Questões de Concursos Técnico de Desenvolvimento Infantil

Resolva questões de Técnico de Desenvolvimento Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1Q892979 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Técnico de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

O processo de construção da autonomia é complexo. Conceber uma educação em direção à autonomia significa considerar as crianças como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q892978 | Pedagogia, Legislação da Educação, Técnico de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Considerando o que prevê a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017), o trabalho do professor de educação infantil envolve “refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças.” Além disso, cabe ainda ao educador acompanhar tanto essas práticas quanto as aprendizagens das crianças, por meio de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q892981 | Pedagogia, Legislação da Educação, Técnico de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

A Educação Especial, como modalidade transversal a todos os níveis e todas as etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular. Sendo assim, uma criança de quatro anos, com deficiência física, deve estar matriculada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q892980 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Técnico de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Com o discurso da necessidade urgente de proporcionar formação continuada para os profissionais que atuam com crianças pequenas, muitos sistemas de ensino oferecem cursos esporádicos, de forma aligeirada, sem uma continuidade e sem uma base teórico-metodológica definida, gerando, como demonstram pesquisas na área da educação (KRAMER, 2005), a desqualificação intelectual do profissional. Noutra direção, ao pensar em práticas de formação dirigidas aos profissionais da educação infantil, é necessário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q892977 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Técnico de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009) determinam que o Estado deve garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção. Ademais, estabelecem que é obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q892983 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Técnico de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Brincar e jogar são atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia, porque as crianças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q892982 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Técnico de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Ao pensar na organização do tempo nas instituições de educação infantil, pode-se optar por algumas possibilidades, como, por exemplo, as atividades permanentes, as sequências de atividades e os projetos. As atividades permanentes se caracterizam como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q892976 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Técnico de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Para garantia do direito à educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina que o Estado deve assegurar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.