Início

Questões de Concursos Técnico de Exploração de Petróleo I Geodésia

Resolva questões de Técnico de Exploração de Petróleo I Geodésia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q247813 | Geografia, Técnico de Exploração de Petróleo I Geodésia, Petrobras, CESGRANRIO

Qual é a altura elipsoidal, em metros, de um ponto X sobre a superfície física da Terra, sabendo-se que sua altitude ortométrica é de 35 m e a ondulação geoidal é -3 m?
Despreze o desvio da vertical e a deflexão topográfica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q248089 | Geografia, Técnico de Exploração de Petróleo I Geodésia, Petrobras, CESGRANRIO

Na versão abreviada das fórmulas de Molodenski, a altitude elipsoidal participa no cálculo das correções à latitude e à longitude.

PORQUE

As altitudes elipsoidais dos pontos, relativas aos data geodésicos locais, são sempre conhecidas.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q248095 | Geografia, Técnico de Exploração de Petróleo I Geodésia, Petrobras, CESGRANRIO

O conceito de georreferenciamento está relacionado à transformação das coordenadas da representação de uma feição em um sistema de coordenadas para um sistema de mundo. Havendo pontos de controle suficientes para aplicar uma transformação afim e uma transformação polinomial de 2º grau, observam-se diferentes comportamentos dos resíduos entre os pontos de controle e de teste. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.

I - Os resíduos obtidos nos pontos de controle com a transformação afim são menores.
II - Os resíduos obtidos nos pontos de controle com a transformação afim são maiores.
III - Os resíduos obtidos nos pontos de teste com a transformação afim são menores.
IV - Os resíduos obtidos nos pontos de teste com a transformação afim são maiores.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q248449 | Geografia, Cartografia, Técnico de Exploração de Petróleo I Geodésia, Petrobras, CESGRANRIO

Na representação do relevo em uma folha de carta topográfica, a diferença de altitude estabelecida entre duas curvas de nível sucessivas é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q247887 | Geografia, Técnico de Exploração de Petróleo I Geodésia, Petrobras, CESGRANRIO

A China lançou, em 11 de abril de 2007, o quinto satélite de seu sistema de navegação e posicionamento. Tal sistema foi iniciado em 1983 e se baseia na utilização de satélites geoestacionários. Esse sistema é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q247460 | Geografia, Técnico de Exploração de Petróleo I Geodésia, Petrobras, CESGRANRIO

As observáveis do GPS estão sujeitas a erros que afetam a qualidade do sinal, sua trajetória e sua recepção. Qual dos erros citados abaixo está relacionado à propagação do sinal?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q248110 | Geografia, Técnico de Exploração de Petróleo I Geodésia, Petrobras, CESGRANRIO

As mensagens transmitidas do satélite GPS para um receptor são enviadas em um formato padrão que foi desenvolvido para facilitar o intercâmbio de dados. Esse formato é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q247880 | Geografia, Técnico de Exploração de Petróleo I Geodésia, Petrobras, CESGRANRIO

O DOP (Diluition of Precision) é uma medida de precisão frequentemente utilizada em navegação com o GPS. Sabe-se que, para o posicionamento tridimensional, o PDOP tem uma relação com a configuração da geometria dos satélites em órbita. Nessas condições, quanto melhor a geometria dos satélites,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q247390 | Geografia, Cartografia, Técnico de Exploração de Petróleo I Geodésia, Petrobras, CESGRANRIO

Considere o sistema UTM utilizado no Brasil. Sendo o azimute verdadeiro e o de quadrícula de uma direção XY, respectivamente, AzVXY = 49° 45?e AzQXY = 49° 30?, qual o valor da convergência meridiana no ponto X?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q247997 | Geografia, Técnico de Exploração de Petróleo I Geodésia, Petrobras, CESGRANRIO

O formato shapefile foi indicado pelo Consórcio OpenGIS como um padrão, a fim de garantir a interoperabilidade de arquivos produzidos por diversos aplicativos. Cada camada de informações é composta por arquivos de extensão SHP, SHX e DBF, podendo haver outras extensões, como, por exemplo, PRJ. Cada arquivo desempenha uma função, cabendo ao arquivo SHX armazenar as(os)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q248293 | Geografia, Técnico de Exploração de Petróleo I Geodésia, Petrobras, CESGRANRIO

Um recurso empregado com crescente frequência é a sobreposição de vetores em imagens obtidas pelo Google Earth. Quando se dispõe de um levantamento topográfico representado em coordenadas no sistema SIRGAS com projeção UTM, há coincidência das feições com suas representações nas imagens?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q248331 | Geografia, Técnico de Exploração de Petróleo I Geodésia, Petrobras, CESGRANRIO

O emprego de sistemas de gerenciamento de bancos de dados com potencialidades espaciais permite realizar consultas de interesse dos Sistemas de Informação Geográfica. Uma consulta que somente pode ser realizada com a extensão espacial do banco de dados é a seleção de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q247881 | Geografia, Técnico de Exploração de Petróleo I Geodésia, Petrobras, CESGRANRIO

Dados geoespaciais no formato vetorial e matricial são disponibilizados, atualmente, de acordo com as particularidades de sua aplicação. Conforme as características de cada formato, o uso de produtos matriciais, em vez de produtos vetoriais, é mais vantajoso se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q248418 | Geografia, Técnico de Exploração de Petróleo I Geodésia, Petrobras, CESGRANRIO

Os principais aplicativos de GIS atualmente no mercado permitem reunir, em um mesmo ambiente, dados provenientes de diversas origens. Para que isso ocorra de forma correta, deve haver coerência entre os sistemas geodésicos de referência e de projeção em que as feições estão armazenadas e os sistemas configurados no projeto. Nesse caso, as(os)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q248482 | Geografia, Técnico de Exploração de Petróleo I Geodésia, Petrobras, CESGRANRIO

As informações de posição e tempo dos satélites GPS estão contidas nas efemérides transmitidas, acessadas via sinal dos satélites. Essas informações são necessárias para se obter a posição instantânea da antena de um receptor, por exemplo. Uma das etapas da produção dessas efemérides envolve o processamento das discrepâncias entre as observações coletadas nas estações monitoras e as calculadas com base nas efemérides de referência. Essas observações referem-se à(ao)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q247535 | Geografia, Técnico de Exploração de Petróleo I Geodésia, Petrobras, CESGRANRIO

Para determinação das pseudodistâncias, consideram-se duas observáveis fundamentais: a fase do código e a fase da portadora. A combinação linear entre as grandezas observáveis GPS faz com que os erros presentes nas observações originais sejam minimizados a quantidades negligenciáveis e facilita a resolução das ambiguidades. Em diferentes estações, as diferenças entre essas observáveis geram novas grandezas. Qual dessas grandezas elimina a ambiguidade na fase da portadora?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.