Considerando o que prevê a Base Nacional Comum Curricular
– BNCC (BRASIL, 2017), o trabalho do professor de educação
infantil envolve “refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar
e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a
pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno
das crianças.” Além disso, cabe ainda ao educador acompanhar
tanto essas práticas quanto as aprendizagens das crianças, por
meio de:
✂️ a) sistemáticaavaliação, constituídadeatividadesdiversificadas
que a criança desenvolve sozinha e cujo resultado mostra o
conhecimento construído ✂️ b) diferentes instrumentos de avaliação, a fim de analisar a
trajetória das crianças, visando definir as “aptas” e as “não
aptas” para o ensino fundamental ✂️ c) observação e análise das produções infantis (orais e
escritas), com o objetivo de reunir elementos que justifiquem
a avaliação final (aprovação ou reprovação) ✂️ d) diversos registros, feitos em diferentes momentos tanto
pelos professores quanto pelas crianças (como relatórios,
portfólios, fotografias, desenhos e textos)