Sobre Gestão da Qualidade – ABNT NBR ISO 9001:2015, marque V para as afirmativas verdadeiras e F
para as falsas. ( ) A organização deve estabelecer objetivos da qualidade nas funções, níveis e processos pertinentes
necessários para o Sistema de Gestão da Qualidade, mantendo informação documentada. Eles
devem ser coerentes com a política da qualidade, mensuráveis, levar em conta requisitos aplicáveis,
ser pertinentes para a conformidade de produtos e serviços e para aumentar a satisfação do cliente;
devem ser monitorados, comunicados e atualizados como apropriados.
( ) Os princípios da Gestão da Qualidade são: foco no cliente/cidadão, liderança, engajamento das
pessoas, abordagem de processo, busca pela melhoria contínua dos produtos e/ou serviços
oferecidos, tomada de decisão baseada em evidências e gestão do relacionamento.
( ) Em 1960, a International Organization for Standartization (ISO) lançou manuais de avaliação do
sistema da qualidade, chamados Normas ISO série 9000 de Padrões Internacionais, que foram
publicados a partir do ano 2000. No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
normaliza a ISO 9000 e o órgão responsável por credenciar organismos, como certificações dos
sistemas de qualidade no Brasil, é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade
Industrial (Inmetro).
( ) A norma ISO 9001 utiliza a metodologia PDCA, também denominada Ciclo de Deming. Esse
programa de melhoria contínua tem por objetivo submeter as práticas empresariais a avaliações
ininterruptas. O ciclo pode ser aplicado a todos os processos e para o Sistema de Gestão da
Qualidade, seguindo a sequência de atividades que compõem o método: planejar (plan ), fazer (do ),
checar (check ) e agir para a correção (act ) promovem a melhoria contínua dos processos. Assinale a sequência correta.
✂️ a) V, F, V, F ✂️ b) V, V, F, V ✂️ c) F, F, V, V ✂️ d) F, V, F, F