “preventivo”, “construtivo” e “criativo”. Sobre o exposto, analise as situações dadas a seguir.

I. Quando o SP procura constatar possíveis falhas no funcionamento pedagógico da escola, visando antecipar-se, quando necessário, com medidas corretivas que venham a evitar possíveis erros no processo educacional.
II. Quando o SP estimula e orienta o professor a buscar novas metodologias, a pesquisar e desenvolver atividades na sua prática docente. Ou seja, requer do docente uma constante pesquisa, pois o educador necessita criar aulas inovadoras e proporcionar a construção de uma consciência cidadã em seus educandos.
III. Quando o SP auxilia o professor a superar suas dificuldades, de maneira positiva, cooperativa, não-punitiva e nem avaliadora. Objetiva o crescimento profissional e pessoal do docente, ocorrendo quando auxilia o professor com a elaboração de planejamento ou projetos contribuindo na sua prática pedagógica, estabelecendo um diálogo e uma orientação contínua.

A sequência das modalidades de atuação está correta em
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14Q911117 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

As teorias se constituem em um modo de sistematizar uma determinada área do conhecimento, portanto, integram uma construção humana com o intuito de interpretar um tema sob a ótica de um pesquisador. A respeito das teorias da aprendizagem, os autores tentam explicar como funciona o processo de aprendizagem cognitiva, derivada do armazenamento organizado de informações, de conhecimentos, do que é aprendido, focando no ato de conhecer.

(Moreira, 1999.)

Sobre o exposto, considerando a Escola Construtivista, infere-se que:
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15Q911118 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Planejamento é uma atividade fundamental em qualquer tipo de organização, incluindo escolas e demais instituições. Na gestão escolar, os planejamentos “estratégico”, “tático”, e “operacional” são três pilares de planejamento distintos e igualmente importantes, utilizados nos diferentes níveis da organização. Relacione adequadamente o planejamento às suas respectivas características.

1. Tático.
2. Estratégico.
3. Operacional.

( ) É de longo prazo, responsável por analisar o ambiente interno e externo da escola, incluindo fatores como a legislação vigente, a comunidade escolar, as expectativas dos alunos, a qualidade do ensino e da aprendizagem, os recursos disponíveis e as tendências educacionais.
( ) É de médio prazo e tem como objetivo principal desenvolver um plano de ação detalhado, com as etapas necessárias, definindo recursos determinados, como, por exemplo, orçamento e equipe (incluindo as responsabilidades dos membros, materiais e tecnologia buscando atingir as metas e objetivos definidos).
( ) É de curto prazo e se concentra em implementar o plano, isto é, colocá-lo em ação, acompanhando regularmente o seu progresso. Esta etapa inclui as atividades diárias da escola e deve garantir que as responsabilidades dos membros da instituição escolar estejam sendo realizadas da melhor forma. É responsável por avaliar regularmente o progresso e sinalizar se há necessidade de realizar ajustes no plano para garantir que as metas sejam alcançadas.

A sequência está correta em
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16Q911119 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Para Gasparim, Penetucc (2008, p. 3), o educador, conhecendo a teoria que sustenta a sua prática, pode suscitar transformações na conscientização dos educandos e demais colegas, chegando até aos condicionantes sociais, tornando o processo ensino aprendizagem em algo realmente significativo, em prol de uma educação transformadora, que supere os deficits educacionais atuais. As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento social cultural e político da sociedade. Essas tendências formaram a prática pedagógica dos educadores em todo o país. Em consonância com leituras filosóficas sobre as relações entre educação e sociedade, Libâneo (1992), ao realizar uma abordagem das tendências pedagógicas, organiza as diferentes pedagogias em dois grupos: Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressista. Considerando a Pedagogia Liberal Renovada, assinale a afirmativa correta.
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17Q1025066 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Com respeito a um mesmo produto artesanal, Paula consegue confeccionar, sozinha, 6 produtos por hora. Já Sueli, sua amiga, consegue confeccionar, também sozinha, 10 produtos em duas horas. Se as amigas receberem uma encomenda de 396 produtos artesanais, quanto tempo, em horas, elas gastarão para confeccionar juntas essa encomenda?
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18Q1025067 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Após visitarem a mística cidade de São Thomé das Letras, em Minas Gerais, três amigos (Adriano, Breno e Carlos) elegeram a cachoeira favorita de cada um. Um deles optou pela cachoeira Véu da Noiva, o outro escolheu a cachoeira Antares e, o restante, cachoeira Vale das Borboletas. Sabe-se também que os três amigos possuem idades distintas dentre as seguintes: 30, 40 e 45 anos. Considere que as afirmações sobre os três amigos são verdadeiras:
Adriano possui 40 anos; O amigo que escolheu a cachoeira Vale dos Borboletas como favorita possui 45 anos; e, Breno escolheu a cachoeira Antares como favorita.
Tendo em vista tais informações, é correto concluir que:
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19Q895827 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

A Constituição Federal de 1988, marco legal fundamental para a educação brasileira, estabelece princípios e diretrizes que orientam a organização e o funcionamento do sistema educacional. Dentre os princípios constitucionais da educação, destaca-se a gestão democrática do ensino público, na qual a participação da comunidade escolar é essencial. A gestão democrática pressupõe:
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20Q895828 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei nº 9.394/1996, é o principal instrumento normativo que regulamenta a educação brasileira. A LDBEN estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, definindo as responsabilidades da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios em relação à educação. Um dos pontos centrais da LDBEN é a organização da educação básica em etapas e modalidades. As etapas da educação básica são:
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